Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
marcelosantos

FILTRO INFRASONICO ( SUBSONICO)

Recommended Posts

Galera pintou uma duvida: o filtro infra sonico ou subsonico é importante num sistema de qualidade? Fiz uma busca constatei que a maioria dos modulos da JL tem esse filtro fixado em 30hz 24db8º ora se ele esta fixo em 30hz e com taxa de atenuação alta (24db8º) as informações abaixo de 30hz ficaram perdida?? sei que um ouvido Humano escuta de 20hz ate 20khz então esse corte não deveria ficar em 20hz ?

Bom sei la a maioria do pessoal ja faz o corte lp em 50hz num subwoofer e se fixar o infrasonico em 30hz teremos resposta do subwoofer de 30hz_ _a_ _50hz ,isso não é uma resposta muito pequena para um subwoofer trabalhar?

um abraço a todos !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, poucos subs descem para baixo de 30Hz com competência. Particulamente acho errado um subsônico fixo.

Agora ter ou não/usar ou não usar vai da organização de cada sistema. Eu acho muito mais importante voce ter um HPF para os midbass do que um subsonico para um subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, poucos subs descem para baixo de 30Hz com competência. Particulamente acho errado um subsônico fixo.

Agora ter ou não/usar ou não usar vai da organização de cada sistema. Eu acho muito mais importante voce ter um HPF para os midbass do que um subsonico para um subwoofer.

:+1 Outra questão é que poucas músicas tocam abaixo disso tb...

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 Outra questão é que poucas músicas tocam abaixo disso tb...

:+1

Filtro subsônico fixo me incomoda um pouco, mas a 30hz é tranquilo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu acho muito adequada esta frequencia de corte..

Os caras fizeram um projeto e acharam adequado colocar isto pois eles sabem que é muito dificil atingir frequencias no nível de 20Hz.

1º Ela é praticamente inaudivel.

2º Os nos falantes mais parrudos quando se atingem esta frequencia fazem um barulho tao feio que fica inteligivel ouvir frequencias assim..

3º Se montar uma caixa band-pass o sub toca controlado até a frequencia de corte abaixo disto o falante perde o controle da excursao, podendo causar a queima do sub e o filtro sub-sonico atua nesta hora impedindo que o sinal de frequencias sub-sonicas sejam enviados ao falante.

Não sei se ja viu testes de frequencias em SPL, veja alguns e note que ele força demais o excursionamento do falante e o proprio sistema falante + caixa geram ruidos e vc acaba nao percebendo a frequencia propriamente dita, apenas o ruido.

Quando se ouve o som de um carro que tem uma caixa sintonizada bem baixa tipo uns 35Hz e 30Hz, já notamos que fica um som de "peso" e muitas vezes enganados pensamos que esta tocando na faixa de 20Hz, mas na verdade esta acima disto.

Por isto sabiamente a JL colocou este filtro sub-sonico para evitar estes ruidos desagradaveis que vão na contra-mao do SQ..

Compartilhar este post

Link para o post

Olha eu acho muito adequada esta frequencia de corte..

Os caras fizeram um projeto e acharam adequado colocar isto pois eles sabem que é muito dificil atingir frequencias no nível de 20Hz.

1º Ela é praticamente inaudivel.

2º Os nos falantes mais parrudos quando se atingem esta frequencia fazem um barulho tao feio que fica inteligivel ouvir frequencias assim..

3º Se montar uma caixa band-pass o sub toca controlado até a frequencia de corte abaixo disto o falante perde o controle da excursao, podendo causar a queima do sub e o filtro sub-sonico atua nesta hora impedindo que o sinal de frequencias sub-sonicas sejam enviados ao falante.

Não sei se ja viu testes de frequencias em SPL, veja alguns e note que ele força demais o excursionamento do falante e o proprio sistema falante + caixa geram ruidos e vc acaba nao percebendo a frequencia propriamente dita, apenas o ruido.

Quando se ouve o som de um carro que tem uma caixa sintonizada bem baixa tipo uns 35Hz e 30Hz, já notamos que fica um som de "peso" e muitas vezes enganados pensamos que esta tocando na faixa de 20Hz, mas na verdade esta acima disto.

Por isto sabiamente a JL colocou este filtro sub-sonico para evitar estes ruidos desagradaveis que vão na contra-mao do SQ..

eu acho engraçado isso!

a Soundigital tem o filtro subsonico fixo em 20Hz e todo mundo malhou a SD pq o amp não desce e sei lá oq... agora a DIVINA JL coloca um filtro HI-PASS (subsonico seria para evitar que frequencias SUBSONICAS danificassem o sub, de 20Hz pra baixo), limitando a resposta do sub e nego fica procurando justificativa onde não existe!

cara... com uma caixinha de menos de 30L totais eu tiro 23Hz de uma porcariazinha de um midbass de 5,25" de cone de papel!

é dificil uma musica q toca abaixo de 30Hz? até que é realmente

é dificil um sub que desce abaixo de 30Hz? convencionalmente, é

eu acho BIZARRO uma empresa que tem subs de 10" e baixa potencia com Fs em 21Hz fazer um amplificador com filtro subsonico em 30Hz!

pra mim isso é MANCADA da JL!

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho engraçado isso!

a Soundigital tem o filtro subsonico fixo em 20Hz e todo mundo malhou a SD pq o amp não desce e sei lá oq... agora a DIVINA JL coloca um filtro HI-PASS (subsonico seria para evitar que frequencias SUBSONICAS danificassem o sub, de 20Hz pra baixo), limitando a resposta do sub e nego fica procurando justificativa onde não existe!

cara... com uma caixinha de menos de 30L totais eu tiro 23Hz de uma porcariazinha de um midbass de 5,25" de cone de papel!

é dificil uma musica q toca abaixo de 30Hz? até que é realmente

é dificil um sub que desce abaixo de 30Hz? convencionalmente, é

eu acho BIZARRO uma empresa que tem subs de 10" e baixa potencia com Fs em 21Hz fazer um amplificador com filtro subsonico em 30Hz!

pra mim isso é MANCADA da JL!

Isso é uma grande verdade!!! Coberto de razão... []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nao acho errado a soundigital fazer isto nos modulos dela!

Não vi este topico, mas com certeza apoiaria a iniciativa.

Claro que um subsonico variavel é melhor..

Mas se o fabricante fizer travado numa frequencia aceitavel, não vejo problemas..

Agora eu quero ver vc por pra tocar um JL desses em 21Hz e me mostrar no RTA!

Tem que ser a caixa ...

E se vc testar com CD de teste o som fica uma MER**!

E impraticavel trabalhar com frequencias assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Impraticável?

Tem faixa no CD da IASCA por exempla com frequencia abaixo de 20Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Ter tem, mais ne ninguém vai ouvir. Se tiver alguém muito "especial" irá ouvir 16, 17Hz. E não tem nada de ouvido de ouro, acho muito mais um questão de fisiologia. O limite prático de audição é 20Hz, mas toda regra tem suas excessões.

Acho que o impraticável foi para a reprodução, não para existência. Mas quanto vídeos não existem de sistemas caseiros tocando 10Hz, 3Hz... Agora se tons abaixo de 20Hz tem influência da mesma forma que tons acima de 20kHz, eu não sei dizer.

Eu sou contra o subsônico fixo, mas entendo a opinião do Gustavo. Realmente para um sistema normal é besteira querer 20Hz. Se vai gastar dinheiro para isso, vai la e pega um midrange melhor que fará uma diferença muito mais importante. É coisa muito mais para hi-end do que para hi-fi.

Compartilhar este post

Link para o post

Ter tem, mais ne ninguém vai ouvir. Se tiver alguém muito "especial" irá ouvir 16, 17Hz. E não tem nada de ouvido de ouro, acho muito mais um questão de fisiologia. O limite prático de audição é 20Hz, mas toda regra tem suas excessões.

Acho que o impraticável foi para a reprodução, não para existência. Mas quanto vídeos não existem de sistemas caseiros tocando 10Hz, 3Hz... Agora se tons abaixo de 20Hz tem influência da mesma forma que tons acima de 20kHz, eu não sei dizer.

Eu sou contra o subsônico fixo, mas entendo a opinião do Gustavo. Realmente para um sistema normal é besteira querer 20Hz. Se vai gastar dinheiro para isso, vai la e pega um midrange melhor que fará uma diferença muito mais importante. É coisa muito mais para hi-end do que para hi-fi.

Pad... o Jãoroscaloka teve leitura no RTA de um discreto pico nos 25Hz e sem atenuação importante a 20Hz com os alpine dele em caixa selada! o CORTE LOW PASS da caixa dele era 25Hz! imagina se ele estivesse usando um amp desses, os subs dele ficariam imóveis!

e o sistema dele não usa nem LT, nem nada muito mirabolante! só usa um sub parrudão e uma caixa pesada e bem construida!

Compartilhar este post

Link para o post

Impraticável?

Tem faixa no CD da IASCA por exempla com frequencia abaixo de 20Hz.

sem contar algumas musicas classicas com orgão descendo nos 16Hz, os tons de 7Hz em Wellington's Victory (Beethoven) da TELARC, os canhões da abertura 1812 na gravação da Telarc também, que desce aos 11Hz com -6dB... e por ai vai!

pra quem pensa q não tem "vida abaixo dos 30Hz" monta uma LT de 2,5m ou mais, com um falante mediano, e descubra um novo mundo de baixas frequencias! e sem o "flop flop" de dutadas gigantes e subões pesados!

80-90dB com 17Hz não é audível, mas seu corpo sente essa vibração, seu cranio percebe, o ar nos pulmões se desloca... e mesmo q não se OUÇA, essas frequencias fazem diferença!

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei, mas eu nao compraria um modulo com subsonico fixo a 30hz nao.....

mesmo que vc nao escute o som em 20hz, mas dá pra "sentir"...

acho que qnd eu usava meu P3 em caixa selada de grande volume eu sentia graves muito baixos sem nem ouvir direito....

será q o subsonico @30hz nao acabaria com isso???

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho engraçado isso!

Hehehe... Coloca do lado uma SD com o filtro no 20hz do lado de um JL com o filtro fixo em 30hz e vê qual desce mais mesmo assim.

Aposto tudo q eu tiver q o JL vai descer mto mais q o SD.

E outra, esse filtro a 30hz fixo q eu saiba é só em alguns modelos.

No módulo específico MONO pra subwoofer (Slash v2 1000/1v2) o subsônico é

variável de 15hz ~ 60hz.

[]´s

Editado por CesarDRK

Compartilhar este post

Link para o post

sem contar algumas musicas classicas com orgão descendo nos 16Hz, os tons de 7Hz em Wellington's Victory (Beethoven) da TELARC, os canhões da abertura 1812 na gravação da Telarc também, que desce aos 11Hz com -6dB... e por ai vai!

pra quem pensa q não tem "vida abaixo dos 30Hz" monta uma LT de 2,5m ou mais, com um falante mediano, e descubra um novo mundo de baixas frequencias! e sem o "flop flop" de dutadas gigantes e subões pesados!

80-90dB com 17Hz não é audível, mas seu corpo sente essa vibração, seu cranio percebe, o ar nos pulmões se desloca... e mesmo q não se OUÇA, essas frequencias fazem diferença!

Se pensar num carro pra SPL faz total diferença...

Pra SQ nem tanto!

A pessoa que ouviu esta nota de 17Hz é abençoado, pois tem um ouvido sub-sonico!

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe... Coloca do lado uma SD com o filtro no 20hz do lado de um JL com o filtro fixo em 30hz e vê qual desce mais mesmo assim.

Aposto tudo q eu tiver q o JL vai descer mto mais q o SD.

E outra, esse filtro a 30hz fixo q eu saiba é só em alguns modelos.

No módulo específico MONO pra subwoofer (Slash v2 1000/1v2) o subsônico é

variável de 15hz ~ 60hz.

[]´s

Acredito que a aplicaçao deste modulo deve ser mais para tocar um kit 2 vias que um sub!

Mas mesmo tocando um sub acredito que não faria feio!

Quanto ao JL descer mais que o SD eu acho complicado, vai muito da construçao da caixa!

Teriamos que fazer o teste para ver se a diferença é expressiva..

Construir um LT com um sub de 10" conforme referencias acima e por os 2 amps pra tocar..

Usar um RTA pra ajudar e ouvir pra postar as impressoes..

Compartilhar este post

Link para o post

Pad... o Jãoroscaloka teve leitura no RTA de um discreto pico nos 25Hz e sem atenuação importante a 20Hz com os alpine dele em caixa selada! o CORTE LOW PASS da caixa dele era 25Hz! imagina se ele estivesse usando um amp desses, os subs dele ficariam imóveis!

e o sistema dele não usa nem LT, nem nada muito mirabolante! só usa um sub parrudão e uma caixa pesada e bem construida!

Sub, penso se a distância curta do subs nao ajudou na reprodução de baixas frequencias criando um efeito pistão, como num fone de ouvido, já na teoria uma caminhonete nao teria espaço para comprimento de onda de subgraves. E com uma boa ajuda do ganho de cabine.

Compartilhar este post

Link para o post

Sub, penso se a distância curta do subs nao ajudou na reprodução de baixas frequencias criando um efeito pistão, como num fone de ouvido, já na teoria uma caminhonete nao teria espaço para comprimento de onda de subgraves. E com uma boa ajuda do ganho de cabine.

teoricamente, 20Hz só em um onibus!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal tem que sair da teoria, e ir testar na prática...

Compartilhar este post

Link para o post

hehe ue pensei na mesma coisa que o sub falou quando ví os comentários.. enfim, sou extremamente a favor de subsônico desde que regulável, ou ao menos com chave de liga/desliga, e sou contra amp. sem subsônico ou com ele fixo. O motivo é simples, pode limitar o projeto em ambos os casos. Quem vai dizer isso é o projeto de caixa, sintonia, objetivo com o conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se meu post ficou ambíguo, mas é isso que eu quis dizer!

baseado nessa teoria de necessidade de espaço para formar comprimento de onda, uma gran blazer PODE SER que respondesse 40Hz! mas a prática diz algo BEM diferente! na realidade, até uma sala de 4x4, por exemplo, não responderia nada abaixo dos 30Hz tbem!

eu nem dou ouvidos a isso! claro, quanto maior o espaço melhor a resposta de subgraves!

se falta espaço, SOCA potencia e excursão que compensa!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei SubSonic. Entendi exatamente o que você quis dizer. Estou me referindo ao pessoal que não acredita hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a teoria ajuda e muito..

Como acha que conseguimos evoluir até onde estamos?

Claro que existem umas ideias malucas que muitas vezes contrariam varias teorias e funciona!

Porém estas ideias vem de gênios..

Mas o Norte para todos é a teoria que normalmente traz os resultados certos!

Claro que os testes ajudam bastante!

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se meu post ficou ambíguo, mas é isso que eu quis dizer!

baseado nessa teoria de necessidade de espaço para formar comprimento de onda, uma gran blazer PODE SER que respondesse 40Hz! mas a prática diz algo BEM diferente! na realidade, até uma sala de 4x4, por exemplo, não responderia nada abaixo dos 30Hz tbem!

eu nem dou ouvidos a isso! claro, quanto maior o espaço melhor a resposta de subgraves!

se falta espaço, SOCA potencia e excursão que compensa!

O comprimento de onda para 20hz e muito grande, dificil compactar dentro de um carro..

Rsss

Ate que no buzao num era má ideia!

Por este motivo tambem que muitos competidores estao instalando som em VANS que são maiores e favorecem a formação de subgraves...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o filtro subsonico tem que ta presente em qquer amp, mas fixar e obrigar a usa-lo nao tem cabimento...

Como falaram, numa band pass é primordial...

Ja tive amps da linha Slash e eram muito bons, melhores que pdx com sobras... nao sabia desse detalhe...

existe sim diferença, mas percebe-las na pratica ja é outro assunto...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...