Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

fabio_oliveira

[Ajuda] - Quais as configurações corretas para meus equipamentos

Recommended Posts

Postado em

Prezados,

gostaria da ajuda de vocês para conferir se as regulagens dos meus equipamentos estão corretas, como não tenho conhecimento e depois do que vi feito no meu carro não confio na instaladora que fez a instalação, infelizmente me esqueci de tirar fotos de como estão as regulagens do amplificador, para se ter uma idéia um dos ajustes do "imput level" estava bem diferente do outro o que fazia um lado tocar mais alto do que o outro, deixei os dois iguais, mas gostaria de saber qual é o correto, mas, estou colocando aqui um desenho do painel do amplificador se alguma "boa alma" pode escrever ou mesmo desenhar para o burrão aqui verificar e acertar eu agradeço muito. Os equipamentos que tenho instalado estão na minha assinatura, o coaxial só é "ativado", pelo DVD, quando há alguém nos bancos de trás (quase nunca).

A idéia é deixar "correto" os cortes, ajustes como o do equalizador do DVD, que tem 8 faixas, ACHO que é mais do gosto pessoal.

Abaixo desenho do painel do amplificador e suas especificações, lembrando que ele tem 5 canais.

PainelSoundStream.jpg

SpecificationsSD.jpg

DVD

- 3 Pares de saída RCA (front, rear, sub) e segundo o manual "Nível de saída Max. Pré-saída = 4,0 V"

- HPF = 50/63/80/100/125 Hz = utilizando 50Hz

- LPF =50/63/80/100/125 Hz = utilizando 50Hz

Kit duas vias

Não sei se seria necessário, mas estão ai as especificações

Hertzspecifications.jpg

agradeço a todos que puderem ajudar

abs

Postado em

Os ajustes básicos são o ganho e depois o corte de frequência (que eu prefiro fazer no player).

Teoricamente tomando por base os dados dos seus equipamentos podemos ver que a saída do player é 4V e a entrada máxima do amplificador é 6V, logo o ganho de cada canal deve ficar entre o mínimo e menos da metade do ajuste. Isso foi só para você ter um idéia do ganho. Existe um procedimento mais correto e complexo para o ajuste.

Pelo que puder ver, o seu amplificador tem o ajuste de ganho independente para os canais esquerdo e direito, então deverá deixar os dois iguais (a princípio, pois também é possível regular diferente para compensar a distância entre o ouvindo e o falante).

Os demais ajustes do amplificador (bass boost, crossover, etc) recomendo deixar tudo em flat ou desligado.

Os cortes de frequência vai depender do desempenho do seu kit e de onde e como ele está instalado, da potência aplicada, do seu gosto pessoal e outro fatores. Para SQ quanto mais baixo conseguir deixar o corte do kit melhor será a sua integração com o ouvinte e com o subwoofer. 50Hz é um bom valor. Se seu kit estiver rendendo bem sem distorcer está bem legal.

Postado em

Os ajustes básicos são o ganho e depois o corte de frequência (que eu prefiro fazer no player).

Teoricamente tomando por base os dados dos seus equipamentos podemos ver que a saída do player é 4V e a entrada máxima do amplificador é 6V, logo o ganho de cada canal deve ficar entre o mínimo e menos da metade do ajuste. Isso foi só para você ter um idéia do ganho. Existe um procedimento mais correto e complexo para o ajuste.

Pelo que puder ver, o seu amplificador tem o ajuste de ganho independente para os canais esquerdo e direito, então deverá deixar os dois iguais (a princípio, pois também é possível regular diferente para compensar a distância entre o ouvindo e o falante).

Os demais ajustes do amplificador (bass boost, crossover, etc) recomendo deixar tudo em flat ou desligado.

Os cortes de frequência vai depender do desempenho do seu kit e de onde e como ele está instalado, da potência aplicada, do seu gosto pessoal e outro fatores. Para SQ quanto mais baixo conseguir deixar o corte do kit melhor será a sua integração com o ouvinte e com o subwoofer. 50Hz é um bom valor. Se seu kit estiver rendendo bem sem distorcer está bem legal.

Leao, antes de mais nada muito obrigado...

este DVD tem uma função chamada "Sonic Center Control" que CREIO seja para compensar a distância entre o ouvido e o falante, na verdade é, tanto que só me dei conta que um lado estava tocando mais alto que outro por causa dele (ajuste de ganho em posições diferentes), quanto mais eu "mexia" no Sonic Center Control pior ficava, só então disconfiei da regulagem do ganho...

DSC04657.jpg

não costumo ouvir o som em volumes muito altos, mas mesmo quando "exagero" um pouco o kit não distorce, o sub já não, distorce um pouco, bem pouco mas distorce...

Sem querer abusar, mas já abusando, o amigo poderia dar uma olhada no desenho abaixo e conferir se entendi certo ?? e se possível, também me dizer o que faço com os itens que estão em circulos ??

SD2.jpg

mais uma vez, muito obrigado

É, se voce ja esta fazendo o corte pelo dvd player, deixe os cortes do amplificador em off ou se ñ tem a opção deixe-o todos em full e totalmente abertos.

Valeu DanielFreitas, vou fazer isto, muito obrigado mesmo

se puder ajudar também nos itens que estão em circulo na imagem acima, já agradeço

abs

Postado em

Bom,

O ajuste LOW PASS e HI PASS da esquerda não serão usados e não terão efeito nenhum pois as chaves CH1/CH2 e CH3/CH4 deverão ficar em FULL.

Os ajustes IMPUT LEVEL dos canais 1/2/3/4 é o ganho do amplificador, se será ajustado de acordo com a saída do player.

O IMPUT LEVEL da direita se refere apenas ao canal 5 ou canal específico para o subwoofer já que ele sempre funcionará em LOW PASS. Recomendo deixar no máximo (450Hz) e regular o LPF pelo player.

A PHASE, o melhor jeito é testar e ver como fica melhor com o sistema tocando. Ele controla a fase do subwoofer apenas.

BASS BOOST aumenta os graves do subwoofer. Também recomendo deixar em 0dB

Postado em

Bom,

O ajuste LOW PASS e HI PASS da esquerda não serão usados e não terão efeito nenhum pois as chaves CH1/CH2 e CH3/CH4 deverão ficar em FULL.

Os ajustes IMPUT LEVEL dos canais 1/2/3/4 é o ganho do amplificador, se será ajustado de acordo com a saída do player.

O IMPUT LEVEL da direita se refere apenas ao canal 5 ou canal específico para o subwoofer já que ele sempre funcionará em LOW PASS. Recomendo deixar no máximo (450Hz) e regular o LPF pelo player.

A PHASE, o melhor jeito é testar e ver como fica melhor com o sistema tocando. Ele controla a fase do subwoofer apenas.

BASS BOOST aumenta os graves do subwoofer. Também recomendo deixar em 0dB

muito obrigado pelas dicas Leao, vou fazer o que você recomendou

abs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...