Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
barulux

Qual Comprimento dos dutos?

Recommended Posts

Se você diz, quem sou eu para discordar....

Mas na minha opinião, subwoofer tem que tocar de 50 hz para baixo... Eu corto os meus em 30 a 50 hz, por isso acho que pico em 60 não serve para muita coisa....

que isso joão, estamos aqui para aprender e discutir "gostos pessoais", não esquenta...

eu corto meu MTX em 80hz

:D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

por q não faz camara unica... kkk

quase todo mundo faz caixas pra graves em camara unica.. já q seu modulo tem um canal mono de 1000w rms.. dá super serto apesar de faltar um pouco de potencia.. mais nada q uma boa alimentação não resolva pra q o modulo renda bem... veja os videos do ernany e de muitos aqui do spl.. q tipo de caixas usam hehehe eu uso camara unica tb.. camara individual é mais para trio, não q não dê serto em spl más sei lá...

bom pra 1 duto por camara fica em 4" x 14cm de comprimento e sintonia nos 37hz..

mas já aviso q é perigoso ficar soprando um pouco...

eu nem pensaria 2 x... faria camara unica com 160L a 170L livres ... talvez vc pense q não da serto 2 falantes dividindo o msm espaço.. más se engana pois os dois trabalharão na mesma frequencia por estarem no msm canal de saida sub do modulo, e somarão seu +3db's e dobrarão o deslocamento de ar até melhor em camara unica.. fora a pressão dentro e fora da caixa q eu acho sinseramente q ajuda a controlar a escursão dos subs..

Infelizmente minha caixa ja ficou pronta, foi feita com 2 câmaras 81 Litros pra cada sub, 2 dutos de 4 polegadas...

agora somente aguardando dicas do comprimento dos dutos pra sintonizar ela legal, pra tentar disparar uns alarmes por ae ;~

bom, ja recebi dicas de: 41 cm, 30 cm, que nao sei em quanto fica a sintonia...

e agora a sua dica de 14 cm, que sintoniza em 37hz...

Compartilhar este post

Link para o post

bom, ja recebi dicas de: 41 cm, 30 cm, que nao sei em quanto fica a sintonia...

e agora a sua dica de 14 cm, que sintoniza em 37hz...

cara com essa litrajem liquida q tu disse usar duto acima de 16cm. não seria boa ideia..

a frequencia do box ficaria entre 25 e 30 hz muito baixa ( com duto de 30 a 40cm)... os proteck não descem forte até aí não...

isso q disse não é uma dica é um programa de pc chamado basBox q calculou pra gente hehehehe.. não inventei nd heim..

a vantagem de dutos em PVC é q vc pode alterar o comprimento deles,, vá testando comece pelo maior e vá vendo a resposta q lhe agrada mais.. vai q fica bom com dutos de 30 né hehehe.. já dutos retangulares são trabalhosos ou acerta ou acerta, se não quizer arriscar a ter uma puta mão de obra depois.. mudando o projeto hehehe

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

cara com essa litrajem liquida q tu disse usar duto acima de 16cm. não seria boa ideia..

a frequencia do box ficaria entre 25 e 30 hz muito baixa ( com duto de 30 a 40cm)... os proteck não descem forte até aí não...

isso q disse não é uma dica é um programa de pc chamado basBox q calculou pra gente hehehehe.. não inventei nd heim..

a vantagem de dutos em PVC é q vc pode alterar o comprimento deles,, vá testando comece pelo maior e vá vendo a resposta q lhe agrada mais.. vai q fica bom com dutos de 30 né hehehe.. já dutos retangulares são trabalhosos ou acerta ou acerta, se não quizer arriscar a ter uma puta mão de obra depois.. mudando o projeto hehehe

Quanto menor o duto + alta sintonia certo?

se eu fizer com uns 30-40 cm vai ficar em torno de 25 a 30 hz? o0 muito baixo mesmo..

to vendo q vai ter q ser dutos de uns 10 cm

São dutos redondos de 4 polegadas msm, vou tentar acerta com cano de pvc pra ver qual fica melhor

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto menor o duto + alta sintonia certo?

se eu fizer com uns 30-40 cm vai ficar em torno de 25 a 30 hz? o0 muito baixo mesmo..

to vendo q vai ter q ser dutos de uns 10 cm

São dutos redondos de 4 polegadas msm, vou tentar acerta com cano de pvc pra ver qual fica melhor

comece com um duto por camara de 4" por 20cm cada... porem o correto seria 14cm, pra uma resposta boa em SPL nessa faixa.. ( q vai desde os subgraves até os graves..), sobre a sintonia tudo depende do projeto da caixa.. volume. parametros e quantidade de drivers.. area e comprimento do duto etc..

essa caixa sua com divisão.. vc não consegue remove-la ? ou já está colada alem de parafusada ? se estiver esquesse oque eu disse hehehe

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

comece com um duto por camara de 4" por 20cm cada... porem o correto seria 14cm, pra uma resposta boa em SPL nessa faixa.. ( q vai desde os subgraves até os graves..), sobre a sintonia tudo depende do projeto da caixa.. volume. parametros e quantidade de drivers.. area e comprimento do duto etc..

essa caixa sua com divisão.. vc não consegue remove-la ? ou já está colada alem de parafusada ? se estiver esquesse oque eu disse hehehe

Segundo um membro do forum, que calculou pra mim o comprimento dos dutos, disse que ficaria + - assim

2 Dutos de 4" 10 cm sintoniza em 60 hz

2 Dutos de 4" 30 cm sintoniza em 40 hz

o bom é que so complica cada vez mais haushaus

Sim, consigo removela... seria bom tirar as medidas dela e passar aqui pra calcular o comprimento dos dutos?

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo um membro do forum, que calculou pra mim o comprimento dos dutos, disse que ficaria + - assim

2 Dutos de 4" 10 cm sintoniza em 60 hz

2 Dutos de 4" 30 cm sintoniza em 40 hz

o bom é que so complica cada vez mais haushaus

Sim, consigo removela... seria bom tirar as medidas dela e passar aqui pra calcular o comprimento dos dutos?

impossivel ser 40hz com 4" x 30cm com 80 litros livres por camara..descontando-se uns 3 litros do sub e o programa já desconta altomaticamente o volume do duto.. com 50 litros livres e duto de 4" x 30cm fica em 35... como 80 litros e o mesmo duto não dará 40 hz hehehe, nesses 40hz dará 12 cm de comprimento nessa litrajem ..

pra sintonizar em 35hz por ex. fica com duto de 4" x 17cm.. por camara ..

más faz igual eu disse começa com 2 de 20cm de comp. se for ficar em 2 camaras msm..

repare q a area do duto, ou o diametro conta muito, se por ex. eu dissesse pra vc usar 2 dutos de 5" eles seriam de 23cm de comprimento.. e se fosse 2 dutos de 3" pra box de 160L, seriam de 5cm apenas na msma caixa pra darem a mesma freq... veja em função do volume Vb, e a relação area x comprimento do duto..

sobre torna-la camara unica.. os dutos não mudam suas medidas porem continue com 2 dutos..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

impossivel ser 40hz com 4" x 30cm com 80 litros livres por camara..descontando-se uns 3 litros do sub e o programa já desconta altomaticamente o volume do duto.. com 50 litros livres e duto de 4" x 30cm fica em 35... como 80 litros e o mesmo duto não dará 40 hz hehehe, nesses 40hz dará 12 cm de comprimento nessa litrajem ..

pra sintonizar em 35hz por ex. fica com duto de 4" x 17cm.. por camara ..

más faz igual eu disse começa com 2 de 20cm de comp. se for ficar em 2 camaras msm..

repare q a area do duto, ou o diametro conta muito, se por ex. eu dissesse pra vc usar 2 dutos de 5" eles seriam de 23cm de comprimento.. e se fosse 2 dutos de 3" pra box de 160L, seriam de 5cm apenas na msma caixa pra darem a mesma freq... veja em função do volume Vb, e a relação area x comprimento do duto..

sobre torna-la camara unica.. os dutos não mudam suas medidas porem continue com 2 dutos..

vc tem razão, ele tinha calculado sendo 2 dutos por camara, ae sim fecharia 4 dutos de 4x30 ficaria em 40 hz...

tendo uma média então:

12 cm = 40 hz

14 cm = 37 hz

17 cm = 35 hz

Amanha irei instalar o som novamente, e testar os dutos pra ver qual fica melhor... to vendo que vou deixar apenas os dutos msm, sem pvc hAUhsSH =)

Alguns membros me falaram que seria bom deixar a frequencia da caixa, parecida com frequencia do carro (60hz) mais issu seria impossivel, mesmo deixando sem dutos acho que nao daria issu... só se fizesse 2 dutos por camara.

Só pra ter uma nocao, a Caixa do Ernany tinha 168 Litros, com 3 Dutos de 4x24cm...

em quantos hz ela estava sintonizada? keria deixar parecida a frequencia pra ver como fica.

Editado por barulux

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra ter uma nocao, a Caixa do Ernany tinha 168 Litros, com 3 Dutos de 4x24cm...

em quantos hz ela estava sintonizada? keria deixar parecida a frequencia pra ver como fica.

creio eu q heim 37Hz..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...