Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
sleepwalker

SubGrave pra Fora

Recommended Posts

Opá...

Intaum, sou um mero Administrador de Banco de dados e que tá querendo aprender alguma coisa de som...rsrsrsrs

Só vou postar algumas observações, se alguém puder me ajudar a entender, fico grato:

- Quando você compara som automotivo x PA, você não estã esquecendo da "atenuação natural" das frequencias baixas na cabine (dentro do carro)? Tenho alguns colegas que tem som automotivo e o comportamento do som somente com o porta-malas aberto é bem diferente do que estar com os bancos traseiros rebatidos e as portas abertas (com as portas abertas parece que o som fica "mais seco", sem gravão, se o carro tá com as portas fechadas e somente o porta-malas aberto o som fica "grosso" com grave firme, tremendo tudo...).

Você mesmo que tem subwoofer, já conseguiu tocar 30hz com a mala aberta? Dificil né, por mais que a caixa esteja com frequencia e f3 baixos, isso acredito que ocorra pela própria característica de formação destas ondas sonoras..

Caixas de PA geralmente estão em ambientes abertos, ou seja, dificilmente irão conseguir manter o mesmo "SPL" do que as demais frequencias, logo elas acabam "sumindo" ao ouvido humano..

- A respeito das faixas de 40hz, tem um artigo na audiolist que explica esse motivo:

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=56

Editado por sleepwalker

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

verdade sub só abaixo de 40 msm e longe e se sentir ta la na canela te mostrei essa hd 15 por ser compacta e vai te dar uma relativa (resposta)subsonica de mala aberta mas n será nenhuma brastemp n ^^.

Mesmo com a HD15, junte pelo menos oito delas pra ter uma boa resposta nos 40hz!

Aqui vou responder em VERMELHO:

- Quando você compara som automotivo x PA, você não estã esquecendo da "atenuação natural" das frequencias baixas na cabine (dentro do carro)?

DENTRO do carro não se tem atenuação.. se tem GANHO! É o famoso EFEITO CABINE.. e isso acontece pelo fato do carro ser menor, mais facil de propagar as frequencias! Fora que o material interno ressona, dando muitos dbs de ganho na fs do carro!

Acho que vc quis dizer que o som Interno pra ser propagado PRA FORA! Mas aí não seria uma atenuação natural.. e sim, a perda da energia sonora que vira energia mecanica (o famoso "Prac prac" da lataria batendo!)

Tenho alguns colegas que tem som automotivo e o comportamento do som somente com o porta-malas aberto é bem diferente do que estar com os bancos traseiros rebatidos e as portas abertas (com as portas abertas parece que o som fica "mais seco", sem gravão, se o carro tá com as portas fechadas e somente o porta-malas aberto o som fica "grosso" com grave firme, tremendo tudo...).

Justamente! Daí o efeito cabine.. que dá um reforço geralmente em torno de 50~60hz!

Você mesmo que tem subwoofer, já conseguiu tocar 30hz com a mala aberta?

Antes de mais nada, eu NUNCA abro minha mala! Mas se vc tiver a um metro ou menos do carro, sim.. sente com força, mesmo com a mala fechada! A uns 2 ou 3 mts sente beeem de leve.. e de 4~5 metros pra lá.. fica só o +40hz!

Dificil né, por mais que a caixa esteja com frequencia e f3 baixos, isso acredito que ocorra pela própria característica de formação destas ondas sonoras..

Na verdade, as ondas de menor frequencia são maiores e precisam INEVITAVELMENTE de área de cone pra propagar. 40hz com 2 falantes? consegue! Mas não espere que chegue longe! Pra conseguir resposta boa abaixo dos 40hz, coloque PELO MENOS 8x15' ;)

Caixas de PA geralmente estão em ambientes abertos, ou seja, dificilmente irão conseguir manter o mesmo "SPL" do que as demais frequencias, logo elas acabam "sumindo" ao ouvido humano..

Ledo engano! Caixas do tipo horn por exemplo, ou caixas estilo Line Array.. sofrem pouca perda conforme vc se distancia! Essa semana vi um reboque em Arapiraca com 4 whorn tocando a uns 10mts.. e o grave era macio, flat e FORTE.. vc sentia no peito!

Espero ter esclarecido algo! Qualquer dúvida, só falar! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Mestre? Bah.. sem essa! rs :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa..

45hz na minha concepcao e subgrave sim !

Coloca Air Forces no seu som, e pergunta pro Young Jezzy, se e ou nao subgrave... !

Maioria dos Hip Hops Americanos e na casa dos 45 hz!

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

O fato de tremer não significa que seja subgrave! Fora que.. na música que citou, ele raramente tá tocando senoidal apenas em xxhz!

É questão de física. Sempre convencionou-se que 40hz pra baixo é subgrave.. e subgrave é a denominação do grave que se sente, não que se ouve! (ao contrário do grave, que é ouvido)

Compartilhar este post

Link para o post

O fato de tremer não significa que seja subgrave! Fora que.. na música que citou, ele raramente tá tocando senoidal apenas em xxhz!

É questão de física. Sempre convencionou-se que 40hz pra baixo é subgrave.. e subgrave é a denominação do grave que se sente, não que se ouve! (ao contrário do grave, que é ouvido)

- O fato de tremer não significa que seja subgrave!

- e subgrave é a denominação do grave que se sente,

Confuso nao?

-na música que citou, ele raramente tá tocando senoidal apenas em xxhz!

Air Forces, e umas das musicas mais usadas no BASS RACE, justamente pq em GRANDE parte da musica, fica em 45 hz !

Pois eh, tenho q ler essa definicao, nos livros de fisica nao tem ! pelo menos os mais basicos...rs

Tu gosta muito de definicao de fisica neh?...

Nosso ouvido (humano), e capaz de escutar frequencias de 20hz ateh 20khz ! ou seja, pela sua definicao subgrave e de 0 hz ateh 20 hz !

PRA MIM, nao minha concepcao, 45 hz e subgrave sim !

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blow blow pow, se for questao de sentir e nao de ouvir, ai a coisa é muito mais embaixo cara, 40 hz, 35 hz, 30 hz ainda se ouve... pelo que vc esta se referindo ai tornasse subgrave as freqeucnias abaixo de 20 - 25 hz.

O que a geral considera é de 50 - 60 hz pra cima é SPL e para baixo é subgrave.

Compartilhar este post

Link para o post

- O fato de tremer não significa que seja subgrave!

- e subgrave é a denominação do grave que se sente,

Confuso nao?

Vou corrigir:

Não significa que seja APENAS subgrave.. ali pode ter subgrave e harmonicos.. ou simplesmente senoidal em 2 ou 3 frequencias! Tipo.. 30, 45 e 55hz!

Dizem que pra bom entendedor..

-na música que citou, ele raramente tá tocando senoidal apenas em xxhz!

Air Forces, e umas das musicas mais usadas no BASS RACE, justamente pq em GRANDE parte da musica, fica em 45 hz !

Pois eh, tenho q ler essa definicao, nos livros de fisica nao tem ! pelo menos os mais basicos...rs

Tu gosta muito de definicao de fisica neh?...

Nosso ouvido (humano), e capaz de escutar frequencias de 20hz ateh 20khz ! ou seja, pela sua definicao subgrave e de 0 hz ateh 20 hz !

PRA MIM, nao minha concepcao, 45 hz e subgrave sim !

Abraco !

Bah cara.. de gente teimosa já tow cheio! Sempre aparece um! Então... tudo beleza.. é subgrave! FechoU! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blow blow pow, se for questao de sentir e nao de ouvir, ai a coisa é muito mais embaixo cara, 40 hz, 35 hz, 30 hz ainda se ouve... pelo que vc esta se referindo ai tornasse subgrave as freqeucnias abaixo de 20 - 25 hz.

O que a geral considera é de 50 - 60 hz pra cima é SPL e para baixo é subgrave.

Não confunda ouvir o SOM com ouvir o DESLOCAMENTO do cone ou do ar!

(bah, jajá vem algum teimoso dizer que som é deslocamento de ar, propagação... rsrs)

Meu som quando tava com a sintonia mais baixa, tocava forte nos 20hz... tocava não.. vc ouvia o "frrrrrr" vindo da mala e o ventinho chacoalhando tudo ao redor.. 40hz já se percebe algo parecido com som.. mas ainda não é som propriamente dito.. é mais um ruído, vibração sem definição.. acima dele é que a coisa começa a tomar forma!

Compartilhar este post

Link para o post

Tu ta Certo em tudo que disse! :legal:

E eu sou teimoso ! Mals aew meu rei ! :legal:

Sem recentimentos... rs []-[]

Grande Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

Vou corrigir:

Não significa que seja APENAS subgrave.. ali pode ter subgrave e harmonicos.. ou simplesmente senoidal em 2 ou 3 frequencias! Tipo.. 30, 45 e 55hz!

Dizem que pra bom entendedor..

Bah cara.. de gente teimosa já tow cheio! Sempre aparece um! Então... tudo beleza.. é subgrave! FechoU! []-[]

ae BLOOM! é o seguinte, estou entrando meio q de gaiato no topico, mas vou deixar minha singela opiniao aki.

tenho um cd q tem frequencias desde 20hz a 80hz. uma a uma. tipo, 20, 21, 22, 23, 24.... 30, 31, 31, ......80hz.

e ja fucei de uma a uma. na verdade o q senti aqui foi q de 20hz a 30hz nao se ouve, apenas se sente e ve os subs quase sairem voando.... kkkk

apartir de 30hz ja se ouve algo, mas muito baixo. apartir dos 40hz ja fica ate legal, e 45hz fica um sub legal.

entao pelo q notei aí é q o grave abaixo dos 40hz é desperdício de energia e forçar o sub. de 40hz a 50hz eu acho q é o ideal para quem gosta de sub interno, mas externamente nao vira nao, força muito os falantes. e trio deve tocar acima de 50hz.

outra coisa bloom:

vi em um topico antigo um comentario seu sobre os WPUS.

eu tenho 2 wpu1505 dos antigos, serie MCS EXPORT. com reparos zeros 100% originais.

pra mim no meu simples gosto, nao existe no mercado um falante tao fiel, musicalmente qto esse. cada dia q coloco eles pra tocar eu me impressiono mais!

toca tudo! funk, rock, pop, sertanejo, etc etc....

e pra fora da um pankadao fortíssimo! é um tipo de grave mais AVELUDADO, totalmente diferente dos outros q ouvi.

ah, ia esquecendo de mencionar, os meus wpus utilizo com corte em 50hz a 1000hz.... e fala absurdo, mb nao faz falta aqui.

inclusive um ammigo meu q tem som profissional, e tem 2 PA`S. 1 deles so com oversound sub800, e outro com wpu1805 e na opiniao dele o pa com wpu da linha 05 (ja descontinuada) tem o grave mais aveludado, como eu noto nos meus mesmo.

inclusive ja comprei mais 2 wpu1505MCS identicos aos meus, mas necessitando de reparos novos, e quando eu der uma folgada vou trocar os reparos dos 2 por reparos originais e colocar os 4 batendo junto no meu carro. acho q os 4 juntos pra fora vai ficar show, tendo em vista q ja sou SUPER satisfeito com os 2 q estao ligados la. (segue fotos das minhas crianças)

dsc02415x.jpg

dsc02414v.jpg

dsc02420x.jpg

Editado por koro

Compartilhar este post

Link para o post

Engraçado como vc julga os outros de teimoso, sendo que vc mesmo quem disse que o subgrave é quando agente sente e não ouve. Então subgrave é para vc as freq abaixo dos 20, pois não são audiveis.

Ou vc vai querer discutir com artigos cientificos, coisas comprovadas por estudiosos des de antigamente que de 20 hz a 20 khz é audivel ???

Claro que outros sons são muito mais audiveis entre 20 e 30 hz, talvez por isso achamos que nao estamos auvindo, ou a audição do peao esta fudida.

Bom, não vou gastar vela com esse tópico e ficar discutindo com vc, porque nao vai valer a pena, ja sei que vai responder: " como tem gente teimosa e bla bla bla"

QUEM sou eu para discutir com vc né ?

Vinicius aleixo, concordo com suas colocações seu TEIMOSO de uma figa, como vc pode ser tão teimoso assim cabra, p o r r a ! ta doido cara! KKKKKKKKKKKKKKKKK

Sem demais

Abraços de mais um teimoso! kkk

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

ae BLOOM! é o seguinte, estou entrando meio q de gaiato no topico, mas vou deixar minha singela opiniao aki.

tenho um cd q tem frequencias desde 20hz a 80hz. uma a uma. tipo, 20, 21, 22, 23, 24.... 30, 31, 31, ......80hz.

e ja fucei de uma a uma. na verdade o q senti aqui foi q de 20hz a 30hz nao se ouve, apenas se sente e ve os subs quase sairem voando.... kkkk

apartir de 30hz ja se ouve algo, mas muito baixo. apartir dos 40hz ja fica ate legal, e 45hz fica um sub legal.

entao pelo q notei aí é q o grave abaixo dos 40hz é desperdício de energia e forçar o sub. de 40hz a 50hz eu acho q é o ideal para quem gosta de sub interno, mas externamente nao vira nao, força muito os falantes. e trio deve tocar acima de 50hz.

outra coisa bloom:

vi em um topico antigo um comentario seu sobre os WPUS.

eu tenho 2 wpu1505 dos antigos, serie MCS EXPORT. com reparos zeros 100% originais.

pra mim no meu simples gosto, nao existe no mercado um falante tao fiel, musicalmente qto esse. cada dia q coloco eles pra tocar eu me impressiono mais!

toca tudo! funk, rock, pop, sertanejo, etc etc....

e pra fora da um pankadao fortíssimo! é um tipo de grave mais AVELUDADO, totalmente diferente dos outros q ouvi.

ah, ia esquecendo de mencionar, os meus wpus utilizo com corte em 50hz a 1000hz.... e fala absurdo, mb nao faz falta aqui.

inclusive um ammigo meu q tem som profissional, e tem 2 PA`S. 1 deles so com oversound sub800, e outro com wpu1805 e na opiniao dele o pa com wpu da linha 05 (ja descontinuada) tem o grave mais aveludado, como eu noto nos meus mesmo.

inclusive ja comprei mais 2 wpu1505MCS identicos aos meus, mas necessitando de reparos novos, e quando eu der uma folgada vou trocar os reparos dos 2 por reparos originais e colocar os 4 batendo junto no meu carro. acho q os 4 juntos pra fora vai ficar show, tendo em vista q ja sou SUPER satisfeito com os 2 q estao ligados la. (segue fotos das minhas crianças)

[ QUOTE DE FOTOS RETIRADO ]

Ai veio. blz. Tem como vc me passar teu projeto com 2 wpu q vc tem??? caixa, dutos, sintonia e tdo mais. Acho q é esse falante q vou botar no meu up q pretendo fazer. Ou vc me indica outro falante pra usar, de 12" ou de 15"??? tdo pra tocar som misto. Valeu

Editado por blOom
Não dá quote em fotos/vídeos!

Compartilhar este post

Link para o post

Recordar é viver:

Neste tópico vc mesmo disse que subgrave é de 20 a 50 hz.

Tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=129677

E no final de um comentário, disse que não a leis que determinem o que é e o que não é subgrave e etc.

É isso ae!

Editado por Gui_MA

Compartilhar este post

Link para o post

Recordar é viver:

Neste tópico vc mesmo disse que subgrave é de 20 a 50 hz.

Tópico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=129677

E no final de um comentário, disse que não a leis que determinem o que é e o que não é subgrave e etc.

É isso ae!

pra tu ver como é... falei bobagem, comentei errado! Eu jurava que era na época.. mas aprendi um bocado de lá pra ca... enfim.. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Ai veio. blz. Tem como vc me passar teu projeto com 2 wpu q vc tem??? caixa, dutos, sintonia e tdo mais. Acho q é esse falante q vou botar no meu up q pretendo fazer. Ou vc me indica outro falante pra usar, de 12" ou de 15"??? tdo pra tocar som misto. Valeu

respondido via msn..

Compartilhar este post

Link para o post

pra tu ver como é... falei bobagem, comentei errado! Eu jurava que era na época.. mas aprendi um bocado de lá pra ca... enfim.. []-[]

Arruma ae pra nois entao, ondem tem as escalas de grave, subgrave, adudo, médio e etc... nunca encontrei nada que firme isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Arruma ae pra nois entao, ondem tem as escalas de grave, subgrave, adudo, médio e etc... nunca encontrei nada que firme isso!

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal, vamos nos acalmar...

A intenção do tópico é ajudar o colega no propósito dele...

Na minha opinião Oversound sub800 em caixa de 100 litros é o mais indicado,pelo custo/benefício.

Agora, se orçamento não for problema, Snake HPX2180 ou Selenium 18SW1P são os tops do mercado!!! ( Nesse caso utilizaria os 115 litros)

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, calmo nós estamos, só que são coisas que vem acontecendo com certa frequencia no forum, que só contribuem negativamente.

E só vim aqui postar porque eu sou TEIMOSO! KKKKK

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, calmo nós estamos, só que são coisas que vem acontecendo com certa frequencia no forum, que só contribuem negativamente.

E só vim aqui postar porque eu sou TEIMOSO! KKKKK

Vai chorar? Se for, aqui tem lenço.. pra tu n sujar o teclado ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tb quero um lenco..rs

Blo0m, em relacao a classificacao das frequencias, vc ta certo, errado e quem te da razao...rs

Eu teimoso? rs

Bloom, vc erra, eu erro, todo mundo erra ! as vezes e mais bonito assumir que se equivocou, do que ficar chamando os outros de teimoso ! rs

Relaxa .. rs

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

Relaxa .. rs

Abraco !

Relaxa nao aleixo, agora eu quero lenço.

KKKKKKKK

Compartilhar este post

Link para o post

uma frequencia boa para o som seria de 35hz a 16khz mesmo ultrapassando em 1.8khz a regra

mas tenho que concordar que 18k a 20k é muita coisa

mas fazer o que se caiu no gosto da galera

duvido 10% do forum falar que consegue destinguir os 18k pra cima e ouvir sem algum encomodo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...