Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tiagomakoto

[Renault Sandero] Alpine + DLS Scandinavia + DLS A5 + Vifa

Recommended Posts

Fotos da coluna com os scandinavia atualizadas em 12/abr

Dae moçada!

Esse são os relatos e impressões dos meus upgrades no meu set. Meu set não segue mto as receitas de bolo aqui do fórum, então, seria interessante eu tentar descrever e discutir com vcs as características dele.

Todo ele foi feito com o Luciano na LR Art in Audio em Santos. Trabalho realizado premium :legal: , bom atendimento e amizade construída []-[]

lrartinaudio.png

1o set (maio/2010): Pioneer DEH-2250UB, DLS R6A

Tava querendo voltar a brincar com som automotivo. Aproveitei e peguei emprestado essa player da minha namorada (que fui eu quem dei de páscoa) e investi num kit bacana (DLS R6A). Tratei a porta e instalei o tw em colunas pra "finalizar" o estéreo até o próximo upgrade. Resultado, um gravezinho até que bacana devido, principalmente, ao tratamento e o player favorecer. Médios eram bem apagados e os agudos até então (antes do Alpine) eram medianos. Um SQzinho bem simples e interessante.

1260787863big.jpg

6661prodfull.jpg

2o set (Junho/2010): Alpine CDA-117, DLS R6A

Como o player era provisório, comprei um outro mais fuçado pra brincadeira ficar legal. Resultado: agudos MUITO mais cristalinos, perda do "corpo" do som (devido a redução nos graves oriunda da troca do player), palco alto e bem acertado com o TA e médio e médios-agudos evidentes. Os médio-graves ficavam embolados qdo precisavam de velocidade (exemplo: bumbos duplos e contra-baixo mto rápido) e os médios continuavam apagados. Eu imaginava que, pelo midbasses estarem sendo empurrados pelo amplificador interno do player, faltava pegada pra ele render. Logo, precisaria de um ampli que pudesse fechar essa minha lacuna.

Desse set eu pude perceber que o HU é mais importante do que os kits. O "ganho marginal" de um HU é maior do que um 2-way.

alpinecda117ri01.jpg

3o set (Julho/2010): Alpine CDA-117, DLS R6A, Arc Audio KS300.4, RCA DLS HQL e Speakers DLS HQS

Aí sim a brincadeira mudou. Minha aposta estava parcialmente correta! Do tw, os agudos e médio-agudos continuam lá, cristalinos, com presença, projetando mto bem sobre o palco. Já os midbasses tomaram vida e parecem outro falante! Os médios inda estão um pouco distantes, apagados, porém beeeeem menos do que no set anterior. Aí é uma questão de tentar doorpods ou pezinhos. Os médio-graves tão bem presentes dando peso às músicas. Os graves já começam a sorrir, mto embora falte a extensão que o sub proporciona. No entanto, corrigindo na EQ, posso passar mais um tempo sem sub, rs! Por quanto tempo, hein!?!

ks3004.jpg

4o set (Julho/2010): Vifa 10" MA26WR09

m26wr0904.gif

Instalado em caixa selada de 30 litros, De acordo com os parâmetros T&S, F3 em 35Hz. O corte foi feito em 60Hz no ampli. O FS deste sub é de 21Hz! [""] O subgrave é bem extenso, sem picos.

5o set (Novembro/2010): Pezinhos

Pezinhos de 8 litros confeccionados. Resultado: médios graves MUITO bons e médios vivos (aparecendo agora). Palco fácil de ser notado e mais fácil de ser ajustado.

Esse set ganhou a categoria iniciante 0-600w na 6a etapa do Quality Sound 2010 [-] [-] [-] [-] [-]

6o set (Fevereiro/2011): DLS Scandinavia 6/2, DLS A5

Um belo upgrade :)

A5

31651prodfull.jpg

Scandinavia 6/2

92781prodfull.jpg

88221prodfull.jpg

93051prodfull.jpg

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coluna

A coluna utilizada foi a original. Foi feito o direcionamento on-axis. O revestimento desta coluna foi feita com tecido branco.

Detalhe do acabamento dos tweeters

p3020314.jpg

Tws dentro dos aros

p3020320.jpg

Detalhe da fiação da coluna

p3020321e.jpg

Realizando o direcionamento dos tws

p3020323.jpg

Coluna lixada instalada

p3030389.jpg

Vista final geral

p3040395.jpg

Detalhe do tw esquerdo

p3040398.jpg

Detalhe do tw direito

p3040399.jpg

Porta

O local original no forro de plástico do sandero é de 5". A tela abre para fora originalmente. No meu caso, foi colada no forro. A furação da tela do forro é somente no centro dela. Ao redor, ela é fechada. É uma boa abrir os demais furos pra facilitar a saída do áudio de dentro da porta.

O midbass (6") havia sido instalado na parte metálica da porta com baffle de mdf. Porém como agora uso pezinhos, ficam as fotos com os detalhes do tratamento acústico com manta.

Cortando o suporte original do forro

foto0047i.jpg

Mostrando o tratamento na parte interna e a fiação

imagem2723.jpg

Porta finalizada e vedada

2tratamento2porta2.jpg

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

Alimentação

Toda a alimentação e aterramento foi feita com cabo 21mm² (AWG 4). Foi utilizada manta náutica (nylon) e termoretrátil para o acabamento.

Fiação 21mm²

imagem2616.jpg

Porta-fusível e positivo instalados e aterramento da bateria reforçado. Dá para ver esta ligação pelo termoretrátil na parte de baixo da foto

imagem2778.jpg

Proteção dos terminais da bateria

foto0082ah.jpg

O sandero tem já uma furação dentro do motor pra passar fiação extra pra dentro do carro. Fica próxima à fiação original

imagem2742.jpg

Fiação de energia do lado de dentro. Acabamento interno com massa de calafetar.

imagem2747.jpg

Caminho da fiação de energia em direção ao banco do passageiro. Fixação com velcro adesivo.

imagem2688.jpg

Aterramento no chassis

imagem2685.jpg

Ligado ao módulo

imagem2729.jpg

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

RCA

Os RCA DLS são da série HQL.

Identificação dos cabos

imagem2608.jpg

imagem2676.jpg

Ligação no player.

imagem2711.jpg

Caminho da fiação e acabamento em velcro adesivo

imagem2714.jpg

Vista geral dos cabos RCA, aterramento, positivo e os speaker cables sem o carpete

imagem2686.jpg

Cabos RCA ligados ao ampli

imagem2731.jpg

Speaker cables

Os cabos dos falantes também são DLS da série HQS. Como pra fazer 3-way preciso do IMPRINT junto ao CDA-117 e não tenho interesse nesse módulo, vou manter os xovers originais.

Porção inicial dos speaker cables direcionados

imagem2638.jpg

Caminho dos cabos

imagem2708.jpg

Xover montado. Detalhe para as sinalizações

imagem2672.jpg

Passagem dos cabos para o tw

imagem2665.jpg

Mostrando o comprimento do cabo para o midbass

imagem2649.jpg

Conexão com os terminais do falante com solda

imagem2647.jpg

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

Amplificador

Foi instalado embaixo do banco do passageiro. Como possui uma altura razoável, une o útil ao necessário. Os cabos RCA só precisam ter 2 metros ao invés de 5 metros caso fosse no porta mala. Com isso, reduz a distância percorrida pelo sinal, logo, interferência, ruídos e etc. O rack encarpetado deixou a instalação protegida e discreta. Onde há a ventilação do ampli, foi permitido um vão para respiro do equipo.

Após instalação dos cabos e carpete

imagem2749.jpg

Visão geral da posição do ampli

imagem2755.jpg

Acabamento do rack

imagem2779p.jpg

Rack já encarpetado

imagem2780.jpg

Posição final do ampli embaixo do banco

imagem2784.jpg

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

Sub

Foi feita uma caixa adaptada à lateral do porta-mala.

Close do sub

foto0084i.jpg

Preparando a madeira

foto0102t.jpg

Iniciando a fibra. Aproveitou-se o espaço perdido entre o banco e a suspensão.

foto0105.jpg

Visão geral

foto0088q.jpg

Reforço da caixa

foto0108z.jpg

Preparando para a fibra

foto0093u.jpg

Acabamento com massa junto ao rack

foto0133.jpg

Reforço interno do sub

foto0128y.jpg

Detalhe da fiação da caixa

foto0131q.jpg

Sub e rack já encarpetados

foto0134w.jpg

Detalhes do acabamento da caixa

foto0097xs.jpg

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

Pezinho

Preparação para a fibra

7pezinhomontagem1.jpg

Base do pezinho de fibra já recortada

7pezinhomontagem2.jpg

Direcionamento dos baffles do pezinho

7pezinhomontagem3.jpg

Tecido dos pezinhos e detalhe dos reforços de madeira

7pezinhomontagem4.jpg

Pezinho com a fibra para recortar

7pezinhomontagem5.jpg

Pezinhos ja com acabamento em massa

7pezinhomontagem6.jpg

Detalhe da fiação e do posicionamento dos pezinhos

7pezinhomontagem7.jpg

Detalhe do acabamento da fiação antes de fixar os mids

7pezinhomontagem8.jpg

Pezinho finalizado

img5855.jpg

Painel com os pezinhos e coluna

img58540.jpg

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pelo carro!!!! show de bola!!! cada dia mais estou pensando em pegar a estrada e levar a caranga pro luciano instalar!!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um trabalho bem bacana do Luciano, da LR Art in Audio.

Espero que tenha gostado do amplificador KS300.4 da Arc Audio. Qualquer dúvida estamos a disposição.

Se possível, da uma diminuida nas fotos, que fica melhor a visualização.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba Tiago, set bacana e bem-instalado... tou gostando do que ví até agora. Desde a seleção dos equipamentos, cuidados com cabeamento, até a instalação discreta mas caprichada... tou acompanhando por aqui! :legal:

Por curiosidade, como é o 117 para navegar em USB?? Ando com uma saudade enorme da Alpine, e pensando em comprar um destes pro próximo set... a interface dele é prática, tranquila pra usar no dia-a-dia???

Compartilhar este post

Link para o post

parabens pelo carro!!!! show de bola!!! cada dia mais estou pensando em pegar a estrada e levar a caranga pro luciano instalar!!

Cara, gostei mto do trabalho do Luciano! Mto minuncioso!!

Os resultados dá pra ver pelas fotos, né!?

Abs!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um trabalho bem bacana do Luciano, da LR Art in Audio.

Espero que tenha gostado do amplificador KS300.4 da Arc Audio. Qualquer dúvida estamos a disposição.

Se possível, da uma diminuida nas fotos, que fica melhor a visualização.

Abs

Fala Diogo!!

Então, aqui, depois de todas fotos carregadas, elas automaticamente se redimensionam. Mas só depois de carregadas...

Gostei mto deste ampli! Testamos ele no carro do Diego no lugar do JVC6700 q ele tem. Cara, q diferença ABSURDA!!! E ele deu vida nova aos midbasses... Sem noção! :legal:

Gde abs!

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, gostei mto do trabalho do Luciano! Mto minuncioso!!

Os resultados dá pra ver pelas fotos, né!?

Abs!!!

Ja estive conversando com ele por mp, ate o final do mes vou la bater um papo com ele. abraço, belo carro

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba Tiago, set bacana e bem-instalado... tou gostando do que ví até agora. Desde a seleção dos equipamentos, cuidados com cabeamento, até a instalação discreta mas caprichada... tou acompanhando por aqui! :legal:

Por curiosidade, como é o 117 para navegar em USB?? Ando com uma saudade enorme da Alpine, e pensando em comprar um destes pro próximo set... a interface dele é prática, tranquila pra usar no dia-a-dia???

E ae Ricardo!

Valeu pelo comentário!

Então, eu nunca usei o leitor de USB, só ligado ao IPod. A navegação é bem rápida e os menus seguem o padrão IPod. A unica coisa q as vezes demora é por exemplo, querer procurar um álbum que comece com a letra "M". Vc pode apertar o forward e ele vai de A->B->C->D... ->M . Tirando esse inconveniente de navegação, a leitura do IPod é quase imediata. :legal:

Detalhe, ele usa o DAC 24bit BB do player pra ler e não do Ipod. Eu tenho uns CDs de SQ gravados no Ipod e, pra mim, há pouca perda.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Ja estive conversando com ele por mp, ate o final do mes vou la bater um papo com ele. abraço, belo carro

Bacana, o Luciano é um cara bem legal!

Se vc descer, dá um toque! A gnt se encontra lá na loja dele e eu escuto teu set, rs!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana, o Luciano é um cara bem legal!

Se vc descer, dá um toque! A gnt se encontra lá na loja dele e eu escuto teu set, rs!

Abs!

Meu carro ainda não esta montado, vou la conversar com ele para fazer a instalação.Se der vamos marcar sim para eu escutar seu carro

Compartilhar este post

Link para o post

falaaa tiagooo

Já tinha visto as fotos no PC do Luciano.

Ficou bom mesmo. Só falta marcar pra eu ouvir como ficou com o módulo. Vamos ver se sábado a gente marca lá.

Galera, acompanhei essa historia toda que o tiago contou.

Primeiro ouvi o carro dele com o Pioneer e o kit DLS. Era um som bem limpo, mas sem potencia e com aquela sensação de está faltando algo. Não que fosse ruim.

Depois veio o Alpine. Como ele mesmo já disse, mudou bastante. O "algo" apareceu, mas ainda faltava alguma coisa.

Acredito que com o módulo apareceu esse "alguma coisa". Ainda não ouvi com o módulo instalado (só ouvi esse módulo no meu Kit rsrs), mas acredito que ele alcançou o objetivo que queria. E com ctz um módulo igual a esse irá entrar no meu set, pois mudou e muito o som.

Agora só falta o sub. Daí fica completo.

Parabéns tiago. Bela escolha de equipamentos. E é bom saber que aqui em Santos tem gente que gosta de coisas boas, não essa distorção que costumamos ouvir por aqui, tocando músicas piores ainda.

Só corrigindo meu módulo é o JVC 6700.

E Parabéns ao Luciano que mais uma vez executou um belo projeto (modéstia a parte rs). Sempre com dedicação e profissionalismo, além da amizade que foi formada.

vlw tiago...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Lindo, muito bom mesmo, mais um trampo que dá gosto ver..... [-]

Só fico na ansiedade de montar o meu logo!

Parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Curti hein...

Set top, serviço de qualidade... Show!!!

PS. Uma dúvida: O módulo, do jeito que está ali, ñ esquenta muito???

Abraço e parabéns pelo projeto!!!

Compartilhar este post

Link para o post

falaaa tiagooo

Já tinha visto as fotos no PC do Luciano.

Ficou bom mesmo. Só falta marcar pra eu ouvir como ficou com o módulo. Vamos ver se sábado a gente marca lá.

Galera, acompanhei essa historia toda que o tiago contou.

Primeiro ouvi o carro dele com o Pioneer e o kit DLS. Era um som bem limpo, mas sem potencia e com aquela sensação de está faltando algo. Não que fosse ruim.

Depois veio o Alpine. Como ele mesmo já disse, mudou bastante. O "algo" apareceu, mas ainda faltava alguma coisa.

Acredito que com o módulo apareceu esse "alguma coisa". Ainda não ouvi com o módulo instalado (só ouvi esse módulo no meu Kit rsrs), mas acredito que ele alcançou o objetivo que queria. E com ctz um módulo igual a esse irá entrar no meu set, pois mudou e muito o som.

Agora só falta o sub. Daí fica completo.

Parabéns tiago. Bela escolha de equipamentos. E é bom saber que aqui em Santos tem gente que gosta de coisas boas, não essa distorção que costumamos ouvir por aqui, tocando músicas piores ainda.

Só corrigindo meu módulo é o JVC 6700.

E Parabéns ao Luciano que mais uma vez executou um belo projeto (modéstia a parte rs). Sempre com dedicação e profissionalismo, além da amizade que foi formada.

vlw tiago...

Abs

Bora marcar!! Sem dúvidas!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Curti hein...

Set top, serviço de qualidade... Show!!!

PS. Uma dúvida: O módulo, do jeito que está ali, ñ esquenta muito???

Abraço e parabéns pelo projeto!!!

Valeu Maycol!

O módulo não esquenta nada pois possui uma ventoinha. O fluxo de ar exaurido não tem obstáculos.

Gde abs!

Editado por tiagomakoto

Compartilhar este post

Link para o post

Lindo, muito bom mesmo, mais um trampo que dá gosto ver..... [-]

Só fico na ansiedade de montar o meu logo!

Parabéns!

Rafa,

Firme e forte que vai, rs!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Maycol!

O módulo não esquenta nada pois possui uma ventoinha. O fluxo de ar exaurido está mirado para frente, onde não tem obstáculos.

Gde abs!

Ahhhhhh...

Tá explicado!!!

Valeu... e conforme for fazendo os up's, vai postando!!!

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago, obrigado pelos elogios e seu post bem legal gostei muito das esplicaçõe nas fotos, espero que quando colocarmos o sub fique melhor do que esta nos estamos imaginado blz.

parabéns!!!!!!

abraços!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

E ae Luciano!

Os comentários foram sinceros! Valeu o trmapo q vc deu!!

Agora, o sub ta pra nascer!!! Menos de 9 meses e ele estará aqui, rs!

Abs!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...