Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

gustavorl

Lançamento - Vifa NE Cone de Madeira

Recommended Posts

Postado em

Tem outros modelos tambem.

Se não me engano o Massami usou os midbass no projeto que montou, parece que são muito bons. Pelo menos a linha (que creio) que estes subtituiram era bem aclamada, acho difícl não terem feito algo a altura.

Postado em (editado)

Vocês viram os parâmetros e a curva do mid 6,5'' ?

E o 3/4'' onde as curvas onaxis-30-45 ta tudo bem juntinho, ta prometendo hein....

Um amigo ta esperendo chegar o 3/4'' dele.

Logo teremos um relato

Editado por gustavorl
Postado em

Ah esse de 6.5 deu uma vontsde de testar hein....

Todas as linhas com esse tipo de cone, da vifa, me agradaram muito. Acho que acima dela soh a linha revelator da scan e a focal utopia be me agradaram mais....

Postado em

Todas as linhas com esse tipo de cone, da vifa, me agradaram muito. Acho que acima dela soh a linha revelator da scan e a focal utopia be me agradaram mais....

Fabio aproveitando, em termos de SPL e de resposta em baixas frequencias (abaixo dos 60Hz) qq voce ja escutou que desce mais/tanto quanto um scan revelator?

Postado em (editado)

Fábio, um amigo falou que ouvio na europa o XT18, e percebeu que tendia a colorir o som, em contra partida o Revelator é quase neutro ou livre de coloração.

Então ele escolheu comprar o Revelator 7''

Outro falante que ouvi dizer que é livre de coloração é os Brancos Accuton, só que 600 dolar cada, é duro hein. :vts

Editado por gustavorl
Postado em

eh eu tenho a mesma informação que voce sobre os accuton.... mas na prática não me lembro dos xt18 terem coloração... na verdade só me lembro que tocava bem.

ja os revelator, são top mesmo em quase todos os aspectos.

Cyro... cara vc ta falando em SPL ou em extensão? porque se for juntar os 2 quesitos, tem falante que resolve, mas sem as caracteristicas de um falante hi-fi...

eu mantenho a opinião:

CxB - Linha XT da Vifa e seus correlacionados.

Hi-Fi - JVC cone de madeira, Scanspeak Revelator, Focal Utopia Be

Queria ouvir os accuton para colocar na lista tb... não os descarto.

abs

Postado em

eh eu tenho a mesma informação que voce sobre os accuton.... mas na prática não me lembro dos xt18 terem coloração... na verdade só me lembro que tocava bem.

ja os revelator, são top mesmo em quase todos os aspectos.

Cyro... cara vc ta falando em SPL ou em extensão? porque se for juntar os 2 quesitos, tem falante que resolve, mas sem as caracteristicas de um falante hi-fi...

eu mantenho a opinião:

CxB - Linha XT da Vifa e seus correlacionados.

Hi-Fi - JVC cone de madeira, Scanspeak Revelator, Focal Utopia Be

abs

Quis dizer extensao e pressao sonora tambem. Fiquei impressionado com a extesando e o timbre do revelator. O mid parece um sub, desce muito e tem um timbre mto fiel... O Be tem caracteristicas parecidas?

Postado em (editado)

Ahhh tá fácil, uma caixa Kharma tem esse Mid:

http://www.kharma.com/ceramique/kharma_loudspeakers_ceramique_grand_ceramique_midi.php

Pena que custa 40k Euro :vts

No site tem a apresentação das caixas em Dubai, só shaik mesmo pra desembolsar $$$ pra um set desse naipe.

Review's:

http://www.kharma.com/reviews/reviews_scans.php

Editado por gustavorl
Postado em

fala gustavo, tudo certo mano?

gente comprei esses TW aki:

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_229_324&products_id=8927

to esperando chegar.

assim q fizer os primeiros testes ja posto aki o q achei dos TW.

falow galera :legal:

Postado em

Essa caixa custa, mas os falantes são bem mais baratos. Accuton inclusive tem tweeter de diamente que digamos, parece ser interessante o projeto.

Arisa, tem comentarios sobre a linha Discovery da Scan-Speak? E, citando Vifa como CxB, fica perto ou um pouco longe da Scan?

Postado em

Nao conheco a linha discovery... Nao de cabeca....

Vifa.... Tem coisa boa e coisa ruim. Gosto da linha xt e os tweeters ring radiator. Sim, da para usar ao inves do scanpeak. Tudo depende de projeto, instalacao etc. O que vcs ja sabem. Mas todos que citei sao apropriados para montar um hi-fi. O resultado final vai da sua experiencia, dedicacao...

Os falantes accuton nao sao tao caros, mas sao tao exoticos que da um medo mto grande de serem um fiasco e eu morrer com eles na mao.... Se fizessem uma compra coletiva a gente testava e depois decidia... Nao dah pra gastar 1500 dolares assim... Investimento arriscado demais

Abs

Postado em (editado)

Essa caixa custa, mas os falantes são bem mais baratos. Accuton inclusive tem tweeter de diamente que digamos, parece ser interessante o projeto.

Arisa, tem comentarios sobre a linha Discovery da Scan-Speak? E, citando Vifa como CxB, fica perto ou um pouco longe da Scan?

O Accuton TW Diamante, se não me engano é o que custa 2900 dólares cada na Madisound, puxado hein O.O

A respeito da diferença entre: Scan Revelator X Vifa's ( Disco / XT ) Analizaria assim:

- Vifa's custa por volta de U$100 ( De Entrada )

- Scan Revelator U$200 ( Intermediário )

- Scan Illuminator U$300 ( Top de Linha )

Dentro da Linha de Tweeters XT também rola isso: Entrada - Entry Level - Top

*Se não me engano, todos esses falantes, são de uma empresa só, e ela também é dona da Peerless.

Editado por gustavorl
Postado em (editado)

Os falantes accuton nao sao tao caros, mas sao tao exoticos que da um medo mto grande de serem um fiasco e eu morrer com eles na mao.... Se fizessem uma compra coletiva a gente testava e depois decidia... Nao dah pra gastar 1500 dolares assim... Investimento arriscado demais

É vero...

A Zaph Audio fez aquele teste de tweeter's, e segundo eles o Accuton de cerâmica U$262 que foi testado era muito caro perante seus concorrentes do mesmo nível e o resultado sonoro não foi o melhor deste grupo testado.

Editado por gustavorl
Postado em

Sim, é caro mesmo. Não é interessante pelo fato de ser diamante (ou por ser caro, que é com alguns pensam), mas tem a teoria do porque seria interessante feito com diamante. Da mesma forma os com berílio.

A "dona" é a Tymphany. Na verdade existe muita especulação que os falantes Vifa (creio que antes da linha NE, pelo menos) atuais são linhas antigas da Scan-Speak so com alterações cosméticas, e por aí vai. Mas não é algo que eu me preocupe muito.

Postado em (editado)

A "dona" é a Tymphany. Na verdade existe muita especulação que os falantes Vifa (creio que antes da linha NE, pelo menos) atuais são linhas antigas da Scan-Speak so com alterações cosméticas, e por aí vai. Mas não é algo que eu me preocupe muito.

Não duvido

Exemplo o Tweeter HDS da Peerless, hoje trocou o nome para Scan Speak Discovery modelo ......

Será que o projeto não era algum scan antigo, maquiaram e laçaram peerless, fez sucesso, depois volta como scan disco ? kkkkkkk

Editado por gustavorl
Postado em

Na verdade, o "diamante" não é diamante natural. É carbono clavado...

É interessante por ser uma estrutura MUITO rígida (provavelmente a ressonância do diafragma esteja centenas de vezes acima da faixa de áudio) e MUITO leve.

O caro dele é por ser um processo industrial caro e sem muita escala.

Postado em

Não duvido

Exemplo o Tweeter HDS da Peerless, hoje trocou o nome para Scan Speak Discovery modelo ......

Será que o projeto não era algum scan antigo, maquiaram e laçaram peerless, fez sucesso, depois volta como scan disco ? kkkkkkk

Provável que sim... requentar um produto já desenvolvido, aceito e com fornecedores já estabelecidos é bem mais barato e rentável.

Postado em

Na verdade, o "diamante" não é diamante natural. É carbono clavado...

É interessante por ser uma estrutura MUITO rígida (provavelmente a ressonância do diafragma esteja centenas de vezes acima da faixa de áudio) e MUITO leve.

O caro dele é por ser um processo industrial caro e sem muita escala.

Sim, certamente que sim. É como brocas e lâminas de diamante para perfuração e corte. Não é diamante natural, é apenas carbono tratado para ter a rigidez equivalente o diamante natural. Inclusíve se lapidar nem brilha.

Eu tenho um DVD da B&W aqui com alguns tech briefs interessantes, eles comentam sobre o porque de diamantes, formatos esféricos. O diamante apresenta um resultado mensurável bem próximo ao tweeter ideal simulado em computador com rigidez infinita, se não me falha a memória.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...