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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Therion Akkad

O que se faz para "fazer" o motor

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Desculpe minha ignorância.... Tenho de fazer o motor do meu carro, e gostaria de saber o que exatamente é feito quando se "faz" o motror? Quais as peças normalmente são trocadas? Essas coisas.... O realmente é feito? Alguém poderia me dar alguns detalhes? Grato!

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Fazer o motor é qualquer trabalho que envolva a reconstrução de suas partes internas.

 

Pode incluir diferentes peças, tudo depende do que está ou não precisando de reparo.

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Depende... cada mecanico ou mexanico tem sua definição do que é "fazer o motor".

 

O Correto é:

 

desmontagem total

Limpeza quimica de todas as peças, galerias de arrefecimento,de oleo, etc...

 

Medir diametro e ovalização dos cilindros

Medir sede e guias de valvulas

Medir superficies de contato (bloco, cabeçote, flanges, mancais)

Medir folga e pressão das bombas mecânicas (oleo, agua)

Medir desgaste de pistão, bielas e valvulas

Medir a arvore de manivelas (virabrequim) e comandos

Medir mancais de comando e arvore de manivelas

 

feito isso decidir se vai abrir ou encamisar o bloco

brunir os cilindros para recuperar as microranhuras que sustentam o filme de oleo

retificar ou trocar comandos e/ou arvores de manivelas

Se desgastados trocar pistões, aneis e valulas

 

Trocar aneis, tuchos de valvula/molas, e casquilhos (bronzinas de mancal e de biela)

Trocar as bombas mecânicas que estejam com folga ou baixa pressão

Retificar superfices de contato

equalizar cilindros, camaras e dutos

balancear peças moveis (bielas, vira, comandos)

Montar trocando TODAS as juntas e retentores e utilizando tabela de torque correta e pontos de montagem.

 

Lavar radiador e trocar o reservatório de expansão e sistema de dreção hidraulica, verificar estado dos orgãos auxiliares (compresor do ar, alternador, etc..)

USAR PEÇAS ORIGINAIS DE PREFERENCIA, OU NO MAXIMO PEÇAS PARALELAS DE MUITISSIMO BOA PROCEDÊCIA

 

Assim seu motor está novo e vai durar a mesma coisa de quando saiu d efabrica.

 

Mas pra muitos, fazer o motor é abrir o carter trocar casquilhos de biela e trocar aneis... para de fumar e de fazer barulho.. mas uns Km pra frente volta tudo de novo...

 

[]

 

Sandro

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Ok! Valeu sepacheco, sua esplicação foi ótima! Claro que ficam algumas dúvidas, mas está de bom tamanho. Desculpe de novo pelo exesso de perguntas e minha ignorância. Mas tenho um Dodginho 1977, que curto bastante, e querem R$2500 para fazer o motor dele, um cara que mora na Grande Porto Alegre, uns 20km da minha casa, tem outro dodginho que está jogado no pátio, ele diz ter feito o motor a 8000km a 2 anos, está parado a uns 8 meses, vino carro e está com assoalho, bancos e lataria nem ruin, vou ver se levo um mecânico para ver se o motor e a caixa estão em bom estamo mesmo, parece bem limpo. Ele quer R$900,00 nele todo. Tenho idéia de fazer o domo dar baixa antes e me vender com nota, para que eu possa em vez de fazer meu motor, trocar pelo dele, até porque minha caixa está escapando a terceira e rebentou o retentor dela, fazendo o óleo da caixa pingar na surdina e fazendo uma fumaçeira dos internos. Se o motor dele não estiver realmente bom, para que eu não tenha de acabar fazendo ele também, vou acabar é colocando outro motor mesmo como um AP com a caixa do opala. Mas queria ver o que é melhor e mais econômico também. Em vez de pintar i meu dodginho, vi uma possibilidade de fazer o Envelopamento com preto fosco, achei muito bonito. Grato!

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Carro velho em preto fosco fica muito tosco... fica parecendo que o dono não teve grana pra pintar, e mandou dar um banho de tinta, sem verniz.

 

Envelopar é quase o mesmo preço de pintar, e carro antigo pintado fica bonito.

 

Agora, vale MESMO a pena investir nesse dodge?

 

A não ser que você tenha algo sentimental por ele, vale mais a pena pegaar um carro mais tranquilo...

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Gosto muito deste carro! Eu já fiz uma simulação no computador para ver ele em preto fosco e gostei muito do resultado, aínda mais que vou trabalhar todos os cromados dele, que são bastante, parachoques, frisos, emblemas.... Sei que envelopamento é quase o mesmo preço de pintar, porém eu conotei um pedaço do adesivo que é utilizado e eu mesmo apliquei no capuz do motor e ficou muito bom. Olhei alguns vídeos na internet para ver as técnicas, e ficou ótimo, sem bolhas bem nada. E se eu mesmo aplicar, o gasto que terei com material, já contando com um certo desperdício, de R$250,00

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É, não sei... depois que começou a moda dos carros em preto fosco, já comecei a achar todos toscos... Já vi de tudo em preto fosco...

 

Se você realmente curte o carro, mete um AP + câmbio de chevette... A adaptação é simples, acho que qualquer mecânico acerta.

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Olha não faz isso não, o Doginho já é colecionavel, se meter mecanica de outro carro ele vai é virar um monte de lata sem valor , mas que anda.. Eu compraria esse outro doginho desmontava os dois e fazia um com as melhores peças. escolhe se possivel o do seu amigo pra ficar ccom numero do motor e chassi correto (a menos que estaja muito ruim de lata) e vai pondo o que tem melhor no seu carro nele. PINTE da cor ORIGINAL e com a tinta original do carro que vai receber as peças. Tem muito pintor bom que pinta BEM um carro desses por 1500 pratas.

Ou anuncia assim como está que pega grana pra comprar um chevete ou mesmo um gol andando :)

Pro seu carro deve ter bastante peças no e-bay, pois na verdade esse carro era inglês se não me engano chamava hillmamm.

 

[]

 

 

Sandro

Editado por sepacheco

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