Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
wasdyn

SQ sem sub

Recommended Posts

Olá, gostaria de saber se é possível montar um som de qualidade sem subwoofer.

Pergunto porque penso em comprar uma Dodge Dakota Cabine Estendida daqui algum tempo ($$) e gosto de já ir preparando uns projetos no pc (mecânica, som, estética e tudo o mais). Pelo que vi, ela tem espaço para dois falantes nas portas (e, mesmo que não tenha, coloco um suporte para tweeter) e dois na cabine estendida - ambos devem ser de umas 6" mais ou menos. Não quero colocar nada na caçamba, quero que todo o som fique lá dentro (cabine), e não quero perder o pouco espaço de trás (extensão da cabine) com um sub.

Acredito que sem o sub o som ficaria algo como tweeter e mid range nas portas da frente e, na parte de trás, um par de mid bass (para tentar suprir a falta do sub).

A dúvida é: é possível montar um Som de Qualidade sem utilizar o Subwoofer? Como?

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, dei uma olhada na comunidade da dakota no orkut e vi de um pessoal que colocou um sub entre os bancos dianteiros e traseiros ou em cima de um dos bancos traseiros. Eu até aceito fazer isso, mas apenas se realmente não der certo sem o sub.

Uma dúvida sobre o sub.: ele deve, via de regra, ficar virado para trás ou não tem problema deixá-lo dentro da cabine com o falante (a parte visível, não aquela do imã, mas a do "tecido", aquela que vai para a frente e para trás) virado para a frente?

Outra coisa - em relação à frequência, qual consegue reproduzir frequências mais baixas, um de 8" ou um de 10"?

Valew.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem subwoofer vc vai perder a primeira oitava do som (16Hz-32Hz) e provavelmente a maior parte da segunda(32Hz-64Hz). Ficar sem essa parte do som vai depender do seu gosto, tem muita gente que sobrevive sem.

Quanto maior o cone, em falantes da mesma linha, o falante reproduzirá frequencias mais baixas, desde que o volume da caixa seja adequado. Mas isso não quer dizer que não existam subs pequenos que decem bem.

O subwoofer pode ficar virado para qualquer lado, não que não faça diferença alguma, mas as frequencias mais baixas não são direcionais. Por isso é que podemos instalar subwoofers na parte traseira do carro.

No seu caso eu começaria a pensar em outras soluções pra instalar um ou dois subs: Primeiro vc pode usar subs de 6'', derrepente até no local original atras, em pezinhos, ou embaixo do banco se couber. Outra opção seria um sub de perfil baixo, debaixo do banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o carro é grande existe a possibilidade de colocar 2 subs de 6 na traseira no local original, ou fazer uma caixa embaixo do banco..

E talvez até colocar um kit de 8" nas portas pra descer melhor sem o uso de sub!

Tem muitas opçoes boas..

Compartilhar este post

Link para o post

Valew pela ajuda gente. Pelo que vi, em baixo do banco traseiro não tem nada e dá para colocar sub lá, de modo que ficam virados para cima, então acho que será essa a alternativa - desse modo não perco qualquer espaço.

Penso em colocar um abaixo do banco do meio; ou dois, um abaixo do banco da esquerda e outro abaixo do banco da direita (em ambos os casos, será no banco traseiro). Dando uma pesquisada por aqui vi um projeto para a montana onde o cara diz para não colocar o sub no meio porque senão o motorista sente todo o grave vindo da direita, isso se aplicaria no meu caso também?

Depois que eu pegar os tamanhos de cada entrada eu posto aqui.

Os subs em baixo dos bancos ficariam mais ou menos assim: http://www.mtx.com/caraudio/products/manualsQuickInstall/thunderforms/DDXP201_specs.pdf

Acho que daí eu colocaria dois subs, um de cada lado (como na imagem) de 8" ou 10" ou, se não der diferença no som, um de 8" e um de 10" e, abaixo do banco traseiro central, o amplificador. Será que, colocando os subs em baixo do banco, desse modo, dá para utilizar a litragem certa?

Valew.

Editado por wasdyn

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, utilizando mids bem parrudos e um sistema 3 vias. Se você fizer descer a uns 50-40Hz, é plenamente possível viver sem subwoofer, se você não for um basshead.

Compartilhar este post

Link para o post

deve ser estranho sentar sobre um sub hahaha... seria como um assento vibratório! :vts

sem sub, sem tummm tummmmm tummmmm... mas qdo a necessidade do espaço fala mais alto, 2 de 6" atraz mais parrudinhos, ou de 7" como eu vou usar... quem sabe na dakota por "do lado de fora" parecer grande vc não consiga adaptar um de 8". Já deve quebrar um galhão!

e no assoalho da pickup, ali no meio dos bancos, será que não da certo monta um subzinho de 8" ali, ae quem senta no meio tem q ficar de pernas abertas... tipo uma caixinha estreita, coisa pequena msmo... tipo liga o banco no console central da caminhonete...

ps: não conheco as dimensões internas da Dakota, então se oq falei for inviavel, foi mal.

Compartilhar este post

Link para o post

deve ser estranho sentar sobre um sub hahaha... seria como um assento vibratório! :vts

sem sub, sem tummm tummmmm tummmmm... mas qdo a necessidade do espaço fala mais alto, 2 de 6" atraz mais parrudinhos, ou de 7" como eu vou usar... quem sabe na dakota por "do lado de fora" parecer grande vc não consiga adaptar um de 8". Já deve quebrar um galhão!

e no assoalho da pickup, ali no meio dos bancos, será que não da certo monta um subzinho de 8" ali, ae quem senta no meio tem q ficar de pernas abertas... tipo uma caixinha estreita, coisa pequena msmo... tipo liga o banco no console central da caminhonete...

ps: não conheco as dimensões internas da Dakota, então se oq falei for inviavel, foi mal.

Então, é que a pessoa não ficaria literalmente sentada sobre o subwoofer, pois o banco não ficará realmente encostado nele, mas sobre, se bem que essa do acento vibratório não é má ideia, dependendo da ocasião...sashasuhahusa

Sobre montar o SQ sem sub, já desencanei, depois que vi que dá para colocar embaixo do banco, decidi colocar sim. Sobre colocar ali no chão, no meio, também estava considerando, mas como embaixo do banco eu perco zero em espaço, vai lá mesmo.

Agora, é possível colocar dois subs de tamanhos diferentes, como um de 8" e um de 10", ou isso zoa o som?

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto de 2 subwoofers com diametros diferentes, procure sempre da mesma marca e mesmo modelo até pq a amplificação fica mais fácil, e um lado não se sobressai do outro!

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto de 2 subwoofers com diametros diferentes, procure sempre da mesma marca e mesmo modelo até pq a amplificação fica mais fácil, e um lado não se sobressai do outro!

Entendo. Entre um de 8", um de 10" e um de 12", com consegue descer mais? No meu caso, não sei se dará para usar o de 12", mas 8" ou 10" eu sei que dá.

Valew.

Compartilhar este post

Link para o post

Não coloque subs de diferentes tamanhos, isso "zoará" o som. Não coloque subs de 6' em pezinhos, não tocará bem.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Não coloque subs de diferentes tamanhos, isso "zoará" o som. Não coloque subs de 6' em pezinhos, não tocará bem.

Markto

Entendo. Os subs vou ver se coloco de 8" ou 10" (12" acho que não vai dar para instalar certo). Sobre pezinhos, não vou colocar não. Apenas para aproveitar a deixa, pezinhos sei o que são, mas e peitinhos, já li sobre eles mas não entendi o que são - seriam aqueles montados na coluna "a" do carro?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo. Os subs vou ver se coloco de 8" ou 10" (12" acho que não vai dar para instalar certo). Sobre pezinhos, não vou colocar não. Apenas para aproveitar a deixa, pezinhos sei o que são, mas e peitinhos, já li sobre eles mas não entendi o que são - seriam aqueles montados na coluna "a" do carro?

Exato.

Sobre qual sub desce mais, ai depende do modelo do sub que voce esta comparando, marca e tamanho.

Isso varia tambemd e gosto musical: Pra hip hop e black, pagode e essas coisas do genero é melhor um de 12 pela extensão do grave. Ja um de 10 sera mais rapido e tocará melhor rock, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Os subwoofers de 10pol. acho que se sairão melhor tanto pelo fato de ser em baixo do banco quanto um SPL consideralvel!Terá de escolher um tambem que peça uma litragem baixa....só falta saber o quanto dispõe de grana para escolher o mais "viável"!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho de 10' ideal. desce bem e não toma tanto espaço quanto ao de 12.

Sim. Nas colunas A. Eu fiz uma montagem desse tipo, se quiser pode procurar em meu nick pela página.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

há opções brother... sub de 8" em seladinha pequena sob o painel.

Ou nos locais originais mesmo! A Hybrid Audio está importando em breve subs de 6" da linha imagine, e dizem que os resultados são bem positivos...

Compartilhar este post

Link para o post

Exato.

Sobre qual sub desce mais, ai depende do modelo do sub que voce esta comparando, marca e tamanho.

Isso varia tambemd e gosto musical: Pra hip hop e black, pagode e essas coisas do genero é melhor um de 12 pela extensão do grave. Ja um de 10 sera mais rapido e tocará melhor rock, por exemplo.

Entendo, então vou pegar um de umas 8" ou 10", preciso de velocidade, a maior parte das músicas que ouço (quase 100%) são rock e metal, de vez em nunca alguma outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho de 10' ideal. desce bem e não toma tanto espaço quanto ao de 12.

Sim. Nas colunas A. Eu fiz uma montagem desse tipo, se quiser pode procurar em meu nick pela página.

Markto

Ah, entendi... Valew ae.

Compartilhar este post

Link para o post

Os subwoofers de 10pol. acho que se sairão melhor tanto pelo fato de ser em baixo do banco quanto um SPL consideralvel!Terá de escolher um tambem que peça uma litragem baixa....só falta saber o quanto dispõe de grana para escolher o mais "viável"!!!

Entendo, também fico mais pelo de 10" por esses motivos que você e o outro colega falaram (tamanho e velocidade).

Algo que me preocupa é realmente a litragem, mas acho que deve dar para colocar a correta sim.

Sobre $$, realmente não tenho como dizer, uma vez que nem o carro eu tenho ainda, por enquanto ainda são só sonhos e projetos... shauhshauhsa

Valew.

Editado por wasdyn

Compartilhar este post

Link para o post

puts brother... se tu ouve metal, sinceramente eu iria num par de subzinhos de 6 nos locais originais atrás... subs de 6" pra metal são animais, MUITO rápidos... bumbos não vão embolar nunca hehehe...

Eu uso um JL10w0 em selada de 21L e toca bem legal tb. Ontem estava ouvindo Enemy Within e Ravenous do Arch Enemy e vou te falar... é uma sabugada...

Compartilhar este post

Link para o post

puts brother... se tu ouve metal, sinceramente eu iria num par de subzinhos de 6 nos locais originais atrás... subs de 6" pra metal são animais, MUITO rápidos... bumbos não vão embolar nunca hehehe...

Eu uso um JL10w0 em selada de 21L e toca bem legal tb. Ontem estava ouvindo Enemy Within e Ravenous do Arch Enemy e vou te falar... é uma sabugada...

Entendo, mas colocando uns subs d 6" não fica muito fraco para tocar frequências muito baixas e uns rocks mais clássicos (onde não é exigida tanta velocidade)?

Compartilhar este post

Link para o post

há opções brother... sub de 8" em seladinha pequena sob o painel.

Ou nos locais originais mesmo! A Hybrid Audio está importando em breve subs de 6" da linha imagine, e dizem que os resultados são bem positivos...

A HAT não vai lançar subs de 6"? Não sei se a Ianaconi vai traze-los tão imediatamente assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...