Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Daniel Paiva

Som de qualidade para Peugeot 207

Recommended Posts

Pessoal, vou contar minha breve historia para vcs entenderem o que estou passando e NINGUEM, mas NINGUEM consegue resolver meu problema aqui em Uberlandia. Eu acho FOD@ porque o povo daqui sabe instalar o som no carro (ligar os cabos), mas nao entendem NADA de som. Vamos lá:

 

Eu tinha um FIESTA HATCH. E nele, eu tinha:

 

- CD/MP3 player XPLOD da sony cdx-r3707 (antigo).

- 4 falantes médios Bravox 80 RMS cada (ligados no player)

- 4 tweeters (2 neopoint bravox e 2 Leson) ligados no player

- 1 sub de 12 200 RMS bravox

- 1 potencia stetsom de 200 RMS para tocar o sub.

 

Quando eu tinha a configuração acima, o som me atendia perfeitamente. Nao havia distorção e eu chegava num nivel de volume desejado (dentro do carro) e com qualidade boa. Eu estava super satisfeito. Daí veio o problema:

 

Meu player estragou. Comprei outro Sony (este com USB) modelo CDX-GT817UX e fiz a mesmíssima ligação acima. Nada mudou além do player. Resultado: um som HORRIVEL, com distorção a partir do momento em q eu atinjo um determinado volume.

 

Aí o que eu fiz em seguida: pensei que a potencia do player em si nao era suficiente para meus falantes. Entao comprei uma potencia de 4 canais stetsom para ligar os falantes (2 saidas frontais de 60 RMS e 2 traseiras de 50 RMS). Esta potencia possui filtros high-pass frontal e low-pass traseiro. Mas ambos os filtros estao desligados. Resultado: o som continuou a mesma porcaria... distorcendo quando atinjo um determinado volume. Aí, atualmente, eu troquei de carro. Estou com um 207 Passion (sedam). E a aparelhagem continua a mesma... exceto os 2 falantes traseiros que eu tive que trocar. Coloquei 2 selenium triaxiais de 50 RMS cada e removi os 2 twiters da leson (deixei os 2 neopoint na frente).

 

PERGUNTA Q NINGUEM CONSEGUE RESPONDER: O QUE QUE EU FAÇO PARA ACABAR COM ESSAS DISTORÇÕES? TROCO O PLAYER? DEVO COMPRAR UM CROSSOVER? JOGO TUDO NO LIXO E COMPRO TUDO DIFERENTE? ME AJUDEM POR FAVOR!

 

Obrigado

 

Daniel

Editado por Daniel Paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel, qual a marca e modelo do amplificador (potência, como vc. fala)? E como ela está ligada (via RCA ou fio)? Qual a regulagem dela (ganhos, filtros, etc)? Pode ser muita coisa, desde falantes estourados, ligação errada, fora de fase, problemas de alimentação do amplificador... se vc. tirar umas fotos do amplificador e da ligação/botões dele ajuda tbem. Não creio que seja o caso de trocar o player não, o Sony é bom para o que você quer, o problema provavelmente está em outro lugar. Eu aposto 99% das minhas fichas em um equipamento defeituoso ou instalação mal-feita...

 

 

abs, e manda mais informações pra gente te ajudar, blz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Comprei outro Sony (este com USB) modelo CDX-GT817UX e fiz a mesmíssima ligação acima

O princípio de tudo. Já tentou em alguma instaladora, etc, colocar outro player no lugar para ver como se comporta ?

Nessa vc já exclui a possibilidade do seu player (saídas) estar com problema ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel, qual a marca e modelo do amplificador (potência, como vc. fala)? E como ela está ligada (via RCA ou fio)? Qual a regulagem dela (ganhos, filtros, etc)? Pode ser muita coisa, desde falantes estourados, ligação errada, fora de fase, problemas de alimentação do amplificador... se vc. tirar umas fotos do amplificador e da ligação/botões dele ajuda tbem. Não creio que seja o caso de trocar o player não, o Sony é bom para o que você quer, o problema provavelmente está em outro lugar. Eu aposto 99% das minhas fichas em um equipamento defeituoso ou instalação mal-feita...

 

 

abs, e manda mais informações pra gente te ajudar, blz?

 

Stetsom 4 canais: http://www.stetsom.com.br/br/DetalhesProduto.aspx?c=8167&cat=4641

Stetsom 2 canais: que ligo o sub em bridge http://www.stetsom.com.br/br/DetalhesProduto.aspx?c=8169&cat=4641

 

Ambos estao ligados ao player via RCA. Ou seja, 1 par de rca para o sub e outros 2 pares de RCA para os falantes das portas. Nenhuma das potencias possui filtro ativado. Somente uso o filtro de low-pass que tem no proprio aparelho atual sony. Este aparelho nao tem filtro high-pass. O que eu acho q acontece é q os graves nesses falantes estao fazendo os mesmos distorcerem. A regulagem de ganho eu nao sei te informar como está. Acredito q os falantes nao estejam estourados.

 

Eu aposto que o problema possa estar na instalacao ou no player, uma vez q, apenas trocando o player, o problema apareceu. Eu mesmo troquei o player. E o chicote do antigo para o novo é o mesmo. Ou seja, NADA mudou, só o player (no inicio). Depois veio a nova potencia e o novo carro com novos falantes traseiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O princípio de tudo. Já tentou em alguma instaladora, etc, colocar outro player no lugar para ver como se comporta ?

Nessa vc já exclui a possibilidade do seu player (saídas) estar com problema ou não.

 

Hoje mesmo eu fui numa instaladora... mas como te disse, os caras nao manjam mierda nenhuma. Colocamos um novo player sony, q tinha bluetooth. Mas nem tentamos configura-lo. De cara deu o mesmo problema de distorcao. E instalamos um dvd player pioneer, mas nao deu pra testar pq eu acho q o player tava com defeito (era usado). Enfim... posso dizer q nem testamos outro player direito. Mas eu ja perdi a crença. Aqui em uberlandia nao tem NINGUEM q entende de som automotivo. Por isso procuro ajuda de vcs aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta explicar como é essa distorção. É nos graves, médios ou agudos? Vêm dos falantes dianteiros ou traseiros?

 

Ah! Liga o filtro HP dos falantes frontais, isso pode resolver o problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenta explicar como é essa distorção. É nos graves, médios ou agudos? Vêm dos falantes dianteiros ou traseiros?

 

Ah! Liga o filtro HP dos falantes frontais, isso pode resolver o problema.

 

Meu player vai até o volume 30. Até o volume 20, o som fica perfeito. Porem, nao é o volume desejado q eu quero chegar. A partir do 21 e 22, os falantes começam a distorcer (todos - exceto subwoofer, claro). Um twitter meu ja queimou... Nao sei te dizer se a distorcao é no grave, medio ou agudo. Mas eu imagino q é no grave. Afinal, meus falantes sao feitos para medios e agudos, eu acredito. Eu gostaria de chegar ao volume 25 ou 26 sem distorção. É o volume desejado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, do começo :

Ajuste de sensibilidade de amplificador (também chamado de ganho)

É fácil... procure a parte "1º modo, de ouvido:"

Faça isso antes de tudo. Depois continuamos o assunto.

Lance chato de tudo....

CD 4850:

STEREO 4 Ohms 2 x 50 + 2 x 60W.

CD 2720:

BRIDGE 4 Ohms 1 x 200W ou BRIDGE 2 Ohms 1 x 300W.

Antes de qualquer coisa. Não estou aqui para desmerecer equipo de ninguém... apenas ajudar. E infelizmente, a crítica faz parte.

Seus falantes:

- 4 falantes médios Bravox 80 RMS cada.

A CD4850, se chegar, o que eu duvido muito, ao especificado pelo manual, daraia 50 ou 60Wrms para empurrar falantes de 80Wrms cada. Fato que irá distorcer. Procure sobre o assunto "headroom" para vc entender melhor. Enfim, esse amp trabalhando no talo, enviará o talo de distorção para cima do falante. E fora que mal deve empurrar esses falantes.

Eu já tive um modelo parecido desse stesom. Só que era vermelho. É muito ruim esse amp. É fato que ele não entrega o que diz e gera distorção. Se vc colocar um fosgate 4.6 no lugar dele, vc ficará impressionado com a diferença. Tanto na qualidade, quanto potência, sendo que a potência por canal é praticamente a mesma.

Enfim, antes de tudo, regule corretamente o ganho, e faça cortes HP nesses falantes. Deixando full, vc envia todas as frequências para o falante. Estraga o falante, distorce, enfim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leia o tópico do Royo:

 

HEADROOM:

Literalmente, espaço livre para cima; folga; reserva.

 

Diferença entre o nível típico (nominal) e nível máximo de operação (limiar do clipping). Expressa a capacidade de um sistema de reproduzir picos de sinal sem distorcer, e quanto maior esse valor, melhor. Sendo uma simples relação entre valores, não há um nível de referência associado, sendo expresso em dB, tanto podendo se referir a tensão (voltagem) como potência. Ex.: uma linha que trabalhe em +4 dBu e que clipa em +20 dBu tem 16 dB de headroom (20 - 4 = 16). Esses 16 dB tanto podem ser de potência como de tensão.

Clique aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, do começo :

Ajuste de sensibilidade de amplificador (também chamado de ganho)

É fácil... procure a parte "1º modo, de ouvido:"

Faça isso antes de tudo. Depois continuamos o assunto.

Lance chato de tudo....

CD 4850:

STEREO 4 Ohms 2 x 50 + 2 x 60W.

CD 2720:

BRIDGE 4 Ohms 1 x 200W ou BRIDGE 2 Ohms 1 x 300W.

Antes de qualquer coisa. Não estou aqui para desmerecer equipo de ninguém... apenas ajudar. E infelizmente, a crítica faz parte.

Seus falantes:

- 4 falantes médios Bravox 80 RMS cada.

A CD4850, se chegar, o que eu duvido muito, ao especificado pelo manual, daraia 50 ou 60Wrms para empurrar falantes de 80Wrms cada. Fato que irá distorcer. Procure sobre o assunto "headroom" para vc entender melhor. Enfim, esse amp trabalhando no talo, enviará o talo de distorção para cima do falante. E fora que mal deve empurrar esses falantes.

Eu já tive um modelo parecido desse stesom. Só que era vermelho. É muito ruim esse amp. É fato que ele não entrega o que diz e gera distorção. Se vc colocar um fosgate 4.6 no lugar dele, vc ficará impressionado com a diferença. Tanto na qualidade, quanto potência, sendo que a potência por canal é praticamente a mesma.

Enfim, antes de tudo, regule corretamente o ganho, e faça cortes HP nesses falantes. Deixando full, vc envia todas as frequências para o falante. Estraga o falante, distorce, enfim...

 

Agora que vc disse q meu equipamento é ruim (e eu nao acho isso uma ofensa), eu queria q vc me dissesse qual equipamento é BOM. Falantes, potencias, etc. Se for o caso de trocar, eu posso pensar no caso. O que eu poderia manter? o q eu deveria trocar? Ah, e um detalhe... a potencia q eu uso pro sub é a vermelha tambem!!! Só a de 4 canais q é branca mesmo.

 

Sabe o q é mto estranho? No meu player antigo, eu ligava esses falantes de 80 RMS bravox na saida do proprio player, q deveria ser fraquissima! E nao distorcia. Como vc explica isso?

 

Obrigado!

Editado por Daniel Paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel, a saída dos players modernos não é tão 'fraquinha' quanto dos players antigos; não sabia qual amp você tinha, mas se é este, grandes chances da saída do player tocar melhor e sem distorção. Pode ser, inclusive, que você fique feliz com os mesmos falantes que tem hoje, apenas ligados na saída amplificada do Sony... é sério, o amp interno destes players têm em média 15 a 20w RMS por canal, mas a distorção é menor que a de um amp ruim, dentro da mesma faixa de potência. Já tive amigos na sua situação (um amp ruim ligado num player mediano), e fez toda a diferença do mundo tirar o amp da jogada.

 

Ando meio por fora de amps novos, recomendo (assim como foi sugerido já) um Fosgate 4.6x bem conservadinho; se for pra investir em um amp moderno, eu arriscaria um Hertz EP4 ou algo nesta faixa (aí, deixo a bola pros outros foristas, que estão testando amps recentes e podem dar uma idéia, nesta faixa de preços). Um bom amp 4 canais supre as necessidades deste sistema (vc. pode manter os falantes traseiros direto no player, e usar os dianteiros e o sub no amp), tranquilamente... qqer bom amp com 4x50w RMS reais a 4 ohms, que possa ser ligado em bridge, dá um bom UP aí. Outra coisa, se for trocar de amp, revise as conexões... alimentação, RCAs, etc. Se não tiver uma loja boa por aí, procure indicações nas cidades próximas (peça pro pessoal daqui, certamente alguém conhece uma loja razoável), ou mesmo faça você mesmo (eu comecei assim, de tanto passar raiva com instalador preguiçoso/mal-informado).

 

abs, e qqer coisa, estamos por aqui! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Riquati chegou primeiro... hehehehe

Daniel, infelizmente é a realidade. Passei por isso com o carro do meu velho.... pioneer + coaxial pioneer (frente)/ coaxial nar (atrás). Afirmo, tive a bela idéia de colocar um amp Falcon na jogada. Fiquei uma semana aguentando meu velho reclamar do som. Resumindo... falcon foi parar no mato e meu pai está na santa paz.

Amp melhor que stetsom, tem as pencas. Vc pode optar por usado / conservado. Pode ir no Blau, RF, Jvc, Hertz, tudo depende do quanto pretende gastar com um amp 4 canais. Depois vc parte para os graves se achar que precisa.

 

Agora, tem um problema nessa história pelo jeito. Segundo vc:

Meu player estragou. Comprei outro Sony (este com USB) modelo CDX-GT817UX e fiz a mesmíssima ligação acima. Nada mudou além do player. Resultado: um som HORRIVEL, com distorção a partir do momento em q eu atinjo um determinado volume.

Se vc só tirou um, e colocou o outro, tem coisa errada aí. Se foi antes do stetsom, tem boi na linha. Mesmo assim, se livre desse stetsom. Pelo menos o 4 canais. Do resto, normal.

Um teste interessante que vc mesmo pode fazer, seria ligar os falantes direto na amplificada do player. E sendo assim, como o Riquati já comentou, aproveita e reveja o chicote do player/carro, ligações, etc. Tem carro, que só depois que vc isola o chicote do mesmo e liga o player direto na bat, é que vem o sossego.

 

O problema de "ES"talador, além da preguiça e só enxergar $$ na frente, é que eles ainda teimam no 2+2=4. Isso não existe em som. Cada caso é um caso. Tem carro novo e caro que tem tanta parafernália imbecil sem sentido, que é um inferno. Dá ruído, etc... vc acaba tendo que burlar toda a fiação original se quiser ter sossego.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Riquati chegou primeiro... hehehehe

Daniel, infelizmente é a realidade. Passei por isso com o carro do meu velho.... pioneer + coaxial pioneer (frente)/ coaxial nar (atrás). Afirmo, tive a bela idéia de colocar um amp Falcon na jogada. Fiquei uma semana aguentando meu velho reclamar do som. Resumindo... falcon foi parar no mato e meu pai está na santa paz.

Amp melhor que stetsom, tem as pencas. Vc pode optar por usado / conservado. Pode ir no Blau, RF, Jvc, Hertz, tudo depende do quanto pretende gastar com um amp 4 canais. Depois vc parte para os graves se achar que precisa.

 

Agora, tem um problema nessa história pelo jeito. Segundo vc:

 

Se vc só tirou um, e colocou o outro, tem coisa errada aí. Se foi antes do stetsom, tem boi na linha. Mesmo assim, se livre desse stetsom. Pelo menos o 4 canais. Do resto, normal.

Um teste interessante que vc mesmo pode fazer, seria ligar os falantes direto na amplificada do player. E sendo assim, como o Riquati já comentou, aproveita e reveja o chicote do player/carro, ligações, etc. Tem carro, que só depois que vc isola o chicote do mesmo e liga o player direto na bat, é que vem o sossego.

 

O problema de "ES"talador, além da preguiça e só enxergar $$ na frente, é que eles ainda teimam no 2+2=4. Isso não existe em som. Cada caso é um caso. Tem carro novo e caro que tem tanta parafernália imbecil sem sentido, que é um inferno. Dá ruído, etc... vc acaba tendo que burlar toda a fiação original se quiser ter sossego.

 

Como eu ja disse anteriormente, antes desse stetsom de 4 canais, eu ja havia testado os falantes no amp do player. Nao fica bom tb. Mesmo problema... som distorcido.

 

Se fosse pra desconsiderar o som q eu tenho. Se for pra montar um som do zero. O q me indicariam? qual player? quais falantes e qual amp? Mas eu quero coisa boa... que tenha boa fidelidade, que abranja todas as frequencias e que tenha um volume ALTO mas só pra dentro do carro. Nao é possivel q seja tao dificil montar um conjunto de qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fosse pra desconsiderar o som q eu tenho. Se for pra montar um som do zero. O q me indicariam? qual player? quais falantes e qual amp? Mas eu quero coisa boa... que tenha boa fidelidade, que abranja todas as frequencias e que tenha um volume ALTO mas só pra dentro do carro. Nao é possivel q seja tao dificil montar um conjunto de qualidade.

 

É difícil dar um projeto pronto sem idéia de valor. Mas só pra vc ter uma idéia: Eu participei de um campeonato com a seguinte configuração:

Player LG 6710, amp Blaupunkt GTA4, tweeter selenium 1TW1, mid-bass bravox CS50B e sub JL12W0 e fiação xing ling. Sisteminha que não saiu mais do que R$1500,00 em equipamentos. Cheguei em oitavo, entre os 20 competidores, considero uma boa colocação, levando em conta a simplicidade do projeto.

 

 

Mas no seu caso não precisa jogar tudo fora e começar denovo. Como vc estava satisfeito antes, então sabemos que nível de qualidade vc quer chegar.

Vc trocou o Player e o novo distorce muito. A solução é colocar um amplificador externo. Mas não adianta colocar um amp tipo booster, pois ele usa a saída amplificada e distorcida do player, e amplifica toda a distorção. Solução definitiva é trocar o amplificador por um bom de SQ.

 

-Audiobank 4060

-Audiobank 4100

-Hurricane 4.120

-Sound Magus CK75

-Audiophonic Club

-Alpine F250

-Hertz EP4

-Helix DB Four

 

Essas são opções de amps novos

 

 

-Fosgate 4.6

-JVC6500

-Alpine (vários modelos)

 

Esses usados caem bem também, entre muitos outros.

 

Minha sugestão, dentre os citados, é o Audiobank 4100, pois já foi usado com sucesso por vários users, tem preço, qualidade e alguma potência.

 

Como vc falou que um tweeter queimou (distorção simplesmente destrói tweeters), minha sugestão é trocá-los pelo selenium 1TW1, que é muito bom.

 

Tratamento acústico nas portas também ajuda bastante o mid a não distorcer nas frequencias mais baixas, se vc encontrar alguém que faça, não hesite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu ja disse anteriormente, antes desse stetsom de 4 canais, eu ja havia testado os falantes no amp do player. Nao fica bom tb. Mesmo problema... som distorcido.

 

Se fosse pra desconsiderar o som q eu tenho. Se for pra montar um som do zero. O q me indicariam? qual player? quais falantes e qual amp? Mas eu quero coisa boa... que tenha boa fidelidade, que abranja todas as frequencias e que tenha um volume ALTO mas só pra dentro do carro. Nao é possivel q seja tao dificil montar um conjunto de qualidade.

Dificil não é mesmo, basta voce ter dinheiro pra isso e um minimo de conhecimento adquirido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel, para um sq simples que vc busca, para que trocar de player ? Ele possui 24bits, 3 pares rca 4v, usb (se vc usa), eq simples, bla bla bla... para que trocar ? Está louco de bom.

E outra, vc nem sabe se o problema é ele realmente. Eu acredito que não seja. Só se deu pau.

Vc corta os falantes de qual maneira ? Pelo player ? Pelo amp ? Capacitores ? Se não corta, ferra.

Eu procuraria primeiro descobrir se realmente é ele, ou os falantes. Só depois iria me preocupar com outra coisa. Arranca ele fora. Revise o chicote, etc, e ligue qualquer falante nele como teste. Vá com calma que foi encontra a causa. E evita jogar dinheiro fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes...

 

Antes de tudo, retire a frente do rádio e com algo pontiagudo, aperte o botão reset.

Ligue o aparelho e desative o subwoofer.

Depois verifique se os canais estereo correspondem ao ajuste de fader e balance no seu rádio

(frente/tras e direita/esquerda), senão, ligue os cabos do amplificador de 4 canais corretamente.

Lembrando, que os falantes frontais devem ser ligados nos canais front do amplificador

e os traseiros nos canais rear.

 

No amplificador de 4 canais, deixe o ganho (level) no mínimo dos canais front e rear.

Na parte debaixo do amplificador (tampa inferior), deixe a chavinha Low pass filter no OFF e

a chavinha Hi pass filter no ON.

Já que seu rádio não tem corte de High pass, o jeito é cortar os graves somente dos falante frontais no amp,

e deixar os traseiro com pouco ganho para não distorcer.

 

No rádio, desligue a função BBE, o DSO e desligue equalizador (off). BBE e DSO "zoam" um pouco o som... rs

Aumente o volume até o 25~26 (que vc gostaria). Verifique se há distorção, senão, no amp de 4 canais,

ajuste o ganho (level) dos canais frontal (front) até que não escute distorções e faça o mesmo

para os canais traseiro (rear).

 

Por último, deixe o ganho amplificador de 2 canais (mono) no zero. Embaixo do amp,

coloque a chavinha Low Pass Crossover no ON, gire a chave do crossover em 80Hz ou pouco mais,

ative o sub no rádio e ajuste o ganho.

 

Tem que melhorar depois de tudo isso !

 

ab

Editado por Neu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes...

 

Antes de tudo, retire a frente do rádio e com algo pontiagudo, aperte o botão reset.

Ligue o aparelho e desative o subwoofer.

Depois verifique se os canais estereo correspondem ao ajuste de fader e balance no seu rádio

(frente/tras e direita/esquerda), senão, ligue os cabos do amplificador de 4 canais corretamente.

Lembrando, que os falantes frontais devem ser ligados nos canais front do amplificador

e os traseiros nos canais rear.

 

No amplificador de 4 canais, deixe o ganho (level) no mínimo dos canais front e rear.

Na parte debaixo do amplificador (tampa inferior), deixe a chavinha Low pass filter no OFF e

a chavinha Hi pass filter no ON.

Já que seu rádio não tem corte de High pass, o jeito é cortar os graves somente dos falante frontais no amp,

e deixar os traseiro com pouco ganho para não distorcer.

 

No rádio, desligue a função BBE, o DSO e desligue equalizador (off). BBE e DSO "zoam" um pouco o som... rs

Aumente o volume até o 25~26 (que vc gostaria). Verifique se há distorção, senão, no amp de 4 canais,

ajuste o ganho (level) dos canais frontal (front) até que não escute distorções e faça o mesmo

para os canais traseiro (rear).

 

Por último, deixe o ganho amplificador de 2 canais (mono) no zero. Embaixo do amp,

coloque a chavinha Low Pass Crossover no ON, gire a chave do crossover em 80Hz ou pouco mais,

ative o sub no rádio e ajuste o ganho.

 

Tem que melhorar depois de tudo isso !

 

ab

 

Vou tentar seguir seus passos... depois posto os resultados.

Mas ainda restam algumas duvidas:

 

O twiter q tenho é de 30 RMS se nao me engano. Ele fica ligado à saida da potencia junto com o falante dianteiro respectivo. A saida dianteira, é de 60 RMS. Seria muita potencia para um twiter de menor potencia, certo? Entao eu pensei q poderia ligar somente o twiter na saída do player mesmo, onde a potencia nao chega aos 30 RMS... mas aí nao teria nenhum tipo de corte de frequencia. Nesse caso, o q seria melhor? Onde ligo o twiter?

 

Sobre o corte de frequencia do sub... eu tenho opção de cortar e regular na potencia, ou cortar no player. Eu acho mais pratico o corte no player, q pode ser nos 80 Hz ou nos 125Hz. O q vc acha disso?

 

Minhas potencias estao "embutidas" no porta malas. E para ligar ou desligar os filtros eu tenho q desparafusa-las.... é meio complicado, mas vou fazer isso pra ligar o high-pass da potencia branca (a vermelha é do sub).

 

Eu deixava o DSO ligado no 1. Vou deixar desligado. o EQ3 eu ja deixava no OFF mesmo, pq eu curto ouvir o som como ele é, sem alterações de equalização.

 

Obrigado até agora pelas dicas pessoal! Acho que realmente este som me atende e o problema está em "algum lugar" aí...

 

Ah... e sobre a instalação... inicialmente, fui eu mesmo quem fiz. Afinal, eu nao sou tao "lezado" assim nao. Eu manjo um pouco (afinal, me formei em engenharia elétrica kkkk). Eu só levo nesses lugares pra instalar, pq os caras manjam mais sobre montar e desmontar o carro em si. (OU NAO NÉ?).

 

Abraços

 

Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o antigo player fazia o corte para o stereo, e esse novo não faz. Por isso a distorção !

Desligue o BBE do rádio tb.

 

O tweeter pode manter no amplificador, se quer atenuar os tweeters, um L-Pad deve resolver:

http://www.autosom.net/artigos/lpad.htm

Só não utilize resistor verde no L-Pad !

 

Na verdade, faltam crossovers para seu som. Se for gastar com crossovers, melhor guardar para um kit 2/3 vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o antigo player fazia o corte para o stereo, e esse novo não faz. Por isso a distorção !

Desligue o BBE do rádio tb.

 

O tweeter pode manter no amplificador, se quer atenuar os tweeters, um L-Pad deve resolver:

http://www.autosom.net/artigos/lpad.htm

Só não utilize resistor verde no L-Pad !

 

Na verdade, faltam crossovers para seu som. Se for gastar com crossovers, melhor guardar para um kit 2/3 vias.

 

Meu som nao tem essa opção BBE. Apenas DSO, q eu ja desliguei.

 

Bom, mechi um pouco la no som. Por incrivel q pareça, eu deixei o ganho da potencia de 4 canais no ZERO. E pasmem: nao fez diferença alguma! Só o volume que diminuiu um pouquinho.... mas a distorçao continua quando chego no 25/26... percebi que a distorção maior é na frente, pq sao falantes medios bravox. E nao tanto nos traseiros, q sao triaxiais selenium.

 

Ainda nao liguei o HPF da potencia pq tenho q desparafusa-la. Mas vou faze-lo.

 

E agora meu sub resolveu dar pala tambem... nao ta tocando. Alias, ta, mas MUITO BAIXINHO... mesmo colocando o ganho da potencia no maximo (pro sub) e aumentando o ganho no player tb, nada... perdeu a batida... o q será?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, pelas informaçoes que passou, provavelmente vc esta com excesso de graves nos falantes dianteiros..

Pois como ele chega no 20 e nao apresenta distorçao, acho dificil os falantes estarem queimados..

Faça o seguinte, coloco o BASS do seu Cd-player no minimo tipo -6, -10 e desligue todos os recursos que possam aumentar o grave tipo Loudness, BBE, etc

Aumente o volume e veja se vai apresentar as distorçoes nas suas caixas..

Acho recomendavel vc ligar o hi-pass filter nos falantes de voz cortados em uns 100Hz, bem provavel que diminua consideravelmente o nivel de distorçao nos seus falantes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, pelas informaçoes que passou, provavelmente vc esta com excesso de graves nos falantes dianteiros..

Pois como ele chega no 20 e nao apresenta distorçao, acho dificil os falantes estarem queimados..

Faça o seguinte, coloco o BASS do seu Cd-player no minimo tipo -6, -10 e desligue todos os recursos que possam aumentar o grave tipo Loudness, BBE, etc

Aumente o volume e veja se vai apresentar as distorçoes nas suas caixas..

Acho recomendavel vc ligar o hi-pass filter nos falantes de voz cortados em uns 100Hz, bem provavel que diminua consideravelmente o nivel de distorçao nos seus falantes...

 

Amigo,

 

Meu player nao tem corte para frequencias altas. Ele só corta para o sub. Mas no amp eu consigo cortar pros falantes dianteiros. Mas eu nao posso escolher em qual frequencia cortar. É automatico. Ele corta deixando passar tudo acima dos 80 Hz.

 

Eu nao nao gostaria de mexer na equalização, até pq isso afeta tambem o que vai pro subwoofer, EU ACHO.

 

Bem, o proximo passo é ligar o filtro high-pass. Depois passo os resultados! Obrigado!

Editado por Daniel Paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entrei no link de seus amplificadores e eles nao possuem filtros, caso o seu cd tenha vc vai ter que fazer pelo player mesmo o filtro, caso nao, utilize um capacitor "bipolar" em serie com cada um dos seus falantes de voz no valor de 330uF (Micro Farad).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Meu player nao tem corte para frequencias altas. Ele só corta para o sub. Mas no amp eu consigo cortar pros falantes dianteiros. Mas eu nao posso escolher em qual frequencia cortar. É automatico. Ele corta deixando passar tudo acima dos 80 Hz.

 

Eu nao nao gostaria de mexer na equalização, até pq isso afeta tambem o que vai pro subwoofer, EU ACHO.

 

Bem, o proximo passo é ligar o filtro high-pass. Depois passo os resultados! Obrigado!

 

Perfeito esta frequencia de corte esta boa, vc esta utilizando 2 amplificadores ?

Caso esteja pode ativar o crossover dos falantes de voz que muito provavelmente vai corrigir esta distorçao, sem afetar seu subwoofer..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito esta frequencia de corte esta boa, vc esta utilizando 2 amplificadores ?

Caso esteja pode ativar o crossover dos falantes de voz que muito provavelmente vai corrigir esta distorçao, sem afetar seu subwoofer..

 

Sim. Estou utilizando 2 amps:

 

1 amp de 1 canal (2 em bridge) para sub, onde o corte de frequencia eu faço no player (mas poderia fazer no amp, se eu quisesse).

1 para os falantes (4 canais). Neste caso, o corte high pass tem apenas para os 2 canais frontais. Para os canais traseiros só existe um filtro low-pass, q nao vem ao caso. E se eu ligasse os 4 falantes (dianteiros e traseiros) nos canais frontais do meu amp? Eu vou conseguir uma potencia boa para todos os falantes?!

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...