Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sergiomontanha

SQ feito a passos de tartaruga - Caixa LT - Fotos!!!!&

Recommended Posts

Atualizando pra rapaziada. Vou ver se consigo deixar o som tocando até o encontro do dia 29/11 aqui em BSB.

A instalação não teve nenhuma evolução do último post até aqui, mas vou mostrar o projeto da caixa de graves que fiz pro carro.

Como disse antes, o sub é um Eclipse de 10 pol. modelo 8710.4 de 200wrms e Xmax de 18mm. Como é um excursionador por natureza, tem borda mais rígida e Fs de 24Hz, inspirei-me no tópico do Subsonic e outras experiências do pessoal aqui do fórum e resolvi fazer uma LT. A linha tem aproximadamente 3,5m de comprimento começando em 1,2sd e terminando em 0,8sd. A linha começa em 12cm e termina em 8 (agora é que vi a coincidência dos valores da linha: 1,2sd - 12cm 0,8sd - 8cm rsrsrs). Vou utilizar MDF de 15mm muita cola e parafusos. Pretendo testar a linha sem preenchimento primeiro e ver se vai me atender. Se não gostar, passo para um ajuste fino.

Seguem umas imagens do projeto:

Esses detalhes e rebaixo que têm na face onde fica o falante é para encaixar nas barras que dividem o PM e o tampão, já que a intenção é ter o sub e o final da linha pra dentro do carro.

Um abraço a todos,

Sérgio.

que projeto bacana, sou totalmente leigo nisso,mas que programa vc utiliza?

eu tenho que aprender a cortar mdf sem arriscar perder um dedo... existe alguma luva com malha de aço protetora?

boa sorte na finalização.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

acompanhando por aqui... projeto MUITO legal, dá gosto de ver!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Caros Carlos-PB, guilhermefkn e Viepper

Obrigado pelos comentários e pela força. Espero ter um bom resultado. É trabalhoso mas não é bicho de sete cabeças não, basta ficar atento nas medidas que são necessárias e na forma do encaixe das peças pra não haver problema na montagem. Valeu e um abraço!

pow muito legal to acompanhando!

em questão dos puxadores eu EU usaria algo moderno e prenderia ele no forro de mdf e o mdf na porta.

flw

Obrigado pelo comentário e pela visita ao tópico. Quanto aos puxadores, o meu propósito é tentar não fugir demais do desenho original do carro, por isso a insistência nos puxadores do modelo original. Um grande abraço.

Poxa, barato, hein?

Vou dar uma olhada no SIA, se valer a diferença no combustível, vou lá nessa madeireira.

Klebão, eu acho que vale à pena por não precisar pagar o corte. Nas outras lojas que pesquisei (e não foram poucas), além do preço maior, quase todas cobram de R$ 0,80 a R$ 1,00 por corte, além de ser o menor preço que encontrei. Um abraço.

que projeto bacana, sou totalmente leigo nisso,mas que programa vc utiliza?

eu tenho que aprender a cortar mdf sem arriscar perder um dedo... existe alguma luva com malha de aço protetora?

boa sorte na finalização.

Leandrão, estou usando o Google Sketchup. É um programa muito bacana de usar e não é tão complicado (terminei o projeto todo em 3 horas após ver os vídeos tutoriais e acessar o programa pela primeira vez) e tem a vantagem de ser em português. Se você baixar, vai gostar dele. Quanto ao corte, faça como eu e a maioria vem fazendo, comprando a chapa numa loja que já faça os cortes que você precisa que além de vir com esquadro perfeito as medidas são milimétricas, ficando por sua conta apenas o ajuste fino e o acabamento. Obrigado pela força e um abraço irmão!

acompanhando por aqui... projeto MUITO legal, dá gosto de ver!! :legal:

Grande Ricardo!

Obrigado por acompanhar amigo. Espero botar aqueles mids Akron pra tocar em breve. Valeu e um abraço,

Pra variar, no meio do andamento do trabalho a coluna me atrapalhou. Estou aqui em repouso pra ver se melhoro das dores pra ver se essa semana dou andamento no projeto. A caixa já está quase pronta, só faltando colocar os tarugos pra quebrar as quinas internas da linha e fazer a vedação com pó de MDF e cola e colocar a tampa com a vedação de EVA pra testar. Devo testar primeiramente no quarto do meu filho (que está com um 4.6x instalado) pra ver como ela se comporta. O próximo passo é cuidar do revestimento dos doorpods e dos peitinhos e passar a fiação pelo carro. Quando a coluna permitir eu posto umas fotos da caixa durante a semana.

Um grande abraço a todos,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Leandrão, estou usando o Google Sketchup. É um programa muito bacana de usar e não é tão complicado (terminei o projeto todo em 3 horas após ver os vídeos tutoriais e acessar o programa pela primeira vez) e tem a vantagem de ser em português. Se você baixar, vai gostar dele. Quanto ao corte, faça como eu e a maioria vem fazendo, comprando a chapa numa loja que já faça os cortes que você precisa que além de vir com esquadro perfeito as medidas são milimétricas, ficando por sua conta apenas o ajuste fino e o acabamento. Obrigado pela força e um abraço irmão!

Eu sempre disse que o ketchup era muito fácil de usar. É só assistir o tutorial.

Pra variar, no meio do andamento do trabalho a coluna me atrapalhou. Estou aqui em repouso pra ver se melhoro das dores pra ver se essa semana dou andamento no projeto. A caixa já está quase pronta, só faltando colocar os tarugos pra quebrar as quinas internas da linha e fazer a vedação com pó de MDF e cola e colocar a tampa com a vedação de EVA pra testar. Devo testar primeiramente no quarto do meu filho (que está com um 4.6x instalado) pra ver como ela se comporta. O próximo passo é cuidar do revestimento dos doorpods e dos peitinhos e passar a fiação pelo carro. Quando a coluna permitir eu posto umas fotos da caixa durante a semana.

Sérgio.

Melhoras para a coluna, Sergião. Eu quero escutar essa caixa, hein!

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre disse que o ketchup era muito fácil de usar. É só assistir o tutorial.

[]'s

Crawling Chaos

poxa queria ver as caixas e sets de brasília ao vivo, se eu soubesse que iria ficar umas 4 horas de bobeira no aeroporto (tô ainda mofando no aeroporto no domingâo)... dava tempo de pegar um taxi e ver as paradas! hehehe boa sorte, depois vou ver certinho o programa.

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Crawling Chaos

Fala Fredão, tranquilo? E as "rainhas" da casa estão bem? Espero que sim. Realmente o programa não é difícil de usar e é muito bom. Lógico que não dá pra dominar todas as ferramentas tão facilmente, mas com o básico já dá pra fazer um projeto bacana.

Obrigado pelo voto de melhoras. Espero que dê pra terminar a caixa ainda essa semana. Quero ver se a instalação fica pronta (pode ser até faltando algum acabamento) até o encontro do dia 26. Se não ficar, a gente marca pra uma avaliação do "trem". Estou querendo ouvir como ficou os Panther na caixa-tampão do corsa.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Carambas Serjão!!

Só hoje vi esse seu tópico!

Excelente!! Parabéns pelo projeto e construção!

Você manda muito no DIY.

Acompanhando agora.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Carambas Serjão!!

Só hoje vi esse seu tópico!

Excelente!! Parabéns pelo projeto e construção!

Você manda muito no DIY.

Acompanhando agora.

Abraço!

Valeu Juliano, mas acho que você tem mais precisão e cuidado na montagem do que eu. Vou ver se consigo atualizar amanhão com algumas fotos da construção da caixa.

Um grande abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

poxa queria ver as caixas e sets de brasília ao vivo, se eu soubesse que iria ficar umas 4 horas de bobeira no aeroporto (tô ainda mofando no aeroporto no domingâo)... dava tempo de pegar um taxi e ver as paradas! hehehe boa sorte, depois vou ver certinho o programa.

Da próxima vez avise quando vem. Pelo menos companhia para beber no aeroporto você vai ter.

Fala Fredão, tranquilo? E as "rainhas" da casa estão bem? Espero que sim. Realmente o programa não é difícil de usar e é muito bom. Lógico que não dá pra dominar todas as ferramentas tão facilmente, mas com o básico já dá pra fazer um projeto bacana.

Obrigado pelo voto de melhoras. Espero que dê pra terminar a caixa ainda essa semana. Quero ver se a instalação fica pronta (pode ser até faltando algum acabamento) até o encontro do dia 26. Se não ficar, a gente marca pra uma avaliação do "trem". Estou querendo ouvir como ficou os Panther na caixa-tampão do corsa.

Um abraço,

Sérgio.

Elas estão boas, Sergio. A mais velha tá muito levada. Tomara que dê tempo de terminar a caixa a tempo.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera,

Estou aqui às voltas com o acabamento do som mas já coloquei pra tocar e ter uma idéia do que ele é capaz. Ainda vou fazer alguns ajustes, mas de antemão, já verifiquei que a saída sub do fosgate 5.3x não será suficiente para o sub. Não que a saída seja muito fraca, o problema é que o sub tem quase o dobro da potência da saída e o conjunto muito pesado, inclusive com a borda rígida, mais dura, já que está trabalhando em LT. O subgrave é impressionante, mas tenho que ficar com o ouvido colado na caixa pra poder ter impacto ou aumentar o ganho, mandando distorção pra ter resposta dos graves, o que não acho interessante em nenhum aspecto. Ainda não pude postar fotos, mas até o fim da semana dou um jeito de fazer uma atualização "visual" do trabalho.

Estive pensando em utilizar um amplificador mais forte para o sub e me veio à cabeça o "nanico" SD 250.2 da soundigital. Estão pairando sobre a cabeça 3 opções diferentes:

1 - Utilizar um nanico para o grave e projetar um filtro LP 50 hz pra ele e utilizar o outro 4.6x para os akron sendo um em cada bridge tocando de 200hz pra baixo.

2 - Retirar o 5.3x do sistema e em seu lugar acrescentar 2 nanicos, sendo um para o sub e outro para os akrons, precisando ainda do x-over para o sub.

3 - Trocar todos os amps por nanicos, instalá-los no porta-luvas ou abaixo do painel, utilizando o x-over para o sub ou para os peitinhos, passando pelo carpete apenas o cabo speaker do sub e utilizando rca's bem curtos evitando ruídos.

Andei lendo mas ainda não consegui chegar a um ponto definitivo, mas pretendo usar crossovers passivos de linha (PLLXO).

Dentre as opções, qual vocês acham mais vantajosa ou há outro caminho a ser percorrido que não me quebre as $pernas$ mais ainda.

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, boa noite.

peço desculpas aos amigos por não ter atualizado o tópico, mas prometo que essa semana tiro fotos do som e atualizo aqui pra vocês. Algumas pessoas já puderam ouvir e gostaram. Eu particularmente estou satisfeito mas os fulls começaram a chiar por causa da cordoalha batendo. Já arrumei isso, mas resolvi fazer um up-grade e comprei um par de Fountek FR88-EX: http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-3-fullrange/fountek-fr88ex-3-full-range/

Vou colocar para o próximo encontro no carro, mas gostaria de amaciar os fulls antes. Gostaria de saber qual o melhor método para amaciá-lo. Estava pensando na seguinte forma: gravar um cd com frequência pura de 100Hz ou 120Hz e colocar pra tocar em um player automotivo sony que tenho guardado aqui, ligado a uma fonte de computador e ligar os falantes em baixo volume e deixar tocando por um ou dois dias. Está certo isso? Daria certo? Alguém teria outra sugestão? Se puderem ajudar, eu agradeço.

Valeu rapaziada,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Sergião, tranquilo???

Cara, AQUI tem umas dicas bem técnicas para o amaciamento.

Acredito que do jeito que você citou, também dê certo, mas pode utilizar um Pink Noise também... Apenas tenha certeza de que os Fulls não terão distorção. A vantagem de ser uma senóide, é que não ficará o chiado do Pink Noise rsrsrsrsrs

No mais, boa sorte e parabéns pela aquisição.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal em ! Estou acompanhando

Teu set é igual o meu, vai aos poucos, compra, testa, vai pesquisando ideias etc... !

O meu só Deus sabe quando vai ficar pronto, pois tenho pouco $$ pra fazer um projeto legal ! Mas espero ficar um set de boa qualidade !

Por enquanto só tenho o que ta na minha assinatura, ainda falta subwoofer, amplis, hu, cabos, caixas, outro full (vou trocar o que eu tenho)

Boa sorte ai no projeto, e quando puder posta umas fotinhas de como está !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Sergião, tranquilo???

Cara, AQUI tem umas dicas bem técnicas para o amaciamento.

Acredito que do jeito que você citou, também dê certo, mas pode utilizar um Pink Noise também... Apenas tenha certeza de que os Fulls não terão distorção. A vantagem de ser uma senóide, é que não ficará o chiado do Pink Noise rsrsrsrsrs

No mais, boa sorte e parabéns pela aquisição.

Abraços.

Fala Brunão, tranquilo? Valeu pela força irmão!

Eu tinha dado uma olhada nesse tópico antes, mas é muita coisa pra fazer, inclusive fazer caixas pra esse procedimento. Queria colocar pra tocar a senóide em free air pra evitar muito trabalho e o tempo tá curto. Preciso saber se dá certo pra não correr o risco de estourar o falante e ficar no prejuízo. Talvez jogue a frequência de 160Hz pra evitar problemas nas saídas amplificadas do player em volume baixo pra esse serviço.

Legal em ! Estou acompanhando

Teu set é igual o meu, vai aos poucos, compra, testa, vai pesquisando ideias etc... !

O meu só Deus sabe quando vai ficar pronto, pois tenho pouco $$ pra fazer um projeto legal ! Mas espero ficar um set de boa qualidade !

Por enquanto só tenho o que ta na minha assinatura, ainda falta subwoofer, amplis, hu, cabos, caixas, outro full (vou trocar o que eu tenho)

Boa sorte ai no projeto, e quando puder posta umas fotinhas de como está !

[]-[]

Fala menor, beleza? Vai com calma que teu set fica bom. O importante é fazer o som que vai te agradar. Estou acompanhando o teu tópico.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera,

Estou aqui às voltas com o acabamento do som mas já coloquei pra tocar e ter uma idéia do que ele é capaz. Ainda vou fazer alguns ajustes, mas de antemão, já verifiquei que a saída sub do fosgate 5.3x não será suficiente para o sub. Não que a saída seja muito fraca, o problema é que o sub tem quase o dobro da potência da saída e o conjunto muito pesado, inclusive com a borda rígida, mais dura, já que está trabalhando em LT. O subgrave é impressionante, mas tenho que ficar com o ouvido colado na caixa pra poder ter impacto ou aumentar o ganho, mandando distorção pra ter resposta dos graves, o que não acho interessante em nenhum aspecto. Ainda não pude postar fotos, mas até o fim da semana dou um jeito de fazer uma atualização "visual" do trabalho.

Estive pensando em utilizar um amplificador mais forte para o sub e me veio à cabeça o "nanico" SD 250.2 da soundigital. Estão pairando sobre a cabeça 3 opções diferentes:

1 - Utilizar um nanico para o grave e projetar um filtro LP 50 hz pra ele e utilizar o outro 4.6x para os akron sendo um em cada bridge tocando de 200hz pra baixo.

2 - Retirar o 5.3x do sistema e em seu lugar acrescentar 2 nanicos, sendo um para o sub e outro para os akrons, precisando ainda do x-over para o sub.

3 - Trocar todos os amps por nanicos, instalá-los no porta-luvas ou abaixo do painel, utilizando o x-over para o sub ou para os peitinhos, passando pelo carpete apenas o cabo speaker do sub e utilizando rca's bem curtos evitando ruídos.

Andei lendo mas ainda não consegui chegar a um ponto definitivo, mas pretendo usar crossovers passivos de linha (PLLXO).

Dentre as opções, qual vocês acham mais vantajosa ou há outro caminho a ser percorrido que não me quebre as $pernas$ mais ainda.

Sérgio.

o 9854 não faz cortes ativos? eu gostei dos nanicos, mas, se puder testar antes - eles tem ótima potência, são pequenos, bem dinamicos e tal, mas senti uma perda em detalhamento e agudos em relação a 2 amplficadores classe A-B simples (aquele sony que te mandei e um hertz ep2). Gostei deles principalmente para subwoofer!

Compartilhar este post

Link para o post

o 9854 não faz cortes ativos? eu gostei dos nanicos, mas, se puder testar antes - eles tem ótima potência, são pequenos, bem dinamicos e tal, mas senti uma perda em detalhamento e agudos em relação a 2 amplficadores classe A-B simples (aquele sony que te mandei e um hertz ep2). Gostei deles principalmente para subwoofer!

Fala Leandrão, na paz?

Esqueci de esclarecer essa questão. Desisti de usar o nanico nesse set e comprei um Punch 250a2 para o sub, e estou usando o 5.3x com os canais estéreo para os peitos e o canal mono para os dois mids Akron nas porta cortados em 200Hz Hi e Low Pass. Apenas fiz o teste pesando que os mids no canal sub do 5.3x fosse atrapalhar o palco e ficou definitivo, já que o palco ficou perfeito. assim, utilizei os canais front e rear para os peitos com corte ativo e que são responsáveis pela parte mais crítica do áudio (na minha opinião), e utilizei o lado esquerdo da saída sub para alimentar os médios das portas 200Hz pra baixo e o lado direito pra alimentar o ampli do sub na LT cortando em 50Hz 12db/8ª. Achei perfeita a config e talvez futuramente eu pense em utilizar diferente se adquirir um player com corte ativo para 4 vias. Essa semana posto fotos do trabalho.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Fotos?

Posto essa semana sem falta! Foi falta de vergonha na cara mesmo... [^]

No tópico do encontro de Brasília tem algumas imagens dos peitos e dos forros de porta: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=174709&view=findpost&p=2714722

Essa semana atualizo com o Up do full.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Desisti de amaciar o full porque não encontrei a minha fonte... :banghead

Vou ver se instalo no carro até amanhã e fazer os acertos necessários para o encontro. O full vai amaciar tocando mesmo.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não tem como você baixar na net uma senóide de uns 150hz grava num CD, coloca na HU (repeat ligado) e deixe lá amaciando hehe !

Não é o método correto de amaciar, mas pelo menos vai amaciar mais rápido !

Já está com você os full ? Posto umas fotos da criança ai :rolleyes:

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, não tem como você baixar na net uma senóide de uns 150hz grava num CD, coloca na HU (repeat ligado) e deixe lá amaciando hehe !

Não é o método correto de amaciar, mas pelo menos vai amaciar mais rápido !

Já está com você os full ? Posto umas fotos da criança ai :rolleyes:

[]-[]

O problema é descarregar a bateria... pasmafaute

Mais tarde posto umas fotos.

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, nem me lembrei disso !

E colocar ele no seu som de sua casa (miny system ou HT) ? mas tudo bem ! com o tempo ele amacia !

Vou aguarda as fotos !

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Resumo da ópera: Não vou poder ir no encontro de amanhã com o full novo instalado. O "maledito", além de ter os furos para os parafusos mais estreitos, fica um pouco mais largo e a tela não passa. Vou trabalhar isso com calma porque não quero que estrague nada nesse full. Vou aproveitar, providenciar outra fonte de computador e amaciálo antes de instalá-lo. Vou com os fulls branquinhos instalados ainda.

Em relação às fotos, não foi por má vontade. Não consegui encontrar o cabo usb, mas amanhã eu procuro com mais calmo e posto as fotos do trabalho.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Resumo da ópera: Não vou poder ir no encontro de amanhã com o full novo instalado. O "maledito", além de ter os furos para os parafusos mais estreitos, fica um pouco mais largo e a tela não passa. Vou trabalhar isso com calma porque não quero que estrague nada nesse full. Vou aproveitar, providenciar outra fonte de computador e amaciálo antes de instalá-lo. Vou com os fulls branquinhos instalados ainda.

Em relação às fotos, não foi por má vontade. Não consegui encontrar o cabo usb, mas amanhã eu procuro com mais calmo e posto as fotos do trabalho.

Um abraço,

Sérgio.

Tu deve ser absurdamente o-o- bagunçeiro, não? Não acha fonte, cabo usb?

Abração

:vts :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Tu deve ser absurdamente o-o- bagunçeiro, não? Não acha fonte, cabo usb?

...

av-14302.jpg

o-o-

Sergio, ainda está nos devendo fotos... hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...