Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcionazareth

Projeto Citroen C4 VTR

Recommended Posts

Bom dia,

Pretendo dar um upgrade no som do meu C4 VTR, vou usar alguns equipamentos que já possuo e comprar outros, por isso preciso da ajuda de vocês.

IDÉIA INICIAL (equipamentos que já possuo)

Player RD4 Continental (original do C4 VTR)

Amplificador Audiobank KA-4100

Dianteira MB Quart PVI 216 Em portas tratadas com manta acústica 3mm

Traseira Coaxiais originais

Sub Bravox UXP 10D2 10" Caixa selada ou dutada

As ligações seriam da seguinte forma: ligar as saídas dianteiras convencionais do player ao conversor RCA, dele dobrarei para 4 cabos RCA e os ligarei ao amplificador, assim meus falantes traseiros ficariam ligados diretamente ao player (principalmente para acionamento do sensor de estacionamento traseiro). Dos 4 cabos RCA que foram ao amplificador, serão 2 para o kit 2 vias e os outros dois em brigde para o Sub.

Estou pensando em utilizar um equalizador Clarion EQS 746 (http://www.somcuritiba.com.br/loja/prom ... -1033.html) mas ainda não sei onde utilizá-lo.

ESPECIFICAÇÕES DOS PRODUTOS

MB Quart PVI 216

6-1/2" Premium Series 2-Way Component Speakers System

Power Handling:

Peak: 280 watts per set / 140 watts each side

RMS: 140 watts per set / 70 watts each side

Polypropylene cone woofer

Rubber surround

1.5" Titanium "Widesphere" tweeters with neodymium magnets

Magnet system with silver lacquered specially designed metal cover for additional cooling and protection

Connection terminals gold-plated allowing for the best possible signal transfer

Premium Performance-crossovers with new and unique FleXX Mount system for limitless mounting possibilities

Three-level tweeter attenuator with rotary switch (0, 1, 3, 5 dB)

Bi-wiring and bi-amping capable

Crossover filter (2900 Hz, 6/12 dB/octave)

4 ohms impedance

1" Voice coil

Top-mount depth: 2-1/2"

1-year SonicElectronix.com warranty

Audiobank KA-4100

4 X 140W RMS em 2 Ohms 12V

4 x 100W RMS em 4 Ohms 12V

Brigde 2 canais x 220W RMS em 4 Ohms 12V

Crossover High & Low Pass, 12dB/Oitava

Corte de Freqüência Ajustável de 40 ~ 250Hz

Distorção Harmônica: menos que 0,04%

Relação Sinal/Ruído 96dB

Frequência de Resposta: 20Hz a 20kHz a + -3dB

Sencibilidade de Entrada: 750mV a 4V

Fusível de Proteção: 2x25A - Proteção de Curto Circuito

Desligamento Automático: Aquecimento e Sobrecarga

Rca de Entrada e Saída banhado a Ouro

Jumpers e Terminais banhado a Ouro

Dimensões: 350mm x 210mm x 61mm

Bravox UXP 10D2 10"

Tamanho: 10"

Impedância: DVC 1,0 (ohms)

Sensibilidade: 86 (dB/W/m)

Freqüência Ressonância: 35 (Hz)

Gama de Resposta: 30-1,5K (Hz)

Potência Máxima: 800 Wmax

Potência Nominal: 300 Wrms

Qts: 0,50

Qms: 4,80

Qes: 0,56

Vas: 32 litros

Re: 0,90 Ohms

Sd: 0,033 m²

Xmax: 8,0 mm

Bl (T.M.):M 5,9

Mms (g): 101

Levc (mH): 0,63

Krm (m): 3,2 (ohms)

Kxm (mH): 50

Erm: 0,77

Exm: 0,50

Bom, feitas as apresentações vamos às dúvidas:

1° - Quanto à saída do Player, será necessário fazer uma conversão para RCA. Pesquisando no fórum, percebi que poderia utilizar um conversor RCA. Dentre os que encontrei no mercado, temos:

- EaTech (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... or-rca-_JM)

- Eatech (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... or-rca-_JM)

- Corzus CRV 4.0 (http://www.leosound.com.br/loja/product ... cts_id=435)

- AudioBank (http://www.leosound.com.br/loja/product ... cts_id=436)

Estou em dúvida de qual deste comprar?!?!?!

A dúvida persiste caso eu utilize o Clarion Equalizador EQS746 Hi-Fi 7 bandas / 6 canais, não estou conseguindo perceber onde o coloco.

2° - Controle de Sub – se alguém puder me explicar como fazer o controle de Sub neste sistema anteriormente explicado, com ou sem o equalizador.

Bom, seriam essas dívidas inicias, se alguém puder dar críticas e sugestões ficaria muito agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oba, mais um C4 por aqui!! :legal:

Marcio, vou tentar ajudar no que posso:

1) Bbem tou tentando a manter o RD4 do meu (1.6 hatch), cheguei a comprar uma interface top americana (Audiocontrol LC8), com channel summing, remote sensing, etc.. mas meu RD4 tem um ruído pequeno de fundo usando os falantes originais, e tou bem em dúvida se continuo com ela (amplificar um sinal que sai do player já com ruído nem rola) . Pra fazer esta conversão, vejo algumas alternativas: uma interface ativa destas (LC8, LC6 da audiocontrol, ou um MTX req.5, ou uma Fosgate 3.sixty) ou um processador com entradas altas (o Clarion EQ746 possui entrada alta snme - tem de procurar o manual dele e ver se existe esta entrada). Conversor RCA 'pronto', eu não recomendaria, todos os que ví à venda são BEM ruins em qualidade, e a maioria é passiva - apenas resistencias e capacitores para 'domar' o sinal amplificado. Se o $$$ não for problema, tem equipamentos mais sofisticados que já fazem todo o processamento (crossover, alinhamento temporal, conversão de entrada alta, etc), como o BitOne, ou o JBL M8. Tem uma quarta possibilidade tbem, abrir o RD4 e retirar o sinal preamplificado antes do chip (se quiser, olha no meu post, que tem o link pro site italiano... fácil de fazer, mas não sei como fica a qualidade, e o sinal deve ser BEM fraquinho. Talvez fique bom pra jogar no equalizador Clarion pela entrada RCA, sem precisar da entrada alta). Entre gastar meu $$$ com conversores meia-boca (corzus, audiobank) e no EQ Clarion, gastaria no último, sem dúvida.

2) Eu pretendo (ou pretendia, nem sei mais) fazer pelo fader do próprio rádio. Explico: ia usar a saída dianteira (esq/dir) para o kit, e a traseira para o sub... aí pelo controle frente/fundo do player original eu controlaria o 'quanto' de sub eu gostaria.

Não sei se todo RD4 tem este ruidinho chato de fundo, mas o meu broxou meu projeto de manter o player original no C4... é um ruído qdo liga o carro e sai pelos falantes, e qdo liga o farol/limpador tbem. Para quem quer um SQ, a coisa já começa comprometida.

O restante tá de bom tamanho, futuramente eu faria um UP de amplificador apenas por algo mais refinado. Já tive este UXP exatamente, e adorei o sub, usei em selada e dutada, e gostei muito do resultado em selada. O MBQuart dispensa comentários, tá bem servido de kit 2 vias tbem... só tratar bem as portas, fazer baffles bem feitos em MDF, que está garantido. Se o VTR tiver portas iguais às do hatch, show de bola. ah.. use cabos RCA de boa qualidade, e se possível passe fiação nova para os falantes das portas (tem um tutorialzinho bem meia-boca que fiz no meu tópico, mas não é difícil no C4... é uma das coisas boas do carro, portas maravilhosas!). Dá uma olhada no tópico que eu fiz da instalação no meu, que tem bastante fotos das portas abertas, passagem de fiação, estas coisas.

abração, boa sorte no projeto, e qqer coisa, posta aí que tento ajudar. :legal:

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

Oba, mais um C4 por aqui!! :legal:

Marcio, vou tentar ajudar no que posso:

1) Bbem tou tentando a manter o RD4 do meu (1.6 hatch), cheguei a comprar uma interface top americana (Audiocontrol LC8), com channel summing, remote sensing, etc.. mas meu RD4 tem um ruído pequeno de fundo usando os falantes originais, e tou bem em dúvida se continuo com ela (amplificar um sinal que sai do player já com ruído nem rola) . Pra fazer esta conversão, vejo algumas alternativas: uma interface ativa destas (LC8, LC6 da audiocontrol, ou um MTX req.5, ou uma Fosgate 3.sixty) ou um processador com entradas altas (o Clarion EQ746 possui entrada alta snme - tem de procurar o manual dele e ver se existe esta entrada). Conversor RCA 'pronto', eu não recomendaria, todos os que ví à venda são BEM ruins em qualidade, e a maioria é passiva - apenas resistencias e capacitores para 'domar' o sinal amplificado. Se o $$$ não for problema, tem equipamentos mais sofisticados que já fazem todo o processamento (crossover, alinhamento temporal, conversão de entrada alta, etc), como o BitOne, ou o JBL M8. Tem uma quarta possibilidade tbem, abrir o RD4 e retirar o sinal preamplificado antes do chip (se quiser, olha no meu post, que tem o link pro site italiano... fácil de fazer, mas não sei como fica a qualidade, e o sinal deve ser BEM fraquinho. Talvez fique bom pra jogar no equalizador Clarion pela entrada RCA, sem precisar da entrada alta). Entre gastar meu $$$ com conversores meia-boca (corzus, audiobank) e no EQ Clarion, gastaria no último, sem dúvida.

2) Eu pretendo (ou pretendia, nem sei mais) fazer pelo fader do próprio rádio. Explico: ia usar a saída dianteira (esq/dir) para o kit, e a traseira para o sub... aí pelo controle frente/fundo do player original eu controlaria o 'quanto' de sub eu gostaria.

Não sei se todo RD4 tem este ruidinho chato de fundo, mas o meu broxou meu projeto de manter o player original no C4... é um ruído qdo liga o carro e sai pelos falantes, e qdo liga o farol/limpador tbem. Para quem quer um SQ, a coisa já começa comprometida.

O restante tá de bom tamanho, futuramente eu faria um UP de amplificador apenas por algo mais refinado. Já tive este UXP exatamente, e adorei o sub, usei em selada e dutada, e gostei muito do resultado em selada. O MBQuart dispensa comentários, tá bem servido de kit 2 vias tbem... só tratar bem as portas, fazer baffles bem feitos em MDF, que está garantido. Se o VTR tiver portas iguais às do hatch, show de bola. ah.. use cabos RCA de boa qualidade, e se possível passe fiação nova para os falantes das portas (tem um tutorialzinho bem meia-boca que fiz no meu tópico, mas não é difícil no C4... é uma das coisas boas do carro, portas maravilhosas!). Dá uma olhada no tópico que eu fiz da instalação no meu, que tem bastante fotos das portas abertas, passagem de fiação, estas coisas.

abração, boa sorte no projeto, e qqer coisa, posta aí que tento ajudar. :legal:

RiQuati, obrigado pelas explicações!!!

Gostei deste AudioControl LC8 e vi que estava vendendo o seu, ainda pretende vender???

Não sabia que os conversores RCA passivos eram de qualidade baixa, mas após seu post dei uma pesquisada e vi que o ativo realmente é de melhor qualidade, portanto me interessou um aparelho deste. Porém percebi que os mais Top (BitOne, etc) são extremamente caros, totalmente fora da miha realidade. Porém este que vc estava anunciando conseguiu se encachar no meu bolso, por isso meu interesse.

Caso eu venha comprá-lo o set ficaria com as saídas altas do RD4 para o LC8, que as transformaria em RCA, além de fazer aquelas funções (channel summing, remote sensing), do LC8 para o KA 4100, sendo dianteria para o MbQuart e as traseira para o UXP.

Beleza, a questão que fiquei na dúvida é que meu carro tem sensor de estacionamento traseiro, que normalmente emite o Beep pelos coaxiais traseiros, e neste set as saídas traseiras serão tocadas no Sub, logo meu sensor sairá pelo Sub?? ou teria alguma possibilidade de eu ligar os coaxiais traseiros só pro sensor?? E caso haja, aquela função de diminuir o volume quando se aciona o sensor também continuaria?? (só pergunta cabeluda!?!?)

De qualquer forma agradeço a ajuda!!!

Queria saber mais para poder ajudar também, um dia começo a pegar o jeito e entendo um pouco mais!!!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

OLha este croosover.

Tem TA, entrada alta e sai mais barato q outros processadores.

http://www.audiotec-fischer.de/products/pdf/doc/Manual_DXP-6.pdf

Abs,

PAulo

Paulo, primeiramente obrigado pela informação.

Vi o produto que me indicou, a única coisa que me deixou triste foi o preço, sei que é abaixo dos outros processadores que pesquisei, mas nesse preço, eu preferiria fazer a adaptação no RD4, puxando os RCA de dentro do player, antes da amplificação.

O Audiocontrol LC8 que vi nos classificados estava saindo por menos da metade do preço e acredito que resolva meu problema a contento.

Mas de qualquer forma, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente para usar a entrada alta melhor mesmo usar o AudioControl!

Pois a diferença nao vai ser muito grande de um para o outro..

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente para usar a entrada alta melhor mesmo usar o AudioControl!

Pois a diferença nao vai ser muito grande de um para o outro..

Isso mesmo que pensei gustavo, só vou esperar meu MbQuart chegar (comprei na sonic) ver a situação dos impostos e adquirir o LC8i.

Mas ainda fiquei na dívida quanto aos sensores de estacionamento, será que vão funcioanr a contento?

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...