Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo.C

Caixa Dutada 70 Litros

Recommended Posts

Seguinte

peguei essas medidas com aquela calculadora online do autosom

pretendo montala com um sub RE AUDIO SRx 300wRMS

fico assim

altura : 45 cm

profundidade : 40 cm

largura : 50.05 cm

calculou 70 litros

mais agora vem a minha divida

seria melhor um duto redondo msm ou um retangular? qual seria a medida do duto?

o volume ocupado pelo sub enfluencia na litragem calculada da caixa?

gostaria de tirar minhas duvidas, e se alguem puder me ajudar melhorando issu aew eo agraeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

RE Audio = som interno.

Tow movendo pro SPL, lá a galera vai poder ajudar melhor!

Aqui on trio, acho que nem 20% sabe o que é RE Audio! rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Se for 12", 70litros ta muito pto sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for 12", 70litros ta muito pto sub.

tbm acho mto pra um sub de 12" detalhe esse eh um RE AUDIO SRx series!

mais da uma olhada nissu

PARAMETROS:

12"

Electrical Q Value -Qes: 0.41

Mechanical Q Value -Qms: 4.99

Total Speaker Q Value -Qts: 0.38

Free Air Resonance -Fs: 23.6 Hz

Equivalent Compliance -Vas: 85 liters

One-Way, Linear Excursion -Xmax: 18 mm

Efficiency -SPL 1W/1m: 86.2 dB SPL

Effective Piston Area -Sd: 480 cm^2

DC Resistance -Re: 1.8 ohm

Nominal Impedance -Znom: Dual 2/4 ohm

Thermal Power Handling -Pe: 300 W

Force Factor -Bl: 14.35

c vc er uma calculada pelos parametros vai da uns 70 litros msm, achei estranho pq ele soh tem 300wRMS

mais com a caixa dutada nessa litragem ele fais a curva mais plana possivel

eo usei a calculadora do autosom. net

sei q nao eh mto confialvel mais eh oq tenho em maos no momento

Editado por Rodrigo.C

Compartilhar este post

Link para o post

Nao se pode olhar somente a resposta...

Deve-se olhar "delay" do sub, impendacia do sistema (acho q eh o MAIS importante), controle de cone, ...

Muitas vezes a melhor caixa nao é a que fica com resposta mais plana.

Tem que ver isso, cara...

Compartilhar este post

Link para o post

Como importador da marca nao recomendo duto redondo para esses subwoofers apenas dutos retangulares ou caixas seladas...

Qualquer duvida entre em contato no nosso site:

www.totaleimports.com.br

Abraços

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

Como importador da marca nao recomendo duto redondo para esses subwoofers apenas dutos retangulares ou caixas seladas...

Rodrigo

Qual o fundamento disso?

Tenho interesse em saber.

Vlw

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte

peguei essas medidas com aquela calculadora online do autosom

pretendo montala com um sub RE AUDIO SRx 300wRMS

fico assim

altura : 45 cm

profundidade : 40 cm

largura : 50.05 cm

calculou 70 litros

mais agora vem a minha divida

seria melhor um duto redondo msm ou um retangular? qual seria a medida do duto?

o volume ocupado pelo sub enfluencia na litragem calculada da caixa?

gostaria de tirar minhas duvidas, e se alguem puder me ajudar melhorando issu aew eo agraeço

Amigao, vc tem que tomar cuidado com essas calculadoras, pq as vezes seu metodo de montagem da caixa, e diferente da base que ele usa para fazer os calculos...

Nao entendeu? ex: eu gosto de colocar as laterais por dentro da caixa, ja outros por fora, e isso tem que se levar em conta na hora de calcular a litragem final !

Abraco

Qual o fundamento disso?

Tenho interesse em saber.

Vlw

Eu tb quero aprender..rs

Abraco

Compartilhar este post

Link para o post

Oba, sem problemas posso dar uma luz nesse assunto.

Pelo que entendi acontecem duas coisas muito boas co os dutos retangulares que devem ser consideradas de inicio...

A primeira é que eles formam mais uma parede junto à caixa fazendo com que ela fique mais reforçada.

A segunda coisa importante é que pelo fato de ser tambem uma parede da caixa ele mesmo nao vibra.

Outra coisa que pode ser considerada, mas posso estar brisando demais na questao da caixa com duto "quadrado" é o seguinte:

No Duto Redondo o ar nao é obrigado a passar pelo duto uma vez que o mesmo é um furo na lateral ou na frente da caixa, fazendo com que o ar circule em volta do duto antes de ser expulso da caixa. No Duto Retangular ou quadrado enfim... O ar é obrigado a passar diretamente pelo duto uma vez que ele é uma extensao da caixa quase que como se fosse uma caixa dentro da outra... Quase!

Enfim, essas sao algumas vantagens alem do calculo de litragem bem mais simples e eficiente, maior vazão de ar em muitos casos e por ai vai.

Se qualquer um precisar de calculos de caixas com Dutos Retangulares para os Subwoofers RE eu posso passar sem nenhum problema!

No caso do SRI ou SRX 12 a caixa indicada para SQL é de 2,5 Cubic Foot com duto sintonizado em 35 Hz

Compartilhar este post

Link para o post

Elborabom, com todo respeito vou te dar minha opinião:

A primeira é que eles formam mais uma parede junto à caixa fazendo com que ela fique mais reforçada.

Poxa, a pessoa pode muito bem usar pedaços de madeira para "travar" a caixa.

A segunda coisa importante é que pelo fato de ser tambem uma parede da caixa ele mesmo nao vibra.

O duto retangular pode vibrar sim. Por isso muita gente usa pedaços de madeira pra "trava-los". Outra coisa: o duto redondo pode ser preso à caixa por meio de abraçadeiras.

Outra coisa que pode ser considerada, mas posso estar brisando demais na questao da caixa com duto "quadrado" é o seguinte:

No Duto Redondo o ar nao é obrigado a passar pelo duto uma vez que o mesmo é um furo na lateral ou na frente da caixa, fazendo com que o ar circule em volta do duto antes de ser expulso da caixa. No Duto Retangular ou quadrado enfim... O ar é obrigado a passar diretamente pelo duto uma vez que ele é uma extensao da caixa quase que como se fosse uma caixa dentro da outra... Quase!

Cara, sinceramente não vejo nenhum fudamento nessa sua hipótese. Da mesma forma que o ar "circula" o duto redondo, o ar bate na parede do duto retangular.

Se isso que voce disse fosse correto de se afirmar, SOMENTE os dutos retangulares que usem a parede da caixa (slot ports) seriam eficientes a um nível aceitável, excluindo-se, portanto, a possibilidade de utilização de dutos retangulares como o ilustrado abaixo:

636284.jpg

Resumindo: não vejo NENHUMA vantagem em se utilizar o duto retangular em sistemas de grave, a nao ser a maior praticidade e maior possibilidade de moldá-los à cada situação específica (ao contrário dos dutos redondos, que já vêm em diâmetros específicos). Os dutos redondos, geralmente, têm maior vazão por oferecerem menor resistência à passagem do ar, sendo, em tese, melhores que os dutos retangulares.

Editado por hiperim

Compartilhar este post

Link para o post

Bom meu caro, isso nao sou apenas eu falando, mas sim um perito no assunto: Greg Carolus... Nao entende nada de falantes e caixas, apenas projetou e desenvolveu o RE Audio XXX, e é chagado do Steve... Detalhe que o Greg ja foi chamado inclusive pelo Alan para montar seus carros recordistas de SPL... Enfim... Acho que ele entende nada, mas como ele disse isso eu pretendo seguir...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom meu caro, isso nao sou apenas eu falando, mas sim um perito no assunto: Greg Carolus... Nao entende nada de falantes e caixas, apenas projetou e desenvolveu o RE Audio XXX, e é chagado do Steve... Detalhe que o Greg ja foi chamado inclusive pelo Alan para montar seus carros recordistas de SPL... Enfim... Acho que ele entende nada, mas como ele disse isso eu pretendo seguir...

Ok. Entao fica cada um no seu "quadrado"... haha

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...