Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
wasdyn

SQ sem subwoofer

Recommended Posts

Olá, eu gostaria de saber se é possível montar um som de qualidade apenas se utilizando de um kit 3 vias, sem subwoofer. Existem kits 3 vias automotivos de no máximo umas 6,5" que conseguem reproduzir abaixo dos 20Hz até os 20kHz (algo como 18Hz a 20000Hz) com qualidade e uma potência relativamente boa? Como fica a caixa do woofer/midbass, a ideia seria colocá-lo em doorpods?

Apenas para citar, vi dois da Morel, um deles possui 200W RMS e responde a frequências de 20Hz a 25000Hz, mas é de 9"; o outro, de 6", tem resposta de frequência entre 25Hz e 25000Hz e 200W RMS.

Obs: sei que com um subwoofer fica bem mais fácil e talz, mas a dúvida é essa que foi postada.

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É dificil um 6.5" responder tão baixo. Alguns a partir de 40Hz, e a maioria fica melhor com um high pass em 60Hz.

Porém eu uso um 3 vias sem subwoofer no meu carro e consigo viver normalmente. Claro que você não tem SPL, faltam as notas mais baixas, mas é plenamente possível se você não for basshead.

Compartilhar este post

Link para o post

Dificilmente um subwoofer automotivo chega a responder 18Hz com qualidade e SPL bons.

O dia que um mid-bass fizer isso minha patroa coloca tudo que ela quizer no porta malas. [¨]

A boa notícia é que dificilmente as músicas têm freqüências abaixo dos 40Hz, então nem tudo está perdido.

Um falante (não sei dizer se é um woofer ou subwoofer) de 6,5'' bom pra kit 3 vias, que desce até os 40Hz, e aida tem um preço bacana é o Peerless SLS:

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_228_256&products_id=8234

Vc monta um kit 3 vias com cerca de R$1000,00, já com frete e impostos...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, eu gostaria de saber se é possível montar um som de qualidade apenas se utilizando de um kit 3 vias, sem subwoofer. Existem kits 3 vias automotivos de no máximo umas 6,5" que conseguem reproduzir abaixo dos 20Hz até os 20kHz (algo como 18Hz a 20000Hz) com qualidade e uma potência relativamente boa? Como fica a caixa do woofer/midbass, a ideia seria colocá-lo em doorpods?

Apenas para citar, vi dois da Morel, um deles possui 200W RMS e responde a frequências de 20Hz a 25000Hz, mas é de 9"; o outro, de 6", tem resposta de frequência entre 25Hz e 25000Hz e 200W RMS.

Obs: sei que com um subwoofer fica bem mais fácil e talz, mas a dúvida é essa que foi postada.

Desde já, obrigado.

Cara, pra ser sincero, o que vc tá querendo é "Utopia" hoje em dia. Você até pode conseguir um sistema assim, mas vai investir pesado em um kit duas vias e um ampli bom e, provavelmente ainda um HU de responsa um um processador de audio.

Até existem kits que toquem com ampla faixa de frequência, toquem gravezinho "bem", isso é característico dos mids MB Quart de linhas médias/superiores, mas dizer que vai substituir um subwoofer não é fácil...

Já deu uma olhada nos subwoofer de 6" da JL Audio?

Uma opção seria subs de 6" nas portas (Tang Band, JL, etc), com kit duas cias de 5" em pezihos e amplis...

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se ficaria legal cara, também vai de gosto né.

hoje em dia não consigo mais ouvir algo sem sub! pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Valew pelas respostas gente.

Em relação a esses de 6" da JL, conseguem descer até os 20Hz? E qual a litragem que pedem?

Valew.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a esses de 6" da JL, conseguem descer até os 20Hz? E qual a litragem que pedem?

Valew.

Considerando o ganho de cabine provavelmente sim, chegarão próximos aos 20Hz, agora, em relação a litragem...olha no manual que dá pra baixar pelo site da JL.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew.

Descer desce, mas num nível bem abaixo do restante da música.

Desculpe pela pergunta, mas vc sabe o que é 20Hz? Dentro de um carro, 20Hz começa a ser complicado mesmo com subwoofers maiores. Eu tô tentando chegar lá com um JL de 12'', ele chega com certa força, mas ainda embola bastante. Normalmente um bom sub de 10'' ou 12'' em selada tem freqüência de corte perto dos 40~~45Hz, e isso já é muito bom.

Agora deve ficar um sisteminha muito bom, com JL 6'' em pezinhos, peitinhos com falante de 4'' ou 3''(que desçam bem, como os legatia L3) e tweeters.

Dá uma olhada nos manuais da JL:

http://mobile.jlaudio.com/pdfs/13977.pdf

http://mobile.jlaudio.com/pdfs/6_8W0_MAN_pages.pdf

A caixinha selada do manual é 4,2L para o W3V3 e 5L para o W0. Dá tranquilamente para um pezinho ou door-pod.

Compartilhar este post

Link para o post

esse é um tema intereçante.

eu particularmente nao abro mao de usar sub, mas creio q tenha como fazer um sistema,

bastante satisfatorio em 3 vias , isso se vc nao for um afeccionado por graves.

e outra se vc quer que o sistema deça tanto, esqueça 3 vias sem sub, é impossivel chegar nessas frequencias q vc citou. como ja foi dito pouquissimos

subs conceguem reporoduzier tais frequencias com qualidade e SPL razoalvel.

ja vi fotos de um projeto com sub de 8" na porta e mid bass de 6" no pezinho,

mas nao é muito facil fazer um instalaçao dessas, visto que o tratamento acustico

da porta tem q ser muito bem feito, e vc vai ter q fzer um doorpod enoooorme pra fazer

um sub render bem na porta(e ainda depende muito da porta do seu carro)

outra opçao (que tambem depende do espaço do seu carro) é instalar mid bass de 6" na porta

e colocar 2 subs de baixo dos bancos, nesse caso teria q ser sub slim ou algum sub bem pequeno de 6" ou 8"(depende do carro msm)

mas msm assim creio q com sorte(muita sorte) o maximo q vc vai conceguir é descer até uns 35hz,

bom é isso espero ter ajudado de alguma forma. boa sorte no futuro projeto. abraço :legal:

edit: erros de português

Editado por EMILIO_RF

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que percebi vc não é aficcionado por graves entao se colocar um Hybrid Audio Legatia L1ProSE + L6 em portas tratadas acredito que ficará satisfeito, pois já vi estes medios tocando horrores cortados a 31Hz e não fizeram nada feio, eu conseguiria sobreviver perfeitamente com um kit destes na porta sem sub e não era 3way!

Um lance que vale ser observado, se colocar um 3way talvez sinta mais falta do grave do que um 2way, pois a voz em cima do painel vai ficar muito mais presente, mais forte e clara, com isto muito provavelmente vai reforçar a carencia dos graves..

Colocando um parzin de 6" da JL embaixo de cada banco da pra fazer um som bacana, dependendo do seu carro coloca uma par de free air no tampao atrás, só para dar um reforço nos graves..

Compartilhar este post

Link para o post

Descer desce, mas num nível bem abaixo do restante da música.

Desculpe pela pergunta, mas vc sabe o que é 20Hz? Dentro de um carro, 20Hz começa a ser complicado mesmo com subwoofers maiores. Eu tô tentando chegar lá com um JL de 12'', ele chega com certa força, mas ainda embola bastante. Normalmente um bom sub de 10'' ou 12'' em selada tem freqüência de corte perto dos 40~~45Hz, e isso já é muito bom.

Agora deve ficar um sisteminha muito bom, com JL 6'' em pezinhos, peitinhos com falante de 4'' ou 3''(que desçam bem, como os legatia L3) e tweeters.

Dá uma olhada nos manuais da JL:

http://mobile.jlaudio.com/pdfs/13977.pdf

http://mobile.jlaudio.com/pdfs/6_8W0_MAN_pages.pdf

A caixinha selada do manual é 4,2L para o W3V3 e 5L para o W0. Dá tranquilamente para um pezinho ou door-pod.

Tenho uma leve noção do que são 20Hz. Tenho ligado ao pc um home-theater maomenos (acho que é algumas daquelas marcas populares, tipo britânia, coby e essas que quebram um galho) que possui um subwoofer e alguns arquivos com várias frequências. Coloquei para reproduzir o de 20Hz e para ser bem sincero tive que aumentar muito o volume para escutar alguma coisa e, mesmo assim, não tenho certeza se eu "senti" o som ou se eu realmente o escutei. Depois coloquei um de uns 31Hz e, aí sim, pude ter certeza de que escutei. Aí não sei se não escutei os 20Hz porque o sub é pequeno (deve ter lá suas 6") e de marca maomenos ou se é porque realmente não consigo escutar tal frequência.

Deixa eu aproveitar e te perguntar uma coisa, tenho no pc um programinha chamado biwavagen (ou algo do tipo, não estou no meu pc agora) e, com ele, consigo simular frequências. Entretanto, não sei se posso confiar muito nesse programa, uma vez que com ele consegui escutar frequência de 16Hz (menos que isso eu nem tentei, mas acho que também ouviria) e também acima dos 22kHz. Já com os arquivos de som que tenho no pc, os 20Hz eu não tenho certeza se escutei ou se "senti", enquanto que os 20kHz eu realmente não consegui escutar. Então lhes pergunto: esse programinha que simula frequências realmente é confiável ou não?

Valew.

Pelo que percebi vc não é aficcionado por graves entao se colocar um Hybrid Audio Legatia L1ProSE + L6 em portas tratadas acredito que ficará satisfeito, pois já vi estes medios tocando horrores cortados a 31Hz e não fizeram nada feio, eu conseguiria sobreviver perfeitamente com um kit destes na porta sem sub e não era 3way!

Um lance que vale ser observado, se colocar um 3way talvez sinta mais falta do grave do que um 2way, pois a voz em cima do painel vai ficar muito mais presente, mais forte e clara, com isto muito provavelmente vai reforçar a carencia dos graves..

Colocando um parzin de 6" da JL embaixo de cada banco da pra fazer um som bacana, dependendo do seu carro coloca uma par de free air no tampao atrás, só para dar um reforço nos graves..

Realmente não sou aficcionado por graves, mas desejo que eles estejam lá, que todas as frequências presentes na música sejam reproduzidas pelos falantes.

Essa idéia de colocar um sub embaixo do banco realmente é boa. Um bom sub de 6" consegue descer quanto mais ou menos? E a litragem, quantos litros em média eles pedem?

Valew.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma leve noção do que são 20Hz. Tenho ligado ao pc um home-theater maomenos (acho que é algumas daquelas marcas populares, tipo britânia, coby e essas que quebram um galho) que possui um subwoofer e alguns arquivos com várias frequências. Coloquei para reproduzir o de 20Hz e para ser bem sincero tive que aumentar muito o volume para escutar alguma coisa e, mesmo assim, não tenho certeza se eu "senti" o som ou se eu realmente o escutei. Depois coloquei um de uns 31Hz e, aí sim, pude ter certeza de que escutei. Aí não sei se não escutei os 20Hz porque o sub é pequeno (deve ter lá suas 6") e de marca maomenos ou se é porque realmente não consigo escutar tal frequência.

Deixa eu aproveitar e te perguntar uma coisa, tenho no pc um programinha chamado biwavagen (ou algo do tipo, não estou no meu pc agora) e, com ele, consigo simular frequências. Entretanto, não sei se posso confiar muito nesse programa, uma vez que com ele consegui escutar frequência de 16Hz (menos que isso eu nem tentei, mas acho que também ouviria) e também acima dos 22kHz. Já com os arquivos de som que tenho no pc, os 20Hz eu não tenho certeza se escutei ou se "senti", enquanto que os 20kHz eu realmente não consegui escutar. Então lhes pergunto: esse programinha que simula frequências realmente é confiável ou não?

Valew.

Realmente não sou aficcionado por graves, mas desejo que eles estejam lá, que todas as frequências presentes na música sejam reproduzidas pelos falantes.

Essa idéia de colocar um sub embaixo do banco realmente é boa. Um bom sub de 6" consegue descer quanto mais ou menos? E a litragem, quantos litros em média eles pedem?

Valew.

Acredito que toque seus 40Hz, não podemos exigir muito deles...

Mas fique tranquilo praticamente 95% das musicas tocam frequencias acima de 35Hz...

E a maioria das musicas pop que tem batidas continuas são entre 50 e 80Hz, entao ele vai resolver bem seu problema.

Uma caixa pra ele deve ser aprox. 5 litros...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q dá para fazer um sistema sem sub com um mid de 8", 9" e até de 10".

Já vi alguns projetos no diyma desse nível.

Para mid de 8" rola utilizar o mid dynaudio mw172;

De 9" tem o morel elate que vc citou!

E de 10" tem o dynaudio mw182's, ele é um midwoofer mesmo, mais fino que um sub normal de 10".

Tem mids de 8" tbm da seas.

Ai é só colocar um midrange de 4" ou 4,5" na coluna com um tweeter e fechou!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q dá para fazer um sistema sem sub com um mid de 8", 9" e até de 10".

Já vi alguns projetos no diyma desse nível.

Para mid de 8" rola utilizar o mid dynaudio mw172;

De 9" tem o morel elate que vc citou!

E de 10" tem o dynaudio mw182's, ele é um midwoofer mesmo, mais fino que um sub normal de 10".

Tem mids de 8" tbm da seas.

Ai é só colocar um midrange de 4" ou 4,5" na coluna com um tweeter e fechou!

Abs

Entendi. Aí o ideal seria utilizar pezinhos né? Pois acredito que ficaria complicado colocar um falante de 9" na porta do carro, seria difícil atingir uma boa litragem em dorpoods mais comportados.

Brigadão, já anotei os falantes aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu ver acho melhor colocar um sub de 8" na mala do que fazer pezinhos no carro..

Se seu carro for um utilitario rola de colocar 8" na porta sem problemas..

Eu tenho um DLS Iridium 8.2, se tiver interesse manda MP!

Compartilhar este post

Link para o post

Valew.

Meu irmão tem um home LG, e pra falar a verdade, a resposta dele é quase nula abaixo dos 60Hz. Mas se vc coloca um uma frequencis, de 10Hz que seja, vc ouve um grave, mas é só a distorção, que passa dos 20% fácil. Um som no carro, se chegar firme aos 40Hz, já é muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...