Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sharper

Posição dos dutos!

Recommended Posts

Eu ainda aposto nos dutos redondos!

Editado por Gui_MA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

8rvYG.jpg

Encontrei o texto acima em pesquisa no google. Ótimo pra continuar a discussão.

O difusor citado no texto eu uso e realmente auxilia bastante o fluxo de ar, melhorando muito a resposta nos subgraves.

Fiquei curioso quanto ao espaçamento no mesmo diametro do duto. Já ouviram falar disso?

Compartilhar este post

Link para o post

8rvYG.jpg

O difusor citado no texto eu uso e realmente auxilia bastante o fluxo de ar, melhorando muito a resposta nos subgraves.

Fiquei curioso quanto ao espaçamento no mesmo diametro do duto. Já ouviram falar disso?

Eu não, das matérias que li até hoje desde o tempo da S&C sempre tinha um valor fixo independente do diâmetro.

E para continuar mais ainda o assunto, as teorias de acoplamento acústico e posicionamento dos dutos para o melhor rendimento do conjunto abordada lá no tópico do trio se aplica em caixas de subgrave?

Compartilhar este post

Link para o post

o efeito compressivo do ar é maior nas laterais da caixa.... o deslocamento de ar "reflete" nas quinas.... resumindo se por o duto ali a turbulencia via ser maior vai TENDER a soprar mais...

um duto no centro d caixa (afastada das laterais ou de qualquer parede nao enfrente esse fato com tanta intencidade...o ar flui melhor =)

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

falando em duto...

sempre que possivel tentar fazer duto de "canaleta"... eu andei lendo e aprendendo mais sobre duos a uns 3 anos... euja mechia com som..mas o duto é onde tinha duvida...

comecei a brinca com esses tipos de dutos tem uns 2 anos... e percebi um ganho no rendimento associado a contruçao de um melhor duto =)

um duto BEM dimencionado eleva muito o rendimento do seu sistema...é achar o GRAU entre um duto nao muito estreito e um nao muito largo... muito estreito o sub fica "preso" gera um pressao interna muito forte e uma velocidade de ar muito grande tambem.... um duto muito largo nao gera pressao interna e o sub pode tomar um comportamento de "free air" deve-se tomar muito cuidado...pq pra queimar é FACIL!

Duto estreio segura o ar sair com facilidade podendo gerar o SOPRO e Duto largo o falante acaba trabalhando bobo por causa de pouca pressao interna onde o Xmax pode elevar demais!

É isso q eu entendo e ja comprovei.

Mim corrigem se eu tiver errado!

Compartilhar este post

Link para o post

Duto estreio segura o ar sair com facilidade podendo gerar o SOPRO e Duto largo o falante acaba trabalhando bobo por causa de pouca pressao interna onde o Xmax pode elevar demais!

É isso q eu entendo e ja comprovei.

Mim corrigem se eu tiver errado!

exatamente isso...

é achar um equilibrio entre um duto de alta vasao..mas que mantenha uma pressao interna adequada pro seu sub!

obs: dutos do subgrave é melhor nao ser muito grande(area de secçao transversal) ja dos trio pode fazer dutos bem generosos!

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando aqui ! muita gente postando coisas interessantes , eu como conheço pouco dessa area vou acompanhaar de perto :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Mto interessantee ..

Bah, prox. caixa vou fazer desse tipo .. igual da materia postado pelo Efshope

Mas se for 2 dutos deixo a distancia de 10cm tbm entre eles tbm ?

Na minha caixa ali do Ka estão os 2 grudadinhos e encostados na lateral e base maior ! kk ! totalmente errado ! hauiehaie ! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Mto interessantee ..

Bah, prox. caixa vou fazer desse tipo .. igual da materia postado pelo Efshope

Mas se for 2 dutos deixo a distancia de 10cm tbm entre eles tbm ?

Na minha caixa ali do Ka estão os 2 grudadinhos e encostados na lateral e base maior ! kk ! totalmente errado ! hauiehaie ! :banghead

nunca deixei dutos juntos... sempre separava eles o maximo possivel... ou fazia duto "canaleta" nunca estudei a diferença entre dutos juntos ou separados...

mas é umponto interessante =)

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente isso...

é achar um equilibrio entre um duto de alta vasao..mas que mantenha uma pressao interna adequada pro seu sub!

obs: dutos do subgrave é melhor nao ser muito grande(area de secçao transversal) ja dos trio pode fazer dutos bem generosos!

acompanhando aqui ! muita gente postando coisas interessantes , eu como conheço pouco dessa area vou acompanhaar de perto :rever1:

Para ne Praia! <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma duvida, tenho uma caixa com 6 subwoofer no sentido vertical e o duto na parte inferior da caixa na horizontal sentido para as costas do banco.

Quando começei a usar essa caixa gostei muito do resultado pq de tampa do porta mala aberta ainda dava aquele grave do lado de fora forte (acredito ser por causa do duto está direcionado pro interior do carro).

Gostaria de saber se realmente é verdade ou será q eu estou perdendo rendimento por o duto nao esta no mesmo sentido dos auto falantes!!!

:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

nunca deixei dutos juntos... sempre separava eles o maximo possivel... ou fazia duto "canaleta" nunca estudei a diferença entre dutos juntos ou separados...

mas é umponto interessante =)

''SE NÃO'' me engano o ''moica'' me disse uma vez q tem q deixar se for mais de 1 duto um do lado do outro(o mais proximo um do outro tipo enfileirado)

vms esperar se ele lê isso e nos da a opiniao dele

Compartilhar este post

Link para o post

se a tese da distância do duto das paredes for válida, o tal duto retangular que a galera usa muito por aqui por modinha, ta totalmente errado então?

pois fica COLADO na parede, evacuando praticamente toda a turbulencia gerada pelo sub....

calculando se 1 duto de 4" toca melhor do que um de 3" , vc consegue calcular pelo winisd ou bassbox, como achar melhor...

o vent mach é o que denomina se o seu sub vai ficar " bobo ou amarrado" , alguns dizem que o padrão é vent mach= 0.10 outros 0.16.

vent mach é basicamente oq chamam de sopro, a medida mach mede exatamente isso ( parei por aqui, não sou professor de física) olhem na wiki caso achem conveniente:

http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Mach

ok, vent mach < que 0.16 , pressão interna alta, vai segurar seu sub ( no caso de spl é recomendado para conseguir + picos sem chegar no xmax limite)

vent mach > que 0.16 = sub descontrolado....

espero ter ajudado, absss

edit: se tem a caixa, nao precisa calcular pelo winisd, da pra calcular o ventmach pelo site:

http://www.linearteam.dk/default.aspx?pageid=ventcalculator

Editado por tuduff

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo site meu Vent Match ta 0.56 ?!? acho que fiz algo errado ! kkkkkkkkk !

Botei ..

Vb = 88L

Fb = 31hz Number of vents = 2

dai botei o duto com cano reto e ali botei 750 (creio que seja a potencia do sub) embora esteja aplicando 2400W em cima dele ! rsrsr !

Results:

Length of each vent: 51cm (na verdade tem 50cm cada duto)

Vent Match: 0.56 !!!!!!!! Ta hiper mega descontrolado sera ?? rsrs !

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo site meu Vent Match ta 0.56 ?!? acho que fiz algo errado ! kkkkkkkkk !

Botei ..

Vb = 88L

Fb = 31hz Number of vents = 2

dai botei o duto com cano reto e ali botei 750 (creio que seja a potencia do sub) embora esteja aplicando 2400W em cima dele ! rsrsr !

Results:

Length of each vent: 51cm (na verdade tem 50cm cada duto)

Vent Match: 0.56 !!!!!!!! Ta hiper mega descontrolado sera ?? rsrs !

creio q sim hahahaha, mas alto desse jeito vc consegue deixar a sintonia da caixa quase com o FS do sub, só tem q cuidar com o volume, pra bobina não bater.

o meu incrivel spyder lixao nitro 12" q todos condenam, morreu dia 15 agora depois de 10 anos de uso, nesse ultimo usei um 1k5h nele, 120ah de bateria cabeamento knu 1/0.

caixa em 43hz +3db super picuda e com vent mach 0.03 , 2 dutos de 4x42cm +- , queimou depois de alguns minutos no talo, eu abaixava no cheiro... nesse dia nao deu, tava curtindo um dubstep e do nada ´parou, falei já era! =(

com 1500w nele nunca bateu a bobina, nem com bass i luv. mas o grave era torto demais, as proximas caixas vao ser o mais linear possivel.

abss

Compartilhar este post

Link para o post

Ai galera aproveitando o tópico to com meu projeto as meses parado to dando continuidade agora de novo ......

Pesquisando aqui no forum algumas dicas me surgiu essa duvida do posicionamento dos dutos

caixa%25252046%252520litro%252520cada%252520sub.jpg

O projeto seria assim com os dutos pra cima ( seriam 4 309 em camera unica[no desenho da com divisória no meia + não terá (186 litros) 2 pra cima e 2 pra frente do carro )mais ai to com medo agora desses dutos começa a sobra e fica feio o grave....

Alguma ideia da posição pra esse dutos no meu caso ?

Compartilhar este post

Link para o post

A posição do duto efluência no resultado final?

Tipo uma caixa dutada para 2 Pioneer de 12", a tendência é fazer ela separada ao meio, assim fica uma camara com a litragem certa para cada sub, minha dúvida é se faz alguma diferença colocar os dutos em direção centralizada, tipo colocar o duto do sub da esquerda à direita do mesmo e colocar o duto do sub da direita à esquerda.

Essa é minha dúvida. Faz diferença???

tb queria saber...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera duvida!!

Já tive caixa com 2 pioneer 308 duto regua para fora assim como os subs,camara separada, caixa muito grande(acho que era 63l brutos), sendo os dutos fazendo tipo um L no fundo (duto grande) curti pra caramba esta caixa tocava muuuito pra dentro e pra fora: http://imageshack.us/photo/my-images/251/26012010089.jpg/

Tb ja tive caixa com 4 pineer 308 duto redondo para cima assim como os subs, camaras separadas, caixa de 50L brutos, dutos de 26cm, pior coisa que fiz na minha vida, gastei dinheiro a toa e não tocava nada pra fora: http://img198.imageshack.us/img198/9701/20120114005.jpg

E por ultimo precisei de grana vendi algumas coisas e montei apenas 2 308 com uma caixa duto regua parte superior da caixa, para fora assim como os subs, caixa pequena 42l brutos duto regua mas não em L (curto) ocupava a largura da caixa inteira, simulei a mesma no winisd e estava sintonizada em 74hz, curti pra caramba essa caixa toca muuuuuuuuuuuito para fora, queimei muito carinha com 4 308 em pickup, segue a foto (corsa do meio): http://img402.imageshack.us/img402/5875/20120603008.jpg

Detalhe essa caixa ai ta tão pequena que ainda coube 1 bateria de 100A atrás da caixa sem precisar mecher no encosto do bancos (39l livres pra cada sub apenas 1 camara, maior que o mínimo recomendado no manual do sub) é apenas 1 duto tendo uma divisória no meio, extensão do duto acho que é 19cm.

O problema é o seguinte, no evento dessa foto ai eu tomei um wisky brabo demais e acabei queimando os subs(nunca tinha queimado em 3 anos) acho que por parte tb foi culpa da caixa (os subs estavam esquentando), agora to pensando em arruma-los, vende-los, e comprar 3 pioneer 309 colocando eles para cima e os dutos regua para fora, bem no pé da saida do porta malas e fazer uma paredinha de 6x9 em cima do duto, quero fazer mais ou menos tipo nessa imagem (direita projeto atual, esquerda projeto futuro): http://img822.imageshack.us/img822/5770/projetosomdocarro.png

minha intenção é ficar mais ou menos assim (só que com 3 pioneer 309 e duto regua para fora): http://img84.imageshack.us/img84/1826/20120603031.jpg

Detalhes:

Corsa wagon de um amigo: 6 pioneer 308 numa roadstar 1600d com duto regua (toca muuuutio pra fora e pra dentro som mais forte que vi até hj) mdf 25mm: http://img696.imageshack.us/img696/5172/20120429001.jpg

http://img38.imageshack.us/img38/2023/somwagon.png

F250 grave violento tb 12pioneer 308 reparem no duto: http://img802.imageshack.us/img802/3842/20120603036.jpg

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo:

Pela experiencia que tenho( de ver som de amigos) duto régua para fora sem barreiras impedindo a saida do ar tem um rendimento muito melhor para um grave para se escutar em festas etc, ou seja, GRAVE PARA FORA, independente se o duto está perto ou longe das paredes da caixa etc...

Quero fazer uma caixa para tocar 3 pioneer 309 virados para cima mas com os dutos virados para fora, de um jeito que de para fazer uma paredinha com 8 6x9 para fora igual na foto que mostrei acima, e que milagrosamente ainda caiba 1 bateria de 100A sem mecher no banco igual eu fiz com 2 pioneer srsrsr

Pretendo fazer uma caixa de 40lbrutos para cada pioneer sintonizada em uns 60hz

Compartilhar este post

Link para o post

Você é chato ein! Acredito que a finalidade de um forum seja cada um postar sua opinião, duvida ou esclarecimento nos tópicos independente da data de criação, caso contrário o tópico já estaria encerrado.

Se agente cria um tópico com conteúdo que ja existe o moderador, vem e fecha o tópico alegando que existem mecanismos de busca, se agente utiliza o mecanismo de busca para visualizar topicos antigos vem caras chatos como vc para censurar...

Se não tem nada a acrescentar pq nao gasta seu tempo fazendo coisas mais produtivas?

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

rachei de rir com vc xingando!!! KkkkKKkkkkkk!!!

Compartilhar este post

Link para o post

8rvYG.jpg

A imagem é boa, mas acredito que tem um erro no texto. Aumentando do diâmetro aumenta o comprimento. Sobre esse assunto tem algum tópico com mais informações?

Podem mandar a pá de ouro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...