Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
João Galante

[Ford Fiesta] SQ basico com pouco $$$ e muitas duvidas

Recommended Posts

Olá a todos, bom dia!

Depois de muito ler e algumas perguntas, resolvi criar um topico para o projeto do meu Carro.

Carro: Fiesta Hatch 1.6 completo. (Alternador 90A e bateria 48A)

Equipamentos:

<Instalados>

Som original My connection http://www.ford.com.br/mc_default.asp

Frente: Kit duas vias Helix DB62.1 50RMS

Tras: Coaxial original (desligados no fader)

Ampli: Blaupunkt GTA260 2x60RMS (dois canais para o Helix)

Cabo: Audiophonic dupla blindagem 5m

<Comprados (a instalar ainda essa semana...)>

Sub: NAR 10w2 180RMS

Ampli: Taramps T200D 200RMS

Caixa: Selada 35l (brutos) MDF 20mm

Gold Distribuidor de Força / Porta Fusivel Acrílico 3 Vias (com dois fusiveis de 30A)

<Cabeamento>

Não tenho ideia de marca dos cabos.

6mm² da bateria para os amplis e dos amplis para o carro.

1,5mm² do ampli para os falantes.

<Instalação>

A instalação é bem simples, porém acredito que tenha sido bem feita. Chapa de compensado entre o ampli e o banco traseiro, fios de força pelo lado esquerdo e RCA pelo lado direito. RCA aterrado no radio. Antes disso o som fazia barulho quando acelerava o carro.

<Proximos passos>

Tratamento das portas dianteiras com manta asfaltica.

------------------------------------------------------------------------------------

Meu ultimo carro foi roubado (e minha caixa de ferramentas dentro dele, por isso DIY fica um pouco limitado agora) e para evitar que isso aconteça de novo, queria deixar o carro o mais original possivel. Esteticamente ele não tem nenhuma alteração ainda Os falantes e tw estão no lugares originais sem nenhuma adaptação. O radio original só tem uma saida RCA, mas eu não gostaria de troca-lo. Ele também não tem nenhum ajuste (Graves, agudos, direta-esquerda e frente-tras. Só.).

Eu sei que provavelmente o meu radio se tornará o gargalo do meu conjunto. Mas quero tirar o maximo do que eu tenho por enquanto. Estava cogitando em colocar um equalizador no porta luva para compensar um pouco isso. Estava vendo o Clarion Eqs 746. Vale a pena colocar isso? Ou o meu radio é podre e nem Jesus salva ele?

O que eu poderia fazer para melhorar o meu som sem precisar gastar muito? Onde voces enxergam o(s) gargalo(s) no meu humilde set?

Valeu pessoal! Assim que possivel eu ponho umas fotinhas por aqui! Mas antes quero o sub instalado essa semana!

Editado por João Galante

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Head unit e amplificador do sub são os grandes problemas, ao meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post

O equalizador poderia melhor a questão do HU? Porque eu sei que o radio é problema, mas não tava querendo mexer nisso.

O taramps é ruim para o NAR? Em que quesito? Qualidade, potencia, tudo? Quero um ampli digital para o sub para poupar a bateria do carro. Qual outro barato eu poderia por no lugar do taramps?!

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Equalizador só não resolve. É bom, mas não faz milagre. A qualidade do sinal do aparelho original não é aquelas coisas, e faltará regulagens importante como o alinhamento de tempo. O que você pode é testar e ver como fica. Precisa ver como vai puxar os RCAs para os amplificadores tambem.

O taramps é aquela coisa... É potencia para sistemas sem foco na qualidade. Mais para SPL e Trio. E isso aplica-se a maioria dos nacionais (taramps, SD, Stetsom, Banda... e xings tambem).

Note que seria um amplificador classe D, Digital é um conceito de mercado (e errado), não tem nada a ver digital com classe d.

Recomendações de amp você tem que olhar e ver dentro do seu orçamento. Dependendo podia usar o blau em bridge para sub e pegar algo mais refinado para o stereo.

Compartilhar este post

Link para o post

João, se vc. encontrar um Alpine PXA-H510, ele tem uma entrada RCA e seis saídas (frente/fundo/sub), faz TA, cross (2-way, mas faz)... seria uma companhia interessante pra este teu CD Ford. Conheço o My Connection, inclusive qdo tava olhando a Eco pra comprar cogitei esta solução...

Ah, e se achar DOIS PXA-H510, me avisa que eu fico com o outro, tá.....kkkkkk..... :) tou brincando, é meio raro, mas tto ele como o PXA-H600 quebram um galhão neste sentido.

abração, e boa sorte aí!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Equalizador só não resolve. É bom, mas não faz milagre. A qualidade do sinal do aparelho original não é aquelas coisas, e faltará regulagens importante como o alinhamento de tempo. O que você pode é testar e ver como fica. Precisa ver como vai puxar os RCAs para os amplificadores tambem.

O taramps é aquela coisa... É potencia para sistemas sem foco na qualidade. Mais para SPL e Trio. E isso aplica-se a maioria dos nacionais (taramps, SD, Stetsom, Banda... e xings tambem).

Note que seria um amplificador classe D, Digital é um conceito de mercado (e errado), não tem nada a ver digital com classe d.

Recomendações de amp você tem que olhar e ver dentro do seu orçamento. Dependendo podia usar o blau em bridge para sub e pegar algo mais refinado para o stereo.

Opa! Eu tava achando que esse classe D era questão de eficiencia energetica. Inclusive peguei um assim para não precisar trocar a bateria original (48A).

Bom, por enquanto, não tou com muito dinheiro (acho que nunca cheguei a ter na verdade.) pra gastar mais ainda com meu som... Quando aliviar eu vou atras de equipamentos com mais qualidade. O Blau pro sub não ficaria muito fraco? Não seria melhor ir logo para um de 4 canais? Eu só separei em dois por causa da eficiencia energetica mesmo.

E eu quero qualidade no som do meu carro, isso sem duvida, apesar da minha disponibilidade financeira, mas eu não sei o quanto meu ouvido é refinado para conseguir perceber essa diferença de tempo dos falantes na minha orelha...Acho que eu preciso escutar um sistema assim antes de pensar seriamente na necessidade de tal função no meu carro. Por isso cogitei um equalizador para conseguir uma resposta mais agradevel do meu sistema. Mas vamos vendo. Eu sei que quanto mais eu escuto meu som, mais eu acho defeito mesmo...

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tem um rendimento maior que amplificadores classe AB, em outras palavras, sao mais economicos sim. Provavelmente a bridge do Blau é mais forte que o Taramps, e acho que é uma potencia suficiente para qualquer sistema comum.

Bom, eu tenho TA e um pequeno EQ na minha Hu, e lhe digo, TA além de mais importante é muito mais fácil de acertar. Equalizador o certo é voce passar um RTA e ver onde tem picos e valer para equalizar. De ouvido é praticamente impossível, e seguindo curvas de frequencia dos fabricantes também não é muito confiável.

Compartilhar este post

Link para o post

João, se vc. encontrar um Alpine PXA-H510, ele tem uma entrada RCA e seis saídas (frente/fundo/sub), faz TA, cross (2-way, mas faz)... seria uma companhia interessante pra este teu CD Ford. Conheço o My Connection, inclusive qdo tava olhando a Eco pra comprar cogitei esta solução...

Ah, e se achar DOIS PXA-H510, me avisa que eu fico com o outro, tá.....kkkkkk..... :) tou brincando, é meio raro, mas tto ele como o PXA-H600 quebram um galhão neste sentido.

abração, e boa sorte aí!! :legal:

Cara, pelo jeito não é muito facil achar esses equalizadores... Hehehe. Mas se eu achar um, te aviso, pois os preços deles também seria uma questão para mim.

Mas acho que também seria uma solução definitiva para qualquer som que eu tivesse! Pode ser um bom investimento. Pra um futuro talvez. Mas muito interessante eles mesmo! Salvariam o meu painel original que eu gosto tanto...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, instalei o sub na quarta! Não tive muito tempo para escutar o som depois dele, mas eu achei que ficou um pouco fraco de grave ainda. Diminui um pouco o ganho do blau e aumentei o do taramps para o maximo. Deu uma melhorada, mas ficou claro que o sub tem que se esforçar pra ficar bem com o kit.

Vou ver se esse fds eu arrumo um tempo pra regular melhor tudo e ver o que eu consigo fazer. Mas estou satisfeito com meu som. Só esperava um pouco mais do NAR. Ah! Acabei ficando com uma caixa de 30L, com as medidas que tem aqui no forum mesmo. A de 35l comeu metade do meu porta malas...

Só uma coisa. Eu meio que dimensionei os cabos de força pra dar com sobra. Estou usando de 6mm², um pra cada ampli. Mas quandomo cara instalou, ele ligou o terra do taramps no terra do blau. Questionei ele e ele disse que não teria problema pois o cabo do terra pra carro está curto (uns 15 a 20 cm) e 6mm² é suficiente para os dois. Isso procede? Achei meio estranho...

Vou tentar tirar umas fotos nesse fds e coloco por aqui pra mostrar meu humilde set!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tem um rendimento maior que amplificadores classe AB, em outras palavras, sao mais economicos sim. Provavelmente a bridge do Blau é mais forte que o Taramps, e acho que é uma potencia suficiente para qualquer sistema comum.

Bom, eu tenho TA e um pequeno EQ na minha Hu, e lhe digo, TA além de mais importante é muito mais fácil de acertar. Equalizador o certo é voce passar um RTA e ver onde tem picos e valer para equalizar. De ouvido é praticamente impossível, e seguindo curvas de frequencia dos fabricantes também não é muito confiável.

Pelo manual o blau tem 180 em ponte e o taramps 200. Mas boto muito mais fé o blau, só que o taramps é mais em conta, por isso fui nele. Mas depois de forrar o carro, o proximo up deve ser esse taramps mesmo. Talvez tente acha um 460 e troco os dois por um só. Ou voce tem alguma sugestão melhor? Tem algum ampli que seja mais recomendado para o meu kit? Ai o sub herda o blau.

Eu consigo um TA externo? Talvez algo um pouco mais simples que o que o amigo sugeriu ai em cima??

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

TA externo pra carro é dificil...

Compartilhar este post

Link para o post

Se for pra ficar com um ampli só, eu iria no Clarion 4361. Voce teria pontencia na brigde pra tocar bem o sub, e teria 2 canais com 90W pra tocar o kit.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for pra ficar com um ampli só, eu iria no Clarion 4361. Voce teria pontencia na brigde pra tocar bem o sub, e teria 2 canais com 90W pra tocar o kit.

Ele me parece muito bom, mas foge bem do orçamento, não? Pouco $$$ é pouco $$$.

E acredito que para os meus equipamentos atuais ele seria um desperdicio, tanto de qualidade como de potencia. Ele tem quase o dobro da potencia que meus equipamentos tem...

Mas valeu! Quem sabe um dia...

Compartilhar este post

Link para o post

Ele me parece muito bom, mas foge bem do orçamento, não? Pouco $$$ é pouco $$$.

E acredito que para os meus equipamentos atuais ele seria um desperdicio, tanto de qualidade como de potencia. Ele tem quase o dobro da potencia que meus equipamentos tem...

Mas valeu! Quem sabe um dia...

Tem um a venda no forum por 900 Reais, voce venderia seu taramps e o outro, e ainda compraria do Clarion. Fora que quem ta vendendo o Clarion é o PR nor que vendo os produtos da Helix, de repente, voce consegue algo com ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...