Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
caio astra

Duvida Selenium Bass 10" + t200

Recommended Posts

Então galera minha primeira duvida eh quntos rms é o selenium bass de 10" o mais antigo akele cinza?? comprie como 200rms.. na epoca nao sabia mtu de som...

mais entao mandie liga com um taramps T200, mais o problema qundo eu aumento ele estrala, qundo ele pula mtu, mais antes nao fazia e eu mandei instala ontem na minha saveiro..

eh um barulho estranho,nao é defeito no sub pq liguei no audi, no modulo pioneer toco perfeito, e o modulo ta novinho, nao pode se, to achando q é o RCA, pq eumechi nele ele paro de faze esse barulho estranho qundo pulava mtu o sub, ou sera q pode ser fio q vem do sub mtu fino??e outra eu acho estranho q o sub q ta no audi o pioneer ligado a 200 rms, ele da um grave absurdo pra fora, ja o meu nao sai da nada pra fora, msm estando bem forte dentro, lembrando q o sub da pioneer eh o 12"

me ajudem ai..

vlws..e

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O estalo é por falta de subsonico.. teu sub deve estar excursionando além do limite dele. Esse sub, SNME tem 125wrms!

 

O lance do pioneer x selenium é tudo questão de projeto, de caixa, etc.

 

Mas o pioneer tem 400wrms, tocando com 200wrms ele estará tocando "com folga" enqunato que o selenium já tá acima da capacidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O estalo é por falta de subsonico.. teu sub deve estar excursionando além do limite dele. Esse sub, SNME tem 125wrms!

 

O lance do pioneer x selenium é tudo questão de projeto, de caixa, etc.

 

Mas o pioneer tem 400wrms, tocando com 200wrms ele estará tocando "com folga" enqunato que o selenium já tá acima da capacidade!

 

entao tem sim pq no modulo pioneer tem 200 rms por canal, liguei em 1 canal funciono sem faze esse estralo estranho toco perfeito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então usa os 200wrms nele e seja feliz! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele bate nos graves correto? Se for isso, é o sub que tem baixa x-max...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é a caixa dele (Volume e duto). Pois aconteceu o seguinte comigo, tenho um sub de uns 60rms, comprei um módulo e regulei ele pra dar os 60 rms, mas fazia uns barulhos estranhos nas batidas mais subgraves, tive que deixar à 30rms pra ficar bom.

 

Algum tempo depois resolvi mexer no duto pra render mais, então resolvi tentar denovo colocar à 60rms e ficou bom. Depois me indicaram aqui no forum colocar até uns 80-90rms nele, regulei novamente e ficou filé.

 

O problema era a caixa que estava com Fs muito baixo para o sub, quando simulei a caixa, achei que só importava a resposta da caixa a -3 Dbs e o pico, então coloquei o duto maior possível pra baixar a frequência a -3 Dbs, mas a Fs da caixa estava em 38Hz (coisa pra subs top de linha), então resolvi mudar pra uns 50 Hz de Fs e resolveu. Ou seja, diminuí o comprimento do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como é a caixa dele (Volume e duto). Pois aconteceu o seguinte comigo, tenho um sub de uns 60rms, comprei um módulo e regulei ele pra dar os 60 rms, mas fazia uns barulhos estranhos nas batidas mais subgraves, tive que deixar à 30rms pra ficar bom.

 

Algum tempo depois resolvi mexer no duto pra render mais, então resolvi tentar denovo colocar à 60rms e ficou bom. Depois me indicaram aqui no forum colocar até uns 80-90rms nele, regulei novamente e ficou filé.

 

O problema era a caixa que estava com Fs muito baixo para o sub, quando simulei a caixa, achei que só importava a resposta da caixa a -3 Dbs e o pico, então coloquei o duto maior possível pra baixar a frequência a -3 Dbs, mas a Fs da caixa estava em 38Hz (coisa pra subs top de linha), então resolvi mudar pra uns 50 Hz de Fs e resolveu. Ou seja, diminuí o comprimento do duto.

entao eu comprei ja feito... ela tem um duto gradinho até so q eu Seleei, coloquei madeira onde era o duto.. pq o grave fico bem melhor selada..entao eu nao sei pq, qundo eu liguei no otro carro o sub nao fez esses barulhos, ou seja, eh problema ow na fiação ow no modulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Selada tem menor sonoridade, tens bom gosto! Abriu mão do "boomy" em prol de um bom timbre.. coisa rara!

 

 

Provavelmente o problema é no amp, que não tem controle de cone! Qual o set do seu carro (completo) e o do outro carro (completo)??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Selada tem menor sonoridade, tens bom gosto! Abriu mão do "boomy" em prol de um bom timbre.. coisa rara!

 

 

Provavelmente o problema é no amp, que não tem controle de cone! Qual o set do seu carro (completo) e o do outro carro (completo)??

 

Entao, aparelho eh um Pioneer 5250SD, KIT 2 vias bravox ligado no player, e um Taramps T200 ligado em brige um sub Selenium Bass de 10"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quantos amperes de bateria e qual o cabo de alimentação do taramps?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quantos amperes de bateria e qual o cabo de alimentação do taramps?

 

Então bateria é 60ah, e o cabo eu nao sei cara.. mais é um vermelho nao é fino nao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então..resolvi o problema.. era o sub de bobina dupla tava ligado as 2 ,ai tava em bridge o modulo, ai tava dando pal... pq o ohz nao batia, ai deixo uma bobina so ligada agora fico normal

mais uma pergunta quando o sub de bobina dupla, c so liga 1 bobina ele toca msm coisa?

qual diferença de liga 1 bobina e liga as 2?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se deve ligar apenas uma bobina, Esse Sub deve ser de 4+4 ohms (04 ohms cada bobina), as bobinas podem ser associadas de duas formas, em série e em paralelo, em série resultará em 08 ohms, em paralelo resultará em 02 ohms.

 

Esse módulo em bridge, só pode ser ligado 04 ohms ou mais para não queimá-lo, logo não poderá ligar o sub em paralelo, só em série, ligando em série (a 08 ohms) o módulo só vai mandar metade do que mandaria à 04 ohms...isto é 100 Wrms.

 

Então, pra aproveitar o máximo do seu módulo, é necessário a troca do sub.

Ou ainda, ligue-o em paralelo (02 ohms) e ligue não em bridge mas em apenas um canal, pois cada canal desse módulo aceita 02 ohms (ver pag. 04 do manual) e manda os mesmo 100 Wrms, sobrando um canal.

 

Ligação em série:

 

req1.gif

 

E paralelo:

req2.gif

 

Obs: essas não são as impendancias das bobinas do seu falante, é só pra ilustrar as ligações.

Cada falante representa uma bobina do teu sub, atenção para os + e - das bobinas.

 

Edit: figuras.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se deve ligar apenas uma bobina, Esse Sub deve ser de 4+4 ohms (04 ohms cada bobina), as bobinas podem ser associadas de duas formas, em série e em paralelo, em série resultará em 08 ohms, em paralelo resultará em 02 ohms.

 

Esse módulo em bridge, só pode ser ligado 04 ohms ou mais para não queimá-lo, logo não poderá ligar o sub em paralelo, só em série, ligando em série (a 08 ohms) o módulo só vai mandar metade do que mandaria à 04 ohms...isto é 100 Wrms.

 

Então, pra aproveitar o máximo do seu módulo, é necessário a troca do sub.

Ou ainda, ligue-o em paralelo (02 ohms) e ligue não em bridge mas em apenas um canal, pois cada canal desse módulo aceita 02 ohms (ver pag. 04 do manual) e manda os mesmo 100 Wrms, sobrando um canal.

 

Ligação em série:

 

req1.gif

 

E paralelo:

req2.gif

 

Obs: essas não são as impendancias das bobinas do seu falante, é só pra ilustrar as ligações.

Cada falante representa uma bobina do teu sub, atenção para os + e - das bobinas.

 

Edit: figuras.

ah.. que droga cara comprei modulo essa semana..

entao o sub ta tocando apenas 100rms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara ja tive selenium bass e isso é normal

 

Foi meu 1º set o sub tinha 120 rms e eu não conseguia aplcar 100rms sem distorção

 

o sub fazia uns estalos que era feio de se ouvir

 

ligamos no sd1000 do meu amigo e subimos o subsonico em +- 40 hz

 

e para minha surpresa tocou e não fez barulho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah.. que droga cara comprei modulo essa semana..

entao o sub ta tocando apenas 100rms?

Qualquer auto-falante não "consome" potência, mas "suporta" a potência. Se seu sub é bobina dupla e ele diz ter 200W RMS, significa que cada bobina do seu sub aguenta em teoria até 100W RMS.

 

Vi que a impedância mínima do seu amp em bridge é 4ohms.. Imagino que seu sub seja bobina dupla de 2, certo? Se estiver errado, nos fale qual é a impedância.

 

Cuidado com essa ligação que vc fez de ligar uma bobina só... Vc pode torrar tanto seu sub quanto seu amp..

Exemplo: Se seu sub for Bobina 2+2, ligou a bridge em um canal só, vc força seu amp a trabalhar em 2 ohms sendo que o minimo seria 4, e força seu sub pois está aplicando o dobro da potência que ele suporta (manda 200W pra uma bobina de 100W), sem contar que não se deve ligar apenas uma bobina neh...

 

 

Resumindo: Verifique a impedância do sub e manda pra nós. E se eu fosse vc não ligaria mais seu sub até que sane suas dúvidas.. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer auto-falante não "consome" potência, mas "suporta" a potência. Se seu sub é bobina dupla e ele diz ter 200W RMS, significa que cada bobina do seu sub aguenta em teoria até 100W RMS.

 

Vi que a impedância mínima do seu amp em bridge é 4ohms.. Imagino que seu sub seja bobina dupla de 2, certo? Se estiver errado, nos fale qual é a impedância.

 

Cuidado com essa ligação que vc fez de ligar uma bobina só... Vc pode torrar tanto seu sub quanto seu amp..

Exemplo: Se seu sub for Bobina 2+2, ligou a bridge em um canal só, vc força seu amp a trabalhar em 2 ohms sendo que o minimo seria 4, e força seu sub pois está aplicando o dobro da potência que ele suporta (manda 200W pra uma bobina de 100W), sem contar que não se deve ligar apenas uma bobina neh...

 

 

Resumindo: Verifique a impedância do sub e manda pra nós. E se eu fosse vc não ligaria mais seu sub até que sane suas dúvidas.. :legal:

 

 

Meu sub é 4 + 4

vo manda as espec do meu modulo...

Potencia: 200W RMS (2 canais de 100W RMS) - Permite BRIDGE

- Impedância mínima: Stereo 2 ohms / Bridge 4 ohms

- Resposta de frequência FULL RANGE: 18Hz a 28KHz @ -0,5dB

- Crossover Low-Pass e High Pass com Fc = 100Hz, 12dB/8ª

- Sensibilidade de entrada: 320mV a 3,2V

- Impedancia de entrada: 22K OHMS

- Proteções: Térmica e contra curto-circuito na saída

- Tensão de alimentação: 10 a 13,8V

- Consumo á máxima potencia: 15 ampéres

- Dimensões (LxAxP): 165 x 45 x 140mm

- Peso: 0,905Kg

 

 

 

Sendo meu sub 4 + 4

se eu coloca um modulo mono:MÓDULO DIGITAL MONO (1 CANAL)...400W/1 OHM;325W/2 OHMS; 250W/4 OHMS...CROSSOVER:FULL,LOW,HIGH PARA CORNETAS

 

se eu ligar esse modulo... no meu sub em serie casaria certinho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leia de novo o post do jpchiullo sobre a parte que explica sobre as impedâncias que vc acha a resposta da sua dúvida.

 

 

Obs:

Bobina 4+4 em série = 8 ohms

Bobina 4+4 em paralelo = 2 ohms

 

Seu amp é 4 ohms, portanto não casa. Coloque as bobinas em série para não comprometer seu amp, porém ele tende a liberar apenas 100Wrms para seu sub. O ideal era vc arrumar um amp que case com seu sub (um SD400 por exemplo deve liberar perto dos 200W a 2 ohms, dá uma pesquisada)

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...