Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gu_mazza

[Ajuda] Almentar Capacitancia da fonte do amplificador

Recommended Posts

Blz galera.

Comprei um SSL EV4.2800 no PY mesmo sabendo de todas as limitações e mentiras descaradas nas especificações, acredito que para o que irei usar será mais que o suficiente.

Primeira coisa que fiz assim que cheguei em casa, foi abrir ele e ver se pelo menos o circuito é bem feito e com bons componentes. Gostei de algumas coisas que vi, acredito que tenha potencial.

O fabricante diz ter 2800W mas duvido muito, me mandando 1000W fico feliz.

Uma coisa que não gostei muito foi dos pequenos capacitores, como adoro graves firmes e fortes, achei os caps muito fraquinhos. Pensando nisso, imaginei na possibilidade de troca-los por valores muito maiores, assim ajudando nos graves.

Entendo um pouco de eletrônica só que as vezes me perco nos circuitos, por isso preciso de uma ajudinha.

Quais desses caps posso subistituir e por qual capacitancia?

Não sei dizer no momento a capacitancia (me esqueçi) mas depois olho e posto aqui.

img2724.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel irei abrir eles hj de noite novamente ai posto, mas se não me engano eles são de 4700uF ou 6800uF.

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel os 12 são 2200uF/35V.

Puts para um módulo que diz ter 2800W isso é muito pouco. Não é? Mesmo que ele apenas me mande 1000W.

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Gabriel os 12 são 2200uF/35V.

Puts para um módulo que diz ter 2800W isso é muito pouco. Não é? Mesmo que ele apenas me mande 1000W.

:vts

com essa tensao de trabalho dos capacitores,a fonte deve fornecer +30-30 volts e traduzindo isso em pot. real, seria algo em torno de 300wrms total

Compartilhar este post

Link para o post

com essa tensao de trabalho dos capacitores,a fonte deve fornecer +30-30 volts e traduzindo isso em pot. real, seria algo em torno de 300wrms total

Será?

Veja bem que são 2 fontes, uma para cada 2 canais, os amplis tem 2 pares de transistor por canal, já vi ampli com com menos tensão que manda mais de 100W mas consome um absurdo.

Será tbm que não tem caps em série ali?

Assim que tudo estiver pronto vou fazer um teste de potência.

Compartilhar este post

Link para o post

Será?

Veja bem que são 2 fontes, uma para cada 2 canais, os amplis tem 2 pares de transistor por canal, já vi ampli com com menos tensão que manda mais de 100W mas consome um absurdo.

Será tbm que não tem caps em série ali?

Assim que tudo estiver pronto vou fazer um teste de potência.

amigo não mexa nos capacitores, se sua fonte opera em 30+30 ao colocar capacitancia com tensão de isolação maior vc terá percas, e pior os originais da saida da fonte são especiais pra fonte chaveada pois possuem baixa ESR.. e por isso tem varios caps de baixa capacitancia pra poderem filtrar melhor.. um amp com baixa capacitancia não quer dizer q seja fraco em graves quer dizer q a fonte é até boa e possui baixo ripple. amps com muita capacitancia na saida da fonte possuem um ripple mais alto e talvez operam em freq. menores nessessitando assim de capacitancia maior um pouco.. não adianta vc colocar uma enorme capacitancia q terá enormes perdas,, isso sim fora q se ainda não forem de baixa ESR (normalmente alguns de 105°) a filtrajem fica mais deficiente ainda devido a velocidade de ação dos caps não acompanharem a enorme freq. do chaveamento.. eles podem aquecer e até estourar dentro do amp !!

se vc quiser trocar os da entrada q possuem isolação entre 16 e 25V vc até pode por q ali vem tensão continua da bateria q não tem efeito ripple nem nada.

mais um detalhe. se a isolação desses são de 35V puf..!!!!

jogando um consumo proporcional de 20A estourando vc terá 600W na saida da fonte e uns 400W de potencia na saida do amplificador.

nem sitei ainda se é classe AB ou outra qualquer... pode até ser q renda 300W limpos estourando.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Thytoin, na verdade não sei muito ainda sobre SMPS, estudei um pouco sobre elas mas ainda não tive a capacidade de aprender.

Todos os caps (entrada da fonte e de saída) são 2200uF/35V -40 105°.

Qdo comprei achei que iria conseguir pelo menos 1/3 da potencia declarada, mas agora isso me desanimou um pouco.

Como vc aconselhou nem vou mexer então.

Será que não há caps em série ali, o que tornaria a isolação em 70V, chegando mais perto da que eu esperava?

Como vc disse que ela deve ser de baixo ripple e a capacitancia não necessita ser alta, então se cada 2 caps forem em série e ali teno 4 cada fonte, isso significa que posso ter 2200uF/70V finais.

O que acha?

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

só analizando o circuito mesmo ou vc pode medir entre o neutro e o +B pra ver o quanto tem de tensão sendo aplicada pela fonte. pode ser q tenha -70. 0 . +70Vdc mais todo cap trabalha com um pouco de folfa na isolação pra não ter problemas com fulga e aquecimento.. se tiver um banco serie/paralelo mesmo é provavel q encontre 60 a 65V simetricos.

Compartilhar este post

Link para o post

meça entre os coletores dos transistores de saida e o neutro .. analizando por foto pode ser mesmo q seja um banco em serie paralelo, sobre os caps da entrada da fonte vc pode passar pra 4700uF x 25V. mas creio ser desnessessario.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade não havia pensado nessa possibilidade em medir a tensão ali nos transistores de saida.

Mas me da uma dica ai, em qual deles eu meço?

São aqueles 3 pares os de saída? em qual deles meço?

Compartilhar este post

Link para o post

qualquer um, estão todos com os coletores no mesmo barramento de alimentação.. a diferença q os PNP recebem em uma polaridade os NPN em outra.. mas todos interligados pelo neutro, ou tap central. GND etc... cada parte amplificando um semi-ciclo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...