Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Diego Alves

[GOL G5 - DIY] 3-WAY C/ CH CENTRAL - NOVOS AMPS INSTALADOS

Recommended Posts

EDIT 28/02/2011

Bom...como a gente nunca fica contente, estou fazendo alguns ups no som.

Sai o Boston GT-24 (exelente AMP por sinal) e entra o STEG K2/03 no lugar..

Comprei ontem no EUA 1 Par de JL 6w0-4...os Bichinhos vão para os Pezinhos...e como o gringo trocou a borda dos JL's no fds, e lascou cola pakaraio, e ficou bem feio por sinal...comprei eles MUITO BARATO...o resto está impecável...carcaça bobina, e etc...

e tocando maravilhosamente de 40hz a 300hz...que será a finalidade do projeto...

EU NÃO GOSTAVA DE SUB CORTADO BAIXO...ACHAVA DISPERDÍCIO...porem fiz uns testes com os MIDs tocando baixo e o sub baixo tbm...e ficou interessante...o sub ja era presente na frente do carro e ficou mais presente ainda...e mais Confortável de escutar digamos assim

Sem dizer q o Jl 6w0 ja era algo antigo q eu queria colocar...porem muito dificil de achar....

bom os UP's será o seguinte

1 AMP STEG K2/03 - na lateral (vai dar trabalho mais encaixa) (em mãos)

2 JL 6w0-4 no lugar dos Mids Fosgates (a caminho de casa)

Refazendo os pezinhos, justamente pra acomodar os JLs...no qual vai ter uma tela embutida protegendo os mesmos...

SUB JL 12w6v2 no lugar do 10w6v2 (em mãos tbm)

fotos posto mais a tarde =P

de antemão adianto que os pezinhos estão ficando bonitos pakaraio...

3 WAY montado...100% completo.. 05/12/2010

O SET é composto de:

HU - JVC AVX77 ==================================> OK

MIDBASS - DO KIT T-162s DA FOSGATE nos Pezinhos => OK

TW DAYTON =======================================> ok

FULL TANGBAND BAMBOO DE 3" ======================> ok

CANAL CENTRAL CLARION SRK604 ====================> OK

COAXIAL MTX THS5202 5" ==========================> OK

RCA MONSTER XLN 201 =============================> OK

RCA MONSTER XLN 304 =============================> OK

AMP CLARION APA2160 OLDSCHOOL 2CH ===============> OK

AMP CLARION APA2160 OLDSCHOOL 2CH ===============> OK

AMP BOSTON GT-24 2CH ============================> OK

SUB JL 10W6V2 D4 ================================> OK

CROSSOVER PASSIVO P/ TW E FULL ==================> OK

1 clarion APA2160 tocará o MIDBASS cortado de 80hz a 200hz

1 Clarion APA2160 tocará o FULL de 315hz HP a 3500hz LP(o corte de 3500hz LP sera feito pelo crossover)

TWEETER de 4000hz HP (o corte será pelo crossover - tenho q confirmar c é em 4.000hz mesmo)

o AMP boston tocará o JL em até 80HZ em caixa selada...

---------------------------------------------------------------------------------------------------

OBS: NOVOS VIDEOS NO POST #96 - 15/10/2010

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora sim...está montado o estereo...fiz algumas fotos e videos variados de qualidade...como Spanish Harlem, solo de bateria e ben Harper...

Ficou fantástico...o medio grave bem presente...e pelos testes os mids estão tocando bem firme até uns 45hz...

Nos solos de bateria...parece que ela está no painel, bem presente no carro...o palco está bem agradável...e os agudos tbm estão presente...

O Tweeter do KIT da fosgate puxa mais pro médio e falta um pouquinho de definição nos agudos bem altos...porem estarei trocando eles pelos TW da Dayton...

OBS: jaja o Markto que escutou o set ontem, vai postar as impressões dele sobre o set =D...e novamente...vlwww amigo pela ajuda na confecção dos pezinhos...ficaram simplesmente TOP

Bom...vamos as fotos e videos:

VIDEO COM OS MIDS NO PEZINHO

SPANISH HARLEM

SOLO DE BATERIA

BEN HARPER - GOLD TO ME

BEN HARPER - STEAL MY KISSES AO VIVO

FOTOS

dsc02935e.jpg

dsc02933b.jpg

dsc02934dh.jpg

-------------------------------------------------------

SET COMPLETO COMPOSTO DE:

*TW do KIT FOSGATE T162-S (sendo trocado no mes que vem pelos Dayton) - Instalado

*MIDS do KIT FOSGATE T162-S - Instalado

*CROSS KIT FOSGATE - Instalado

*CANAL CENTRAL CLARION SRK604 - Instalado

*HU JVC AVX77 - Instalado

*AMP MTX TE404 (ESTEREO) - Instalado

*AMP BOSTON GT-24 - A caminho do Brasil

*SUB JL 10w6v2 - A caminho de casa

Ups Futuros, será o TW da Dayton e um FullReange TangBand de 3"...isso pro mes que vem =D

BASE DOS PEZINHOS, MONTADOS SABADO PELO MARKTO

Está bem resistente e seco...apenas esperando outra mão de fibra pra ficar mais rigida...eu até pensei em passar a fibra...mais por se tratar de algo que não pode ter falhas...achei melhor deixar o Markto passar a fibra depois...hehehe

imagem072d.jpg

imagem071.jpg

BASE DO SUPORTE DO CANAL CENTRAL, AINDA NO CARRO, ELE VAI FICAR BEM NO MEIO DOS DIFUSORES DE AR

imagem070v.jpg

imagem068.jpg

imagem069t.jpg

FRENTE DO ACABAMENTO CENTRAL...NO QUAL VAI ACOMODAR O MESMO...=D

imagem067j.jpg

A FRENTE E A BASE DA PEÇA, JA FORA DO CARRO E RETIRADA A FITA PRA SECAR MELHOR DURANTE A NOITE

imagem074h.jpg

imagem075.jpg

imagem073p.jpg

HOJE DIA 29/10/2010...ESTOU COM O ACABAMENTO DE FIBRA DO CANAL CENTRAL PRATICAMENTE PRONTO...DEPOIS SÓ LASCAR MASSA E LIXAR...E MUITO...

FOTO DO ACABAMENTO SEM A FITA APENAS FIXADO PRA IR PARA OS FINALMENTE E VISTA FRONTAL DA PEÇA PRA TER UMA IDEIA DE COMO FICARÁ

imagem077.jpg

imagem076ie.jpg

CHEIO DE FITACREPE, PRA PODER MOLDAR A PARTE QUE FALTOU

imagem078h.jpg

AGORA SIMMMM...QUASE PRONTO...COM FIBRA DE VIDRO APLICADA, SÓ TIRAR AMANHÃ E JUNTAR TODAS A PEÇAS...AI SÓ RECORTAR O Q FALTA E APLICAR A MASSA PRA COMEÇAR A DAR ACABAMENTO

imagem081k.jpg

imagem079.jpg

imagem080e.jpg

2 Fase do processo =D

Fotos dos pézinhos...ja direcionados...faltando apenas a fibra por cima... :rolleyes:

Com a experiencia do Markto, sai como c fosse uma luva...hohohoho

dsc02895i.jpg

dsc02892p.jpg

dsc02894t.jpg

10/10/2010 - CANAL CENTRAL PRONTO, INSTALADO E SUPORTE PINTADO COM BATEPEDRA e na cor do painel =D

dsc02901e.jpg

dsc02898p.jpg

dsc02899u.jpg

10/10/2010 - PEZINHOS Quase prontos, passei 2 camadas de resina + manta...faltando apenas 1...ai partir pra massa plastica e lixa =D

dsc02897w.jpg

dsc02896o.jpg

imagem082.jpG

imagem083d.jpg

imagem084.jpg

imagem087.jpg

Editado por Diego Alves

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara... vou dar a minha opinião, mas não sei se muitos irão concordar...

enfim...

O objetivo de se montar um som, seja ele trio, SPL, SQ, Hi Fi, ou qualquer outro tipo é estar satisfeito e feliz...

Então, se está contente com o seu... PARABÉNS, pois muitos gastam fortunas com isso, e não conseguem chegar a essa satisfação...

Vai fundo garoto... aproveita o som e curti mesmo...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

bacana demais !

mais bacana ainda é a sua personalidade de partir pra algo que agrade a voce e não aos outros.

show de bola , adoraria ouvir esse 5.1

abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Esse seu player e Show !

Parabens !

É o Melhor Player q eu tive cara...Pra um DVD ele é muito completo...e a qualidade de audio é TOP, não fica muito atrás de marcas renomadas não...tem muitos recursos que DVDs mais tops não tem...=D

Cara... vou dar a minha opinião, mas não sei se muitos irão concordar...

enfim...

O objetivo de se montar um som, seja ele trio, SPL, SQ, Hi Fi, ou qualquer outro tipo é estar satisfeito e feliz...

Então, se está contente com o seu... PARABÉNS, pois muitos gastam fortunas com isso, e não conseguem chegar a essa satisfação...

Vai fundo garoto... aproveita o som e curti mesmo...

Abraços.

Exatamente...ao meu ouvido, por o que eu estava acostumado (SPL)...esse som 5.1 completo é coisa de outro mundo cara...fiquei extremamente satisfeito sem gastar tanto...

Quando eu coloco um DVD no modo 5.1...e desativo ele pra ficar um som "normal"que era o q eu escutava até por esses dias o canal central...pqp...parece que o agudo desaparecem...perdem o brilho..rsrsrs...

ja no 5.1 o som fica harmonioso, com os agudos e medios extremamente presente...muito bacana mesmo...

to desde o começo do ano montando ele aos poucos...ahuishauishauis...

ainda falta fazer o acabamento da mala mais ta blz...como viajo d+, preciso tirar a caixa do sub direto...então não da pra fazer algo embutido tudo certim =/

bacana demais !

mais bacana ainda é a sua personalidade de partir pra algo que agrade a voce e não aos outros.

show de bola , adoraria ouvir esse 5.1

abraço :legal:

Exatamente cara...

li muita coisa aqui no SQ antes de montar...e os equipamentos que eu tenho não são muitos utilizados por aqui no SQ...

Ai como vou pro PY direto...então meu foco foi com equipamentos encontrados láhh...

Os mais dificeis que penei pra comprar no PY...q fiquei vários meses na espectativa de chegar foram o JVC AVX77 e o Canal central da Clarion

o resto se encontra mais facilmente...

Mais o bacana e com o que eu to de cara do SET é que mesmo algo que não tem um foco voltado pra SQ PURO possa tocar tão bem assim em conjunto...

Pena que não da pra dizer...tem que ouvir mesmo...mais com certeza, pelo menos pra mim, e pros meus amigos que escutaram o set aqui, ta TOP...nda exagerado como no SPL q eu tinha...esta um som agradável de se escutar e com um volume considerável...

Como disse na descrição...da vontade de ficar dentro do carro escutando DVDs em 5.1...rsrsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo projeto.

Tb quero montar o meu no sistema 5.1 no meu carro.

So por curiosidade vc pagou quanto no AVX77? pode responder por MP.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

cara, parabens, muito legal.

me interessou esse esquema.

uma duvida, o CLARION SRK604 ja eh amplificado neh? ele ta ligado aonde?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Diego, quero ouvir esse set mew!!

Ta facim pra testar o teu T1 no meu amp. só plugar a caixa e boa.

qualquer coisa manda MP pra mim.

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

cara, parabens, muito legal.

me interessou esse esquema.

uma duvida, o CLARION SRK604 ja eh amplificado neh? ele ta ligado aonde?

abraço

Uhum É AMPLIFICADO...CARA, o que me fez comprar esse Clarion foi justamente as suas opções de instalações...

Voce tem 2 opções:

1º Usa ele montado no suporte 1 DIN que vem junto...

2º Usa ele separado, pq ele desmonta tudo...ai vc coloca o amplificador em algum canto do carro e conecta os fios e pronto...

liga o chicote do amplificador no positivo, negativo e remoto e está pronto pra usar =D

Qualidade de audio se trata de um clarion...e que ao meu ver é muito boa por sinal...

c quiser comprar dele vai fundo...que é um excelente escolha...isso eu lhe garanto...=D

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo projeto.

Tb quero montar o meu no sistema 5.1 no meu carro.

So por curiosidade vc pagou quanto no AVX77? pode responder por MP.

abs

te mandei MP....

Diego, quero ouvir esse set mew!!

Ta facim pra testar o teu T1 no meu amp. só plugar a caixa e boa.

qualquer coisa manda MP pra mim.

abs

Markto

Opaaaa...bora testar?? vc é da onde fio?? é vc que é de rolandia??

mandei MP =D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to loco pra ir pra um 5.1, mas o 2din ja me comeu o painel todo pasmafaute

Eu não intendo como tem gente que prefere apenas um kit 2 vias na frente pra ter palco e não ter um coaxial ou qualquer tralha atras.. No show do Vitor e Leo parece que to levando 20 mil mulheres no banco de tras []-[]

E quanto ao T162-S o tweeter dele é BOM? E os médios, são bacanas?

Realmente é show essa central da Clarion?

Editado por FernandoCechinel

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não intendo como tem gente que prefere apenas um kit 2 vias na frente pra ter palco e não ter um coaxial ou qualquer tralha atras.. No show do Vitor e Leo parece que to levando 20 mil mulheres no banco de tras []-[]

Cara, basicamente, na maioria dos casos, o tipo de pessoa que coloca um 5.1 no carro é diferente do perfil que busca qualidade com apenas um kit 2 vias. Muitas vezes, o que voce gasta com coaxial + kit na frente é apenas uma parte do que o cara gasta com um kit na frente top de linha.

Agora, voce para o seu carro pra ficar assistindo DVD? qual o real uso de um dvd no carro? pra mim só existe um pró: o controle de funções é bem mais facil nos modelos com touch.

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos por partes........ahhhhhhhhh...não fique louco não...vá para o 5.1 simmm...ai vc vai escutar o que é som de verdade, ao assistir um DVD de show por exemplo...

Qdo desligo o 5.1...parece q o agudos e médios se apagam..ficam meio xoxo...depois q ligo novamente o 5.1 cara...simplesmente os medios e agudos ganham vida e brilho...fica muito fo** mesmo...hehehehe

Meu Painel é um lixo...não cabe P*** nenhuma...mais achei bacana o canal central ali em cima...sem dizer q manteve o palco na linha da kbça e na linha dos TW q estão na colunas...concordo plenamente com vc...coaxial atrás é insdispensavel pra melhorar o palco do carro...

1º pergunta O TW do T162-s é bruto d+...bem agradável e robusto...ele é de 1,1"...é maior q os q tem por aee...

No Cross...deixei ele a -6DB c não me engano...pq ele está bem acima e os Midbass estão na porta bem abaixo...ai ficou um som muito equilibrado...

2º pergunta O midbass é sem noção cara...muito forte...os médios são bem presentes, e mesmo estando em porta não tratada como é o meu caso...ele desce muito c vc quiser...toca fortinho a 35hz...ashauishuaihsuiahsuai...ja fiz um teste e excursiona tudo a 35hz...parece um minisub...então...está aprovado 100%....sem dizer que o Cross da linha T162-s é superior a linha nova...T1652-s

3º pergunta Curti muito o canal central...pq ele é toca muito por ter apenas 40wrms...e tem um médio/agudo bem presente tbm...sem dizer que a facilidade de instalação, podendo ser separado do amplificador q vem nele é o diferencial q fez eu comprá-lo...pq se adequa a qualquer projeto...não ficando preso a maioria q é 1DIN e não desmonta nem Fodendo...

eu iria comprar um pioneer, porem não era amplificado...e qdo vi que esse clarion desmontava...foi amor a 1º vista...

enfim...vc tem que escutar o som...

acho que o Markto vem aqui pra escutar o som...ai ele pode complementar o q eu to dizendo...

O CONJUNTO COMPLETO...está me agradando 90%...só to meio assim com o sub...pq ele não sobe muito...e prentendo trocá-lo por outro que toque bem a pelo menos até 80hz...q é onde meu KIT 2 vias ta entrando e o restante do set ta entrando...

é +- isso...

Editado por Diego Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Diego, to curioso pra ouvir !

Sou de Cambé tbm... e vou junto com o markto kkkkkkkkkk

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Diego, to curioso pra ouvir !

Sou de Cambé tbm... e vou junto com o markto kkkkkkkkkk

Abraço

Opaaaaaaa...o Markto falou que vc vai vir junto...amanhã...

ai a gente ja toma umas brejas...

E cara...vi seu tópico, não pensei q vc fosse daqui...to loco pra ver os Boston tocando....to pensando em Por 1 G3 tbm...=D

Compartilhar este post

Link para o post

Opaaaaaaa...o Markto falou que vc vai vir junto...amanhã...

ai a gente ja toma umas brejas...

E cara...vi seu tópico, não pensei q vc fosse daqui...to loco pra ver os Boston tocando....to pensando em Por 1 G3 tbm...=D

Bosotn só ta no carro do Galego, o meu se foi...to sem nada

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Videozinho!

Videozinho!

Videozinho!

E a galera continua a gritar!

Videozinho!

Principalmente do central :D, sou chegado em coisas da clarion hahaha.

Se puder, faz um videozinho, pois creio que ficou legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Videozinho!

Videozinho!

Videozinho!

E a galera continua a gritar!

Videozinho!

Principalmente do central :D, sou chegado em coisas da clarion hahaha.

Se puder, faz um videozinho, pois creio que ficou legal.

vou tentar fazer um...mais cam é fo**...não pega muita coisa...hj ja faço um video =D

Compartilhar este post

Link para o post

Uhum É AMPLIFICADO...CARA, o que me fez comprar esse Clarion foi justamente as suas opções de instalações...

Voce tem 2 opções:

1º Usa ele montado no suporte 1 DIN que vem junto...

2º Usa ele separado, pq ele desmonta tudo...ai vc coloca o amplificador em algum canto do carro e conecta os fios e pronto...

liga o chicote do amplificador no positivo, negativo e remoto e está pronto pra usar =D

Qualidade de audio se trata de um clarion...e que ao meu ver é muito boa por sinal...

c quiser comprar dele vai fundo...que é um excelente escolha...isso eu lhe garanto...=D

No caso ele tem um amplificador proprio separado? vc conecta ele por rca mesmo??

Compartilhar este post

Link para o post

No caso ele tem um amplificador proprio separado? vc conecta ele por rca mesmo??

Ele tem um amplificador proprio separado sim...

o Sinal do DVD pra ele é por RCA...

do amplificador pra caixinha vc conecta 1 par de fio paralelo + 1 conctor redondo parecendo aqueles de teclado...

o paralelo é o sinal de audio...o do tipo de teclado é das regulages do canal central e energia...

aqui da pra ver bem os conectores: http://www.sonicelectronix.com/item_8929_Clarion+SRK604.html

vlwwwwwww

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu por responder todas as perguntas... ;) Estou cada vez mais em duvida de qual kit 2 vias pegar :banghead

Sub ja esta quase certo, pegar 2 Helix P10 [-]

Compartilhar este post

Link para o post

...

No show do Vitor e Leo parece que to levando 20 mil mulheres no banco de tras

...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o- olha só a finalidade de colocar os coaxiais...

uashduahsudhaushduashduahsudh.. vou por no meu carro tbm... 20 mil mulheres dentro do Golzinhu??? OpO uhulll :rever1:

mas ninguém conta pra minha namorada hein...

auhdusahudhasuhd... tipo vai virar até uma piada...

"como vc consegue colocar 20 mil mulheres dentro do seu carro??? [¨] ..." o-o- o-o-

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte... como eu e mais alguém já disse... parabéns pela personalidade...

Agora, daí a dizer que o 5.1 fica melhor do que o "padrão" SQ com um kit 2 vias + sub...

Totalmente opinião própria... nem tem como discutir.. eu gostava de som envolvente, mas depois que elaborei melhor o meu sq, e olha que o próximo será melhor ainda (vide assinatura, não está montado!!) ai sim...

Então, para o bem de todos... respeitemos as opiniões dos amigos... cada qual em seu "quadrado" ou redondo.. sei lá..

Abraços. Bruno.

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o-o- olha só a finalidade de colocar os coaxiais...

uashduahsudhaushduashduahsudh.. vou por no meu carro tbm... 20 mil mulheres dentro do Golzinhu??? OpO uhulll :rever1:

mas ninguém conta pra minha namorada hein...

auhdusahudhasuhd... tipo vai virar até uma piada...

"como vc consegue colocar 20 mil mulheres dentro do seu carro??? [¨] ..." o-o- o-o-

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte... como eu e mais alguém já disse... parabéns pela personalidade...

Agora, daí a dizer que o 5.1 fica melhor do que o "padrão" SQ com um kit 2 vias + sub...

Totalmente opinião própria... nem tem como discutir.. eu gostava de som envolvente, mas depois que elaborei melhor o meu sq, e olha que o próximo será melhor ainda (vide assinatura, não está montado!!) ai sim...

Então, para o bem de todos... respeitemos as opiniões dos amigos... cada qual em seu "quadrado" ou redondo.. sei lá..

Abraços. Bruno.

Uhum...eu sei que não tem como comparar com um SQ TOP mesmo...pq perde de lavada...

Eu tbm não tenho parametros pra comparar com um SQ básico por exemplo pq nunca escutei...

HJ o Markto e seu amigo que são beeeeeem familiarizados com SQ...podem dar uma opinião mais concreta..

Pelo investimento que eu fiz $$$...e por ser equipamentos que NÃO são usados no SQ, achei o resultado fantástico...som forte e limpo...

Pra mim ta mais do que perfeito...

vamos aguardar a opinião do Markto e do seu amigo que entendem mais...eles vão escutar e dar o aval...ahsauihsiuahsuauis

Compartilhar este post

Link para o post

=D tamos ai!!

nada como ouvir outros sets pra tirar conclusões.

Markto

Editado por Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá..

SQ?? o som do Dieguitoooo é muuuuito forrteeeeee!! :vts

Rapaiz, pode juntar um saco pra ir catando as porcas que vão soltar!!auuahuah

Esse T1 Fosgate, em músicas de dance, black, destrói tudooo!!

uahuahuahuahuauauha

Vamos tirar esse mid da porta, ele é muito forte e da problemas. Vamos montar uns pezinhos, vai ver a diferença na hora. Médio graves aparecerão com mais força, sem ressonância, e ainda com essa potência toda, vai encobrir teu sub! [¨]

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...