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Fernando88

Vela de aplicação errada pode causar danos ao sistema de injeção ??

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olá pessoal, gostei muito do forum, muita informação aqui que tinha curiosidade mas nunca tinha procurado direito..

 

Estou com uma dúvida aqui, trabalho em um comércio de auto peças fazem uns 2 anos e agora me deparei com um problema, um cliente dono de um golf 1.6 motor EA111 gasolina(convertido para gnv) comprou um jogo de velas da marca bosch comigo, vendi via tabela de aplicações da bosch, mas no momento de correria acabei passando a vela errada, enviando a vela SP6 invés da correta para aplicação que seria a SP26, o mecânico substitui a vela e falou que os problemas só aumentaram acendendo a luz de injeção do painel e falhando o carro, o cliente me disse que a vela errada causou danos, queimando o módulo de ignição e bobina..

 

achei bem estranho pois nunca ouvi falar de uma vela errada causar tanto dano.. então venho perguntar aos amigos tanto para esse caso quanto para conhecimento geral.. obrigado

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olá pessoal, gostei muito do forum, muita informação aqui que tinha curiosidade mas nunca tinha procurado direito..

 

Estou com uma dúvida aqui, trabalho em um comércio de auto peças fazem uns 2 anos e agora me deparei com um problema, um cliente dono de um golf 1.6 motor EA111 gasolina(convertido para gnv) comprou um jogo de velas da marca bosch comigo, vendi via tabela de aplicações da bosch, mas no momento de correria acabei passando a vela errada, enviando a vela SP6 invés da correta para aplicação que seria a SP26, o mecânico substitui a vela e falou que os problemas só aumentaram acendendo a luz de injeção do painel e falhando o carro, o cliente me disse que a vela errada causou danos, queimando o módulo de ignição e bobina..

 

achei bem estranho pois nunca ouvi falar de uma vela errada causar tanto dano.. então venho perguntar aos amigos tanto para esse caso quanto para conhecimento geral.. obrigado

 

em o caro dele que devia ta todo fudido por que se fosse as velas o maximo teria bobina que alimenta o distribuidor errar e humano mas o mecanico deveria comferir se eram as velas certa oq mudaria so o desempenho do caro e nao painel e tals

Editado por GabrielTomasoni

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Depende...

 

Dá uma olhada na tabela qual é o GAP da SP6 e SP26. Até uns 30% a menos na SP6 não dá nada tãaaao grave, só a bobina que vai esquentar mais (podendo queimar num longo período de uso). A não ser que os componentes usados pela VW já estejam trabalhando no limite, sem margem de segurança (falando nas economias da VW, tem o risco sim).

 

Se for mais de 30%, aí tem risco REAL de mandar a bobina pro saco mesmo. E o módulo de ignição também pode ir junto, já que é ele que chaveia a bobina, e por isto uma sobrecarga pode acabar trazendo problemas pra ele.

 

O ideal é pedir pro cliente levar o veículo até uma oficina de confiança pra fazer um laudo, pois o mecânico pode estar escondendo uma cagada dele. Já vi mecânico colocar os cabos fora de ordem e acabar furando pistão... pra ele ter feito isto e estar dando um jeito de ajeitar a cagada a custo de outro não é nada difícil.

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Olha... c. com velas tem relação com rosca e comprimento... a vela não queima bobina (exceto se estiver em curto) e nem modulo de ignição...

Se o comprimento for maior pode bater na cabeça do pistão, se a rosca tiver passo ou diametro errado pode espanar a rosca do cabeçote ou criar um corte de gas na mesma por vazamento. Fora isso você pode ter carbonização nas camaras (vela de grau termico muito baixo que dissipa calor demais) ou um pistão ou valvula derretidos (Vela de grau termico muito allto que não refrigera direito) A vela é um componente mais complexo mecanicamente que eletricamente falando.

 

[]

 

Sandro

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