Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DJ César

Pancadão

Recommended Posts

Seguinte... quaalquer um com bom conhecimento sobre a mecânica de um falante, pode desenvolver um falante pra racha sem precisar de muitos testes, e fazendo um único protótipo.

Não tem o menor segredo. Ou seja, você gasta nada pra fazer um, vende a um preço alto, e lucra bastante. Quer melhor que isto?

Só exempleficando o que o kleber está falando, o mercado nacional o faz por si só..

Nota-se a crescente explosão de fabricas de auto falantes p/ "RACHA" que surgiu no ultimo ano, da pra falar em crescimento de que, vamos ver, uns 10000% ?

Surgiu mais fabrica de falantes de 12" no ultimo ano do que em todos os outros anos juntos.. Toda cidade agora conta com pelo menos um fabrica de falante..

Creio eu que não valha a pena ficar citando as marcas aqui, até pq em alguns casos essas marcas são ótimas, mas em grande maioria é o que o Kleber falou, falta de preparo, falta de pesquisa, falta de profissionais qualificados, e assim mesmo ta lá lançado mais um falante de 12 de 1500 RMS

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gasta-se menos com projeto e produção. O material, se for comparar, é muito mais barato (e até inferior) ao que se usa em subwoofers oi woofers decentes.

Por exemplo, os "subões" usam conjuntos magnéticos monstruosos e bobinas de 100mm em kapton, fio chato e etecétaras pra trabalhar com a mesma potência que muito falante pra pancadão com bobina de 2" ou 3"...

Sem falar que, pra se chegar num sub "de nível", pro mercado, vc faz 3, 4 protótipos...

Compartilhar este post

Link para o post

Só exempleficando o que o kleber está falando, o mercado nacional o faz por si só..

Nota-se a crescente explosão de fabricas de auto falantes p/ "RACHA" que surgiu no ultimo ano, da pra falar em crescimento de que, vamos ver, uns 10000% ?

Surgiu mais fabrica de falantes de 12" no ultimo ano do que em todos os outros anos juntos.. Toda cidade agora conta com pelo menos um fabrica de falante..

Creio eu que não valha a pena ficar citando as marcas aqui, até pq em alguns casos essas marcas são ótimas, mas em grande maioria é o que o Kleber falou, falta de preparo, falta de pesquisa, falta de profissionais qualificados, e assim mesmo ta lá lançado mais um falante de 12 de 1500 RMS

Pois é... quer prova maior de como o nível decresceu? Agora qualquer quintal produz falante famoso de 1500 watts...

E assim, o mercado pra bons produtos vai pro ralo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem falar na arquitetura de engenharia envolvida, nas pesquisas, nos engenheiros que trabalham no projeto, na qualidade do acabamento e construção do falante, na qualidade da fabricação, na mão de obra especializada e principalmente ao meu ver o pós-venda, consertos, reparos desses falantes novos que saem todos os dias, será que daqui 1 ano eu consigo achar reparo para ele?

Mas que fique claro, tem excessões, ninguém começa de cima, mas tbm tem muita fabrica de fundo de quintal buscando apenas o lucro imediato, isso tem...

Compartilhar este post

Link para o post

Gasta-se menos com projeto e produção. O material, se for comparar, é muito mais barato (e até inferior) ao que se usa em subwoofers oi woofers decentes.

Por exemplo, os "subões" usam conjuntos magnéticos monstruosos e bobinas de 100mm em kapton, fio chato e etecétaras pra trabalhar com a mesma potência que muito falante pra pancadão com bobina de 2" ou 3"...

Sem falar que, pra se chegar num sub "de nível", pro mercado, vc faz 3, 4 protótipos...

se acha q o novo falante da eros(assim como o 2.2 e o hammer de linha hj) vem sendo testado ha qt tempo ja ?

qts prototipos dele vc acha q ja foram feitos?

pode ter certeza q tem uma construcao tao refinada qt aos outros produtos, destinado a outro publico , mas nao deixando primar pela qualidade da construcao, tenha certeza q as outras marcas concorrentes, como ultra por ex mantem a mesma linha de raciocinio.

acho q nao devemos generalizar nao ein....

Compartilhar este post

Link para o post

qts prototipos dele vc acha q ja foram feitos?

Te garanto que bem menos do que os produtos da linha de PA deles...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra empresas, é sim... desenvolver um falante pra racha é muito barato. Produzir um então, muuuuuuito barato.

Conjunto magnético pesado e eficiente, material leve e resitente pras bobinas, cones leves porem rígidos, centragens resistentes à deformação e elásticas, e usinagem otimizada com boa refrigeração, etc... Não são ítens nada baratos Kleber !!! Acho que você deveria pesquisar melhor o preço desses componentes aí...

Eu tô no meio junto com o Rafael, assim tô bem informado do custo de um falante desses. Dá lucro pra fábrica, isso dá sim, mas não é nada barato montar.

Fabricar falantes de pseudo-milhares-de-watts virou moda sim entre os picaretas (fabricantes de fundo de quintal), mas não se esqueça que tem fábrica grande e de responsa no meio desse bolo, e eles tem mais recursos que qualquer um aqui do fórum pra aferir esses valores, entre eles cito a Eros e a Snake.

Compartilhar este post

Link para o post

O que mais vemos nesses encontros é:

*Caixas mal projetadas com sintonias altíssimas, que nem pra médio-grave serviria

*Falantes mal posicionados nas caixas, distantes um do outro devido a dutos enormes, geralmente indicados pelo pelo Fabricante do falante.

Mas tudo bem, o Brasil é enorme, e se num existisse essas aberrações, de que adiantaria a gente montar os belos paredões aqui? Pois não haveriam comparações e com isso, não seríamos tão valorizados e admirados por quem realmente entende de som e teve a chance de ouvir um paredão com falantes de 12" tocando forte REALMENTE acima de 50hz.

Caixa mal projetada é o que mais tem Diógenes, agora, quanto ao tamanho do duto, te garanto dependendo do falante usado que fica bem melhor um dutão do que um pequeno, claro que levando em conta a sintonia dele, no caso quanto maior a área de boca do duto, mais comprido ele deverá ser, de acordo com a frequência em que a caixa está sintonizada.

Acoplamento entre as caixas é regra fazê-lo: duto > duto > falante > falante. Faça testes aí depois me conta.

Vi bastante sistema montado por você utilizando MB2.2, tá certo que esses falantes até descem bem se exigidos, mas não são projetados pra graves e sim mais especificamente pra uma via de voz. A Eros fabrica modelos mais indicados pra isso que vc precisa, que é o GDS e o Hammer.

Compartilhar este post

Link para o post

Te garanto que bem menos do que os produtos da linha de PA deles...

eu nao apostaria nisso

Compartilhar este post

Link para o post

Conjunto magnético pesado e eficiente

Com altura menor que um usado em subwoofer pro. Especialmente o top plate.

material leve e resitente pras bobinas, cones leves porem rígidos, centragens resistentes à deformação e elásticas,

Com exigências menores que em um sub pro...

Não são ítens nada baratos Kleber !!!

Não são. Mas comparados com um woofer decente, sai bem mais barato.

Isto sem falar que os objetivos do projeto são muito menores. Enquanto um sub profissional precisa ter eficiência, resistência mecânica, baixa compressão dinâmica, bom timbre, range ampliado de resposta (ou seja, baixo Qts), manutenção facilitada e custo acessível... Um falante de pancadão precisa ter eficiência e resistência mecânica. Estes são os mais fáceis e baratos de conseguir. Combina com os outros e o custo multiplica. E um dos meios de ganhar eficiência é deixar o Qts alto pro falante tirar um bom pico de SPL na caixa. O timbre vai pro ralo por conta do Qms alto / Qes baixo... fazer o quê...

Eu sei, você sabe... um falante pra pancadão é BEM diferente de um woofer ou sub comuns. E em sonoridade é muito inferior. Se não fosse, tava fácil pra todo mundo usar os mesmos woofers do mercado... a Eros não precisaria do Hammer...

A verdade é que não adianta disfarçar... o pancadão exige BEM menos em termos de qualidade que qualquer outra modalidade séria.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço pessoalmente o Rui, engenheiro da Eros, e estive na fábrica quando ele tava trabalhando em cima do 2.2, garanto que a coisa não é tão simples quanto pensam não. Mesma coisa eu digo do Rafael da Protech.

Ao contrário de muita marca fundo de quintal que compra componentes genéricos prontos, apenas montam os falantes e especificam potência e eficiência que sabe-se lá de onde saiu... <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Com altura menor que um usado em subwoofer pro. Especialmente o top plate.

Com exigências menores que em um sub pro...

Não são. Mas comparados com um woofer decente, sai bem mais barato.

Isto sem falar que os objetivos do projeto são muito menores. Enquanto um sub profissional precisa ter eficiência, resistência mecânica, baixa compressão dinâmica, bom timbre, range ampliado de resposta (ou seja, baixo Qts), manutenção facilitada e custo acessível... Um falante de pancadão precisa ter eficiência e resistência mecânica. Estes são os mais fáceis e baratos de conseguir. Combina com os outros e o custo multiplica. E um dos meios de ganhar eficiência é deixar o Qts alto pro falante tirar um bom pico de SPL na caixa. O timbre vai pro ralo por conta do Qms alto / Qes baixo... fazer o quê...

Eu sei, você sabe... um falante pra pancadão é BEM diferente de um woofer ou sub comuns. E em sonoridade é muito inferior. Se não fosse, tava fácil pra todo mundo usar os mesmos woofers do mercado... a Eros não precisaria do Hammer...

A verdade é que não adianta disfarçar... o pancadão exige BEM menos em termos de qualidade que qualquer outra modalidade séria.

Top plate de um bom woofer de pancadão não tem menos que 12 mm, em geral 15 mm

Eficiência maior que qualquer woofer pro além da resposta mais extendida, isso eu te garanto.

Não vou teimar com vc Kleber, pq tô vendo q vc tá baseando em marca barata e generalizando. Mas a diferença do Hammer em relação ao 2.2 está apenas no cone com um pouco mais de massa pra descer a FS e outros detalhes mínimos que visam fazer o falantes descer mais que o 2.2, claro que reduzindo o rendimento nos médios. Daí vc me explica se a preocupação do fabricante não são os graves nesses sistemas?

Compartilhar este post

Link para o post

Simples nunca é, Sandro.

Mas não é tão complicado quanto um BOM falante de PA.

Quando você fala em desenvolver um bom falante de PA, a porca torce o rabo com gosto. Juntar eficiência e sonoridade é difícil. Juntar resistência mecânica e timbre é missão de mestre.

Isto explica porquê as linhas PRO duram 10, 20 anos no mercado, enquanto as automotivas, pancadão e etc tão mudando todo ano, 2 em 2 anos, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Eficiência maior que qualquer woofer pro além da resposta mais extendida, isso eu te garanto.

Então porquê estas "evoluções" não se aplicam no percado PRO então?

Tem alguma coisa faltando nesse meio, não?

pq tô vendo q vc tá baseando em marca barata e generalizando.

Não, não estou...

Estou apenas mostrando que os woofers desenvolvidos pra pancadão são sim inferiores aos das linhas PRO. Eu sei, vc sabe...

Pq será que o pessoal dos grandes PAs não migra pro Hammer então? Se é mais eficiente e mais extendido, seria a solução perfeita pra um mercado que paga mais de 100 mil reais em um sistema de caixas que lhe permita maior rendimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a diferença do Hammer em relação ao 2.2 está apenas no cone com um pouco mais de massa pra descer a FS e outros detalhes mínimos que visam fazer o falantes descer mais que o 2.2, claro que reduzindo o rendimento nos médios. Daí vc me explica se a preocupação do fabricante não são os graves nesses sistemas?

isso remete ao que disse sobre hj em dia a prioridade ser pressao maior, coisa q nos sistemas com hammer e 3.6 cobra mesmo em conjunto de poucos falantes sao conseguidos com mais facilidade

Compartilhar este post

Link para o post

Então porquê estas "evoluções" não se aplicam no percado PRO então?

Tem alguma coisa faltando nesse meio, não?

Não, não estou...

Estou apenas mostrando que os woofers desenvolvidos pra pancadão são sim inferiores aos das linhas PRO. Eu sei, vc sabe...

Pq será que o pessoal dos grandes PAs não migra pro Hammer então? Se é mais eficiente e mais extendido, seria a solução perfeita pra um mercado que paga mais de 100 mil reais em um sistema de caixas que lhe permita maior rendimento.

É simples

O mercado pró não nescessita de woofers com resposta extendida pq em geral trabalham com mais vias, pois tem "espaço" suficiente pra isso, diferente dos carros. No caso da Eros, projetou o novo NEO pra esse fim. e o SDS pra via inferior. Sistemas automotivos requerem alto rendimento em um espaço pequeno.

O Hammer foi feito pra suportar abusos, o que raramente acontece no mercado pró. E uma instalação automotiva, na maioria das vezes é fixa, não tem nescessidade de ficar carregando e empilhando caixa, diferente da pró que quanto mais leve, menos judia dos carregadores de caixa. No caso do Hammer, foi priorizada a resistência mecânica e elétrica, visando a redução dos retornos pra garantia, pois como já comentado antes, o que mais tem no Brasil é "estaladô", e os falantes precisam aguentar o tranco sem perder a qualidade sonora.

Compartilhar este post

Link para o post

isso remete ao que disse sobre hj em dia a prioridade ser pressao maior, coisa q nos sistemas com hammer e 3.6 cobra mesmo em conjunto de poucos falantes sao conseguidos com mais facilidade

Explica melhor pro pessoal do fórum que a gíria "Pressão" no racha quer dizer "Graves" e "Estucada" = "Médios", Kustella. Senão daqui a pouco aparece mais um tirando sarro do seu vocabulário.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Sandro, qual a respostaa extendida que ele tem? É um midbass... olha a Fs... 70Hz.

Fs de 70Hz em uma dutada, espere -3dB a 90Hz... a não ser que você comprometa o rendimento (o que não é o caso pro pancadão).

O pessoal usa uma via a mais pra ter grave... médio grave se usa uma via de médio grave, com falante de melhor qualidade que o Hammer...

Por algum motivo "estranho" (quer dizer, eu sei qual, mas vão dizer que é teimosia) o Hammer é o MB2.2 modificado pra aguentar o pancadão.

Quando se ganha em um lado, se perde por outro. É a eterna lei do cobertor curto que rege o áudio.

Compartilhar este post

Link para o post

ESTUCADA =** MÉDIO GRAVE ATÉ 400 HZ** PANCADA DURA "seca" , TEM Q SER ***FIRME***

PRESSÃO **FIRME** DE SUB 80 HZ À 125 HZ ...

:+1

Editado por Kustella

Compartilhar este post

Link para o post

Explica melhor pro pessoal do fórum que a gíria "Pressão" no racha quer dizer "Graves" e "Estucada" = "Médios", Kustella. Senão daqui a pouco aparece mais um tirando sarro do seu vocabulário.

Sem querer ser chato... mas é preciso MESMO perpetuar esses neologismos chulos em um ambiente que prima pelo aspecto técnico?

Senão daqui a pouco vamos chamar amplificador de força, falante de panela, driver de boka...

PS: Sandrão, eu sou chato com vc, mas eu ainda te amo! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma citação pro Kleber, o SDS (subwoofer pro) da Eros possui um top plate mais baixo que um GDS que é especifico pra uso automotivo, que é o melhor falante da Eros na minha opinião. A diferença é que o SDS utiliza bobina de fio chato de aluminio e gap mais apertado, o que prioriza a resposta de médios. Um 2.2 já possui apenas 10 mm de top plate e o MB1200 tem 8 mm de gap, esses são específicos pra médio.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem querer ser chato... mas é preciso MESMO perpetuar esses neologismos chulos em um ambiente que prima pelo aspecto técnico?

Senão daqui a pouco vamos chamar amplificador de força, falante de panela, driver de boka...

:vts

PS: Sem viadagem né !!! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

:vts

PS: Sem viadagem né !!! []-[]

Daqui a Pouco começa a sair beijo na boca aqui.....

MAs axo q o sandro se expressou bem automotivo é totalmente diferente de PA eu tenho PA utilizo em termos de wats muito menos q no meu carro só q tenho todas as vias caixas mostruozas ai fica facil tirar rendimento mesmo q seja com falantes de 350 RMS como é o meu caso....

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro som q utilizei automotivo 1º digno q ser chamado de som rsrsrs foi 2 street bass + 4 250x banda 9.8 stereo grave em band pass virei fam da caixa tocava orrores era perceguidos por negos q tinhan la banda ice com bicho papão nos eventos pra marcarem mais doq o meu gol BX ainda hdasudhaudhah o sandro deve se lenbrar bem disso detalhe eu tinha um exelente rendimento interno e externo ai colokei no mesmo sistema falante mais pesado eram snakers tenho até hoje utilizo no PA tocou muito menos pensei falta de potencia meti potencia nos bixo e nada RESUMINDO.. projeto caixa é tudo no sistema...

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro som q utilizei automotivo 1º digno q ser chamado de som rsrsrs foi 2 street bass + 4 250x banda 9.8 stereo grave em band pass virei fam da caixa tocava orrores era perceguidos por negos q tinhan la banda ice com bicho papão nos eventos pra marcarem mais doq o meu gol BX ainda hdasudhaudhah o sandro deve se lenbrar bem disso detalhe eu tinha um exelente rendimento interno e externo ai colokei no mesmo sistema falante mais pesado eram snakers tenho até hoje utilizo no PA tocou muito menos pensei falta de potencia meti potencia nos bixo e nada RESUMINDO.. projeto caixa é tudo no sistema...

tem foto da caixa ai cesar ?

dos street

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...