Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
PedroJosino

Trio básico com qualidade..

Recommended Posts

Pessoal, estou querendo montar um sonzinho pra usar na granja e na praia, na verdade não é pro carro mas quero fazer com equipamentos automotivos.. Seria caixa estilo som profissional mas preciso de ajuda na escolha dos equipamentos.. Já tive som externo mas faz tempo, não sei o que estão usando hoje em dia e o que é bom ou ruim.. Igual da foto abaixo, as caixas superiores..

som_externo.jpg

Inicialmente eu tinha pensado em usar Selenium WPU (daqueles de QFC), penso que para um sistema simples eles teriam ótima qualidade, com drive Selenium D250X e os super tweeter os Hinor Trinyum HST600. Acho que o WPU 1507 estaria bom, com 500WRMS e 4ohms..

Para amplificador eu não sei se seria Banda, Soundigital ou Taramps.. Quando sai do trio essas eram as marcas.. Acho que uma SD1000.1D, SD1500.1D, T1200 acho que estaria de bom tamanho para os WPU.. Para a parte de voz, o que me indicam?

O CD Player irei usar um que tenho aqui parado.. Um Alpine CDA-9887.. O cabeamento irei usar todo da Knukonceptz, tem um ótimo custo/benefício.. Como pretendo fazer um rack aonde ficará os amplificadores, bateria, fonte e cd, os cabos RCA serão curtos, cerca de 1 metro..

Devo seguir o que tenho em mente, ou existe outros custo/benefício melhores?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pedro, os WPU são uma ótima pedida sim, já que vc não irá utilizar af para MG.

Já que vc irá usar o som em casa e granja cara, não compensa vc utilizar Amp 12v + Fonte + Bateria.

Vá de Amp 220v mesmo cara, em Gerlucio Som no Alicrim tem amplificadores novos e usador por um otimo preço e uma mesa de 4 canais da Ciclotron nova custa R$ 140,00.

Um só amplificador da para tocar o som todo, fazendo os corter via Cross passivo.

Lembra aquele meu som antigo que tocou lá no churrasco da minha casa que vc estava, era só um Amp de 1800rms empurrando 2 WPU de 18, 2 Snack de 15, 2 super e 2 cornetas.

Um amplificador desses sai menos que R$ 1500,00 e vc fica com som sempre forte sem medo de descarregar.

Qualquer coisa te encino direitinho onde fica Gerlucio.

Compartilhar este post

Link para o post

os WPU sao uma boa pedida mesmo.. tem os Snake ESX155 tbm!

Compartilhar este post

Link para o post

Há 02 opções. O set vai ter falantes para grave como os da foto, depois ou não?

Falantes de 15", não são todos que cobrem a faixa audível, até o limite inferior de um Driver, que gira em torno dos 900Hz (depende).

Muita gente faz isso até com falantes de 18", mas saiba que há deficiência na faixa de médios.

Ao contrário do que um dos colega falou, o ESX 415, esse sim tem uma faixa de resposta mais extensa e o ESX 155, é mais para atuar na faixa de graves.

Eu arriscaria usar o ESX 415 + Driver Ti e como uma opção mais em conta, eu ouvi um Keybass e gostei bem mais do que o 15PW3.

Já o WPU1507, eu optaria se fosse usar com falantes para médios, embora muita gente o use sem médios.

Se ainda fossem os WPU 1505 antigos e não esses da Linha X, eu até que não faria nenhuma observação.

Mais informações:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=87284

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Dependendo do tamanho final da caixa, é até possível a colocação de um médio de 8" ou 10" por exemplo, ou até mesmo ser duas caixas, uma pra o falante grande de 15" ou 18", e outra para a parte de voz, com um de 10" por exemplo, o drive e o ST..

Os WPU de 15" sairiam por R$ 1.159 o par, se fossem de 18" sairia por R$ 1.345.. Já o Snake ESX 155 sairiam por R$ 816 e os ESX 415 por R$ 695.. A diferença de preço entre os WPU e os Snake é bem significativa, já tive um par de Snake ESV610 e a voz era maravilhosa em relação aos concorrentes na época, isso torna até a Snake mais atrativa pra mim.. Será que terei ganho em relação aos WPU em termos de qualidade?

Também quero um sistema com graves mais fortes, o ideal seriam os graves dos subões, é mais o estilo que eu gosto, a batida forte no peito mas ai precisaria de um amplificador mais forte, seria mais gasto e não penso em gastar tanto por um sistema que não usarei sempre.

Como as caixas não ficarão dentro do carro não terá problemas com as litragens grandes da Snake..

Das opções dadas, qual seria o que daria pra sentir mais aquele grave nos peitos? Seria interessante então migrar para os woofers de 18"?

Compartilhar este post

Link para o post

ainda acho os ESX 155 uma boa opção.. se puder colocar os ESV 10" pra acompanhar entao... melhor ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

ainda acho os ESX 155 uma boa opção.. se puder colocar os ESV 10" pra acompanhar entao... melhor ainda.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Então vamos lá..

2 Snake ESX 155 - R$ 816,00

2 Snake ESV 610 - R$ 416,00

2 Selenium D250X - R$ 214,00

2 Hinor Trinyum - R$ 236,00

Comprando tudo junto sai por R$ 1.594,00..

Ta bom os valores ou será que consigo algo melhor? Como não estou por dentro das coisas hoje eu pergunto aos meus colegas foristas.. Inicialmente eu acho que vale a pena..

No site da Snake eles recomendam uma caixa com 130L pro ESX155 e 13L pro ESV610, é isso mesmo ou teria caixas mais interessantes?

Quanto aos ST e Drive, esses seriam bons custo/benefício mesmo ou outros modelos poderiam ser levados em consideração?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar meu pitaco

2 Selenium D220ti - R$ ~240,00

E de amps... SD2000 + SD1000 + algum amp com pelo menos 4x50wrms em 2 bridges!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar meu pitaco

Assino embaixo.

Tenho MUITA vontade de ouvir um set desses. OpO OpO

Compartilhar este post

Link para o post

Assino embaixo.

Tenho MUITA vontade de ouvir um set desses. OpO OpO

O bacana desse set eh q seguiria +/- a proporção de um PA... 4:2:1 (na potencia)

Compartilhar este post

Link para o post

O bacana desse set eh q seguiria +/- a proporção de um PA... 4:2:1 (na potencia)

Não seria necessário "rios de potência" pra levar, tocaria muito forte, visto que TODOS os itens tem sensibilidade alta. Não teria nenhum "buraco de frequência". Além do equilíbrio de todas as vias. Bem "parecido" com um PA mesmo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei bastante da sugestao, acredito que deva ficar bom mesmo, so nao tinha escolhido o uso de drive Ti pois lembro que a um tempo atras o pessoal falava muito da deficiencia desses drives em relacao a combinacao de ST + Drive separado, entao se for isso mesmo prefiro gastar mais um pouco e obter um som melhor no final das contas.

Vou precisar de algum crossover ou o ideal seria fazer os cortes por capacitores mesmo?

Como o Anderson recomendou estou pensando na possibilidade de usar maquinas, nao sei ao certo o custo de uma maquina pra tocar isso tudo mas analisando o custo que terei em usar amplificadores automotivos eh bem alto, sem falar no peso.

Por exemplo:

SD2000 - R$ 980,00

SD1000 - R$ 730,00

Uma 4 canais de 50W em torno de uns R$ 400

Alem disso ainda precisaria de uma bateria de pelo menos 75A que aqui sai em R$ 350 por aqui alem da fonte, que devo gastar mais uns R$ 700 por aqui.. Entao quem sabe se com uns R$ 2mil eu nao compro uma maquina boa pra empurrar tudo, seria mais facil de transportar.. O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar meu pitaco

Optaria por uma versão toda Snake

ESX 155 + ESV 610 + Drv Ti (SD 110 ou SD 145).

E de amplificador eu iria de:

SD 2000 ou SD 2500 para o ESX, com uma reserva de potência e 01 SD 1000Ab, para os demais falantes.

01 Brigde para 02 ESV 610 em paralelo e os 02 outros canais normais (sem brigde), para os Drv Ti, com um resistor para proteger os Driver, visto que eles suportam bem pouca potência e mais, não precisariam de potência em demasia, em virtude de terem alta sensibilidade.

Assim possibilita utilizar divisor Ativo para todas as vias.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro, olha esse link http://classificados.digi.com.br/anuncio/442015

Trata-se de uma Studio-R BX 2700rms a 2 ohms já tive um amplificador desses empurrando meus 4 eros de 18" 800rms e é um ótimo amplificador, quem saca de maquina conhece e está por somente 1600,00 eu estou doido para comprar esse amp mas agora não dá.

Com certeza daria para vc botar 1 canal pros graves e o outro para os MG, MA e A.

E ficaria com os ganhos separados.

Vai dar um pau de som que vc num faz ideia.

Editado por anderson22

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o preço Anderson, pena eu não ter essa grana toda agora.. Vou começar a comprar os alto-falantes, o amplificador será a última coisa..

Compartilhar este post

Link para o post

fo**, estava doidinho para comprar esse Amp.

O meu era mais velho que esse e comprei por 2100,00 avista e vendi por 2000,00 na troca de outra maquina 3k2 Staner para puchar os graves, agora to querendo um BX para trocar os MG Eros 312 LC 350rms por uns Eros 612MG a to de calça curta também.

O conselho que te dou é dar prioridade a o amp por causa do preço, o grana que vc economiza já paga o par de TI. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

O amplificador é bom, não resta dúvida e este me parece estar ótimo e o preço está bom também.

Resta saber a confiança na pessoa. Se tiver algum colega de fórum no local, que se dispuzesse a colaborar poderia até comprar.

Estou em busca de amplificadores nesse patamar e posso disponibilizar uma grana para gastar por agora.

Outro dia aqui surgiu um X3 da StudioR, mas fiquei receio, pois estava no interior do Estado.

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelhogomes, qualquer coisa manda MP..

Uma dúvida quanto aos drives Ti.. Fiquei em dúvida entre o Selenium D220Ti ou Snake SD145?

Eles se sairiam melhores que a combinação D250X + HST600?

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelhogomes, qualquer coisa manda MP..

Uma dúvida quanto aos drives Ti.. Fiquei em dúvida entre o Selenium D220Ti ou Snake SD145?

Eles se sairiam melhores que a combinação D250X + HST600?

Essa questão de usar Ti ou conjunto Fenólico + Stw, é pessoal, pois alguns tem suas preferências e muitos dizem que o conjunto toca melhor quando o quesito é qualidade.

No meu caso, eu achei que os Ti, cumprem o papel que eu esperava deles, principalmente depois que começei a usar Ti de 2" e também fato de não gostar muito de Stw, a não ser pelo fato de apenas realçar e não como muitos fazem por aí.

Quanto ao Snake x Selenium, prefiro o Snake.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo esclarecimento.

Outra dúvida que tenho é quanto aos cortes de frequência.

Devo mandar fazer um crossover 3 vias pra usar no sistema, ligando drive Ti, ESV610 e ESX155 neles, como um crossover de som interno, com cortes fixos ou partir pra crossovers com regulagens como o Stetsom?

Eu quero um bom custo/benefício, se pudesse eu usaria até uma máquina somente pra tocar tudo mas acho que não é viável, ou é?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo esclarecimento.

Outra dúvida que tenho é quanto aos cortes de frequência.

Devo mandar fazer um crossover 3 vias pra usar no sistema, ligando drive Ti, ESV610 e ESX155 neles, como um crossover de som interno, com cortes fixos ou partir pra crossovers com regulagens como o Stetsom?

Eu quero um bom custo/benefício, se pudesse eu usaria até uma máquina somente pra tocar tudo mas acho que não é viável, ou é?

Penso assim!

Faça o Crossover de acordo com a quantidade de Amplificadores que prentende usar.

Se vai usar 01 para o grave, por exemplo da SD, este executará os 02 tipos cortes necessários para o ESX 155 (HP, feitos pelos Subsônico e de acordo com o projeto de caixa) e LP, se optar por usar do próprio amplificador.

Se for usar por exemplo um Power One para os médios e Ti (se optar por eles), pode fazer de 03 formas.

1 - Pode usar 02 canais (bridge) para os ESV e 02 outros canais para os Ti (sem brigde).

De que forma?

1.a) Band Pass para os ESV e HP para os Ti e se for o caso, tendo atenuação (depende da potência gerada e o nível/valor de corte).

2 - Pode usar 02 canais (bridge) para os ESV e 02 outros canais para os Fenólicos + Stw (sem brigde).

De que forma?

2.a) Band Pass para os ESV e 02 vias para os Fenólicos + Stw, com a mesma atenção sobre a atenuação.

3 - Como o Power One tem 04 canais, se optar pelos Médios + Ti(sem brigde), pode usar um Ativo para essas 02 vias, num Cross só ou por exemplo 02 JFA (o modelo adequado para cada faixa).

Pode até usar um único amplificador, mas fica mais complexo.

Há riscos, pois aí precisa equacionar e distribuir bem essas potências de acordo com o falante.

A potência que é ideal para ESX 155, fica excessiva forte para os Ti. Isso é preju na certa.

Um bom projetista de Divisor de Frequência pode resolver esses problemas.

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...