Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LincolnRJ

Help com médios em excesso!

Recommended Posts

Amigos.

Venho pedir uma ajuda, pois estou com um problema e de tanto ouvir diversas opiniões diferentes de muitos instaladores, estou cada vez mais confuso.

Vamos aos fatos:

Tenho um Peugeot 307 SW. Notóriamente o som do 307 é muito ruim, pouco grave, muito médio e agudos sofríveis.

Disposto a fazer um upgrade leve, apenas para ouvir dentro do carro mesmo, fiz o seguinte:

Coloquei nas portas quadriaxiais da Bomber de 50 RMS;

Na mala, um sub de 12 (250 RMS) em caixa dutada;

Coloquei um módulo MXR B4.90 em bridge, mandando 90 RMS para cada lateral, e 180 RMS para o sub lá na mala. Ajustei os filtros em “passa alta” para as portas (canais dianteiros em bridge) e passa baixa para a mala (canais traseiros);

Deixei o CD Player original da Peugeot com a disqueteira de painel também original.

Ficou bem legal, deu um grave gostoso!!!

Só tive que colocar o fader quase todo para trás, pois o som na frente ficou com muito médio e aí incomodava...

Consegui perceber que pelos tweeters (originais) que ficam em cima do painel, sai MUITA voz e muito som de instrumentos de sopro...

Para que eu possa ouvir o som num volume um pouco mais alto, preciso usar o fader em -5 na frente e diminuir o controle de agudos do CD Player, caso contrário os médios chagam a “latejar dentro da cabeça”, porém assim, mesmo não ficando como eu quero, ainda perco os agudos. Tudo bem que o grave ficou ótimo e não tem nenhuma distorção em nenhuma faixa do som, mas o excesso de médios, pelo menos para mim, é irritante!!!!

Eu sei que usando o CD Player original, como é o meu caso, não tem como obter o máximo de qualidade dos falantes e do módulo, mas eu realmente não tenho a intenção de mudar o aparelho, pois gosto de manter o design original do painel...

Como já ouvi muitas “orientações”, resolvi perguntar a vcs, que tem experiência de usuário e que talvez possam me dar “uma luz” baseado nas suas experiências...

Abaixo, algumas das opções que me deram:

Trocar os tweeters originais no painel pelos neopoints da Bravox e usar capacitores;

OU

Trocar os falantes quadriaxiais da Bomber das portas dianteiras, por kits de 2 vias da Bravox (aqueles que tem crossovers);

OU

Colocar crossovers;

OU

Usar divisores de freqüência;

Como esses: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146066892-divisor-para-tweeters-12db8-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144592793-divisor-de-frequencia-crossover-driver-super-tweeter-woofer-_JM

OU

Usar os super tweeters;

E agora? Amigos... Como eu faço para diminuir a “gritaria” sem perder os agudos?

Grande abraço a todos e obrigado pela ajuda....

:rolleyes:

=)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

super twetter NEMMM pensar hahah... isso é coisa de trio... som pra fora... chiadeira pura... imagine um desses no painel... deve ficar 'inaudivel' hehe..

cara, axo que a melhor solução, seria tirar os tw originais e tirar o QUADRIxial e colocar no lugar um kit duas vias. Pronto, vc 'equilibra' o som dessa forma...

O kit 2 vias vai de gosto e bolso. Vc acha desde seleniums de 100 reais atéeee os gringo de milhares de reais hehe..

Mas como vc disse, quer só da um "grauzinho" no som, um kit de entrada ou um acima, vai te satisfazer.

Da uma olhada no forum, tem 3 milhões de topicos sobre kit duas vias...

Mas é +- isso ae que a galera vai fala... tirar os quadrixiais e o tw original e botar um kit 2 vias mais decente..

:legal:

ps: vão falar pra vc troca o rádio tbm, o módulo e afins... mas pra oq eu IMAGINO que você quer, só um kit 2 vias resolve 90%...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara por tudo que vc falou, compre um kit da NAR com crossover, ligue o ampli em cada canal e pronto!

Avredito que assim vc consegue equilibrar o set!

Compartilhar este post

Link para o post

kit 2 vias resolve teu poblema amigo! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto mais XIAL, pior o falante! pentaxiais , heptaxiais... só vai piorando!

Tire o tweeter original, os quadrixiais e os falantes das portas traseiras! Vende tudo e compre um bom kit 2 vias! Kits como Hertz HSK165, helix e136, hybrid audio imagine, morel ou os nacionais bravox e nar!

Coloque o MXR em biamp para teu kit 2 vias, ou seja, os 4x70 só para o kit (se tiver essa opção no xover) e compre outro módulo para o sub, pois está passando fome!

Se não ficar bom o MXR para o kit tu vende ele e pega outro mais indicado para sq!

E o cdplayer do 307 também nem é tão bonito assim para ficar com ele, pegue um para sq, alpine, clarion, usado que seja! Pq senão o gargalo do teu sistema vai ser esse player original! Por mais que vc altere outras coisas, vai ser difícil ter um resultado satisfatório sem um player adequado!

Não esqueça fiação de boa qualidade, assim como RCAs! E faz um tratamento acústico nessas portas que vc vai ver o tanto que melhora o médio grave do kit!

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigos...

Antes de mais nada, muito obrigado pelas dicas de vcs...

Pelo que percebi, meu maior problema está no kit de falantes dianteiros...

Como não tenho intenção de gastar muito mais do que já gastei, creio que vou optar pela troca dos falantes dianteiros em primeiro lugar. Vou trocar por um kit de duas vias e ver como fica.

Como não tenho intenção de fazer um som muuuuuuito potente, pode ser que apenas com essa modificação, já fique do meu gosto.

Vou pedir uma outra dica:

Onde posso encontrar esses kits que vcs mencionam? pelo jeito são "gringos", vendem no Brasil ou tenho que comprar via e-bay?

Outra coisa: um som como o meu necessita usar aqueles capacitores que chamam de super, tipo 1 Farad?

Mais uma vez, muito obrigado a todos...

.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá novamente...

Andei pesquisando alguns Kits 2 vias nacionais até uns R$ 300,00. Se bem que atualmente R$ 300,00 já seria a "tampa" do meu orçamento! rsrsrsrs...

Deixo abaixo uma tabelinha para avaliação e opinião de vcs com relação a custo-benefício.

Mais uma vez, muito obrigado!

MARCA	     MODELO	RMS	MÍNIMO	MÁXIMO	SPL	PREÇO
SONY         XS-HT170SN	60	50HZ	20KHZ	?	R$ 199,00
SELENIUM      62V2A	60	70HZ	20KHZ	88	R$ 130,00
BRAVOX	     CS60B	65	50HZ	20KHZ	89	R$ 160,00
BRAVOX	     CS60D	70	50HZ	22KHZ	?	R$ 300,00
NAR	     CS65.01	50	40 HZ	20KHZ	91	R$ 230,00
PIONEER	     TSE 136C	70	40 HZ	32KHZ	90	R$ 300,00

Editado por LincolnRJ

Compartilhar este post

Link para o post

Olá novamente...

Andei pesquisando alguns Kits 2 vias nacionais até uns R$ 300,00. Se bem que atualmente R$ 300,00 já seria a "tampa" do meu orçamento! rsrsrsrs...

Deixo abaixo uma tabelinha para avaliação e opinião de vcs com relação a custo-benefício.

Mais uma vez, muito obrigado!

MARCA	     MODELO	RMS	MÍNIMO	MÁXIMO	SPL	PREÇO
SONY         XS-HT170SN	60	50HZ	20KHZ	?	R$ 199,00
SELENIUM      62V2A	60	70HZ	20KHZ	88	R$ 130,00
BRAVOX	     CS60B	65	50HZ	20KHZ	89	R$ 160,00
BRAVOX	     CS60D	70	50HZ	22KHZ	?	R$ 300,00
NAR	     CS65.01	50	40 HZ	20KHZ	91	R$ 230,00
PIONEER	     TSE 136C	70	40 HZ	32KHZ	90	R$ 300,00

Dentre estes que vc citou pode ir no NAR sem medo que é a melhor opção...

PS: Seu som não precisa de Mega Capacitor, os mesmos são usados para sets um pouco mais pesados....

Abraxx...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...