Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
japones_mg

Material para construir tampão do G5

Recommended Posts

Depois de quase 2 anos com o carro, resolvi colocar um par de 6X9 no tampão do carro, gol G5, fui na loja e me informaram que nao é recomendado instalar no tampão original do gol pois o mesmo nao é muito resistente. Aqui as lojas estao cobrando em media 90,00 pelo tampão, como nao estou querendo gastar muito, estou pensando em construir o tampão sozinho.

Gostaria de saber se da para fazer o tampão de massa plastica, estou pensando em em usar o tampão original como molde, encapa-lo com fita adesiva e passar a massa plastica por cima para pegar a forma.

 

Essa é a ideia inicial, eu acho que vai sujar menos, se eu for usar fibra de vidro acho que daria mais trabalho, mas sera que fica mais facil? ou o resultado é melhor?

 

Pensei em fazer de madeira, mas como nao tenho MDF, e aqui na cidade onde moro nao vende, fica mais complicado. E tb nao tenho uma serra tico tico. entao por isso estou pensando em fazer de massa plastica.

 

Sera que da certo fazer como estou pensando? encapar o tampão original com fita e passar a massa por cima para pegar a forma? ou melhor tentar fazer de fibra de vidro?

 

Se alguem ja fez algo parecido e puder ajudar eu agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq não tentar reforçar o original com massa plastica?

 

sera que fica bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq não tentar reforçar o original com massa plastica?

 

sera que fica bom?

 

Não queria estragar o tampão original. se eu mantiver o original guardado do jeito que esta fica mais facil para passar para frente e nao tenho que entregar o 6x9 para tampar o buraco no tampão.

 

O motivo principal é esse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais fácil seria instalar nas portas dianteira um kit 2 vias (midbass na porta e tweeter na coluna),

ou coaxias nas portas.

Assim não terá muito trabalho e o som será melhor que 6x9 na traseira.

Editado por Neu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

massa vai quebrar, nem perca dinheiro fazendo isso

ou pega o dinheiro dos 69 e investe num Kit dianteiro ou procura outra das infinitas solucoes mesmo

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja tenho falantes nos locais originais do carro. porta na frente e na lateral onde apoia o tampao. eu estava pensando em colocar os 6x9 para ver se dava um pouco mais de som e se batia um pouco.

 

Eu sei que vai perder qualidade, mas como nao da para colocar uma caixa com sub no porta malas ou um trio por falta de $$ e pq meu pai ficaria enchendo o saco por perder o porta malas eu estava pensando em colocar so os 6x9 para quebrar o galho.

 

Mas acho que vou ter que pensar em outra coisa ou comprar o tampao de MDF mesmo.

 

Mas ja é bom saber que nem vale a pena gastar $$ com a massa plastica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato, massa plástica esqueça...

Além de vc ter que gastar mto para fazer um tampão

(já imaginou qtas latas vc teria que gastar pra fazer um tampão grosso o suficiente pra suportar os 6x9?),

Tbém é mto frágil numa situação dessas, iria quebrar uma hora ou outra.

Não sei como ficaria com fibra.

EU, correria atrás de um mdf, não tem erro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de colocar mais um kit o tampão do meu fox era em MDF, melhor coisa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz um tampão em MDF 15mm, que fica rígido e não pesa muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara calcula + ou menos o tamanho q vc vai precisar, da uma ida em marcenaria e ve se eles te vendem apenas o tamanho certo.

 

pra tampão com dois 6x9 não precisa ser necessariamente mdf, claro q mdf e mto melhor, mas da pra quebrar o galho com material mais fraco e barato e dois cabos de vassoura!

Tem um user aki do forum q usava compensado de guarda-roupa velho, depois de pronto num dava nem pra ver q madeira era!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou ver oque consigo por aqui. andei lendo uns tutoriais de como usar a fibra de vidro e estou pensando em fazer com ela, coloco uns reforços de madeira por baixo, ou entao tento fazer de MDF ou outra madeira.

 

Amanha vou na casa do meu tio, se eu nao me engano tinha uns pedaços de madeira e algumas coisas que talvez sirva para eu fazer. Vamos ver, qq coisa eu compro uma lata de resina e um pouco de fibra de vidro e arrisco fazer. no maximo vou gastar um pouco de resina e fibra de vidro.

 

Se der certo de eu fazer mesmo eu tiro as fotos e posto aqui no DIY.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá para todos.

Resolvi fazer o tampão com fibra de vidro mesmo. comecei ontem e ja tenho algumas fotos para postar e algumas duvidas.

 

Eu revesti o tampao com fita adesiva( fita crepe). resinei e passei a fibra.

So que agora na parte de baixo do tampao esta com um pouco de cola da fita, pois nao consegui tirar todas as fitas.

 

Segue uma foto

 

tem alguma maneira de tirar essa cola da fita do tampao?

post-8642-090979000 1289747048_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou tentar montar as fotos direitinho e postar outras.

 

Eu estou saindo agora. mais tarde eu posto as fotos direitinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

 

ainda bem que vc não fez de massa plastica, vc ia ficar uns dois mesese lixando, e alem de ficar torto ia quebar rapidinho!

 

Aí neste tampão de fibra vc vai precisar dar algum tipo de acabamento, ou com massa, ou ainda com com algum revestimento. Pelo menos seria assim que eu faria.

 

[]s

 

RUI.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois que fizer os calculos, vai ver que nao compensa fazer esse tipo de servico, nao fica com um bom acabamento, vai demorar bastante, vai gastar quase o msm valor, em outras palavras o gasto é quase o msm, botando em questao sua mao de obra, e nao vai ter o msm acabamento de quando feito por um profisional, e outra pra ficar resistente o suficiente vai ter que fazer varias camadas de fibras, e depois gastar algumas latas de massa pra dar acabamento, lixar igual um loco pq c vc nao tem tico tico nao vai ter uma lixadeira. depois de tudo vai ver q os 90.00 que ti cobraram, era barato. tampao c constroi em mdf ou compesado, mesmo quando for contruir um modulado a estrutura tem que ser de madeira, só as partes molduladas que devem ser de fibra de vidro, e mais barato e c torna mais rapido e facil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, para fazer esse tampão esta dando muito trabalho mesmo.

Mas eu estou fazendo mesmo para aprender a trabalhar com fibra de vidro.

 

Ainda estou arrancando as rebarbas da fibra de vidro.

depois vou dar acabamento com massa plastica e depois encapar com corvim ou carpete.

 

Eu ja estou vendo que vai ficar mais caro que se tivesse comprado. Mas como estou sem namorada agora, tenho que gastar meu tempo e criatividade com outra coisa.

 

Vamos ver hj se eu consigo adiantar alguma coisa no tampao.

 

QQ coisa mais tarde eu atualizo como anda o meu projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, deve estar dando um trampo bom isso ai eim, vc deu quantas camadas de fibra? Se vc optar por usar courvim no acabamento vc vai ter que ralar bastante pra deixar o tampao com acabamento aceitavel pois o courvim "mostra" a maioria dos desniveis e buraquinhos, caso nao queira muito trabalho, use carpete sem resina com baixa pelagem que fica legal alem de nao dar nenhum rangido como acontece muitas vezes com o courvim em contato com o plastico do carro(com o carro em movimento... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esta dando um trampo danado.

 

Estou conseguindo tirar algumas rebarbas com um esmiril que meu pai tem em casa. acho que vai me adiantar bem o trampo.

 

Eu passei uma camada de fibra nas laterais e duas camadas no centro. mas esta com algumas imperfeiçoes.

 

Vou terminar de tirar os excessos e lixar a parte de cima para tentar deixar o mais liso possivel. depois tampar as falhas com massa plastica.

 

O lance do Corvin eu nao sabia, acho que vou mandar colocar carpete mesmo. valeu pela dica.

 

Assim que conseguir algum progresso no tampao eu posto mais fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...

 

O bom da fibra é q fica igual o original mesmo...Agora vamos aos Contras

 

Com disse, fibra fica TOP...porem fica caro pakaraio viu...em 2 Pezinhos eu gastei 120 reais...

 

num tampão desse, tem q passar pelo menos 3 camadas de fibra pra mais...então seu custo vai ser bem mais alto..

 

 

EU FARIA O SEGUINTE, passaria uma camada de fibra em baixo do tampão original pra deixar ele mais forte e só...

 

 

mais como vc ja está fazendo...passa fotos ae pra gente ver

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um G5 tb.

 

comprei um tampao feito em compensado de 10mm na parte de cima e por 4mm ao redor, para dar um levante de uns 40mm...

 

Em fibra ou massa plastica vai ficar muito caro...

 

aqui paguei 30 reais nele sem esta coberto... coberto de carpete o povo cobra uns 60 a 80 !

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um G5 tb.

 

comprei um tampao feito em compensado de 10mm na parte de cima e por 4mm ao redor, para dar um levante de uns 40mm...

 

Em fibra ou massa plastica vai ficar muito caro...

 

aqui paguei 30 reais nele sem esta coberto... coberto de carpete o povo cobra uns 60 a 80 !

 

:)

 

Puts, aqui onde moro, chegaram a pedir 90,00 por um tampao pintado, se fosse oberto com corvim ou carpete era a parte, por isso me animei de fazer.

Se fosse so uns 30 ou 40 reais eu comprava.

 

Mas vamos ver como vai ficar o resultado.

 

Assim que voltar a mexer nele eu posto mais fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...