Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leandrinhom

[MATÉRIA] Opala SS

Recommended Posts

SS: Opala de sangue quente

Fotografamos o raro sedã esportivo dos anos 70 e contamos sua história

 

0,,36763322,00.jpg

Chevrolet Opala SS: raridade que fez sucesso nos anos 70 se transformou em um dos ícones de esportividade da época

 

Nos anos 60 havia poucas opções de esportivos no Brasil. Os importados eram caros e exclusivos. Modelos como o Mustang, Camaro e Mercury Cougar custavam milhões e despertavam desejo nas ruas.

 

No final da década, a Chrysler lançou o Dodge Dart. Não era um bólido, mas seu motor com oito cilindros em V passou a acalentar sonhos. Em 1970 a história ganharia novos rumos e o público teve a oportunidade de conhecer o primeiro esportivo de alto desempenho do Brasil. De acordo com nossos padrões, é claro.

 

O exemplar das fotos é raríssimo. A GM lançou a versão com quatro portas e deixou o público boquiaberto em junho de 1970. Faixas laterais e sobre o capô chamavam a atenção de longe e a sigla SS se destacava na grade dianteira. As rodas com desenho exclusivo também se tornaram uma das marcas registradas do modelo.

 

0,,36760504,00.jpg

Repare que até os pneus diagonais são originais, bem como uma série de outros detalhes, como o logotipo SS na traseira

 

Por dentro, o ambiente não deixava dúvidas sobre a vocação esportiva. Volante de três raios e conta-giros convidavam o motorista a pisar fundo. Uma história curiosa diz respeito ao significado do logotipo. Na verdade, se refere aos assentos separados (separated seats), apesar de muita gente evocar a tradição norte-americana de super sport. Mas podemos dizer que esta última também faria todo o sentido.

 

A própria Chevrolet, no folheto de propaganda da primeira versão, apelava para os primos ianques, citando Camaro e Chevelle. Câmbio de quatro marchas no assoalho, freios a disco nas rodas dianteiras e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos eram destacados. Como opcionais, apenas rádio, desembaçador e ar-condicionado.

 

0,,36763323,00.jpg

A sigla SS está por todos os lados; Nos para-lamas, a inscrição 4.100 identifica a versão esportiva

 

Além da cara de poucos amigos, outra novidade estava debaixo do capô: o motor de seis cilindros em linha recebeu um aumento de cilindrada, passando de 3,8 litros para 4,1, tornando-se um ícone entre os apaixonados por Opala e recebe até hoje diversas receitas de preparação. A potência chegava a 140 cavalos brutos a 4.000 rpm. A velocidade máxima quase encostava nos 170 km/h.

 

Logo após o lançamento, o esportivo foi testado por Emerson Fittipaldi e Colin Chapman. Ambos registraram suas impressões para uma reportagem no autódromo de Interlagos. O inglês elogiou o carro e declarou que compraria um se morasse no Brasil. Emerson gostou, mas disse que quatro portas não combinavam com esportividade.

 

Vale destacar que a Envemo, que fez versões exclusivas também nos anos 80, criou uma versão especial do carro. O Opala/E trazia diferenciais no acabamento, aparência e no motor. Ele era equipado com spoilers, faróis auxiliares e rodas esportivas de tala larga com aros cromados.

 

0,,36763289,00.jpg

Volante com aro de madeira e alavanca de câmbio no assoalho são itens que chamam a atenção no interior do SS

 

O folheto dizia em letras garrafais: “um carro diferente para quem quer ser diferente”. Bem bolado. A revista Autoeporte testou um destes exemplares na edição de fevereiro de 1970. O catálogo trazia dezenas de opcionais, tais como console, rodas, diferencial autoblocante, amortecedores, volantes, emblemas, frisos e manômetros diversos. Personalização de bom gosto.

 

Voltando ao modelo “envenenado” de fábrica, as revistas especializadas ajudaram a criar a fama e dividir o público. Os comparativos entre SS, Maverick GT e Dodge Charger R/T geravam – e ainda geram – uma discussão sadia a respeito dos números. Isso sim é paixão.

A novidade da carroceria cupê chegou em 1972, com todo o charme do fastback. Novamente a publicidade agressiva se fez presente. O modelo aparecia saltando e com o motorista vestindo luvas antes de dirigi-lo. Bons tempos, onde a criatividade em destacar a performance do veículo não era confundida com o estímulo do desrespeito às regras de trânsito, como ocorre hoje em dia.

 

0,,36763359,00.jpg

 

Três anos se passaram e o Opala foi reestilizado com bastante sucesso. Em 1976 o motor 250-S chegou para enfatizar o desempenho e conquistar ainda mais fãs. A potência saltou para 171 cv brutos e o modelo se tornou o mais rápido do Brasil. Nesse período foi lançado o SS-4, como opção de economia e com esportividade apenas na aparência.

 

Com a chegada da nova década e concorrentes mais leves e rápidos, a versão esportiva disse adeus, no final de 1980. Os exemplares desse ano se tornaram raros e agora já podem solicitar a desejada placa preta. Mais do que uma sigla, o SS despertou desejo, paixão e incomodou a concorrência. Três fatores que o transformaram em um verdadeiro mito.

 

0,,36763380,00.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem muito o que falar.

 

/Babei

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opala é fo**... Isso que é carro....

 

Embora eu prefira a versão coupê fast back (inclusive estou reformando um 1974)....

 

Contudo, belo exemplar esse da reportagem....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou mais o Fittipaldi, 4 portas não combina com Esportividade!!

 

 

 

Mas concordo, o carro é SHOW, e esse então, parece q ta no Pátio da Agencia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar enganado, mas tenho 99,9% de certeza que não tem SS 4 portas !

 

 

Ahh e um SS é um dos meus sonhos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar enganado, mas tenho 99,9% de certeza que não tem SS 4 portas !

 

 

Ahh e um SS é um dos meus sonhos!

tem sim champz tinha ss4 e 6 sedan,primeiro sedan depois veio o cupe e entao a caravan ate o fim da produçao em 1980 pra mim o ano mais bonito combinaçao perfeita carroceria da quadrada + interior dos antigos

Editado por gabriel¹³

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

lindo d++++++++++++

 

 

nao tem onde colocar defeito.

 

 

 

o carro esta com as caracteristicas completamente originais

(é um estilo legal)

 

mas eu calçaria ele em um jogo de "cooper cobra" socaria ele no chao

com um dimencionado 6 em 2 bem no final da porta( do motorista)até imagino o ronco heheh

OpO OpO

Editado por EMILIO_RF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu provavelmente vou ser crucificado por isso, mas eu não consigo gostar de carro velho =x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu provavelmente vou ser crucificado por isso, mas eu não consigo gostar de carro velho =x

 

 

Nada haver cara, é um gosto seu e não será crucificado por isso, heheh...

 

Na minha opinião tem carros velhos e carros que marcaram época, c omo por exemplo o Opala SS, o Dart, o Cherger RT e assim por diante, esse sim eu curto muito, heheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu provavelmente vou ser crucificado por isso, mas eu não consigo gostar de carro velho =x

É, será crucificado!

 

Carro velho é chevette, opala SS é clássico, não tem nada de velho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, será crucificado!

 

Carro velho é chevette, opala SS é clássico, não tem nada de velho!

 

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hhusauhsauhsauhsa Não levem a mal, é questão de gosto mesmo :P

 

Nada haver cara, é um gosto seu e não será crucificado por isso, heheh...

 

Na minha opinião tem carros velhos e carros que marcaram época, c omo por exemplo o Opala SS, o Dart, o Cherger RT e assim por diante, esse sim eu curto muito, heheh

Eu acho que o único carro do tipo que eu acho massa é o Impala do Dean de Supernatural sauhsahuashuuhsahaus

 

Mas devo dizer que esse do tópico tá muito conservado... Parece que acabou de sair da fábrica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hhusauhsauhsauhsa Não levem a mal, é questão de gosto mesmo :P

 

 

Eu acho que o único carro do tipo que eu acho massa é o Impala do Dean de Supernatural sauhsahuashuuhsahaus

 

Mas devo dizer que esse do tópico tá muito conservado... Parece que acabou de sair da fábrica!

 

 

Na verdade ... haha só mude a sua frase ... "Não gosto de carro Antigo"

 

Fala pra um dono de um carro desses que você não gosta de carro velho ..... vc vai ouvir uma resposta como algo do tipo.

 

"Velha é a sua mãe!! o Carro é antigo ... Antigo!!!"

 

hauhuhauhuahuahuahuahauhuahahauhuh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu provavelmente vou ser crucificado por isso, mas eu não consigo gostar de carro velho =x

 

"Velha é a sua mãe!! o Carro é antigo ... Antigo!!!" :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...