Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo_KBLO

Vende-se carro.. por um bom preço

Recommended Posts

E quem disse que o IPVA é para pagar estrada?

Impostos são tributos não vinculados, ou seja, além de sua arrecadação ser compulsória por parte do Estado, não pode a sua receita ser vinculada à nenhum gasto específico. É totalmente equivocada essa visão de que o IPVA serve para arrumar estrada.

No que se refere a pagar o mesmo tanto, sou totalmente contra. A capacidade contributiva de quem tem um carro de R$ 500.000,00 é muito maior do que a de quem tem um carro de R$ 10.000,00, muitas vezes utilizado para sobrevivência do proprietário (não são raros os casos em que o sustento da família provém de serviços cuja utilização do automóvel é imprescindível).

Ademais, fixar um valor único seria inviabilizar a propriedade de carros por parte dos menos favorecidos: assim, o governo teria de fazer uma média, o que causaria um grande desquecimento da economia e oneraria de forma excessiva os mais probres. Ou você acha que o governo estipularia uma média baixa? Lógico que não! Os serviços prestados pelo Estado são custeados por recursos advindos de nós cidadãos, e o Estado não pode suprimí-los, portanto, a forma de cobrança pode não ser a mais justa possível (conforme o João mesmo disse, poderia haver outros índices), mas ainda tem seus méritos.

Abraços.

Nesse ponto você realmente tá certo Danilo! O IPVA não é feito para "pagar estrada", mas o IPVA é o imposto referente a veículos automotores. Então, é a forma que nós temos de reclamar contra o exagero no imposto, considerando que pagamos pedágio além do imposto.

Quanto ao valor único, também sou contra. O direito tem que ser proporcional nesses pontos, caso contrário os impostos pesariam muito mais no bolso de alguém classe D do que para alguém de classe A. Mas concordo com o João que outros índices deveriam ser levados em conta, principalmente para estimular a renovação da frota!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Danilo, só tome cuidado em falar que todos os impostos não são vinculados. A CPMF era vinculada a saude publica, previdência e outra porcaria. Apenas para isso...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo, só tome cuidado em falar que todos os impostos não são vinculados. A CPMF era vinculada a saude publica, previdência e outra porcaria. Apenas para isso...

Abraços

Opa, tomo cuidado sim.

Aliás, como todos, estou sujeito a erros, confusões, sendo que cuidado nunca será excessivo. Também tenho minhas revoltas com a carga tributária no Brasil, como a maioria dos cidadãos brasileiros. Apenas estou expressando meu ponto de vista em relação a alguns pontos de vistas que discordo, mas não significa que eu esteja certo. Aliás, o conceito de certo e errado é muito relativo, ainda mais no que se refere à opiniões. Certas, erradas ou o que quer que seja, opiniões erão sempre opiniões.

Quanto ao fato dos impostos não serem vinculados, existe sim uma ressalva prevista na própria Constituição de 1988, no que se refere à gastos com saúde e educação (daí teria de analisar a legislação específica de cada ente para ver como funciona). No que se refere à CPMF, não se trata de um imposto, e sim de uma contribuição. É sim um tributo (gênero que comportam espécies), mas não um imposto, assim como as taxas, a título de exemplo (as taxas também são vinculadas).

Abraços. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, tomo cuidado sim.

Aliás, como todos, estou sujeito a erros, confusões, sendo que cuidado nunca será excessivo. Também tenho minhas revoltas com a carga tributária no Brasil, como a maioria dos cidadãos brasileiros. Apenas estou expressando meu ponto de vista em relação a alguns pontos de vistas que discordo, mas não significa que eu esteja certo. Aliás, o conceito de certo e errado é muito relativo, ainda mais no que se refere à opiniões. Certas, erradas ou o que quer que seja, opiniões erão sempre opiniões.

Quanto ao fato dos impostos não serem vinculados, existe sim uma ressalva prevista na própria Constituição de 1988, no que se refere à gastos com saúde e educação (daí teria de analisar a legislação específica de cada ente para ver como funciona). No que se refere à CPMF, não se trata de um imposto, e sim de uma contribuição. É sim um tributo (gênero que comportam espécies), mas não um imposto, assim como as taxas, a título de exemplo (as taxas também são vinculadas).

Abraços. :legal:

Cursa ou cursou Direito Danilo?

Vejo que é muito esclarecido ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Esclarecido não sei, mas já escreve como advogado. Tenta fundamentar tudo para fazer acreditarem que tudo que diz está provado.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo ao João e ao Xan_:

Faço Direito sim, formo agora final do ano, mas não tenho a mínima intenção de advogar. Com toda a certeza, não faz meu estilo mesmo.

:legal:

Editado por danilo.meneses

Compartilhar este post

Link para o post

O certo seria botar balança no pedagio.

Pesava o carro e daria o valor para o peso. Eu fiquei pensando isso outro dia.

Compartilhar este post

Link para o post

O certo seria botar balança no pedagio.

Pesava o carro e daria o valor para o peso. Eu fiquei pensando isso outro dia.

E qual a finalidade?

Um uno com 1 tonelada detona mais o asfalto que uma d20 com 2 toneladas, por exemplo...

Um carro velho com amortecedor ruim detona mais que um novo com amortecedor bom.

Compartilhar este post

Link para o post

E qual a finalidade?

Um uno com 1 tonelada detona mais o asfalto que uma d20 com 2 toneladas, por exemplo...

Um carro velho com amortecedor ruim detona mais que um novo com amortecedor bom.

o ideal que pode ser possível um dia com tecnologia... seria cobrar por Km rodado...

concordo em pagar 10 reais pra rodar 200km por exemplo...

mas acho sacanagem pagar 12 reais pra rodar menos de 40km como eu sou obrigado pra ir pra Campinas...

Editado por nostressbr

Compartilhar este post

Link para o post

Se quando compramos um carro já pagamos impostos para todas as esferas não entendo para que serve o IPVA se não para manutenção da malha viária.

Eu sou a favor de acabar com o IPVA e todas as rodovias ser pedagiadas sem exceção.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo ao João e ao Xan_:

Faço Direito sim, formo agora final do ano, mas não tenho a mínima intenção de advogar. Com toda a certeza, não faz meu estilo mesmo.

:legal:

Hehehe, percebi pelo conhecimento de tributário e pela diferenciação entre os conceitos (taxas, impostos, etc.).

Esclarecido não sei, mas já escreve como advogado. Tenta fundamentar tudo para fazer acreditarem que tudo que diz está provado.

É o mal da classe João! Mas você sabia que 73,8% das estatísticas são inventadas? :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

É o mal da classe João! Mas você sabia que 73,8% das estatísticas são inventadas? :rolleyes:

Tenho noção sim :vts

Estatística é quase igual um amigo disse....

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho noção sim :vts

Estatística é quase igual um amigo disse....

A diferença é que na estatística são muitos amigos que disseram, ahuahauhuaha. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

o ideal que pode ser possível um dia com tecnologia... seria cobrar por Km rodado...

concordo em pagar 10 reais pra rodar 200km por exemplo...

mas acho sacanagem pagar 12 reais pra rodar menos de 40km como eu sou obrigado pra ir pra Campinas...

Cara, aqui no Japão é assim! Acho um modelo muito justo de cobrança de pedágio, só que ai, o valor por Km rodado, vai variar dependendo da categoria do veiculo, se veiculo leve, onibus e caminhão.

As rodovias aqui, funcionam assim, ao entrar numa rodovia expressa, você pega um ticket, que identifica de onde você começou a utilizar a rodovia, e ai, na saida da rodovia, você paga, entrega o ticket e paga pelos quilometros que você utilizou. (nem preciso dizer, que as rodovias são totalmente fechadas, não tem como sair sem pagar). E de uns tempos pra cá, baixaram os valores nos horarios de menor trafego (madrugada) e com a crise economica, também criaram um valor fixo, bem abaixo do normal, pra melhorar a economia dentro do país. Só que esses descontos são para as pessoas que utilizam o sistema ETC, um equivalente ao "SemParar" aí do Brasil.

Acho que esse seria um otimo modelo pra ser adotado em rodovias.

Só pra complementar, esse ano, alguns trechos de rodovias, já estão gratuitas. E o plano é deixar todo sistema gratuito, ainda não entendi o motivo, mas parece que o valor cobrado no pedagio, era em parte pra cobrir os custos da construção das rodovias.

Agora, em relação, ao IPVA, o "equivalente" aqui do Japão, é cobrado com base, na cilindrada do motor. É dividido mais ou menos assim: 660cc / 1000 a 1299 / 1300 a 1499/ 1500 a 1999 / 2000 a 2449 mais ou menos assim...

E veiculos mais novos, e que poluem pouco, tem isenção do primeiro ano de imposto, e/ou descontos nos anos seguintes. Falando por cima, aqui funciona mais ou menos assim...

Só que esse negocio de imposto, num dá pra comparar, porque são paises que nesse ponto, acredito, que sejam BEM diferentes.

Mas o modelo do pedagio, acho que é o modelo mais justo de cobrança, seria por Km rodado mesmo. Alias, aqui onibus e trem tambem funciona assim a cobrança...

Desculpem se alguem já falou algo parecido, realmente não li todos os posts...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...