Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marco Bottino Junior

Bi-amp e 3-Way - Upgrade no Kit 2 Vias

Recommended Posts

Boa tarde galera, tudo na paz?

Estou montando meu primeiro SQ e tenho algumas dúvidas quanto a instalação. A idéia inicial era pegar um Kit Duas Vias e um par de Coaxiais intermediários. Após vários aconselhamentos,convenceram-me (o João Guilherme é o responsável hahaha) a pegar "somente" um Kit Duas Vias de qualidade superior e deixar de lado as Coaxiais - conselho acatado. Pois bem, acabei comprando um Focal Access 165A1! Para tocá-lo, junto com o Sub (um Pioneer TS-W307D, provisório), optei por um Alpine PDX-5.

O problema surge em relação a instalação: usar os crossovers originais da Focal ou fazer Bi-amp c/ 3Way e deixar que a HU faça o papel deles (dos crossovers)?

Sei que é arriscado para os componentes, como os tweeters, por exemplo, caso receba frequências diferentes daquelas por eles suportadas, mas gostaria de saber a opinião de vocês: vale à pena arriscar e fazer o Bi-amp c/ 3Way? O resultado obtido neste tipo de instalação é perceptível aos ouvidos de um leigo como eu? Alguém aqui do Forum já fez e poderia me aconselhar/ orientar sobre as frequências de corte que eu deverei usar, caso opte por tal instalação?

Bom, apenas para complementar, a HU é uma Alpine CDA-9887, usarei RCA's Monster Cable 306 XLN, Fiação Knukonceptz Karma SS de 12 e 16AWG e o carro em que será instalado é um Palio ELX 2008 - por enquanto sem tratamento nas portas e com os tweeters apenas fixados nas colunas, sem direcionamento!

Agradeço a atenção de todos aqui galera. No que eu puder ajudar, estarei a disposição sempre ;)

Forte abraço pessoal. Sucesso e tudo de bom para todos.

Editado por Marco Bottino Junior

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera, tudo na paz?

Estou montando meu primeiro SQ e tenho algumas dúvidas quanto a instalação. A idéia inicial era pegar um Kit Duas Vias e um par de Coaxiais intermediários. Após vários aconselhamentos,convenceram-me (o João Guilherme é o responsável hahaha) a pegar "somente" um Kit Duas Vias de qualidade superior e deixar de lado as Coaxiais - conselho acatado. Pois bem, acabei comprando um Focal Access 165A1! Para tocá-lo, junto com o Sub (um Pioneer TS-W307D, provisório), optei por um Alpine PDX-5.

O problema surge em relação a instlação: usar os crossovers originais da Focal ou fazer Bi-amp c/ 3Way e deixar que a HU faça o papel deles (dos crossovers)?

Sei que é arriscado para os componentes, como os tweeters, por exemplo, caso receba frequências diferentes daquelas por eles suportadas, mas gostaria de saber a opinião de vocês: vale à pena arriscar e fazer o Bi-amp c/ 3Way? O resultado obtido neste tipo de instalação é perceptível aos ouvidos de um leigo como eu? Alguém aqui do Forum já fez e poderia me aconselhar/ orientar sobre as frequências de corte que eu deverei usar, caso opte por tal instalação?

Bom, apenas para complementar, a HU é uma Alpine CDA-9887, usarei RCA's Monster Cable 306 XLN, Fiação Knukonceptz Karma SS de 12 e 16AWG e o carro em que será instalado é um Palio ELX 2008 - por enquanto sem tratamento nas portas e com os tweeters apenas fixados nas colunas, sem direcionamento!

Agradeço a atenção de todos aqui galera. No que eu puder ajudar, estarei a disposição sempre ;)

Forte abraço pessoal. Suceso e tudo de bom para todos.

Cara, eu faria sim! No caso eu ligaria os Tweeters com o Xover passivo original (só por garantia) e deixaria o corte "solo" pela HU para os midbass! Apenas uma idéia...

Quanto a sentir a diferença ou não, certamente vc sentirá, pelo motivo que é a principal vantagem do bi-amp: regulagem independente de TA para os tweeters e os midbass....

Se bem feitinho FICA MUITO BOM!

Abraxx

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm, idéia interessante!!!

Mas se eu usar o cross original para os tweeters e fazendo todas as regulagens pela HU, haverá alguma diferença comparado se eu não os usassem? Influenciará em alguma coisa no audio final?

Abração parceiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz o 3 way pelo player. Se vc resolver cortar na mesma frequencia que o amp pode cortar, corte pelo amp e deixa o player livre.

Compartilhar este post

Link para o post

se nao me engano o kit tem potencia de 60w pra cada "par"(mid+tw). o pdx-5 manda 75rms...

nao sei se essa potencia a mais seria problema para o tw(usando o cross original)...

talvez seja interessante fazer um corte(do tw) um pouco mais alto que o do cross original...

EU faria tudo ativo pelo player em bi-amp... TA e tudo mais independente por canal...

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Zanon, beleza?

Então cara, eu reparei neste detalhe também! Perguntei para o João (meu consultor técnico no assunto uashushushauash) sobre o fato de o PDX enviar 75w por canal, enquanto o Focal são apenas 60w. Segundo ele, os 75w são em selenóide, que por sinal eu não faço a menor idéia do que seja (rs), e que enviaria realmente para o Kit tão somente 40w, ou seja, daria para ligar tranquiamente!!!

Tipo, eu estou pensando em fazer exatamente do jeito que você comentou, tudo independente e ativo pela HU, mas o meu medo é em relação ao instalador cara. Aqui onde moro somente uma empresa se dedica ao SQ e pelas as instalações que vi, todas envolvento marcas tops, não fugiam a regra, isto é, sempre: Amplificador -> Crossover -> Kit.

Abração brother.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Marcos!!

Cara eu tinha um set mais simples que o seu... Pioneer + NAR kevlar + 4.6x e utilizava com os cortes do cross.

Depois comprei um Alpine 9855 e decidi fazer os cortes ativos....foi a melhor coisa que eu fiz.

Consegui dar um jeito no tw, pois achava ele meio estridentes....o palco melhorou muito não só apenas pelo TA, mais tbm pelos cortes e ajustes que fiz e também o detalhamento melhorou pela maior potencia que começei a enviar pro kit.

Se puder fazer os cortes ativos faça, que vc não irá se arrepender e ganhará muito em definição do palco e detalhamento!

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande ppaauulloo!!!

Poxa cara, legal saber que o negócio muda da água para o vinho mesmo... Então, eu estou afim de fazer a instalação neste esquema, mas como disse, tenho um pouco de medo do instalador acabar danificando algum dos componentes na hora da regulagem!!!

Existe em algum lugar uma recomendação de cortes de frequência a ser feito cara, para que eu possa ir seguindo e orientar o instalador da bagaça?

Abração galera. Obrigado pela ajuda e pelas respostas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pega um final de semana, e vem pra São Paulo... aqui o leque de lojas é muito maior, e ninguem irá danificar seus equipos...

Compartilhar este post

Link para o post

Marco, se for fazer a instalação aí em Marília, fale exatamente como quer montar o som e fica do lado do cara durante o processo, porque tem instalador teimoso que você pede para fazer de um jeito e ele "acha" que é melhor fazer de outro jeito, e faz a "cagada" por conta dele. O melhor mesmo seria você montar o som.

Quanto ao seu sistema, tenho um parecido (na assinatura) e te digo que o kit toca bem com "alta" potência. Já usei o meu em bi-amp e depois com o cross do kit, e para mim o segundo modo ficou melhor já que em bi-amp meu 4.6x mandava pouca potência para o kit Focal. Já que você tem mais potência para mandar em 3way, pode usar sem problema que vai ter muitos ajustes para deixar o som e o palco do jeito que quiser.

Um detalhe, esse tw tem que ser cortado alto, em 5Khz ou mais, senão não fica legal.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá...

Eu usaria os cortes originais do cross, a potência a mais é tranquila... Para se ter idéia, o Kleber usava 10 vezes a potência de uns fullrange, no carro dele... EU sempre usei de 2 a 3 vezes mais... Essa potência a mais só é perigosa em subwoofer, por distorção.

O problema de regulagem não é nem na instalação, é com manobrista e tal... Se o cara começar a mecher no som pode ferrar tudo... Eu cortaria pelo amplificador (se possível, não conheço os cortes do PDX) para High Pass e deixaria o player só dando Low Pass... Ou então ligaria em bi-ampli mesmo, só que com o crossover antes do tweeter. Neste caso, o tweeter é protegido (o que queima tweeter é baixa frequencia, o cross impede isso).

Compartilhar este post

Link para o post

O negocio da potencia é . se houver distorção e sem cross, vai queimar mesmo.

Com cross e sem distorção dá pra mandar até 4x a potencia. Mais como o João disse, essa regra nao se aplica a subwoofer.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi!!!

Acho que o esquema vai ser fazer o tal do bi-amp mesmo, sem nada de cross, somente com o ativo da HU. Fico mais ou menos tranquilo, pq ninguém mexe no meu som e em relação ao manobrista, João, aqui no interior não temos essas coisas chiques hahahahahahahaha!!!

Alguém que tem um 9887 sabe me dizer se é muito complicado fazer as regulagens nele? Estou com o "bixo" aqui, mas ainda não tirei da caixa...

Forte abraço galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando amigo. Também quero muito um 3way no meu carro mas ainda tenho muitas dúvidas...

Abs e de imediato lhe desejo boa sorte com o projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Quando você fala fazer "Bi-amp c/ 3Way" ao o que exatamente se refere? Afinal, você quer montar um kit 3 vias ou não compreendi? hehe Abraço amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive o 9887 e o utilizei em modo 3 WAY. Vou dar minha opinião, apesar de poder não agradar a todos, ok?

Ficou muito complicado encontrar o ponto de corte do kit e deixá-lo como se fosse original. Além do mais, quando utilizei cortes de 12, 18 ou 24 db/oct, percebi claramente o quanto prejudicava na musicalidade do áudio. Ativando o TA, terminava por destruir totalmente o áudio, alterando timbre, atenuando inúmeros harmônicos com isso.

Mas se você realmente faz questão de utilizar o TA e não se importa com esta alteração, é válido utilizá-lo em 3 WAY.

Outro ponto: para que você vai colocar alto falantes atrás? Isto somente vai prejudicar mais ainda o áudio, possivelmente vindo a cancelar algumas frequências da parte frontal por não estarem na mesma fase, além de trazer o palco para trás.

O delay entre um tweeter e o seu midbass, não é tão crítico a ponto de querer utiizar um TA. Entretanto o DELAY entre um MIDBASS esquerdo e direito são realmente críticos. Algo que poderia fazer para compensar esta carência que existe em todos os carros seria atenuar o lado esquerdo com o balanço.

O melhor é que faça os testes primeiro com os crossovers passivos, sem TA, ouça várias músicas de seu gosto. Depois ligue tudo em 3 WAY, e ouça novamente. E depois de tudo, ative o TA, utilize o EQUALIZADOR e perceba se não prejudicou tanto o áudio. Se o seu ouvido não perceber diferença, parabéns, sorte sua.

Bos sorte, cara! Espero que encontre a melhor solução para o seu gosto.

Mas cuidado ao ouvir somente a opinião de terceiros. Cada caso é um caso. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então amigo, como já disse, sou leigasso no assunto (rs) e fiz o tópico com base no que me aconselharam. Segundo informações, o 3-Way é a possibilidade de se controlar indepentedemente cada componente de um kit, seja 2 vias ou 3 vias. No meu caso, como usarei um 2 vias, será possível fazer as regulagens, de forma indepentende, de cada tweeter, cada midbass e do subwoofer.

Já o bi-amp, refere-se ao tipo de ligação feita entre o amplificador e o kit, que no caso, não utiliza o cross original deste último, mas sim o ativo da HU.

Acho que é isso. Se eu estiver errado, por favor, corrijam-me, pois estou entrando nesta de SQ agora hahahaha!!!

Abração pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Marco, leia o que o Tchobi escreveu acima. Informações importantes... Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Importantíssimas!!!

Tchobi, acho que não fui muito claro lá em cima (rs), mas acabei deixando de lado as coaxiais. Estou com "somente" um Focal Access agora!!!

Hmmmmm, no final você optou por não utilizar o 3-Way no seu set cara? Deixou o cross passivo e a na HU no "x-over"?

Então pessoal, eu preciso de um força em relação aos cortes que devo utilizar nos tweeters, midbass e no sub, tanto na HU quanto no Amplificador. Alguém se habilita a ajudar um pobre novato no SQ? Hahahaha...

Apenas para ilustração, pretendo fazer da seguinte maneira:

-(HU): FL e FR; (Amplificador): Canais 1 e 2 -> Tweeters em HPF

-(HU): RL e RR; (Amplificador): Canais 3 e 4 -> Midbass em LPF

-(HU): Sub; (Amplificador): Canal 5 -> Subwoofer em LPF

Forte abraço pessoal. Obrigado pelas respostas, opiniões e conselhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Os midbass seriam no caso em BandPass (com Highpass na frequencia do sub e lowpass na frequencia do tweeter)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

Tente usar em 3-way mesmo, mas fazer uma experiencia como o colega falou acima, em escutar muitas musicas de uma forma, e depois alterar para os cross originais do kit e escutar de novo é MUITO importante, ainda mais que vc se diz "leigo".

Eu, depois que usei os kits com bi-amplificação, não uso de outro jeito. Para mim a principal vantagem é vc poder atenuar tweeters e/ou mids separadamente. Isso é um ganho muito importante pra mim, mas como ja disseram, cada caso é um caso!

[]s e boa sorte,

RUI

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

Tente usar em 3-way mesmo, mas fazer uma experiencia como o colega falou acima, em escutar muitas musicas de uma forma, e depois alterar para os cross originais do kit e escutar de novo é MUITO importante, ainda mais que vc se diz "leigo".

Eu, depois que usei os kits com bi-amplificação, não uso de outro jeito. Para mim a principal vantagem é vc poder atenuar tweeters e/ou mids separadamente. Isso é um ganho muito importante pra mim, mas como ja disseram, cada caso é um caso!

[]s e boa sorte,

RUI

Grande RUI, tranquilo cara?

Legal!!! Provavelmente farei isto mesmo, escutarei das duas maneiras, mas é bem provável que eu acabe optando pelo bi-amp mesmo. É complicado, pois eu não tenho a menor idéia de como ficará o som no meu carro, nem com o cross passivo da Focal e nem se fizer o 3-Way. Eu nunca ouvi nenhum carro com estes equipamentos - interior é complicadíssimo, muito restrito este mercado cara. Trio reina por aqui ¬¬

Valeu a atenção parceiro. Obrigado e boa sorte para todos nós ;)

Abração.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tudo na paz?

Alguém tem um 9887 para me dar uma força nas regulagens?

Peguei o manual para ler mas estou apanhando muito. Tem muita regulagem, equalização, estou confundindo tudo =/

Abração galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...