Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Edge

Ajuda: Kit duas vias, melhor qualidade.

Recommended Posts

Boa noite a todos.

Através desta venho tentar sanar algumas duvidas referentes ao meu som, este que está sendo atualizado buscando uma melhor qualidade. De princípio iniciarei citando meus equipamentos: 8080bt + Kit duas vias cs60d + 1tw1 + alpine f300 + xln201; os midbass's estão em doorpods selados com 5~6 litros e os tweeter's estão nas capinhas dos retrovisores de frente um para o outro; antes do f300 eu possuia um banda 3.2 que empurrava o kit duas vias e um par de coaxiais para casar a impedância, o projeto foi modificado com ajuda do fórum e dispensei os coaxiais, então atualmente utilizo o f300 em bridge tão somente para o duas vias.

Notei grande diferença quanto a qualidade dos equipamentos mas me veio a seguinte duvida: devo utilizar o player em flat? atualmente utilizo somente o low em +3 pois acho o flat muito fraco de grave. Ocorre que em determinadas trechos de musicas, o som fica "irritante" de certo modo, visto que em vozes forçadas(vocalista da banda Scorpions) em volumes não tão baixos parece que o tweeter acentua-se demais causando um encomodo aos que escutam o som na parte interna do veículo. Isto é característico de qual equipamento que utilizo?

Li muito sobre kit duas vias aqui no forum, um kit bom na faixa de R$ 600,00 seria o morel tempo ou o hertz esk 165, onde posso encontrá-los para a compra via internet visto que estou domiciliado no interior? Percebi que o morel não tem venda na internet sem ser usado, mas e o hertz?

 

Agradeço a atenção de todos os amigos do fórum, como me ajudaram bastante espero que em um futuro proximo eu possa ajudar outros também.

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está no caminho certo para solucionar o seu problema. Procura aqui nos classificados que estavam vendendo um Tempo 6 por esses dias. O tweeter dele deve solucionar o seu problema, é suave!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

questão do som em FLAT vai de gosto... eu uso EQ. Flat pra mim é besteira... O ideal mesmo é vc regular o som do jeito que vc gosta mais, do jeito q seu ouvido fala " assim ficou jóia!" e não deixar do jeito q 'falaram q é bom'... Se regular o EQ com + bass e - agudos te agrada, pq não fazer isso? hehe...

 

sobre a venda online, tanto morel qto hertz não vendem online. Se vc entrar em contato com a distribuidora ('helm' eu axo) vão indicar a loja mais proxima...

 

MASSSSSSSSSSSSSSS... como estamos no Brasil e os brasileiros dão jeitinho pra tudo, vc encontra SIM vendedores pelo Brasil que vendem tanto hertz qto morel online... é claro q eles não anunciam pq é proibido, mas vendem sim... questão de preço eu estou por fora.. e vai sem garantia eu imagino..

 

e antes q me pergunte, não, não sei quem vende, só sei que vendem! hahahah... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edge, to visando um Up nos TWs do meu set. E como ja quebrei mta cabeça com isso, vo da algumas dicas.

 

Esse amp é 4 canais ne? Uma otima soluçao pra equilibrar o som é fazer Bi-Amp. Ao menos um teste vale a pena, qm sabe regulando o ganho dos TW separado dos Mids ja te agradaria...

 

Se for pro upgrade fazendo Bi-Amp, começaria comprando o TW Helix P1. Que deve aliviar e mto seus ouvidos. Espero que os meus tambem em breve. Procura o PR_nor , ele consegue vender o TW da linha Precision da Helix separado.

Mid tambem pode ser pego separado, o P206. Helix tem TW mais suave que Hertz, ja Hertz tem pegada forte nos Mids. Mas a linha Helix Precision estaria para a linha Hertz HSK. Ou seja, dgamos que teria um kit de nivel acima do ESK.

 

 

Ligaçao sendo Bi-Amp, havendo a possibilidade de fazer os cortes pelo Player ou Amp descataria a utilizaçao de Crossover. Por isso comprando TW e Mid separados, sem cross, fica mais barato.

 

Espero ter ajudado.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edge, to visando um Up nos TWs do meu set. E como ja quebrei mta cabeça com isso, vo da algumas dicas.

 

Esse amp é 4 canais ne? Uma otima soluçao pra equilibrar o som é fazer Bi-Amp. Ao menos um teste vale a pena, qm sabe regulando o ganho dos TW separado dos Mids ja te agradaria...

 

Se for pro upgrade fazendo Bi-Amp, começaria comprando o TW Helix P1. Que deve aliviar e mto seus ouvidos. Espero que os meus tambem em breve. Procura o PR_nor , ele consegue vender o TW da linha Precision da Helix separado.

Mid tambem pode ser pego separado, o P206. Helix tem TW mais suave que Hertz, ja Hertz tem pegada forte nos Mids. Mas a linha Helix Precision estaria para a linha Hertz HSK. Ou seja, dgamos que teria um kit de nivel acima do ESK.

 

 

Ligaçao sendo Bi-Amp, havendo a possibilidade de fazer os cortes pelo Player ou Amp descataria a utilizaçao de Crossover. Por isso comprando TW e Mid separados, sem cross, fica mais barato.

 

Espero ter ajudado.

Abraço

 

Felipe, boa tarde

 

Analisei a sua idéia e me parece muito boa, mas tem um porém, como farei essa ligação sem crossover sendo que o highpass do amplificador e do player não cortam a frequência de maneira correta? Outrossim o amplificador cortará em no maximo 400hz, então para se valer do bi-amp terei de utilizar o crossover do tweeter, correto?

 

Mais uma coisa: Neste conjunto que você citou(helix p1 + p206), eu posso adicionar o midrange helix p203 para uma melhor qualidade? Caso positiva a resposta, onde encontraria o crossover 3 vias?

 

Agradeço sua atenção, abraço.

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu disse "havendo a possibilidade...", tem que ver se o Player ou Amp é capaz. Se nao cortar, ainda da pra fazer Bi-Amp utilizando cross.

Mas se for usar cross creio que nem precisa fazer Bi-Amp com kits Helix, pois ja sao bastante equilibrados segundo relatos.

 

A dica do Bi-Amp foi mais pra tentar solucionar o desequilibrio no som que vc afirma ter, ou baratear na aquisiçao de um novo Kit sem ter que levar o cross.

 

 

Quanto a sua duvida procura o PR_nor que ele deve saber te informar, ele é revendedor da Helix.

Melhor por e-mail, paulo.imaniche@yahoo.com.br O cara é de confiança e bastante imparcial nas respostas.

 

Quanto a outras marcas, procura o ianaconi ou o Capone_R2audio.

 

E pensa direito antes de partir pra um Kit 3 vias, pelo menos é o que mtos avisam aqui no forum, pois tera que por "peitinhos" de 3" na coluna do carro. Enfim dara algum trabalho pra ficar legal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ocorre que em determinadas trechos de musicas, o som fica "irritante" de certo modo, visto que em vozes forçadas(vocalista da banda Scorpions) em volumes não tão baixos parece que o tweeter acentua-se demais causando um encomodo aos que escutam o som na parte interna do veículo. Isto é característico de qual equipamento que utilizo?

 

 

É característica do cross-over do tweeter. Aquele divisorzinho é uma bosta, mas o tweeter é bom. Eu prefiro a solução mais complicada, que é ficar tentando vários cortes, fazer notch, L-PAD, Zobel, mudar o posicionamento, etc... Mas eu não descartaria a solução mais fácil, que é trocar o kit por um kit pronto.

 

Uma dica, se quizer apenas começar a brincar de tirar leite de pedra dos equipamentos que vc já tem, comece trocando o cross do tweeter por um capacitor de poliéster de 2,2UF, ou 3,3UF. Eu já usei o 1TW1 com capacitor de 2,2UF e mid-bass bravox CSP-50B. Ficou muito bom, fui até pro campeonato assim.

 

Edit: erro portugues

Editado por R2_luciano

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É característica do cross-over do tweeter. Aquele divisorzinho é uma bosta, mas o tweeter é bom. Eu prefiro a solução mais complicada, que é ficar tentando vários cortes, fazer notch, L-PAD, Zobel, mudar o posicionamento, etc... Mas eu não descartaria a solução mais fácil, que é trocar o kit por um kit pronto.

 

Uma dica, se quizer apenas começar a brincar de tirar leite de pedra dos equipamentos que vc já tem, comece trocando o cross do tweeter por um capacitor de poliéster de 2,2UF, ou 3,3UF. Eu já usei o 1TW1 com capacitor de 2,2UF e mid-bass bravox CSP-50B. Ficou muito bom, fui até pro campeonato assim.

 

Edit: erro portugues

 

Então pessoal, andei pesquisando e encontrei o pessoal da alchemy que faz crossover's. Penso em mandar fazer um 3 vias para tocar por enquanto o 1tw1 + p203 + csd e após alguns mezes quando entrar um pouco de cash trocar o 1tw1 pelo p1 e o csd pelo p206, ambos helix, o que acham da idéia? A questão dos "peitinhos" não será problema já que utilizo até mesmo doorpods selados(foi necessário recortar uma parte da lata da porta) e isso aumentou demais o rendimento dos csd, fiquei impressionado. E quanto a litragem dos peitinhos para o p203, saberiam me informar? Outra coisa, como ficaria a impedância deste sistema, ficaria em 4ohms já que todos os componentes são 4ohms?

 

Aguardo resposta e se possível me indiquem as frequencias recomendadas para o corte dos componentes: midbass, midrange e tweeter; penso em algo como 0hz-300hz, 200hz-4khz e 3,5khz-21khz. Utilizaria o corte do player para frequencias mais baixas do midbass como 63hz ou 80hz.

 

Aguardo e agradeço as respostas de todos.

 

Edit: meses com "z", risos.

Editado por Edge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...