Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Novo set, agora em casa!

Recommended Posts

Bem, resolvi remontar o set em casa... como agora estou casado, o Waf é algo que pode atrapalhar bastante!

Pensando nisto, e cheio de mais idéias malucas na cabeça, cheguei ao novo projeto: Um line array montado em uma corneta de carregamento traseiro, ou Back loaded orn, como quiserem chamar.

Mas prá quê tudo isto?

1 - Pensando no sentido decorativo, é melhor um par de torres que um par de pedestais com books...

2 - Preciso de algo bonito, discreto e que desapareça no meio da decoração. Então pensei em um par de torres BEM finas!

3 - Pra chegar nisto, preciso de falantes pequenos, BEM pequenos. Mas preciso de algum grave, né?

4 - Sou doido e queria mais uma sarna pra me coçar.

Bem, as torres terão então 1,30 de altura, 50cm de profundidade e 13cm de largura. Quase um obelisco, não? hauhauhauhauhauhau

Então aqui está o projeto dela, ainda tosco, primeiro rabisco rumo ao definitivo. Objetivo é ter sintonia por volta dos 70Hz, pra me dar grave pelo menos a partir de 60Hz:

blh.jpg

Com tudo isto em mãos, fui cheio de más intenções até a loja de material eletrônico... pedi uma meia dúzia de opções da prateleira de reposição, e pedi pra testar. O vendedor me arranjou um receiver e lá fomos nós testar as opções... Acabei trazendo 8 desses pretinhos de 2,5"... Ando pensando em trazer mais, mas o cara vai ter que reviar o estoque pra achar. Deu trabalho achar esses 8.

p5300037.jpg

p5300039l.jpg

Entre várias, estas que escolhi são as que tem os piores agudos... MAS que tem os melhores graves, essas coisinhas são midranges que DESCEM com gosto. É claro, descendo eles só aguentam uns 5W na bundinha. Nas altas, vou usar aqueles fullranges de 1"x2" que usei no pug um tempo... são muito bons de agudo, e ruins de grave.

Aí estão todos, num pensamento inicial. Vai ficar diferente, os fulls (2 por torre) vão ficar em câmara separada, selada, e os outros (4 por torre) na garganta da corneta.

p5300040d.jpg

Pra tocar, vou usar o meu Marantz Model 1040 (2x20W), que já estou restaurando, vou postando fotos da restauração aqui também.

A fonte será um HTPC, preciso só comprar uma Mobo pra ele.

Bem, é isto. Sugestões? Fiquem à vontade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso vai ficar Show!!

Acompanhando!!

Edit: Aqueles dois falantes retangulares sao daquelas caixas de som do pc?

Editado por cenorasound

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado, a turma todo indo pro residencial!

Já que o WAF é importante, acho que esta no caminho certo. Embora algum projetos com fullranges para 1/4 de onde facilitam isso tambem.

Kleber, sugiro dar uma simulada com o hornresp, parece bem interessante. E acho que seria legal você dar umalha em waveguides, seria facil de implementar no seu caso, acho que dá pra achar uns papers do Dr. Geddles, da Gedlee.

Eu tambem já estou com o meu arquitetado, só falta dinheiro pra midbass, crossover e madeira.

Compartilhar este post

Link para o post

Hornresp vai dar muito trabalho, tem que tirar muita medida... Já tô com preguiça de tirar os parâmetros deles! Hauhauhauhauhau

Mas ok, vou botar pra amaciar amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post

Redesenhando pra reduzir a profundidade... 50cm é muita coisa, fui medir ali na sala... sem chance. Agora caiu pra 35cm.

blhv3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Redesenhando pra reduzir a profundidade... 50cm é muita coisa, fui medir ali na sala... sem chance. Agora caiu pra 35cm.

esse projeto tá mais interessante!

gostei da idéia! e de 60Hz pra baixo, pega um sub dos seus, joga numa caixa de 5L, e o WAF está resolvido! se esconde isso em qqr lugar!

Editado por SubSonic

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é a idéia mesmo, até pq o set vai ser usado pra filmes também... Devo partir pra algumas caixas amplificadas DIY pra rear e central, controladas pelo HTPC.

Mas isso é mais na frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando e ansioso pra ver!!

Já tem ideia como vai ser feito essas curvas ???

Editado por antnbarao

Compartilhar este post

Link para o post

As curvas em MDF de 10mm "fatiado".

Mais tarde posto as primeiras fotos! Se tudo der certo com o estoque da loja, o projeto vai ter 8 mids por torre!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, aproveitando que tive que vir pra casa pra acompanhar a obra, passei na Leroy e comecei a empreitada!

Comprei as peças cortadas, em MDF de 9mm (não tinha 15mm, e nem precisa disso tudo, né...), cola, massa plástica normal e ultra light...

E lá vamops nós (parafraseando a bruxa velha do Pica Pau):

p6030041.jpg

p6030048r.jpg

p6030056.jpg

p6030049.jpg

p6030043.jpg

p6030057.jpg

Os 8 juntos...

p6030046.jpg

Espaço ocupado na garganta da corneta:

p6030052.jpg

Dá trabalho, viu... parece mais fácil, mas não é tão assim não... hauhauhauhauhauhau

PS: Não estou usando parafusos, está sendo tudo colado com cola branca. Parafusos só pra travar as duas laterais da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Viciado é fo**, nego quer montar um onibus espacial e no dia seguinte ja começa a montagem!

Bacana, parece que vai ficar bem legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Hauhauhauhauhauhauhauhau

Pois é, precisava de algo pra ocupar a cabeça, só assim pra esquecer os problemas da obra, ou da FALTA de mão de obra!

Ah, sim, claro... preciso ajeitar ANTES que a patroa empombe com algum microsystem pra sala... hauhauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte com a casa, esse é um problema que eu não quero ter nos próximos anos. /VASP

Mas pelo menos já acertei com a futura-noiva-que-há-de-um-dia-ser, que se morarmos juntos vou ter uma sala dedicada pra isso. Assim eu não fico louco com ela empequetando minhas caixas, e ela nao fica louca se eu colocar caixas na sala inteira. O problema no momento é "FAF" mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Kleber não seria melhor ter usado mdf de 15 pois de 9 mm é fo** pra parafusar não acha?

Ou vai ser apenas colada???

Compartilhar este post

Link para o post

Então, parafusada só vai ser em alguns pontos, vou colocar travessas no baffle frontal, tiopo, base e no centro, travando todas as peças. O resto é só cola mesmo.

Aliás, com cola fica BEM travado! Só botar peso em cima até secar.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Kleber como ta o projeto???

Sobre os falantes ja decidiu quantos vão ser por torre 8 ou 4 ???

Pode comentar um pouco sobre a diferença entre line array e uma Lt ou é a mesma coisa ??

Pode colocar os calculos como chegou ate as medidas da caixa o projeto em si :legal:

Vai ter algum tipo de preenchimento e se sim qual ?????

Acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Kleber como ta o projeto???

Sobre os falantes ja decidiu quantos vão ser por torre 8 ou 4 ???

Pode comentar um pouco sobre a diferença entre line array e uma Lt ou é a mesma coisa ??

Pode colocar os calculos como chegou ate as medidas da caixa o projeto em si :legal:

Vai ter algum tipo de preenchimento e se sim qual ?????

Acompanhando

Então, vão ser 8 por torre... o problema é que a loja não tem mesmo mais deles em estoque, vou ter que ficar no pé deles... segundo o vendedor, em uns 15 dias chega mais. Sem problemas, o set só vai realmente tocar daqui a um mês.

Line array é só um arranjo onde os falantes ficam em linha. A caixa pode ser qualquer uma... LT, BLH, selada, dutada...

Quanto às medidas, bem... é meio empírico. Me baseei mais ou menos pela medida dos drivers, e fiz a maior boca possível na traseira, pra melhorar o acoplamento nos graves. Mas não usei fórmulas. Tem algumas fórmulas na internet.

Mais tarde posto mais fotos, o miolo está quase pronto... a fase de acabamento é que vai demorar, pois a caixa vai ser pintada, black piano mesmo (atóooooooooooooronnnnn!)

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais fotos...

Passei massa plástica na primeira corneta e montei a segunda, que amanhã leva massa também. Essa massa é só pra formar a estrutura, depois de montada é que entra a massa super light e o lixamento pra ficar no ponto de pintura.

Boca da segunda corneta:

p6060063.jpg

As duas:

p6060060s.jpg

p6060064.jpg

As curvas da dobra da corneta (aquela curva da parte inferior):

p6060062.jpg

p6060061.jpg

Partes com massa:

p6060058.jpg

p6060059.jpg

Bem, amanhã o serviço caminha mais um pouco. Falta pouco pra poder fechar as caixas e começar a fase de acabamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Show hein. Como vc fez estes cortes das curvas??

Me entromentendo.

Pode ser feito na serra circular de bancada ou aquelas de mao mesmo, é só regular a lamina para nao cortar todo o mdf.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem está caminhando. Terminei os cabos...

p6130071f.jpg

p6130072.jpg

E terminei as curvas...

p6130074.jpg

Os cabos pros médios/agudos é um cabo DIY litz de cobre/teflon, e o do médio/grave é uma trança com 4 x 1,5mm.

Falta montar o crossover ainda, com corte em 1KHz/1a ordem entre os fullranges que tocam médio/agudo e os que tocam médio/grave. A caixa também vai ter um lastro de cimento, que vou fazer na sexta, pra deixá-la mais estável, pois ela tomba fácil fácil.

Na sexta mesmo eu devo fechá-la e testar pra ver o que sai dela... hehehehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando... Doido pra ver essas caixas prontas hehehe............Kleber, em qual loja vc encontrou os fulls? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...