Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Paranoid

[Dúvida] Módulo para meu set (Partindo de 2000wrms)

Recommended Posts

Estou montando meu triozinho aos poucos e estou confuso na hora de escolher um módulo para empurrar os Over.

Primeiramente, pensei em SD3000, porém tenho encontrado apenas na versão 2ohms, que no caso não se encaixaria no projeto.

Daí eu queria saber se compensa montar um módulo de 2000w, seja SD2000 ou Taramps 2.0KW (ambos 4ohms), ou investir em uma SD2500 4ohms mesmo esta custando quase o preço da SD3000! O ideal seria pegar um módulo que tocasse com no máximo 260ah de bateria, daí minha dúvida: compensa pegar um módulo mais potente com um considerável headroom, porém comprometer o consumo de energia, visto que um dos principais problemas nesse projeto é a falta de espaço? (Polo Hatch)

PS: lembrando que estou usando Over-Sub versão 8ohms profissional, então com muita potência aplicada, qquer barbeiragem é reparo pro saco!

Seguem algumas fotos do andamento do projeto:

73284621.th.jpg

74550708.th.jpg

98159189.th.jpg

88240011.th.jpg

78910840.th.jpg

Aqui surge uma outra dúvida, agora com relação ao corte dos drivers: Enquanto não compro um cross decente, tem problema em utilizar capacitores passivos? Comprei um parzinho Stinger SBASS4 que corta em 1200hz @4ohms (teoricamente), então eu usaria um capacitor para dois drivers ligados em paralelo, certo?

Como podem ver, estou aposentando as HDI400 para usar D405 + ST400:

58002441.th.jpg

24797165.th.jpg

89422535.th.jpg

É isso galera, quem puder dar uma força agradeço ;)

[]'s

Ivan Aoki.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opá...

Intaum, também estava na mesma dúvida até pouco tempo atrás...

O SD3000 só tem a versão 2ohms (até onde sei), mas ele rende aproximadamente 2400RMS com o dobro da impedância (4ohms), 1200RMS por falante pro Over já deve ser bom bagarai (ainda não instalei meu som, mas as dicas da galera sempre foram estas... :legal: )

Compartilhar este post

Link para o post

Então sleep, o problema é... será que ainda assim compensa usar a SD3000 considerando o maior consumo de energia?

Ideal mesmo seria uma SD2500 4ohms, mas custa quase a mesma coisa!

Já a SD2000 tem o consumo beeeem menor, daria para alimentar tranquilamente com 260ah de bateria, mas não sei se ficaria satisfatório.

Pensei até em um T3.5KW, mas o consumo vai la pras alturas =/

Valeu a dica man :legal:

[]'s

Ivan Aoki.

Opá...

Intaum, também estava na mesma dúvida até pouco tempo atrás...

O SD3000 só tem a versão 2ohms (até onde sei), mas ele rende aproximadamente 2400RMS com o dobro da impedância (4ohms), 1200RMS por falante pro Over já deve ser bom bagarai (ainda não instalei meu som, mas as dicas da galera sempre foram estas... :legal: )

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, reza a lenda pra usar 100A de bateria a cada 1000RMS, veja que, apesar do amplificador ter 3000RMS, ele somente estará "gerando" 2400RMS (devido a utilização com impedância maior) ou seja, em teoria 260A seria o suficiente para 2400RMS, lembre também que essa regra (100A a cada 1000RMS) vale para as "batidas" da música, como a música não é só batida nem sempre é necessário ter esses 100A.

Compartilhar este post

Link para o post

Voto no SD3000 tocando a 4ohms, sobre o corte nos drivers, esses 1200hz está bom, agora não sei como funciona esse lance aí de se tem que deixar eles em paralelo e tals, qual o ampli. que tu vai usar pra eles?

Compartilhar este post

Link para o post

Módulo para voz - RS4800NX (o problemático).

Se bem que tocando voz nunca me deixou na mão. O único porém é o fato do bicho esquentar, mas nada que uma afastada no encosto do banco não resolva :rolleyes:

Quando comprar o cross, minha intenção é fazer as 405 falarem a partir dos 500hz hehe!

Valeu.

[]'s

Ivan Aoki.

Voto no SD3000 tocando a 4ohms, sobre o corte nos drivers, esses 1200hz está bom, agora não sei como funciona esse lance aí de se tem que deixar eles em paralelo e tals, qual o ampli. que tu vai usar pra eles?

Compartilhar este post

Link para o post

Se bem que tocando voz nunca me deixou na mão. O único porém é o fato do bicho esquentar, mas nada que uma afastada no encosto do banco não resolva :rolleyes:

tive o 4500nx...esquentava qndo usei pra testes no começo com cabos de 10mm...depois coloquei um de 35mm residencial, mesmo q uso pro sd2500, me parece equivaler ao de 50mm desses automotivos

nunca mais ele esquentou

fica a dica

Compartilhar este post

Link para o post

Então Tarcio, meu 4800 está ligado com cabos 21mm, mas acho que o aquecimento não está relacionado ao dimensionamento dos cabos, é um caso à parte mesmo.

Todos que tem ou tiveram esse módulo, reclamam do super aquecimento (e realmente esquenta bagarai da pra fritar ovo em cima do bicho).

Além do aquecimento ainda tem a questão do consumo altíssimo (160ah), ou seja, a melhor solução seria trocar por um SD500.4AB ou Pone, não sei.

Mas valeu a dica, vou providenciar a troca desses cabos para 35mm pelo menos.

Grande abraço,

Ivan Aoki.

tive o 4500nx...esquentava qndo usei pra testes no começo com cabos de 10mm...depois coloquei um de 35mm residencial, mesmo q uso pro sd2500, me parece equivaler ao de 50mm desses automotivos

nunca mais ele esquentou

fica a dica

Compartilhar este post

Link para o post

Ivan, um SD 3k tocando a 4ohsm nao vai consumir tanta bateria como se fosse a 2ohms. Eu iria com ele, por ser praticamente o mesmo preço do 2,5k :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

um SD2000 de 4 ohm é o ideal para o seu sistema se não pretende fazer grandes upgrade de falantes se sim pega um SD3000

Vai ter um sobra de potencia boa e ainda vai ter uma bom tempo para tocar

Vai precisar de um crossover externo pq o original não são muito precisos;

Compartilhar este post

Link para o post

Quando comprar o cross, minha intenção é fazer as 405 falarem a partir dos 500hz hehe!

Valeu.

[]'s

Ivan Aoki.

Problematico,Class Ab fraco ja esquenta, o que acontece e que este modulo tem a carcaça bem fina,mal projetada,não tem canaletas de ventilação e sua potencia e alta,dissipando muito,se for exigir muito precisa de uma tampa de acrilico bem feita com ventilação forçada para melhorar e descolar ele da onde se parafuso permitindo o fluxo de ar,eu nao vejo ele consumir tanto assim com voz não,ele tem muita qualidade e joga o som longe eu tenho e não trocaria. O corte a 500 com ele fica show de mais rsrsrsrs uso e recomendo(no meu berra de mais sem distorcer)

No grave acho que vc deve por o Sd3000 de olho fechado!

Compartilhar este post

Link para o post

Pros over sd3000 a 04 ohms mandando 2400 W RMS pros 02 falantes.

Pros demais elementos do sistema sd500.4AB.

Compartilhar este post

Link para o post

Pros over sd3000 a 04 ohms mandando 2400 W RMS pros 02 falantes.

Pros demais elementos do sistema sd500.4AB.

+ 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ivan, um SD 3k tocando a 4ohsm nao vai consumir tanta bateria como se fosse a 2ohms. Eu iria com ele, por ser praticamente o mesmo preço do 2,5k :legal:

Pois é cara, o único impecílio é ficar pensando se realmente tem necessidade de pegar uma SD3000, visto que não tenho intenção de fazer upgrade de sistema.

um SD2000 de 4 ohm é o ideal para o seu sistema se não pretende fazer grandes upgrade de falantes se sim pega um SD3000Vai ter um sobra de potencia boa e ainda vai ter uma bom tempo para tocar Vai precisar de um crossover externo pq o original não são muito precisos;

Valeu a dica Caluta, estou na dúvida aqui se pego SD2K / T2K / SD2500 / SD3000... se bem que eu digo q ñ vou partir para os ups, mas até outro dia eu só tinha um pioneer 308 12" hahahaha. O crossover vai vir sim, com certeza, mas por enqto vou fazer os cortes no módulo mesmo, não tenho escolha!

Problematico,Class Ab fraco ja esquenta, o que acontece e que este modulo tem a carcaça bem fina,mal projetada,não tem canaletas de ventilação e sua potencia e alta,dissipando muito,se for exigir muito precisa de uma tampa de acrilico bem feita com ventilação forçada para melhorar e descolar ele da onde se parafuso permitindo o fluxo de ar,eu nao vejo ele consumir tanto assim com voz não,ele tem muita qualidade e joga o som longe eu tenho e não trocaria. O corte a 500 com ele fica show de mais rsrsrsrs uso e recomendo(no meu berra de mais sem distorcer)No grave acho que vc deve por o Sd3000 de olho fechado!

Pois é cara, esse fds eu percebi que o problema do 4800 é quando fazemos ele tocar grave, daí o bicho ferve mesmo... mas se for usar apenas para voz, da para usar tranquilo! Para ser sincero, eu já deixei o som ligado umas 4hrs direto e nunca desarmou por temperatura, agora quando montar o modulo para graves, vou deixar ele empurrando só os drivers e st e ver como fica o consumo. Hein, você acha confiável eu jogar corte 500hz direto no HP e ligar as D405 sem capacitores?

Pros over sd3000 a 04 ohms mandando 2400 W RMS pros 02 falantes.Pros demais elementos do sistema sd500.4AB.

Valeu a dica Diego... a SD500.4ab consome muito em sinal musical?

Grato pelas infos galera!

[]'s

Ivan Aoki.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é cara, o único impecílio é ficar pensando se realmente tem necessidade de pegar uma SD3000, visto que não tenho intenção de fazer upgrade de sistema.

Outro módulo que pode entrar na tua lista é o Stetsom 2k5E (tem gente vendendo ele por R$849 aqui nos classificados), a versão 2ohms desse módulo toca 1850RMS em 4ohms....ou seja, vai de boa nos teus over tbém...

Eu vou de SD3000, acho que no caso de venda no futuro tem menos depreciação perante taramps e/ou stetsom...

Compartilhar este post

Link para o post

Humm acho que ficaria fraco! Daí compensaria mais pegar um SD2000 e deixá-lo bem alimentado.

Quando falo de upgrade, é diminuir o tamanho e dobrar o número de falantes, ou seja, sair de 2X18 e montar 4X15, mas nesse caso eu utilizaria um SD5000.

O módulo que eu comprar agora vai servir para alimentar bem os Over e ainda ter um headroom considerável, mesmo com um certo receio em aplicar potência demais e arriscar queimá-los.

Bom, caso eu decida pelo SD3000, é ganho no zero, certo?

[]'s

Outro módulo que pode entrar na tua lista é o Stetsom 2k5E (tem gente vendendo ele por R$849 aqui nos classificados), a versão 2ohms desse módulo toca 1850RMS em 4ohms....ou seja, vai de boa nos teus over tbém...

Eu vou de SD3000, acho que no caso de venda no futuro tem menos depreciação perante taramps e/ou stetsom...

Compartilhar este post

Link para o post

Humm acho que ficaria fraco! Daí compensaria mais pegar um SD2000 e deixá-lo bem alimentado.

[]'s

Bom, fraco eu acho que não seria a palavra "certa". Olha esse vídeo aí (tudo bem q eu não uso video do youtube como referencia):

http://www.youtube.com/watch?v=pDZd1TX2duQ

O cara tá só com um SD1800 (aparentemente jogando os mesmos 1800RMS em 4ohms)

O complicado da Soundigital é q tem pouquíssima diferença de preço entre o SD2000 --> SD2500 --> SD3000 (beira os R$80 por "upgrade"), logo compensa mais pegar SD3K (por R$160 a mais se tem 1000RMS de diferença)....acredito que isso seja alguma "jogada de marketing" pra "forçar" o consumidor a comprar o SD3k, logo logo "somem" os modelos mais fracos.... (isso é minha opinião pessoal, não quero encrenca com ninguém....rsrsrsrsrs)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é sleep, mas a intenção deve ser essa mesma... mas também convenhamos, por ser um módulo nacional com garantia, qualidade e alta potência até que sai barato! Se formos comparar com os xing ling da vida que custam aproximadamente 900~1000 reais (na mesma faixa de potência do SD3000), nem compensa arriscar perder todo dinheiro.

O ruim do Youtube é que a sensação que se tem, depende únicamente da câmera utilizada para gravação haha, eu mesmo antes de escolher os woofers ví esse vídeo do punto umas 500 vezes kkk!

Meu maior pesar é a alimentação desses módulos mais potentes, ficar carregando mais de 70kg. de bateria num carro hatch é complicado (ñ quero perder o banco traseiro).

Valeu as dicas man!

[]'s

Bom, fraco eu acho que não seria a palavra "certa". Olha esse vídeo aí (tudo bem q eu não uso video do youtube como referencia):

O cara tá só com um SD1800 (aparentemente jogando os mesmos 1800RMS em 4ohms)

O complicado da Soundigital é q tem pouquíssima diferença de preço entre o SD2000 --> SD2500 --> SD3000 (beira os R$80 por "upgrade"), logo compensa mais pegar SD3K (por R$160 a mais se tem 1000RMS de diferença)....acredito que isso seja alguma "jogada de marketing" pra "forçar" o consumidor a comprar o SD3k, logo logo "somem" os modelos mais fracos.... (isso é minha opinião pessoal, não quero encrenca com ninguém....rsrsrsrsrs)

Compartilhar este post

Link para o post

Esse fds resolvi fazer uns testes e deixar os Over tocando para amaciar um pouco antes de chegada do módulo novo.

Liguei o par em um bridge do RS4800 (600wrms @4ohms), HPF no player em 50hz, HPF no módulo em 50hz (pra garantir) e LPF em 400hz pra tocar um pouco de médio [¨].

Ta certo que o RS4800 não tem subsonico, mas eu dei uma carcadinha no volume de mala fechada... rapaiz, o trem é bruto! Antena do teto balangando, parabrisa excursionando e a mala coitada sendo espancada violentamente (vidro traseiro vai acabar descolando). Só achei que tocou um pouco seco de mala aberta, mas deve ser falta de potência.

Como tava com medo de ultrapassar o xmax do falante, subi o HPF pra 63hz e deixei tocando umas 6 horas, já deu uma melhoradinha estão menos duros.

Os Overs (ou qquer outro woofer) tendem a tocar meio seco (toc toc) quando não se aplica a potência necessária, ou será que a manifold também ta influenciando?

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Nx4800 e super forte e tem um qualidade otima para drivers,ja tive 9.8,Power one,Aquaryus Pyle driver 4.1(esse bate testa,mas o que restringe e a impedancia)entre outros,todos tocando os driver e o que mais me agradou foi o nx.

Qto ao corte em 500 tem restrições(Crossover,equalização,ganho,etc.),eu uso assim a 3 anos e nao queimei nada até hj,ligo 2 d045 em cada canal do nx 4800 que manda teoricamente 100 rms para cada driver

Qto ao modulo de Grave Sd 5ou3 e coloca um .final (servira para o futuro e na venda vai ser mais facil)+Edit

Editado por mofsaba

Compartilhar este post

Link para o post

Tava pensando em trocar o 4800 por um Pone, mas acho que acabaria sentindo falta de potência mesmo.

Quando instalar o cross (24db/8), vou baixar um pouco o ganho das 405 e cravar o corte em 500hz, já que estou pensando seriamente em eliminar o uso de MG, pelo menos por enquanto. Vou fazer a mesma ligação que a sua: duas 405 em cada canal, e os outros dois para os tw, assim toca tudo em 4ohms com folga e sem forçar o módulo.

O módulo estou decidindo hj no máximo... no final do dia já terei novidades!

Valeu cara.

[]'s

Nx4800 e super forte e tem um qualidade otima para drivers,ja tive 9.8,Power one,Aquaryus Pyle driver 4.1(esse bate testa,mas o que restringe e a impedancia)entre outros,todos tocando os driver e o que mais me agradou foi o nx.

Qto ao corte em 500 tem restrições(Crossover,equalização,ganho,etc.),eu uso assim a 3 anos e nao queimei nada até hj,ligo 2 d045 em cada canal do nx 4800 que manda teoricamente 100 rms para cada driver

Qto ao modulo de Grave Sd 5ou3 e coloca um .final (servira para o futuro e na venda vai ser mais facil)+Edit

Compartilhar este post

Link para o post

SD3000 comprada []-[]

Deve chegar amanhã para mim.

Já estou com a bateria reserva instalada, pelo menos até o final do mês vou tocar com apenas 210ah, já da para amaciar bem os falantes!

Finalmente vou poder testar o rendimento da Manifold + Over Sub :legal:

Valeu, abs.

Compartilhar este post

Link para o post

isso ai comprou um bom amp,

faz só o corte de subsônico pelo amp porque o low pass é pouco preciso, é e melhor fazer pelo player, 100Hz ou 125Hz começa a fica bom!!!

Compartilhar este post

Link para o post

sou apaixonado por esses Over Sub800.

só uma dica.

não seria melhor virar a caixa para que os dutos fiquem voltados para cima? dessa forma ficaria mais livre, sem nada obstruindo a movimentação do ar.

Compartilhar este post

Link para o post

Tô ansioso para ouvir o set finalizado com as 405 montadas [""]

Esse 'pouco preciso' é muito notável? Minha maior preocupação é não ter precisão no subsônico e deixar o sub excursionar demais!

Valeu man!

Abs.

isso ai comprou um bom amp,

faz só o corte de subsônico pelo amp porque o low pass é pouco preciso, é e melhor fazer pelo player, 100Hz ou 125Hz começa a fica bom!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...