Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
paulocwb3

Mitos sobre tamanho do sub e "ataque" de reprodução

Recommended Posts

Daí galera, muito se ouve falar que o tamanho do woofer influencia na qualidade do audio, todo mundo ja leu aqui no forum algo sobre 2 sub's de 8" conseguem reproduzir o grave com maior velocidade e qualidade doque um de 15", ou seja, subwoofer grande é pra quem deseja spl, algo do tipo, ta aqui um texto de um engenheiro de som que explica que isso nao passa de um mito, oque existe é uma melhor ou pior associação entre os falantes que reproduzem média e baixa frequencia, ou seja, se existe a impressão de um grave mais rapido ou mais lento nao é em função do tamanho do sub, e sim da afinidade dos falantes que voce tá tentando associar, tanto que ouvindo cada um isoladamente essa impressão desaparece.

 

TEXTO ORIGINAL EM INGLES

 

http://www.soundstage.com/maxdb/maxdb061999.htm

 

TEXTO TRADUZIDO GOOGLE

 

Bass Fast, Slow Bass - Mito vs Fato

 

As pessoas estão sempre falando sobre o quão rápido ou lento o baixo é de alto-falantes, amplificadores, amplificadores, componentes, mesmo de origem. Você especialmente ouvir como "lento" woofers dinâmica são comparados aos de alta velocidade de painéis electrostáticos, principalmente quando os dois pilotos estão emparelhados em um alto-falante híbrido. Comentários muitas vezes ouvi algo assim: "Bem, se há uma diferença de velocidade entre o painel eo woofer Nada é tão rápido como um bom painel electrostático Esperando o woofer para acompanhar simplesmente não é realista..." Bem, este mês vou tentar explicar o quão errado esses instantâneos da realidade são.

 

A primeira coisa que devemos saber é que o baixo em si não é particularmente rápido. Praticamente qualquer woofer, mesmo aqueles com cones pesados podem facilmente reproduzir as frequências graves com cada centelha de apresentar a velocidade em que o baixo. Então não compre um monte de mentiras sobre cones de woofer de baixa massa levando a "bass de alta velocidade" - isso simplesmente não vai acontecer. Se o woofer pode reproduzir 40Hz com baixa distorção, o quão rápido o woofer começa é quase irrelevante (dentro da razão, é claro). Ele só precisa acelerar rápido o suficiente para igualar o tempo de subida de 40Hz no ponto mais ao longo de uma onda senoidal de 40Hz. Se o woofer pode fazer isso, ele está indo tão rápido quanto ele precisa para ser tão rápido quanto pode ser fácil - a 40Hz. O woofer de cone não precisa ser capaz de acelerar em 20kHz velocidades, a fim de produzir energia 40Hz instantânea e se você pudesse criar um woofer que "rápido", 40Hz soaria exatamente o mesmo através de um woofer "lento".

 

Quer isto dizer que não existe tal coisa como baixista rápido e baixo lento? Absolutamente não. Ela existe, não só pelas razões e explicações que você tem ouvido há anos, e certamente não para as atribuições que você leu na imprensa high-end. Há razões para usar isqueiro, cones de woofer menor massa. Eles só acontecerá se a razões diferentes das que você leu na imprensa. woofers menores não fazem mais rapidamente baixo, mas eles se reproduzem frequências superiores woofers maiores podem se reproduzir, e isso é muito importante quando se trata de design de alto-falante. Você quer que o driver de médio porte e para integrar o woofer com simetria sublime, com perfeição e com nary uma interação única problemática ao longo da sua zona de sobreposição. É por isso que você quer menores, mais leves, "mais rápido" woofer cones - não porque eles levam a baixo mais rápido. Essa zona de sobreposição é tão surpreendente fundamental para a sua percepção de velocidade de baixo de que há pouca ou nenhuma tolerância para o erro. A tolerância para o erro nulo integração estende-se a fase, amplitude, freqüência e tempo. Introduzir mesmo pequenas variações entre qualquer parte do woofer e médios (ou painel) se sobrepõem zona e tiver efeitos sonoros no baixo ou midbass. É onde todos de sua percepção de velocidade bass vem.

 

Na verdade, a velocidade do baixo é praticamente 100% em função de como ideal o midrange e woofer são integrados. linearidade Bass é muito envolvidos também, você poderá ver uma curva de resposta de freqüência plana, mas o falante pode ainda soar como ele tem resposta de graves irregular por causa da fase de menos-que-ideal (ou outras) entre o condutor midrange e woofer. Fase muitas vezes podem mudar com freqüência. Os motoristas woofer e médio porte pode realmente desviar em direções diferentes, fase-wise. Isto é especialmente possível quando você misturar tipos de drivers, como painéis e controladores dinâmicos. Mas grandes pilotos dinâmico (woofers) que operam no topo de sua escala e médias empresas drivers dinâmica de funcionamento na parte inferior de sua escala pode, muitas vezes divergem de forma significativa em sua resposta de fase. Quando a fase (ou outro) os erros acontecem, você tem pente de filtragem de efeitos. Esse pente filtragem resulta na complexa resposta do alto-falante (a música), sendo completamente diferente do que a resposta do alto-falante quando a entrada é algo simples como a varredura senoidal usado para medir a "resposta de freqüência."

 

Para evitar o pente de filtragem de efeitos que causam "batendo" (reforço) e "cancelamento" de efeitos no som (ambos são normalmente efeitos parciais), é imperativo para a fase, no domínio do tempo, a amplitude ea frequência performance do woofer e driver de médio porte para ser "alinhadas". Receba as de médio porte ou woofer um pouco à frente ou atrás do outro motorista, e começa a pente filtragem. Você pode fazer algo para minimizá-lo, mas você não pode pará-lo com certas combinações de driver e crossover. É terrivelmente difícil de integrar um woofer dinâmica com um painel electrostático, porque os dois pilotos são tão diferentes uns dos outros. Seu tiro absoluto melhor é usar um crossover ativo com a fase infinitamente variável / frequência, polaridade, no domínio do tempo e ajustes de amplitude. Tocar com ele o tempo suficiente e você pode discar a resposta do woofer dinâmica e painel electrostático para atingir a perfeição na sua integração. Alcançar a mesma coisa usando um crossover passivo é incrivelmente difícil. Alguns designers estão cada vez melhores à medida que aprendem a partir de anos de tentativas, mas ainda é uma das coisas mais difíceis de fazer em áudio que eu posso imaginar. Basta pegar um midrange e woofer dinâmica dinâmico para integrar perfeitamente é suficiente para um desafio. Você pode ouvir até mesmo pequenos erros aparecem como problemas de velocidade no baixo ou midbass. Estes são os tipos de "personagem" que permanecerá com o orador, não importa onde ela é usada.

 

Mas quer sobre amplificadores, amplificadores ou componentes de código que soam como eles fazem o baixo mais rápido ou mais lento? Há muitas maneiras para que isso aconteça, mas todas elas envolvem mudança alguma relação entre o condutor midrange e woofer, para que as mudanças de integração, de alguma forma que se manifesta como "rápido" ou "lento" bass. O componente em si não está a produzir graves mais rápido ou mais lento, é criar uma interação com o palestrante crossover que resulta em que você ouvir isso. Algumas dessas interações será consistente de sistema para sistema, enquanto outros serão uma espécie de camaleão, mudando de baixo "rápido" em um sistema de "lenta" de graves em outro. No entanto, se você medir o componente eletricamente, não há nada em suas medições que indicam que não é nada perfeito, a velocidade-wise, em freqüências graves. Leva apenas uma mudança de fase pequeno alto-falante-dependente para ocorrer quando se usa um amplificador especial para torná-lo uma espécie de camaleão. Isso seria mais difícil que aconteça em um componente pré-amplificador ou fonte - suas assinaturas tenderá a ser mais consistente de sistema para sistema.

 

Que tal detalhe bass? Como é que um alto-falante tem o detalhe de baixo muito mais do que outro? Isso também é estritamente de integração condutor e não a qualidade dos woofer em si, como você pode ter ouvido. O fato é que, detalhe bass vem do driver de médio porte. Mas seu ouvido / cérebro é tão completamente enganados por esta complexa interação de som de médio porte e baixo que você acredita que é uma coisa estritamente relacionados com o baixo. Não é, e você pode prová-lo, ouvindo algo muito chato, mas também muito instrutivo. Ouça um subwoofer sozinha por um tempo. Você não vai ouvir qualquer coisa vagamente semelhante velocidade provenientes desse lento, subwoofer empapado-som, arrastada. Não tem nenhum detalhe e sem velocidade alguma quando ouviu por si só. Integrá-lo com cuidado e com um bom conjunto de alto-falantes principais, no entanto, e de repente o subwoofer tem montes de detalhes, e se a integração é um pouco fora, o baixo toca rápido ou lento demais. Tudo isso sensação de velocidade e detalhe é que vem os principais oradores, mas a partir do midrange, e não o woofer. É por isso que a integração do woofer e os controladores de médio porte é tão importante para obter um bom orador-som.

 

Outro aspecto a ter em mente: o baixo ao vivo não som rápido ou lento, ele só soa como graves associadas com qualquer instrumento ou outra fonte é criá-lo. O conceito de baixo "rápido" ou "lento" é um alto-falante e coisa de áudio relacionados ao sistema. Ah, eu suponho que você poderia imaginar uma demonstração ao vivo para mostrar como o midrange de baixo da corda pode afetar a qualidade percebida da extremidade inferior de sua escala (e pelo que sei, os melhores músicos podem usar esse recurso para ampliar ainda mais seu alcance emocional em sua reprodução). Mas, em situações de escuta no dia-a-dia, quando você ouvir música ao vivo, duvido que você já pensou em baixo "rápido" ou "lento" que estavam ouvindo. Não, isso é algo que acontece em casa, na cadeia de reprodução, e é um artefato de erros de integração. Remova os erros de integração e baixo perde todo o sentido de ser rápido ou lento, assim como de baixo ao vivo.

 

Para você isso significa algo profundo. Se você ouvir um sistema (esperemos que não o seu) que parece "fácil" ou "lento" no baixo, o suficiente para que você tenha notado qualquer forma, esse sistema tem um problema. Pode ser fixável se o baixo é proveniente de um subwoofer com muitos ajustes. Mas a maior parte do tempo, vai demorar algumas mudanças maiores ou menores, para remover o rápido ou lento personagem. Um rodapé diferentes podem afetar a velocidade aparente baixo porque muda os médios do componente eletrônico ou alto-falante é utilizado abaixo, não porque os casais (ou isolados) no chão ou prateleira melhor. O pé diferente simplesmente muda o caráter do midrange um pouco, e porque a qualidade de médios e graves estão intimamente entrelaçadas, a qualidade das mudanças de baixo também, mesmo que nada mudou especificamente no baixo em si.

 

Portanto, você tem isso, a existência simbiótica de baixo e médio porte, que são mais fortemente interligadas e interdependentes que você pode ter pensado.

 

... Doug Blackburn

db@soundstage.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Texto chato.

 

Velocidade de grave pode não existir, mas subwoofer embolar existe :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tinha llido, o texto é contraditório.

 

Velocidade no grave existe sim. Basta ver o que é o ataque de uma bateria, transientes puríssimos em baixxa frequência.

 

E baterias com 2 bumbos... se o falante não tem conjunto rápido, embola. E embola feio.

 

Dúvidas? Ouça Until It Sleeps do Metallica em vários subs difernetes, e veja metade deles transformando baixo e dutos numa massa FEIA de ouvir! Já vi sistema pedir arrego, só saia ummmmmmm ummmmmmmmm ummmmmmm ummmmmmmmmm e nenhuma definição de quem era quem.

 

E sim, tamanho do sub é o mito mais tosco que existe.

 

Não há NENHUMA garantia de que um sub de 8" seja mais rápido que um de 15". Nenhuma!

 

Primeiro porquê o cone de 8" é mais leve que o de 15", agora, se você é um frango, carregar 10kg é tão difícil quanto alguém musculoso carregar 100kg. Todo o aspecto mecânico influi!

 

Entre um sub boqueta de 8" e um sub decente de 15", eu fico com o 15" sem pensar 2 vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehe é foi mal o texto traduzido ta sem condições de ler, melhor nem tentar. É, pode até existir sim velocidade de ataque, mas o kra explica bem que uma onda de som que um falante tentou repoduzir de 40hz nao tem como chegar mais rapido no seu ouvido, mais ou menos isso... agora claro, se voce tentar ouvir um solo de bateria rapido num sub ruim alguns vão embolar tudo pelo conjunto deles ser mal construido, agora isso nao tem nada a ver com o tamanho e massa do cone, que é comum de ver gente que acredita, basta ir na loja dos playboy aqui em curitiba que vao te recomendar 2 subs de 10" 2x$$$$$$$$ ao invez de um de 15 se voce deseja qualidade, é um mito tosco e muito comum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hehe é foi mal o texto traduzido ta sem condições de ler, melhor nem tentar. É, pode até existir sim velocidade de ataque, mas o kra explica bem que uma onda de som que um falante tentou repoduzir de 40hz nao tem como chegar mais rapido no seu ouvido, mais ou menos isso... agora claro, se voce tentar ouvir um solo de bateria rapido num sub ruim alguns vão embolar tudo pelo conjunto deles ser mal construido, agora isso nao tem nada a ver com o tamanho e massa do cone, que é comum de ver gente que acredita, basta ir na loja dos playboy aqui em curitiba que vao te recomendar 2 subs de 10" 2x$$$$$$$$ ao invez de um de 15 se voce deseja qualidade, é um mito tosco e muito comum

É muito mais fácil achar subs de 10" rápidos do que de 15" rápidos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito mais fácil achar subs de 10" rápidos do que de 15" rápidos.

 

Depende...

 

Sub de QUALIDADE, não é difícil não.

 

Sub boqueta, é sim difícil.

 

Muitas vezes, pra um sub de 8 ou mesmo 10" ficar com Fs BEM baixa, o cone acaba com quase tanta massa quanto um sub de 15".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Texto chato.

 

Velocidade de grave pode não existir, mas subwoofer embolar existe :vts

Aí vai depender muito da cosntrução de cada subwoofer.

 

Quem é das antigas irá lembrar do campeão americano da IASCA que era um baixinho com uma BMW vermelha, que usava mid-bass de 8" em pezinhos, tweeters basculantes e subwoofer de 15".

 

Sempre ele aparecia nas revistas da época.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu ja vinha dizendo isso no fórum há um tempo, mas o povo daqui prefere continuar mitificando certas coisas.

 

Kleber, eu vejo o Le como um fator importante na velocidade de um sub. Claro que não é só, mas acho bastante importante. Vendo que diferentes tamanhos de falantes praticamente variam a ordem de magnitude da indutância, qual seria uma faixa de valores boas para subwoofers, pelo menos para começar com o pé direito?

 

Baboo, esse car é o Earl Zausmer e costuma usar sempre falantes B&W, coisa 13k USD só eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Le maior é um indício de bobina maior... eu vejo como vantagem E desvantagem. vantagem porquê permite mais força mecânica, ruim pois deixa o falante mais "sintonizado", ou seja, o Qts sobe.

 

Valor bom... depende. Até 6mH é tranquilo, acima disto alguns amplificadores mais pebas vão pedir arrego.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Le maior é um indício de bobina maior... eu vejo como vantagem E desvantagem. vantagem porquê permite mais força mecânica, ruim pois deixa o falante mais "sintonizado", ou seja, o Qts sobe.

 

Valor bom... depende. Até 6mH é tranquilo, acima disto alguns amplificadores mais pebas vão pedir arrego.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um tópico desse deveria ficar fixo...

Se formos olhar os ultimos posts dos ultimos meses sempre tem alguem perguntando: "Qual sub fica melhor no meu set??"

Aí vem sempre um fulano: "Ah, pra qualidade usa de 10" que tem mais velocidade/atack!"

Tem sempre alguem "formando opiniões", sem realmente ter certeza do que está falando...

Editado por Kirk
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...