Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Baboo

Falcon HS-960s Troca de resistor

Recommended Posts

Pessoal, adquiri um booster Falcon HS-960s de 3 canais para colocar no carro da minha namorada; mas quando o instalei o fusível do canal mono só queimava quando acionava o módulo, sendo que o mesmo não chegava nem a enviar sinal para o subwoofer. O lado dos canais estereo está em perfeita condição de uso.

Resolvi abrir o mesmo para verificar alguma anormalidade, e constatei este fato:

julho2010002.th.jpg

julho2010007.th.jpg

Retirei os resistores queimados, mas não foi possível identificar as cores das listras deles, mas ali vão 02 resistores na posição transversal.

Gostaria de saber se existe algum que posso arriscar a colocar no local dos originais que queimaram, mesmo sem saber os valores dos anteriores.

Verifiquei todo o módulo, e só há isto de defeito.

Há uma inscrição na placa dele, que está escrito Hs0706.

Muito obrigado pela atenção!

Editado por Baboo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pediram pra eu entrar em contato com alguma assistência técnica autorizada Falcon... Não quero pagar pra arrumar, quero eu mesmo consertar.

Compartilhar este post

Link para o post

Baboo, resistor não queima sozinho, e não provoca curto quando queima.

Quase certo ter transístor em curto nessa saída. Se o booster for usado, troque todos os transístores dessa saída.

Quanto ao valor do resistor, sem saber o que ele faz no circuito, é impossível dizer. Veja se nos outros canais existem esses resistores... pode ser que sim, aí é só copiar os valores.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, terei que trocar todos os transistores dele? Teria como testar um por um pra descobrir qual está com defeito?

Compartilhar este post

Link para o post

Só os da saída queimada.

Nessa saída, quem não queimou, vai queimar em breve. É melhor trocar de uma vez do que ter que trocar 2 ou mais vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, terei que trocar todos os transistores dele? Teria como testar um por um pra descobrir qual está com defeito?

Isso Baboo, recomendo como o Kleber para que você troque todos, independentemente de estarem bons ou ruins.

Para achar os valores dos resistores, manda um e-mail para a empresa Falcon pedindo as informações sobre isso. Mande inclusive as fts tiradas!

Boa sorte cara! hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Cara os resistores são de 100 ohm mais acho que tera de trocar os tr da saida em .. os resistores são da entrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara os resistores são de 100 ohm mais acho que tera de trocar os tr da saida em .. os resistores são da entrada.

Com pá de Ouro!!!!!

Seguinte, este módulo acabou indo para o lixo pois fiquei sem saco e joguei fora....

Mas instalei o som no carro do namorado de minha sobrinha, e lá tinha um HS960 instalado e com o mesmo defeito nos resistores...

E o módulo ia pro lixo também, mas resolvi pegar e arrumar.

Pela internet peguei a dica:

Medi os resistores com um multimetro

Eles estão em Paralelo e ainda soldados na Placa, podendo assim os valores serem diferentes.

Mas já deram os seguintes valores:

101 e 138

Irei soltá-los da placa para substituí-los e irei medir novamente e já passo o valor destes resistores aqui, pois já tive contato com 3 modelos destes e todos com o mesmo problema, fora os de alguns membros daqui...

Parece que existe uma calculadora de Resistores na Net.

Compartilhar este post

Link para o post

Este vídeo ajuda bastante:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, retirei os resistores da placa e os valores mudaram:

1 resistor ficou em 101 ohms

2 resistor ficou em 225 ohms

Testei os transistores com o multímetro e todos deram o mesmo valor.

Estes resistores são os da entrada do canal mono.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, retirei os resistores da placa e os valores mudaram:

1 resistor ficou em 101 ohms

2 resistor ficou em 225 ohms

Testei os transistores com o multímetro e todos deram o mesmo valor.

Estes resistores são os da entrada do canal mono.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei os resistores de valores aproximados (100 e 220) pois exatamente deste valor da placa, não encontrei.

Cada um no valor de R$0,20

A vendedora me informou que resistor não tem lado certo pra colocar, qualquer lado funciona.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, sei que aqui no AF ninguém quase utiliza este tipo de modulo (booster) pela baixa qualidade, mas estou me aventurando para aprender um pouco mais da eletrônica de amplificadores.

Desta mesma forma, me aventurando aprendi a reformar Subwoofers.

Neste modulo instalei os resistores de 100 e 220 ohms, e o canal mono voltou a funcionar uma belezinha!!! :)

Mas após 1 semana de uso, ligado em uma fonte ATX 16A que fornecia entre 11,5 a 11,91v, e sempre em volumes médios a altos.

Conectados 2 caixas 8ohms nos canais estéreo e 1 Sub 6ohms no canal mono (caixas do meu antigo HT).

De repente a fonte parou de funcionar... Quando retirava ele do amplificador, ela voltava a funcionar.

Testei o Falcon ligado na bateria do carro... Subiu mais fumaça que tudo! :(

Desliguei as conexões de alimentação do canal mono, separando ele do estereo.

E para minha surpresa o canal mono esta funcionando normalmente! :)

Testei os canais estereos, e buuummm!

Fumaceou um transistor... E queimou uma trilha que ainda não identifiquei.

Mas o meu problema é que o transistor não tem nenhuma inscrição, nada escrito... Como descobrir o modelo? Qual devo comprar?

Compartilhar este post

Link para o post

Está osso esse seu booster hein, fotografa ele como esta agora, de onde é esse transistor ?

Eu estou nesse mesmo dilema seu, com a pretensão de aprimorar meus poucos conhecimentos em eletrônica, tenho aqui um Hbuster HBM-3000 de 2 canais stereo e um mono também, só que é AB, esse aqui:

aparelho-hbuster-mod-pot-hbm-3000-tuning-power~11637211.jpg

Eu consegui colocar ele pra funcionar só que depois de algumas horas de uso queimou de novo rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Baboo, pelo estado que está seu modulo você vai ter que deixar ele pra cobaia, ou seja, pra testes e pra você ir aprendendo, como fez com as reformas de alto falantes.

Eu sujiro, depois de seguir os conselhos de Kleber, que faça uma revisão geral nele, na bancada, e troque os componentes queimados. Use uma fonte de baixa amperagem, pra enviar de queimar de imediato novamente as peças, tipo uma fonte de 5 ou 10 amperes (funciona).

Boa sorte, qualquer outra dúvida pode nos perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post

Então amigos, em São Paulo eu estava acostumado a ir comprar tudo na Santa Efigênia, mas aqui em Campinas não sabia onde ir...

E hj descobri:

AV.General Osorio!!!

Claro que comparando a Efigênia, corresponde a 10% apenas.

Retirei 1 transistor do canal estéreo e era: TIP 105 que me custou R$1,20 cada.

Já aproveitei e comprei os 4 pra trocar tudo.

E comprei uma pasta térmica 15g R$2,30

O canal mono esta funcionando perfeitamente há mais de 1 semana, e uso todo dia por pelo menos 4 horas!!! :)

Agora é trocar os transistores do canal estéreo e testar!

Estou gostando da brincadeira!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, nos canais estéreo são 2 transistores TIP105 para cada canal (2 canais).

No canal mono são 6 transistores TIP105, se eu troca-los pelo TIP107 terei algum beneficio ou não???

Compartilhar este post

Link para o post

Trocado todos os 4 transistores TIP105 das saídas estereo e o modulo reviveu!

Até agira esta funcionando uma beleza!!!(10hs de teste)

Compartilhar este post

Link para o post

Trocado todos os 4 transistores TIP105 das saídas estereo e o modulo reviveu!

Até agira esta funcionando uma beleza!!!(10hs de teste)

Opa eai Baboo! Antes de fazer a substituição dos resistores, o booster produzia algum som em volume mais elevado? Pois estou com um aqui que estava com os 2 resistores de entrada queimados também! porém o problema que tava causando era o seguinte, quando o volume estava baixo, não se obtinha som algum. Quando aumentava, começava a sair aquele som mas falhando, e quando aumentava mais, ele tocava 100% limpo! removi os resistores e continuou com o mesmo problema! substitui por 2 de 100ohm e continuou na mesma .-. Da aquela impressão do remote estar desconectado porém ele está conectado! Acontecia isso com o seu antes de substituir os resistores? Vi que usou um de 100 e outro de 220, Vou substituir um deles por esse de 220ohm pra ver o resultado, e pensei também em tentar isolar o lado stereo já que preciso apenas do mono. Saberia me dizer se isso aconteceu com o seu, ou se alguém sabe o que poderia ter causado isso? Desde já agradeço. Quanto ao uso dos tip 107 eu fiz a substituição e percebi que ele passou a exibir mais da minha fonte, não senti ganho em relação aos graves, apenas consumiu mais da minha fonte e não demorou muito pra queimar novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o problema do canal era igual ao seu, nada de som em volume baixo e em volume alto ele tocava falhado como se estivesse com problema no Remote ou fuse queimado.

Talvez seja por causa do valor dos resistores que vc utilizou na entrada.

Tenta colocar nestes valores que utilizei.

Os canais estereos pra isolar, basta apenas tirar o fusível e não ligar nada nas saídas.

Qualquer duvida, estou ai pra ajudar.

Verifica na placa se não existe mais algum componente com defeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o problema do canal era igual ao seu, nada de som em volume baixo e em volume alto ele tocava falhado como se estivesse com problema no Remote ou fuse queimado.

Talvez seja por causa do valor dos resistores que vc utilizou na entrada.

Tenta colocar nestes valores que utilizei.

Os canais estereos pra isolar, basta apenas tirar o fusível e não ligar nada nas saídas.

Qualquer duvida, estou ai pra ajudar.

Verifica na placa se não existe mais algum componente com defeito.

Então, a parte stereo está sem o fúsivel, eu estava pensando em desligar a fiação da parte stereo mesmo, deixando apenas passar corrente pra mono, mas se era só tirar o fuse então eu já fiz o teste. No caso são 2 resistores, um que do lado do conector de entrada, e outro que fica do lado oposto. No caso o de 100ohm fica do lado do conector e o de 220 do lado oposto? Fiz a troca do resistor que fica em serie com o remote e troquei também os 2 diodos achando que poderia ter algo a ver. Mas vou trocar o resistor de 100ohm pelo de 220ohm e posto mais tarde o resultado. Obrigado pela ajuda o/

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de trocar o resistor de 100ohm por outro de 220ohm e o problema continua, som falhando em baixo volume e só fica nítido quando está bem alto, super estranho isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta ligar o Remote diretamente no positivo +12v da bateria e veja se resolve.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...