Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Paulo Lopes

Como saber se é hi-fi / hi-end

Recommended Posts

Ola galera!

Sou novo no fórum e estou com uma duvida enorme.

Como eu posso saber que um modelo ou marca é hi-fi / hi-end?

Eu sei que (por exemplo) a Focal é uma marca assim, e que seus produdos k2-power e Utopia também são, mas eu sei de boca, de ouvir falar!

Como posso saber que outra marca ou produto seria?

Alguma especificação no manual dizendo?

Fiz uma pesquisa pra saber se ja houve um tópico relacionado a isto e não encotrei.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouvindo, tirando suas conclusões, e vendo se agrada seu gosto.

Analisando opiniões de alguém que confia, ou arriscar as cegas. Hi-end por hi-end, até Bravox tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ouvindo, tirando suas conclusões, e vendo se agrada seu gosto.

Analisando opiniões de alguém que confia, ou arriscar as cegas. Hi-end por hi-end, até Bravox tem.

É ai que mora o negócio!

Se por acaso, láááá do além, vem um louco dizendo que Bravox é, como eu poderia indaga-lo e corrigi-lo?

Existe termos técnicos que comprovem que uma marca/modelo é hi-fi / hi-end?

Falo por acontecimento real.

Quero colocar no meu carro algo mais "gostoso" de se ouvir por exemplo no grave.

Um amigo me disse:"Coloca o 'cara-preta', é o melhor do mundo".

Sério, deu vontade de rir mas não tive nenhuma prova concreta que este não é o que ele pensa.

Uma loja aqui em Brasília recomendou a "JL Audio" ou "DB Drive", afirmando que sanaria minhas necessidades e gosto.

Poderia confiar na loja? Não seria apenas venda? Tem algo que eu posso realmente confiar no que a marca diz sobre seu produto? Algo técnico como estudos ou testes?

É uma pergunta complexa. Mas peço encarecidamente que me ajudem, pois amo sonorização, principalmente automotiva, e não quero colocar no carro algo que me deixe duvidas ou frustações.

Compartilhar este post

Link para o post

Em brasília você pode ir na loja Dolby e falar com o andré!

Além de que sábado reúnem diversos carros SQ/hifi lá. Dá para tu ouvir bastante coisa e ter uma idéia do que é SQ, palco sonoro etc.!

JL audio é SQ sim, db drive é mais SPL.. nem tudo vc pode confiar nessas lojas...

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que da JL audio, somente os subs escapam(e sao muitos bons realmente), pois os outros produtos sao muito caros e teriam q ser melhores pra valer o que custam

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente. Passa lá na Dolby e fala com o André, pode ouvir alguns carros diferentes.

(61) 3327-6741 e 30456557

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q a forma mais fácil de saber se uma marca é SQ ou Hi-fi é conversando c/ pessoas de confiança. Eu aprendi muito sobre isso com o André da Dolby.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a primeira coisa, é entender o que é hi-fi (high fidelity = alta fidelidade) e high-end - em sentido estrito, a linha mais sofisticada de equipamentos de um dado fabricante e, em sentido amplo, os equipamentos mais sofisticados e requintados entre seus concorrentes. O termo high-end se opõe a low-end (que são, em princípio, equipamentos populares / custo-benefício ou simplesmente a linha mais simples de um dado fabricante.)

Então um equipamento pode ser high-end (o top de linha de uma marca, o 3 vias bravox por exemplo) e não ser considerado hi-fi (por não atingir o nível de excelência que os gurus audiófilos formadores de opinião esperam).

Além disso tem os equipamentos que têm o termo "high-end" no nome...e não tem nada a ver com high-end. e outros como hi-fi. Lembrando que até fita cassete "hi-fi" (inclusive de vídeo) existia... e hoje, isso é obsoleto.

O termo "alta fidelidade" ou hi-fi existe desde o início do áudio....é uma busca utópica até agora pelo menos, eu diria.

Então não existe uma especificação ou um manualzinho de como identificar o que é high-fidelity ou o que é high-end. Não existe normatização pela ABNT ou pelo INMETRO, ou pela ANSI ou qualquer outra entidade normatizadora. Cada um diz o que quer... e o rótulo de high-end ou hi-fi acaba sendo uma forma fácil de poder aumentar o preço do produto...

• Upvote 4

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a primeira coisa, é entender o que é hi-fi (high fidelity = alta fidelidade) e high-end - em sentido estrito, a linha mais sofisticada de equipamentos de um dado fabricante e, em sentido amplo, os equipamentos mais sofisticados e requintados entre seus concorrentes. O termo high-end se opõe a low-end (que são, em princípio, equipamentos populares / custo-benefício ou simplesmente a linha mais simples de um dado fabricante.)

Então um equipamento pode ser high-end (o top de linha de uma marca, o 3 vias bravox por exemplo) e não ser considerado hi-fi (por não atingir o nível de excelência que os gurus audiófilos formadores de opinião esperam).

Além disso tem os equipamentos que têm o termo "high-end" no nome...e não tem nada a ver com high-end. e outros como hi-fi. Lembrando que até fita cassete "hi-fi" (inclusive de vídeo) existia... e hoje, isso é obsoleto.

O termo "alta fidelidade" ou hi-fi existe desde o início do áudio....é uma busca utópica até agora pelo menos, eu diria.

Então não existe uma especificação ou um manualzinho de como identificar o que é high-fidelity ou o que é high-end. Não existe normatização pela ABNT ou pelo INMETRO, ou pela ANSI ou qualquer outra entidade normatizadora. Cada um diz o que quer... e o rótulo de high-end ou hi-fi acaba sendo uma forma fácil de poder aumentar o preço do produto...

excelente resposta ! :legal:

disse tudo em poucas palavras , gostei mesmo !

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

PQP ein, se não entender depois DA explicação do amigo ai, pode parar ein.......kkkkk

Brincadeiras á parte, belíssima conclusão sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é.

Saber o conceito de hi-fi / e hi-end eu sei.

Só queria saber se teria uma forma de avaliar se o equipamento é realmete isto.

Mas pela esplicação, não tem como.

O que devo fazer é realmente o que o pessoal diz: escutar os equipamentos, pesquisar e conversar com pessoas que entendem do assunto (Sendo que estou no lugar certo, o fórum, rs)!

Desdo o demais, agradeço a todos e inclusive essa explicação.

Obrigado mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Belissimo Topico e Belissima resposta são questionamentos assim com respostas deste tipo que aumentam o nivel do Forum

meus sinceros parabens ai galera

MP

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sempre o forum é o lugar certo...

Eu daria preferencia a ouvir o maior numero de sistemas que vocepudesse. Outro passo é leitura, e isso voce pode ter aqui no forum.

Como voce identifica a fidelidade? indo em shows com boa aparelhagem, ouvindo o som e vendo se o que é reproduzido no sue sistema está de acordo com aquilo. O mesmo vale para ir a um estudio de musica.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é.

Saber o conceito de hi-fi / e hi-end eu sei.

Só queria saber se teria uma forma de avaliar se o equipamento é realmete isto.

Mas pela esplicação, não tem como.

O que devo fazer é realmente o que o pessoal diz: escutar os equipamentos, pesquisar e conversar com pessoas que entendem do assunto (Sendo que estou no lugar certo, o fórum, rs)!

Desdo o demais, agradeço a todos e inclusive essa explicação.

Obrigado mesmo.

Eu posso pegar um par te mids supermegatop (focal utopia, morel supremo, scan speak iluminator, raimbow, etc..), jogar nas portas de qualquer jeito e ficar uma bosta, sem nada de hi-fi.

Por outro lado já ouvi mids ridiculamente baratos que, se bem aplicados, podem fazer parte de um sistema hi-fi. É claro o equipamento tem suas limitações, mas que é possível é. Um bom exemplo disso são os full-ranges do Admilson (user noslimda)/: com um falante com um preço ridículo ele conseguiu um resultado excelente, inclusive em campeonatos.

Compartilhar este post

Link para o post

Só mais uma coisa.

Hi-fi é sistema voltado fidelidade, certo.

Já o hi-end seria o equipamento em melhor performance para esse requisito?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... hi-end seria a mesma coisa que "state-of-art" e define se um equipamente usa os melhores materias e as melhores tecnologias de fabricação (no meio automotivo eu consideraria como hi-end equipamentos de linhas como Focal Utopia, Dynaudio Esotar, Scan-Speak Revelator, Seas Exotic, enfim são vários). Esses são os equipamentos mais caros das marcas que são feitos sem ter o preço como barreira para uso de materiais caros, compromisso com qualidade, gastos em engenharia e testes, etc.

Agora hi-fi define se um SISTEMA foi feito com a preocupação em buscar a fidelidade de áudio. Isso é um RESULTADO do sistema e pode ser atingido através de equipamentos bons + casamento entre as várias peças do sistema + instalação cuidadosa + experiência para um ajuste fino.

Entre essas variáveis uma pode acabar compensando a outra, as vezes vc tem equipamentos não tão bons a princípio, mas que tem um excelente casamento e foram utilizados em um sistema muito bem ajustado (o famoso opala do Alberto Moço?). Da mesma forma vc pode ter equipamentos excelentes e ter uma instalação desastrosa e não chegar a lugar nenhum...

Enfim, são duas coisas BEM diferentes. O que é feito normalmente é que as pessoas compram coisas caríssimas justamente pra evitar ter que compensar equipamentos deficientes com um trabalho que exije muito tempo e experiência. Ou o que as lojas fazem é simplesmente vender um equipamento "SQ" que atenda ao gosto mais popular (ou os clientes exigem o MELHOR, sem ter ideia do que realmente estão levando e qual a comparação desses produtos com outros de mesmo valor). Nada contra já que fugir disso vai exigir tb tempo e experiência. Aí o negócio é ouvir sistemas e testar até achar o seu ideal...

Abs amigo

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

Existe equipamento BOM (bom, muito bom, excelente, e por aí vai) e equipamento RUIM (ruim, cretino, grotesco, etc).

A não ser que seja um microsystem ou um HT in-a-box, não vai existir equipamento Hi-Fi ou não. Hi-Fi é uma FILOSOFIA que rege o sistema como um TODO.

Pegue BONS equipamentos, e associe-os de forma a obter um resultado final que seja fiel, não apenas bonito ou agradável aos ouvidos leigos.

Nem sempre uma associação de bons equipamentos se tornará um Hi-Fi. Cada equipamento tem uma "personalidade", e é a associação entre elas é que dá um resultado, ou seja, como chamam, a sinergia entre os equipamentos.

Não adianta ter um player conceituado, um amplificador conceituado, mas com assinatura sônica mais encorpada, cabos também encorpados, e caixas com muita resposta nos graves, que até a Tetê Espíndola vai falar grosso!

Bravvox é Hi-Fi? Pode ser, pode não ser... o que mais há no sistema? Já vi BOAS coisas usando Bravox, mas claro, com imensas limitações em termos de resposta.

Compartilhar este post

Link para o post
Enfim, são duas coisas BEM diferentes. O que é feito normalmente é que as pessoas compram coisas caríssimas justamente pra evitar ter que compensar equipamentos deficientes com um trabalho que exije muito tempo e experiência.

Exato. Correndo o risco de ainda na tentativa/erro, não chegar a lugar algum e gastar mais do que precisava.

Compartilhar este post

Link para o post

Bravvox é Hi-Fi? Pode ser, pode não ser... o que mais há no sistema? Já vi BOAS coisas usando Bravox, mas claro, com imensas limitações em termos de resposta.

Muitas vezes um equipamento, principalmente alto-falante, mais barato pode compor um sistema hi-fi, mas limitado a uma frequencia específica.

Por exemplo, um mid-bass bravox toca muito bem de 60 a 500Hz, enquanto um scan speak toca incrivelmente de 30 a 6000Hz.

Num projeto com o bravox, vc tem que casar o mid com o sub e com o mid-range, precisa de mais amplificadores, cross-overs, fiação, bafles, etc... Vai ficar muito mais tempo regulando tudo. Pode ser que o projeto com o bravox acabe mais caro do que um com o scan speak.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Lopes, esse gol da foto é seu?

Tem montado háa quanto tempo? É que tirei umas fotos certa vez de um gol parecido com esse seu, lá num evento no taguatinga shopping... era um gol com trio de kits 2 vias, tudo lightning audio, bancos individuais na traseira e etc...

Olhei a foto e lembrei desse gol.

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas vezes um equipamento, principalmente alto-falante, mais barato pode compor um sistema hi-fi, mas limitado a uma frequencia específica.

Por exemplo, um mid-bass bravox toca muito bem de 60 a 500Hz, enquanto um scan speak toca incrivelmente de 30 a 6000Hz.

Num projeto com o bravox, vc tem que casar o mid com o sub e com o mid-range, precisa de mais amplificadores, cross-overs, fiação, bafles, etc... Vai ficar muito mais tempo regulando tudo. Pode ser que o projeto com o bravox acabe mais caro do que um com o scan speak.

Lendo o que está escrito no manual sim, mas depende de muita coisa, principalmente a instalação.

Não esquecendo que existem manuais que tem cerca de 20% de tolerância na margem de erros, e 20% é bastante coisa :vts

Tendo em vista: Projeto, Investimento e Resultado, vai depender muito de quem fez o projeto.

O que acontece muito é começar com o que se tem, e as vezes acaba saindo + caro, do que levar tudo em consideração e começar do zero e criar algo sério.

Editado por gustavorl

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Lopes, esse gol da foto é seu?

Tem montado háa quanto tempo? É que tirei umas fotos certa vez de um gol parecido com esse seu, lá num evento no taguatinga shopping... era um gol com trio de kits 2 vias, tudo lightning audio, bancos individuais na traseira e etc...

Olhei a foto e lembrei desse gol.

Sim, é meu!

Porém o do taguatinga shoping era prata, conheci o dono.

Fez som comigo na Stereo Music Center.

E o meu tem o banco traseiro e o do Shopis não. No lugar tinha som e um galão de NOS!!!

Compartilhar este post

Link para o post

É ai que mora o negócio!

Se por acaso, láááá do além, vem um louco dizendo que Bravox é, como eu poderia indaga-lo e corrigi-lo?

Existe termos técnicos que comprovem que uma marca/modelo é hi-fi / hi-end?

Falo por acontecimento real.

Quero colocar no meu carro algo mais "gostoso" de se ouvir por exemplo no grave.

Um amigo me disse:"Coloca o 'cara-preta', é o melhor do mundo".

Sério, deu vontade de rir mas não tive nenhuma prova concreta que este não é o que ele pensa.

Uma loja aqui em Brasília recomendou a "JL Audio" ou "DB Drive", afirmando que sanaria minhas necessidades e gosto.

Poderia confiar na loja? Não seria apenas venda? Tem algo que eu posso realmente confiar no que a marca diz sobre seu produto? Algo técnico como estudos ou testes?

É uma pergunta complexa. Mas peço encarecidamente que me ajudem, pois amo sonorização, principalmente automotiva, e não quero colocar no carro algo que me deixe duvidas ou frustações.

Olá colega, infelizmente não posuo uma loja tão bacana como a Dolby, + contudo, se passar na minha loja, posso lhe mostrar algo muito interessante, porém, diverge muito dos conceiitos da galera aqui do fórum. sem querer ofender ninguém é claro! Posso lhe mostrar algo realmente surpreendente em se tratando de qualidade de audio e com peças, aqui ja ditias: RIDÌCULAS até a meu ver mesmo.

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Ué Boom, se quiser abrir a loja pro pessoal conhecer, podemos marcar um encontro do pessoal aí pra bater um papo e ouvir o set.

Só convidar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...