Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
MatheusSound

papa trio bomber

Recommended Posts

Foristas,

Os line da Dodge da Bomber foram montados com esses falantes da linha Papa trio, quem teve oportunidade de ouvir percebe-se que quando bem usado, conseguimos excelentes resultados.

O Guto de Almeida teve oportunidade de revisar a caminhonete, além de ter feito uma visita a Bomber. Ele pode opinar bem sobre a construção do produto.

Esse produto tem o objetivo de ter um bom custo x benefício.

Se você não pode comprar um Nike, tenho certeza absoluta que ficará bastante satisfeito em usar um Rainha... Caso contrário, vai de "havaiana"! Que por sinal era um calçado aparentemente sem qualidade e de baixo custo.. Hoje anda nos pés de famosos e já é permitida em casas noturnas dita como elite.

Obrigado!

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

falou tudo renan.

Aposto que 90% das opinioes do topico sao sem o minimo fundamento tecnico. A maioria nunca teve, nem testou ou pior, nunca nem VIU.

Mas fica assim. No mundo do achismo vale tudo...

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos Comparar Parâmetros ???

Li o Tópico e percebi que MUITO se compara o Papa Trio (que antes de mais nada , nunca escutei o de 15" nem de 12") com a Série PW3 ... Mas no meu ver , não tem nada a ver ... melhor comprar com o PW5 !!!

Vamos ver alguns parâmetros e comentar sobre eles ! (os parâmetros Principais vamos comentar)

(vamos ver os Falantes de 15" ok ?)

Pe : BOMBER : 350 SELENIUM : 350

Os 2 batem de frente ... Comparação Justa nesse Aspecto

FS : BOMBER : 43Hz SELENIUM : 40Hz

3 Hz de diferença entre ambos ... Se formos BEM realistas ... Isso não é diferença que vai fazer diferença em um Sistema de Trio Elétrico ... Concordam ?

QTS : BOMBER : 0,55 SELENIUM : 0,40

Nessa a Selenium Leva ... QTS Menor = Caixa menor (para carro é ótimo isso) ... Mas o que POUCOS sabem é que um QTS muito Baixo é = Falante com Menos Grave , por conta de ter menos massa que no conjunto móvel e sendo assim Ressonando Mais alto ... Ae vcs me Perguntam : - Guto então pq o FS do Selenium é mais baixo ??? E eu respondo : Provavelmente pra compensar a falta de Grave por conta do QTS ele tem uma centragem mais flexível , resultando em um FS menor , e complicando um pouco o Controle de Cone ... Mas a Selenium não é Boba e foi lá e mexeu no BL ;) , mas já já chegamos nisso !

VAS : BOMBER : 192L SELENIUM : 190L

Equilibrado os 2 !!! E sem Novidades para falantes de 15"

BL : BOMBER : 10,2 T.m SELENIUM : 17,00 T.m

Selenium Leva nessa =) ! Para quem não sabe , BL é ligado a Controle de Cone ... Ae entra o que disse pra vcs no QTS ... como eles tiveram que colocar uma centragem mais Flexível para baixar o FS , eles deixam o Falante BOBO ... ae tem que se ter um conjunto Magnético mais eficiente ... sendo assim se obtém maior BL ! (o BL envolve mais coisas que isso ... mas não vamos entrar muito à fundo nisso , pois não é o assunto do tópico em si)

SPL : BOMBER : 96DB SELENIUM : 98DB

Nisso a Selenium Leva ... Mas Tem um porem ae na coisa toda ... o que MUITOS não reparam (e não culpo por isso , pois muitas marcas não dizem COMO é feita a medição) é esse que 98DB da Selenium é em torno de 100hz à 2khz ... o-o- ... Eles não estão MENTIDO que tem 98 DB , Mas não dizem em que FREQ. se Deu esses 98DB ... é uma média !!! Então PODE SER que esses 98DB sejam lá em 1Khz e na parte que todos Gostam , que é o GRAVE ele tenha 90DB (que não é uma coisa ruim !!!) Então Abram o Olho ... e QUEIRAM saber em que freq. se obtém a Sensibilidade do Falante ;)

A Bomber Perde DENOVO quanto à isso , pois no manual não diz em que freq. isso foi medido TAMBÉM !

XMAX : BOMBER : 3mm SELENIUM : 5,7mm (com 10% de distorção)

No caso a SELENIUM LEVA , mas tem um porem ... com 10% de Distorção ? Pois é ... O que isso quer dizer ? quer dizer que não é , digamos , JUSTO junto comparando com a Bomber ... Pois o da BOMBER não diz nada de tolerância de distorção na medição do falante ... São 3mm com sinal limpo (não tenho certeza ... pode ser que esteja errado).

O que pode-se Concluir é que esses 3mm da Bomber deve a sensibilidade ... pra ter uma sensibilidade grande ... se perde Xmax !

Resumo e Balanço Geral ... SELENIUM LEVA ! Comparando parâmetros é melhor !!!

Mas ae vem algumas conclusões !

Quem diz que pelos parâmetros não dá pra saber como o falante toca é MENTIRA , dá SIM ! aliás esses parâmetros não são justamente pra ajudar a você saber que TIPO de falante é !!! Além é claro de ajudar a você projetar a caixa !

Então resumindo , o BOMBER Teria um Som mais Voltado para o GRAVE (subiria MENOS que o PW3) e o SELENIUM tocaria menos grave que o BOMBER (não vão pensar que é uma diferença MONSTRO , mas existe a diferença ... só simular ae nos programas)

Agora quem tá defendendo o SELENIUM , simula ele com a caixa que o manual indica (110 L com duto de 4" com 2 cm de complimento) e veja se ele não EXPLODE também com a potência Nominal Aplicada ? Ele é Ruim por conta disso ??? DE FORMA ALGUMA ... Isso mostra que ele não é para TOCAR SUB-GRAVE , ele é um Falante de MÉDIO-GRAVE , como o BOMBER TAMBÉM é !!!

Ae vão em dizer : - Mais eu uso o SELENIUM no PAU , tocando BASS TEST e não EXPLODE ...

Ae eu Respondo : - Primeiramente vc é LOCO e não sabe o que tá fazendo (como muitos no som automotivo né ?) em segundo lugar você já tentou fazer isso com o Bomber ??? PODE SER que agüente Igual ... Pois EU JÁ VI COMO OS BOMBERS SÃO TESTADOS NA FÁBRICA !!!

Acho que escrevi demais né ??? Cansei rsrsrs

qualquer coisa só Perguntar !

OBS: os Preços de Ambos são BEEEM DIFERENTES TAMBÉM EM ??? Será que não tá bom pelo que se cobra num Bomber ??? e MAIS ... será que você não tá exigindo demais e querendo pagar de menos ??? ;)

EDIT: Erros de português , desculpe-me !

Editado por Guto de Almeida
  • Upvote 13

Compartilhar este post

Link para o post

Escreveu de mais nao guto... Sabias palavras.

Ganhou um "+1" na reputaçao. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Brigadão ICE !!!

O Engraçado que é aqui no fórum (eu fui assim já também , quem fizer uma BUSCA no fórum vai ver) o tópico BORBULHA quando é um acusando o outro ... quando se fala SÉRIO no tópico , o tópico Morre !!! Parece que as pessoas não tem mais o que falar , não tem o que questionar ... e MORRE !

Triste isso ... muito triste ... ainda bem que em recuperei ! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

mas eh assim mesmo guto. Se for um topico de rs1200 e paoni 308 o topico BOMBA!!

COm bons topicos como tinhamos antigamente... galera nao entra nm pra ler... LAMENTAVEL !!

Compartilhar este post

Link para o post

pasmafaute ... Por isso tô meio desanimado de SOM de Carro !

Muitos pensam que Sabem Tudo , os que sabem são poucos e no final das contas o que tremer e entupir o ouvido primeiro é o melhor [^] ...

Triste ... muito triste

Compartilhar este post

Link para o post

vc ta por fora manolo !

Eh exatamente assim que funciona ... :legal:

Quer um exemplo melhor que o topico da LT do gabriel (subsonic). Ele fez um dos melhores posts que ja li, e isso deu o que ???????????? nada <_<

Os foristas deveriam ler bem mais. Fica a dica. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Li o Tópico e percebi que MUITO se compara o Papa Trio (que antes de mais nada , nunca escutei o de 15" nem de 12") com a Série PW3 ... Mas no meu ver , não tem nada a ver ... melhor comprar com o PW5 !!!

Vamos ver alguns parâmetros e comentar sobre eles ! (os parâmetros Principais vamos comentar)

3 Hz de diferença entre ambos ... Se formos BEM realistas ... Isso não é diferença que vai fazer diferença em um Sistema de Trio Elétrico ... Concordam ?

Nessa a Selenium Leva ... QTS Menor = Caixa menor (para carro é ótimo isso) ... Mas o que POUCOS sabem é que um QTS muito Baixo é = Falante com Menos Grave , por conta de ter menos massa que no conjunto móvel e sendo assim Ressonando Mais alto ... Ae vcs me Perguntam : - Guto então pq o FS do Selenium é mais baixo ??? E eu respondo : Provavelmente pra compensar a falta de Grave por conta do QTS ele tem uma centragem mais flexível , resultando em um FS menor , e complicando um pouco o Controle de Cone ... Mas a Selenium não é Boba e foi lá e mexeu no BL ;) , mas já já chegamos nisso !

Selenium Leva nessa =) ! Para quem não sabe , BL é ligado a Controle de Cone ... Ae entra o que disse pra vcs no QTS ... como eles tiveram que colocar uma centragem mais Flexível para baixar o FS , eles deixam o Falante BOBO ... ae tem que se ter um conjunto Magnético mais eficiente ... sendo assim se obtém maior BL ! (o BL envolve mais coisas que isso ... mas não vamos entrar muito à fundo nisso , pois não é o assunto do tópico em si)

Nisso a Selenium Leva ... Mas Tem um porem ae na coisa toda ... o que MUITOS não reparam (e não culpo por isso , pois muitas marcas não dizem COMO é feita a medição) é esse que 98DB da Selenium é em torno de 100hz à 2khz ... o-o- ... Eles não estão MENTIDO que tem 98 DB , Mas não dizem em que FREQ. se Deu esses 98DB ... é uma média !!! Então PODE SER que esses 98DB sejam lá em 1Khz e na parte que todos Gostam , que é o GRAVE ele tenha 90DB (que não é uma coisa ruim !!!) Então Abram o Olho ... e QUEIRAM saber em que freq. se obtém a Sensibilidade do Falante ;)

A Bomber Perde DENOVO quanto à isso , pois no manual não diz em que freq. isso foi medido TAMBÉM !

No caso a SELENIUM LEVA , mas tem um porem ... com 10% de Distorção ? Pois é ... O que isso quer dizer ? quer dizer que não é , digamos , JUSTO junto comparando com a Bomber ... Pois o da BOMBER não diz nada de tolerância de distorção na medição do falante ... São 3mm com sinal limpo (não tenho certeza ... pode ser que esteja errado).

O que pode-se Concluir é que esses 3mm da Bomber deve a sensibilidade ... pra ter uma sensibilidade grande ... se perde Xmax !

Quem diz que pelos parâmetros não dá pra saber como o falante toca é MENTIRA , dá SIM ! aliás esses parâmetros não são justamente pra ajudar a você saber que TIPO de falante é !!! Além é claro de ajudar a você projetar a caixa !

Então resumindo , o BOMBER Teria um Som mais Voltado para o GRAVE (subiria MENOS que o PW3) e o SELENIUM tocaria menos grave que o BOMBER (não vão pensar que é uma diferença MONSTRO , mas existe a diferença ... só simular ae nos programas)

Agora quem tá defendendo o SELENIUM , simula ele com a caixa que o manual indica (110 L com duto de 4" com 2 cm de complimento) e veja se ele não EXPLODE também com a potência Nominal Aplicada ? Ele é Ruim por conta disso ??? DE FORMA ALGUMA ... Isso mostra que ele não é para TOCAR SUB-GRAVE , ele é um Falante de MÉDIO-GRAVE , como o BOMBER TAMBÉM é !!!

Ae vão em dizer : - Mais eu uso o SELENIUM no PAU , tocando BASS TEST e não EXPLODE ...

Ae eu Respondo : - Primeiramente vc é LOCO e não sabe o que tá fazendo (como muitos no som automotivo né ?) em segundo lugar você já tentou fazer isso com o Bomber ??? PODE SER que agüente Igual ... Pois EU JÁ VI COMO OS BOMBERS SÃO TESTADOS NA FÁBRICA !!!

OBS: os Preços de Ambos são BEEEM DIFERENTES TAMBÉM EM ??? Será que não tá bom pelo que se cobra num Bomber ??? e MAIS ... será que você não tá exigindo demais e querendo pagar de menos ??? ;)

pasmafaute UI... que aula de som hehe não esperava menos mas ai eu sei eu sei eu só uso SELENIUM sou o tipo de fanatico pela selenium e não quero me queima com os amigos aqui do forum e poucos me conhecem por aqui pois não faço muitos posts ainda estou aprendendo e tava mais na zuação mesmo...

por isso reformulei minha resposta...

Grande abrass e valew a dica não vo aumenta muito o volume dos meus tornados que senão ele "esprodi" rsrsrs

Editado por José

Compartilhar este post

Link para o post

José ... Eu defendo o seguinte : Você pode falar o que quiser ... (aqui é um FÓRUM de discussão) , mas SAIBA o que diz e tenha ARGUMENTOS ... não simplesmente Digite o que vem à cabeça e já era ... Tenha um argumento ... PROVE o que vc diz !!!

;)

Adimiro pessoas assim ... mas infelizmente existem poucas !

Compartilhar este post

Link para o post

18" de que marca Diego ??? Pq se não me engano (posso estar errado) a Bomber não tem mais na Linha de produção os falantes de 18"

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Boas colocações.

Foristoa,

De fato, não podemos julgar que falante é melhor nessas comparações.

Não defendo os falantes da Bomber por trabalhar para empresa.. Também fui projetista da Selenium por 3 anos.

Acredito que ambos tem seus méritos. A comparação com o PW3 ou mesmo PW5, acaba sendo injusta em função dos custos finais dos produtos. A Bomber busca um produto de baixo custo e excelente desempenho para essa realidade. Infelizmente para um baixo custo, precisamos nos abdicar de algo. Não devemos, muito menos podemos, simplesmente criar um excelente produto e enfiar garganta abaixo do consumidor por um preço absurdo. No mercado temos fatias de pessoas que pagam caro para ter um excelente produto, mas a grande maioria quer algo justo, preço baixo e bom produto. E isso que a Bomber busca com a linha PapaTrio.

Sugiro experimentar o produto antes de julgar.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Renan ... o Problema é que a Bomber se queimou ... e pra voltar a ser aceita (ao menos AQUI) vai um bom trabalho !

E tem muito MANÉ (desculpa quem se sentir ofendido) que prefere falar o que ACHA ao invés de falar do que REALMENTE SABE !

não é só com a Bomber isso não ... é só reparar quando aparecer alguma marca Nova aqui ... os primeiros comentários são sempre algo do tipo : - AAA NUM ARRISCARIA NÃO !!! Tem cara de ser Fundo de Quintal !!!

ai ai viu ...

Desculpem o desabafo !

Compartilhar este post

Link para o post

Brigadão ICE !!!

O Engraçado que é aqui no fórum (eu fui assim já também , quem fizer uma BUSCA no fórum vai ver) o tópico BORBULHA quando é um acusando o outro ... quando se fala SÉRIO no tópico , o tópico Morre !!! Parece que as pessoas não tem mais o que falar , não tem o que questionar ... e MORRE !

Triste isso ... muito triste ... ainda bem que em recuperei ! :vts

já sofri MUITO com isso! por isso que não entro mais aqui no Trio Elétrico e praticamente não posto mais nada SÉRIO no Forum! é triste!

ótimo post o outro lá, que fala dos falantes! tbem mandei um +1 de rep!

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Boas colocações.

Foristoa,

De fato, não podemos julgar que falante é melhor nessas comparações.

Não defendo os falantes da Bomber por trabalhar para empresa.. Também fui projetista da Selenium por 3 anos.

Acredito que ambos tem seus méritos. A comparação com o PW3 ou mesmo PW5, acaba sendo injusta em função dos custos finais dos produtos. A Bomber busca um produto de baixo custo e excelente desempenho para essa realidade. Infelizmente para um baixo custo, precisamos nos abdicar de algo. Não devemos, muito menos podemos, simplesmente criar um excelente produto e enfiar garganta abaixo do consumidor por um preço absurdo. No mercado temos fatias de pessoas que pagam caro para ter um excelente produto, mas a grande maioria quer algo justo, preço baixo e bom produto. E isso que a Bomber busca com a linha PapaTrio.

Sugiro experimentar o produto antes de julgar.

Att,

RenanLopes

Renan, existe previsão de uma linha pró mais "top" da Bomber, pra bater com Selenium, Eros, Snake?

tem um potencial de mercado legal pra falantes REALMENTE bons, ainda que saiam caro, Eros SDS vende muito bem, Selenium PW3, PW5, WPU, SW1P... mesmo sendo caros para sua categoria vendem muito bem... eu sei que tem o prestigio da marca e tudo mais, mas a Bomber, se tiver produtos de boa qualidade, e continuar apresentando a seriedade dos ultimos meses, como tem feito aqui no forum, acho que consegue emplacar uma linha top com certeza!

e em termos de custo x beneficio... sou bem mais um Bomber dessa linha nova que um Kromus, por exemplo!

Compartilhar este post

Link para o post

Brigado Sub =) !

Acho que consigo responder essa questão que vc fez pro Renan !

A Bomber não tem a intenção de pegar essa fatia de mercado , acredito que seja MUITO arriscado concorrer com esses caras que estão nesse seguimento à tanto tempo ... Não pela qualidade dos produtos (pois a bomber tem ótimos profissionais) Mas é mais pelo Mercado aceitar tais produtos !

Pois pergunte para um Leigo (ou até mesmo os que se dizem entendidos) : - A Bomber tem um Subão (ou) MB de Pancadão BOM agora , vc viu ???

O cara vai responder : - AAA Cara , pára ... no preço que tão pedindo prefiro pegar EROS !!!

É ou não é ? !

Mas acredito que a bomber tinha mesmo é que ter , mesmo que em catalogo , uma linha de som SQ de QUALIDADE DE VERDADE pra vender ... Tipo Bravox ... que tem lá o 3 vias de Carbono (dúvido que aquilo vende muito ... é mais pra dizer que tem mesmo) , pois ao menos mostra que a marca não tá morta ... que TEM o produto , só vc querer comprar entende ?

Pois ficar sem lançar nada , mostra pro mercado que a marca está incapacitada ou coisa do tipo ... Pode não ser isso , mas o mercado vê assim !

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante o post

mas qer me explicar como que um falante que tem maior xmax, menor fs, maior bl.. pode descer menos que o outro?

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante o post

mas qer me explicar como que um falante que tem maior xmax, menor fs, maior bl.. pode descer menos que o outro?

Miranda,

primeiramente peço desculpas ao Guto por estar respondendo, mas acredito não ter problemas!

Vou tentar ser o mais didático possível:

Alto BL, tende a gerar baixo Qts, o que faz o falante ter mais controle e consequentemente ter menos grave "retumbante", justamente o que nós, brasileiros, gostamos de ouvir.

Temos outro fator complicante: A fim de conseguir uma boa eficiência, deixamos o conjunto móvel relativamente leve, isso faz com que a frequencia de ressonância do sistema suba bastante. Para ajustar isso, altera-se a compliância do falante, o que por sua vez mexe no seu VAS, que no caso do nosso exemplo, o vai lá pra cima. Ou seja, caixa muito grande para responder subgrave.

A exemplo disso, são os falantes de subgrave para Home Theater: Eles tendem a ter conjunto móvel pesado, o que acaba resultando em baixíssimo Fs e com isso baixa eficiência, o que na grande maioria dos casos não é primordial, já que busca-se fidelidade e extensa banda passante ao invés de pressão, numa caixa pequena. Sem falar nos modos de vibração em ambos os casos, causando problemas com distorções..

Maior Xmax, mantem o falante no seu momento linear em grandes deslocamentos... Além de maior amplitude impulsionada pelo sistema motor.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Esse "grave retumbante" seria aquele grave marcante? pesado? mono nota?

Ex: é o grave que faz o cara falar qe o som "toca pra ca*****", mas no fim das contas é aquele grave enjoativo e tals? Se for, ainda acho um ponto positivo, pois eu aprendi a "desgostar" desse tipo de grave.

**A proposito Renan, aquele som na montana foi montado? o que vc fez usando arranjo de line... gostaria de ver um video pelo menos daquele som tocando.

Obrigado pela paciencia em responder tão bem.. leio umas 2 ou 3 x .. mas acabo entendendo auheauheauhe

Compartilhar este post

Link para o post

18" de que marca Diego ??? Pq se não me engano (posso estar errado) a Bomber não tem mais na Linha de produção os falantes de 18"

Me referi aos Subwoofers BSWC18-4A, utilizados na Dodge RAM da Bomber...

Compartilhar este post

Link para o post

Miranda,

primeiramente peço desculpas ao Guto por estar respondendo, mas acredito não ter problemas!

Att,

RenanLopes

Obrigado Renan =) !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Me referi aos Subwoofers BSWC18-4A, utilizados na Dodge RAM da Bomber...

Esses 18" nunca serão vendidos no BR infelizmente ! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Esse "grave retumbante" seria aquele grave marcante? pesado? mono nota?

Ex: é o grave que faz o cara falar qe o som "toca pra ca*****", mas no fim das contas é aquele grave enjoativo e tals? Se for, ainda acho um ponto positivo, pois eu aprendi a "desgostar" desse tipo de grave.

**A proposito Renan, aquele som na montana foi montado? o que vc fez usando arranjo de line... gostaria de ver um video pelo menos daquele som tocando.

Obrigado pela paciencia em responder tão bem.. leio umas 2 ou 3 x .. mas acabo entendendo auheauheauhe

Miranda,

Grave retumbante, seria um grave mais "Ressonante", de presença.. Nós Brasileiros, vinhemos da cultura indígena, criados a tambor. Então esse tipo de grave acaba agradando a grande maioria.

O projeto da montana teve que ficar parado em função de algumas outras prioridades do dono. Mas deixo a disposição para quem quiser aquele projeto.

Att,

RenanLopes

Compartilhar este post

Link para o post

Miranda,

Grave retumbante, seria um grave mais "Ressonante", de presença.. Nós Brasileiros, vinhemos da cultura indígena, criados a tambor. Então esse tipo de grave acaba agradando a grande maioria.

O projeto da montana teve que ficar parado em função de algumas outras prioridades do dono. Mas deixo a disposição para quem quiser aquele projeto.

Att,

RenanLopes

pra exemplificar melhor ...

esse é um exemplo de Grave retumbante !

http://www.youtube.com/watch?v=4m48GqaOz90

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...