Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
arthurff

[VW Saveiro] Morel Elate & Ultimo, Focal 4.75 & 1.800

Recommended Posts

Opa, isso se deve ao fato de que as frequencias baixas, tem um comprimento de onda bem grande... e elas sao como senoides, possuem regioes de "vales" e de "picos"...

Quando vc esta perto de uma caixa de grave, e o grave esta "sumido", provavelmente voce esta numa regiao de " vale ", afaste se ate comecar a escutar o grave com mais intensidade, possivelmente vc estara entrando numa regiao de " pico "...

So para exemplificar, a frequencia de 60hz tem um comprimento de onda de +- 5,5 metros , ou seja, a distancia de um pico ao outro e de 5,5metros... se voce esta no meio desses 2 picos, vc estara numa regiao de vale... e possivelmente o grave estara bem atenuado...

Abraco

mas o tamanho do sub influencia alguma coisa nisso?

pq todo mundo me diz pra usar subs menores que eu vou consegui algo razoável...

o negocio é eu pegar um sub de 8 e ir pra testes mesmo, testando várias posições.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

na montana do jao, o problema nunca foi graves, esses sempre tiverm.. o problema sempre foi SUBGRAVE..

inicialmente era uma dutada gigante, nao tava legal nao.. depois fizemos um selada de 30mm e aplicamos MUITA potencia (1400w) com um corte la em baixo (25hz 18dbª) ai sim ficou legal..

qual o sub dele? qual tamanho e a posição que ele está instalado?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

qual o sub dele? qual tamanho e a posição que ele está instalado?

abs

Fico mto bonito o som na saveiro. Parabéns!

Que eu me lembre, no quality do ano passado essa montana estava com 2 alpine de 8" virado ao contrario!

Compartilhar este post

Link para o post

Lindo lindo..... [-][-]

A instalação nem tem o que falar Arthur, Carlinhos é fera mesmo! Parabéns!

Uma pena mesmo o sub ter "desaparecido"...mas do resto está uma belezura!!!

:mac1

EDIT: Esse distribuidor da tsunami é positivo e terra na mesma peça??

Editado por Rafael Ramalho

Compartilhar este post

Link para o post

Fico mto bonito o som na saveiro. Parabéns!

Que eu me lembre, no quality do ano passado essa montana estava com 2 alpine de 8" virado ao contrario!

Estive pensando no posicionamento Arthur...

Tenta uma coisa, que na minha cabecinha poderá ser útil.. virar a caixa com o sub para cima..

As ondas, mesmo que grandes, com vales e picos, irão refletir no teto, por exemplo e retornar a você.

"- Ahh.. mas então ele, de lado, teria o mesmo resultado"

Talvez não, pois a composição dos materiais e seus teores de absorção pode ser diferentes.

Mesmo havendo cancelamentos, creio que a posição irá ajudar..

Caso consiga direcionar o sub para o fundo do carro, creio também ser bom.

Atual:

valeq.jpg

Como penso que deva ficar:

picoz.jpg

Agora, outra coisa que pode ajudar, seria um tratamento acústico da cabine, como um todo, para evitar

vibrações e cancelamentos..

Espero que encontre uma solução para que não seja necessária a remoção do Morel...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

eram 2 alpine type R 10" tocados por um fosgate P1000 a posição da pra ver na foto..

a cabine era inteira travada com muita manta e muito feltro.

OgAAAHkgPhbGWnkaQtz7kVkPjIDNPOoCVG82PvY54jL_NSFzXorZanUgpYsQpULTYHkTRM-aKILLaIxYmLQRwPA1zYEAm1T1UPerXKJUNFAeTUtMXDoWov7M8Lc_.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Fala cara, tentamos de tudo, o amp tem muitas regulagens, ganho, bass bosta, frequencia do bass bosta, subsonic e fase.

mexi em TUDO cara.... e nada...

meu focal 1.800 manda 600W@2ohms, o sub é 2ohms..

o engraçado é que quando fecho os vidros o sub excursiona MUITO e eu não ouço quase nada...

parece até mentira. :blink:

Blz?

Esse problema não é simples como pensei.

Vc já tentou alterar direção e posição do sub? Se não, eu tentaria isso antes de pensar em trocar de sub. Talvez até alterar o volume da caixa.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Recebi uma MP sua perguntando se é normal esse tipo de FALTA de Grave em Pick Up ...

Eu lhe digo que é sim , normal ... é só vc pegar os ex. de campeonatos de SPL , sempre a menor pressão é com Pink Ups , pois não se tem um espaço bom para se gerar o grave em uma cabine tão pqna , assim vc acaba cancelando as freq. ... quando vc abre as portas , vc meio que faz sua cabine virar um câmara de band pass , então a senoide tem espaço e com isso o som fica mais forte !

o que vc fez no seu carro foi uma coisa muito errada , vc não testou nenhuma posição da caixa no carro e já montou tudo definitivamente ... ae complica ...

Tá certo que vc não imaginaria que isso fosse acontecer , mas o cara que montou isso pra vc deveria saber que Pick Up é complicado tirar grave !!!

lhe desejo boa sorte ... hahaha

qualquer coisa manda mp outra vez !

e desculpa se já disse alguma coisa que já foi dita nas respostas anteriores , eu não li seu tópico todo !

Compartilhar este post

Link para o post

o problema da band pass é uma só ... ou ela toca muuuuito legal , ou toca pior do que está ... o certo é saber o PONTO que a caix afica boa dentro da cabine , antes de fazer ... isso vale pra todo carro aliás ... mas poucos fazem !

muitas vezes vc tem ganho de até 6 db só no posicionamento da caixa no carro

Compartilhar este post

Link para o post

o problema da band pass é uma só ... ou ela toca muuuuito legal , ou toca pior do que está ... o certo é saber o PONTO que a caix afica boa dentro da cabine , antes de fazer ... isso vale pra todo carro aliás ... mas poucos fazem !

muitas vezes vc tem ganho de até 6 db só no posicionamento da caixa no carro

Isso é verdade, a band pass é uma Pain is the ass pra fazer, mas se bem feita, fica um absurdo!

No caso do posicionamento, uma pick-up fica complicado pq é pequena e não tem muitas opções como temos no porta malas, em colocar no bando, na parte mais funda do carro (traseira) com o sub virando para fora do carro, assim da um pico muito forte na frente do carro. Claro, isso para barulho, em um SQ já não importa tanto assim.

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que a bands-pass nesse caso não seja uma boa, pois o que ele quer é sub grave e não spl.

As band-pass, tem um filtro natural que não vai deixar o sub descer como ele quer nesse caso, pelomenos com a de 4 ordem vai acontecer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que a bands-pass nesse caso não seja uma boa, pois o que ele quer é sub grave e não spl.

As band-pass, tem um filtro natural que não vai deixar o sub descer como ele quer nesse caso, pelomenos com a de 4 ordem vai acontecer isso.

percebo que vc não conhece muito sobre band-pass né amigo ?

uma band-pass bem feita é tão bom quanto uma caixa dutada !!! e em "muitos" casos bem mais eficiente que uma caixa de radiação direta !

se quiser ver uma bom exemplo :

http://www.youtube.com/watch?v=7MMgeUWamIw

essa caixa em questão tem a finalidade de tocar para som externo , mas para som interno chega a ter f3 em 28hz (medido com RTA) ... isso é pouco pra uma caixa que foi projetada para tocar de 45hz pra cima ?

acredito que devemos escutar mais e ler menos !!!

José Azêdo Netto , sem nada contra sua pessoa , só questionei sua postagem !

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo vai depender da sintonia... se sintonizar a bp com FS's baixos (ela tem 2 fs), ela vai descer sem problemas, tudo vai depender da capacidade do auto falante e do seu projeto..

A band pass, possui 2 regioes de corte, como se fosse um HPF e um LPF, logo "banda passante"...

Essa historia que BP nao desce e lenda..

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Uma caixa BP vai te dar a vantagem da dutada e selada juntas, afinal, são as duas caixas unidas.

Um sub em uma caixa BP extremamente bem feita, é disparada a caixa mais difícil que existe de se construir pois não é apenas uma dutada ou uma selada, ambas irão trabalhar em conjunto, logo qualquer erro de cálculo e já era. Ela ocupa muito mais espaço, mas o ganho que se pode ter em um falante (dependendo do mesmo) pode ser absurdo.

A caixa faz milagres, as vezes a caixa é muito mais responsável pelo som do que o próprio auto falantes. Caixas PA são um bom exemplo.

Já viu uma caixa para um midbass de 6" para pessoas que usam som em casa? Nossa, já vi torres de 1,5m de altura, com uma senhora colméia interna, e ouvindo ao vivo, somente a caixa tocando, tu tira absolutamente todos os chapéis pra o dono. Um home-theater desta forma, é fenomenal, nem chega perto dos "Muteki" da vida.

Como falei, a caixa mais completa de projetar e construir, mas pode ser também a melhor caixa que existe, não são todos os que encaram este projeto, pois não sai barato muito menos rápido. Sempre quis fazer uma, mas falta a "coragem" para tentar uma.

Mas eu um dia vou fazer uma dutada como sugere o manual da RF para meu P3 de 10" só para mostrar como uma boa caixa, e um bom sub podem fazer milagres. E vou fazer questão, é 10" apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma caixa BP vai te dar a vantagem da dutada e selada juntas, afinal, são as duas caixas unidas.

Um sub em uma caixa BP extremamente bem feita, é disparada a caixa mais difícil que existe de se construir pois não é apenas uma dutada ou uma selada, ambas irão trabalhar em conjunto, logo qualquer erro de cálculo e já era. Ela ocupa muito mais espaço, mas o ganho que se pode ter em um falante (dependendo do mesmo) pode ser absurdo.

A caixa faz milagres, as vezes a caixa é muito mais responsável pelo som do que o próprio auto falantes. Caixas PA são um bom exemplo.

Já viu uma caixa para um midbass de 6" para pessoas que usam som em casa? Nossa, já vi torres de 1,5m de altura, com uma senhora colméia interna, e ouvindo ao vivo, somente a caixa tocando, tu tira absolutamente todos os chapéis pra o dono. Um home-theater desta forma, é fenomenal, nem chega perto dos "Muteki" da vida.

Como falei, a caixa mais completa de projetar e construir, mas pode ser também a melhor caixa que existe, não são todos os que encaram este projeto, pois não sai barato muito menos rápido. Sempre quis fazer uma, mas falta a "coragem" para tentar uma.

Mas eu um dia vou fazer uma dutada como sugere o manual da RF para meu P3 de 10" só para mostrar como uma boa caixa, e um bom sub podem fazer milagres. E vou fazer questão, é 10" apenas.

Eu fiz uma dutada pra um T112D4 que to usando aqui, e ninguem acredita que é um sub de 600wrms!! hahahahahahahahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo vai depender da sintonia... se sintonizar a bp com FS's baixos (ela tem 2 fs), ela vai descer sem problemas, tudo vai depender da capacidade do auto falante e do seu projeto..

A band pass, possui 2 regioes de corte, como se fosse um HPF e um LPF, logo "banda passante"...

Essa historia que BP nao desce e lenda..

Abraco

Obrigado por me corrigir, sempre achei que as band-pass fossem mais para um grave forte, digo pq ja tive dois kickers numa,e tocavam muito forte, e sobre o que eu li das memas sempre tive esse entendimento.

LENDO E APRENDENDO.

Editado por José Azêdo Netto

Compartilhar este post

Link para o post

percebo que vc não conhece muito sobre band-pass né amigo ?

uma band-pass bem feita é tão bom quanto uma caixa dutada !!! e em "muitos" casos bem mais eficiente que uma caixa de radiação direta !

se quiser ver uma bom exemplo :

http://www.youtube.com/watch?v=7MMgeUWamIw

essa caixa em questão tem a finalidade de tocar para som externo , mas para som interno chega a ter f3 em 28hz (medido com RTA) ... isso é pouco pra uma caixa que foi projetada para tocar de 45hz pra cima ?

acredito que devemos escutar mais e ler menos !!!

José Azêdo Netto , sem nada contra sua pessoa , só questionei sua postagem !

Não quero torna isso mais uma briga do forum.

Espero que a forma que você me questionou, tenha sido da melhor intenção possível, e não de uma forma sarcastica.

Eu tbem não tenho nada contra a sua pessoa e tbem não espero ter.

Compartilhar este post

Link para o post

Discussão sadia, sempre visando o aprendizado... :legal:

Mas cadê o Arthur???

Alguma novidade mininão???

Fez algum teste ou alguma modificação???

Já resolveu???

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela sava e pelo som, só pra ilustrar o tópico tb tenho uma saveiro G5, tenho um sonzinho interno de boa qualidade vou postar ums fotos pra vcs verem e dar uma opnião.

Recém tirado do concessionária.

dsc00457o.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

foto dos equipamentos

dsc00705j.th.jpg

Porta fusivel da bateria

dsc01126nu.th.jpg

set montado

dsc01134kx.th.jpg

set completo

dsc01282vb.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero torna isso mais uma briga do forum.

Espero que a forma que você me questionou, tenha sido da melhor intenção possível, e não de uma forma sarcastica.

Eu tbem não tenho nada contra a sua pessoa e tbem não espero ter.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Discussão sadia, sempre visando o aprendizado... :legal:

Mas cadê o Arthur???

Alguma novidade mininão???

Fez algum teste ou alguma modificação???

Já resolveu???

Abraços.

Voltei!!!

Legal a discussão, até agradeço a todos pelos posts...

essa semana eu estou um pouco sem tempo para parar o carro lá para fazer os testes.

acho interessante uma band pass, mas como eu não pensei nisso antes agora ficou praticamente impossivel fazer um BP, devido ao volume e eu realmente não estou afim de mexer em todo o acabamento que foi feito..

estou pensando em pegar um Hertz de 8" que ele tem lá, e testa-lo em diversas posições, vou testar com o ultimo de 12" também... vamos ver...

talvez daqui pra sexta eu já tenha testado...

daí eu dou alguma notícia aqui...

valeu a todos pelos posts.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu a todos pelos posts.

:legal:

Arthur, esse distribuidor da tsunami é positivo e terra na mesma peça??

Editado por Rafael Ramalho

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...