Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Fretta

Caixa para DD1515

Recommended Posts

Postado em

Olha, eu uso 60D na frente, é um kit que toca bem e toca alto. To conseguindo levar ele com 3 308 mas digo o seguinte, quando ponho as caixinhas do mini trio no carro tu não tem noção do quanto toca o par de 10PW3 no carro, desligando sub de quebra eles ainda dão um spl dentro do carro, apenas 1 falante desses toca mais que o kit, além de suportar bastante potência eles tem sensibilidade bem alta. Creio que a ideia do 8PW3 que você descartou de plano possa ser repensava, talvez até um pezinho pra eles na frente para dar um brilho no som do 60D seja uma boa pedida!

Quando ouço músicas que não sejam subgraves os subs perdem bastante acima dos 70hz e te digo que os woofers seguram e muito viu! Pra fora por sinal eles se sobressaem muito aos 3 subs. Se não tiver como fazer algo de primeira como o Rogi fez no corsa dele com 4 60D, pode jogar alguma coisa com 1 ou 2 woofer na porta que sai mais em conta ainda e tu não vai perder em qualidade como muita gente pensa assim não em... Pode reparar que é uma nova tendência hoje em dia com os set's de grave cada vez mais brutos, os gringos mesmos estão utilizando esse recursos de woofer em portas cada vez mais seguido!

O ruim é acomodar os falantes em portas, eu já tive problemas pra por meu cs60D na frente, imagina woofers! Atrás no carro tb nem pensar com lugar somente para falantes de 4", improviso com uns de 5 hehehe

Postado em

Tira o porta-trecos das portas e coloca 2 ou 3 kits 2 vias em cada porta. Hoje em diaa os instaladores já tem o costume de fazer esse serviço. Outra solução é comprar um par de pezinhos e botar um kit neles, e um nas portas.

- Pezinhos = Kit MTX 6001 (minha mãe está indo esse domingo para o Paraguai e pedi para ela trazer um kit desse para mim).

- Porta treco = CS60B (já comprado)

- Suporte trazeiro = CX50D HI-End (já comprado).

O modulo para a voz é um SSL-STA 135, mas para frente vou trocar por um com mais qualidade.

Acha que isso de voz vai dar conta do grave???

Postado em

Pessoal, essa é minha caixa pra dois DD1515. A sintonia ficou em 40Hz, um pouco alta, aconselharia algo em torno de 35Hz.

A caixa já está pronta e tocando, depois atualizo com calma meu tópico lá. Carro Gol G4.

Amigo tem como postar um video para ver como ficou??

Abraço

Postado em

Olha, eu uso 60D na frente, é um kit que toca bem e toca alto. To conseguindo levar ele com 3 308 mas digo o seguinte, quando ponho as caixinhas do mini trio no carro tu não tem noção do quanto toca o par de 10PW3 no carro, desligando sub de quebra eles ainda dão um spl dentro do carro, apenas 1 falante desses toca mais que o kit, além de suportar bastante potência eles tem sensibilidade bem alta. Creio que a ideia do 8PW3 que você descartou de plano possa ser repensava, talvez até um pezinho pra eles na frente para dar um brilho no som do 60D seja uma boa pedida!

Quando ouço músicas que não sejam subgraves os subs perdem bastante acima dos 70hz e te digo que os woofers seguram e muito viu! Pra fora por sinal eles se sobressaem muito aos 3 subs. Se não tiver como fazer algo de primeira como o Rogi fez no corsa dele com 4 60D, pode jogar alguma coisa com 1 ou 2 woofer na porta que sai mais em conta ainda e tu não vai perder em qualidade como muita gente pensa assim não em... Pode reparar que é uma nova tendência hoje em dia com os set's de grave cada vez mais brutos, os gringos mesmos estão utilizando esse recursos de woofer em portas cada vez mais seguido!

O ruim é acomodar os falantes em portas, eu já tive problemas pra por meu cs60D na frente, imagina woofers! Atrás no carro tb nem pensar com lugar somente para falantes de 4", improviso com uns de 5 hehehe

Como você falou vai ficar bem complicado acomodar os 8pw3 na frente, eles são meio grandinhos e vai ficar dificil tirar uma litragem legal, atraz tbm fica complicado pois a caixa para os 1515 vai ocupar todo o meu PM.

Nesse inicio vou de Kit MTX 6001 nos pezinhos + CS60B na porta e atraz CX50D. Espero que o set de Stereo de conta do recado, caso faltar voz... vou ter que estudar outras possibilidades.

O seu CS60D está em pezinhos ou no porta treco? Se estiver no porta treco como está a resposta dele??

Sabado demanhã começo a confecção da caixa, na verdade quem vai fazer é um Brood meu, eu só vou ajudar no que for preciso.

Assim que tiver alguma foto de como está ficando o projeto vou postando.

Abraço e agradecimentos a todos que ajudaram e continuam ajudando []-[]

Postado em

Quando deixo ligado só o 60D na frente já toca parelho com 3 12, só em certas músicas o tw do kit deixa a desejar ficando um pouco estridente, mas na maioria dos casos fica ótimo! Eu estou usando apenas 100w em cada, o que não é pouco, mas tinha gente ai tipo o ernany mesmo que usava 360w neles e usava 8 308 no gol e pelo visto tocava... kkkkkkkk

Quanto mais alta for a frequência da caixa pior fica pro estéreo acompanhar, mas se tu não for usar absurdos de potência ai, imagino que um 60D na frente e outro 50D nas portas de trás devem dar conta do recado. No weekend é estranho que além de pequeno o lugar dos falantes o carro é grande, e o local deles fica lá dentro do porta malas, então fica bem longe do motorista. Ali na frente usando ou não falante atrás nem noto pra fala a verdade, mas pra quem vai nos bancos de trás fica jóia.

Não sei qual é esse kit da MTX ai, mas lembro que na época q fui escolher o meu, quase comprei dessa marca. Td mundo me disse que era pra correr deles se fosse os de entrada que era a pior mer**, que era melhor eu ir no selenium mesmo que era mais garantido. Ai optei pelo 60D que era pouco mais caro nas se saia melhor no geral, se puder ir neles, procura um módulo que consiga fornecer bastante potência para os kits e seja feliz, eles tocam muito e aguentam bastante tb, eu diria que 150w é tranquilo!

Postado em

Muito me interessa esses 1515 pra trocar o set atual. Tenho curiosidade de ver como eles se saem no subgrave com caixa não muito grande e o desempenho externo (mala aberta). Essas caixas com 40hz aproximadamente seria o ideal pra mim. Atualmente tenho caixa com 150l livres, seria possível conseguir algo bom nessas medidas e usar dutos redondos para não reduzir ainda mais a medida interna?

Aguardo vídeos! =)

Subgrave com Fb 40Hz nao rola...

Postado em

É que tenho limitação com espaço né fera. A intenção era deixar o pico enre 40 ou 45hz, com o PICO nesses valores ainda se consegue tirar uma boa resposta ai de uns 15hz pra baixo e para cima disso e menos que 25hz é bobagem que não vou ouvir nada mesmo hehehe Apesar que uma dupla de 1515 acho que possibilita um módulo de até uns 4kw se bobiar, ai não seria má ideia aproveitar um bom deslocamento de ar. É que não queria tornar totalmente inútil tb minhas caixinhas de mini trio para que possa plugar no carro de vez em quando no momento que resolver animar algum ambiente externo.

Postado em

So falei o que é fato. Nao da pra pensar em subgrave com fb 40hz. Eu, particularmente, iria de dois 1512 pra ter uma caixa com uns 33hz na mala.

Mas.... se voce acha que 40hz vai te animar, vai nos 1515 mesmo!

Postado em

So falei o que é fato. Nao da pra pensar em subgrave com fb 40hz. Eu, particularmente, iria de dois 1512 pra ter uma caixa com uns 33hz na mala.

Mas.... se voce acha que 40hz vai te animar, vai nos 1515 mesmo!

Para eu baixar essa sintonia de 40Hz para 35Hz no projeto feito pelo Moica, oque é preciso alterar no duto, comprimento e area??

Postado em

É que eu imagino que 2 12 para o que eu tenho agora não vai ser uma mudança que justifique o investimento, muito gasto pra pouca diferença e como a caixa é algo que aumenta bastante os custos, queria tentar manter a mesma com 150l e tentar compensar com o duto.

Postado em

É que eu imagino que 2 12 para o que eu tenho agora não vai ser uma mudança que justifique o investimento, muito gasto pra pouca diferença e como a caixa é algo que aumenta bastante os custos, queria tentar manter a mesma com 150l e tentar compensar com o duto.

Concordo com voce, acho que a mudança nao seria grande coisa mesmo.

Vi em outro tópico um user que tinha 2 dd1512 e depois trocou por 2 DD1515, ele disse que mesmo os 1515 dele estando em caixa abaixo do sugerido pela DD tocavam muito mais que os 2 1212.

Acho que vale apena investir sim nos 1515.

Postado em

Pois é, apesar da DD ter uns falantes muito parrudo e com xmax alto, vou perder área de cone com 1512, redução de 50% é considerável, ao passo que com os 1515 eu teria um acréscimo da área, ganho da sensibilidade do falante tb, em fim, só teria vantagem. E apesar de serem bons de subgrave eu gostaria de uma caixinha pouquinho acima na sintonia também só pra não perder meu investimento das caixinhas do mini trio.

Postado em

Sábado e maior frio e chuvarada aqui em Joinville.

Nem rolou de começar a confecção da caixa, se continuar essa Chuva vai ficar só para semana que vem.

Postado em (editado)

Sábado e maior frio e chuvarada aqui em Joinville.

Nem rolou de começar a confecção da caixa, se continuar essa Chuva vai ficar só para semana que vem.

vc vai fazer a caixa do moica ? confere o diametro exato dos sub's (1515), eles dão 39cm no desenho tá 38cm na parte onde eles ficam olha por q se não passa 5mm de cada lado.. a area do duto x a profundidade vc tem as medidas já.... porq paresse q faltor a altura do duto só vi o comprimento ?

Editado por ((thytoin.))
Postado em

vc vai fazer a caixa do moica ? confere o diametro exato dos sub's (1515), eles dão 39cm no desenho tá 38cm na parte onde eles ficam olha por q se não passa 5mm de cada lado.. a area do duto x a profundidade vc tem as medidas já.... porq paresse q faltor a altura do duto só vi o comprimento ?

Sim sim, ja conferi o diametro dos sub's e dão 39cm mesmo.

E que no projeto do moica está cotado por peças de corte e ainda tem mais 2cm da chapa trazeira, a base menor vai ficar em 40cm dando encaixo certo para o sub.

Vou fazer a caixa sugerida por ele só que com uma alteração, ao invéz de o duto ficar virado para a frente vou vira-ló para traz do PM, fazendo a vazão do ar ir para os bancos. (vou fazer isso pq assim posso deixar a caixa encostado no final do PM sem risco de ela ficar indo e vindo dentro do PM.

A area do duto vai ficar entre 602cm² ou 688cm², oque acha melhor??? Comprimento de 50cm.

Postado em

Fotinhos dos equipamentos.

Kit duas vias chegou agora a menos de 30 minutos...rss

pict6711.th.jpg

pict6713a.th.jpg

Vamos ao que interessa que são os 1515...hehe

pict6716.th.jpg

pict6717.th.jpg

pict6718.th.jpg

pict6721q.th.jpg

pict6724.th.jpg

pict6725a.th.jpg

Assim que começar o projeto da caixa vou postando

Postado em (editado)

Sim sim, ja conferi o diametro dos sub's e dão 39cm mesmo.

E que no projeto do moica está cotado por peças de corte e ainda tem mais 2cm da chapa trazeira, a base menor vai ficar em 40cm dando encaixo certo para o sub.

Vou fazer a caixa sugerida por ele só que com uma alteração, ao invéz de o duto ficar virado para a frente vou vira-ló para traz do PM, fazendo a vazão do ar ir para os bancos. (vou fazer isso pq assim posso deixar a caixa encostado no final do PM sem risco de ela ficar indo e vindo dentro do PM.

A area do duto vai ficar entre 602cm² ou 688cm², oque acha melhor??? Comprimento de 50cm.

acho q uma area de 688 fica melhor e manter o comprimento do projeto.. 50cm tb) pra ter mais subgraves :legal: area de 602 por 50cm a sintonia sobe um pouco.,,

Editado por ((thytoin.))
Postado em

acho q uma area de 688 fica melhor e manter o comprimento do projeto.. 50cm tb) pra ter mais subgraves :legal: area de 602 por 50cm a sintonia sobe um pouco.,,

:legal:

Thanks Man

Postado em (editado)

se eu fosse vc eu deixaria a saida de ar igual tá no projeto hehehe. esses dutos não sopram muito pela area ser muito grande.. se bem q acho q não vai notar diferença seja em qual lado estiver a saida de ar.. a construção da caixa fica mais facil do jeito q está no projeto tb.

edit:

tava vendo aqui.. com duto de 688 cm2 x 50cm descontando-se o volume da curva vai dar uns 40 litros de volume ... e com 602cm2 x 50cm vai dar aproximadamente 35L no duto, mais proximo da litrajem da caixa sujerida pela DD no duto q dá uns 35L tb.. em 40hz

Editado por ((thytoin.))
Postado em

Como assim o duto virado pro banco?

O duto tem que ficar livre para o ar poder sair e entrar nele viu, se ficar preso no banco vai prejudicar e muito o resultado

Postado em (editado)

O duto tem que ficar livre para o ar poder sair e entrar nele viu, se ficar preso no banco vai prejudicar e muito o resultado

pois é mam, tb não achei legal essa ideia de saida pro encosto do banco não hehehehehehe

Editado por ((thytoin.))
Postado em

eu tava mexendo no set do gol com dois 1515 agora

montei um logo da DD de acrilico vermelho com leds e tal na face da caixa, com prolongadores de aluminio de 3cm ficou bem legal, nem tirei fotos pq ele tava com presa de ir pro encontro da SASP hoje, quem for daqui vai ver esse set la na praça lion que ta tendo encontro

Postado em

Entendi brood, vou fazer para frente para nao ter erro mesmo

Quanto a fixação dos modulos existe algum problema em fixa-los nas laterais da caixa???

Postado em

problema nenhum não, pode fazer assim, seu carro todo vai vibrar absurdo mais a caixa fica paradinha se for bem travada

Cara o meu cliente que montei dois 1515 veio aqui ontem e ele toca o set todo dia, é daqueles que entra no carro e ja esguela o som

Tem uns 2 meses que montei os DDs ja tão macios e me surpreendeu o quanto ta tocando em! falo com autoridade dois 1515 macios atropelam 4 308

Aquela agulhada no ouvido que senti nos 4 307 na filder do erick em um encontro que fui ainda é mais forte com os DDs, mais spl que os 307 e descendo muito bem

Postado em

problema nenhum não, pode fazer assim, seu carro todo vai vibrar absurdo mais a caixa fica paradinha se for bem travada

Cara o meu cliente que montei dois 1515 veio aqui ontem e ele toca o set todo dia, é daqueles que entra no carro e ja esguela o som

Tem uns 2 meses que montei os DDs ja tão macios e me surpreendeu o quanto ta tocando em! falo com autoridade dois 1515 macios atropelam 4 308

Aquela agulhada no ouvido que senti nos 4 307 na filder do erick em um encontro que fui ainda é mais forte com os DDs, mais spl que os 307 e descendo muito bem

Sanou minha duvida brood, tava pensando aonde ia fixar os modulos já que não ia ter mais espaço no porta malas, vou tentar travar a caixa do melhor jeito possivel.

Eu tbm sou desse tipo que entra no carro e já liga o som, na verdade ligo o som antes mesmo de por o cinto de segurança....hahahha

Legal saber que tocam mais que 4 308, aqui em Joinville ainda nao vi set com DD, falei com alguns instalodores e muitos deles até desconheciam a marca, talvez eu seja o primeiro a usar DD por aqui.

Quero passar por cima de muito set por aqui, o pessoal vai la coloca 2 308 personaliza todo o porta malas em fibra gasta uma grana ferrada em personalização e acha que toca horrores.

Abre o porta malas é coisa mais linda de se ver, tudo iluminado cheio de penduricalho parece uma penteadeira de put* uahdauhdusa, mas na hora de tocar...rsss...para o dono do som toca demais...rsss

To loko para ver o set tocando, segunda-feira (amanhã) se não chover começo na caixa e nos pezinhos para o Kit 2 vias.

Abraço Man, valeu pela suas dicas e ajuda

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...