Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marco Bottino Junior

Bi-amp e 3-Way - Upgrade no Kit 2 Vias

Recommended Posts

Bom, quando se muda a chave pelo que eu sei se tem de desligar o chicote e ligar novamente, para que ele possa mudar a configuração.

Mas ta estranho isso ai hein.

Hmmmm, entendi!!!

Infelizmente não da para eu tirar ele agora e resetar, pois tenho de demontar o painel também. Mas segunda-feira vou até a instaladora com as informações e testar. Na pior das hipóteses, eu uso os Crossovers da Focal =/

Muito obrigado pela atenção brother.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para resetar não precisa desmontar nada. É só tirar a frente e com a ponta de um lápis ou um clip manter apertado um botão vermelho que fica a esquerda em baixo. Se não me engano fala no manual.

Com relação as saídas você está correto, front = mid e rear = high.

Editado por virleialberto

Compartilhar este post

Link para o post

Para resetar não precisa desmontar nada. É só tirar a frente e com a ponta de um lápis ou um clip manter apertado um botão vermelho que fica a esquerda em baixo. Se não me engano fala no manual.

Com relação as saídas você está correto, front = mid e rear = high.

Perdão Virlei, acho que me expressei errado! Nem adianta eu resetar o Player agora, pois preciso desmontar o Painel para alterar a chave de "X-OVER" para "3-WAY". Será que mudando a chave, tirando o chicote e resetando o Player dará certo cara? Não existe nenhuma regulagem que se deve fazer quando a chave está nesta posição? Pergunto isso, pois quando estava em "3-Way", mas sem resetar o Player, o Midbass simplesmente não tocava, mesmo sem ter regulado absolutamente nada no Cross Ativo!!!

Forte abraço amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Problema resolvido pessoal!!!

Fui na instaladora agora cedo, tiramos o Player, resetamos ele, mas o detalhe estava no seguinte: Ao invés de ligarem os Tweeters nos Canais Rear, ligaram nos Canais Front (inverteram os RCA's). Simplesmente mudei a posição dos RCA's e tudo funcionou perfeitamente!!!

Estou maravilhado com o som, muito puro, nítido e brilhante. Ainda não fiz muitos ajustes, apenas deixei o Corte dos Tweeters em 5Khz, Slope em 12dB e a Banda 7 do Equalizador no +1. Com o tempo eu vou me acostumando, regulando o TA, os Cortes, mas já estou extremamente satisfeito com o resultado =)

Vou postar as fotos e um vídeo do projeto finalizado, espero que gostem ;)

Forte abraço pessoal. Agradeço a todos a ajuda, atenção, colaboração e paciência. No que eu puder ajudar, estarei sempre à disposição!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Marco, se o midbass não estava tocando provavelmente ele estivesse ligado na saída high, que só toca de 1khz para cima.

Outra coisa, essa chave embaixo do player tem duas posições que são "F/R Sub-W" numa extremidade e "3 way" na outra. o "X-OVER" não é posição, ele fica no meio. A chave deve estar em uma das extremidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, foi exatamente o que eu pensei!!!

Agora está tudo correto. Chave na posição "3-Way", Ajuste das Frequências em L/R etc. Gostei muito do resultado, mesmo sem o TA e equalizador =)

Forte abraço amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico feliz que tenha dado certo, mesmo sem ter conseguido ajudar :vts

Esse cara merece o som que conseguiu, agora é só regular TA, dar uns tapas no equalizador (para corrigir falta de tratamento na porta) e ser feliz =)

Compartilhar este post

Link para o post

Os RCA estavam invertidos? Tweeters nos canais dos mids, Mids nos dos tweeters? Agradeça aos céus de estar tudo certo, porque você fez seus tweeters tocarem a partir de 200 Hz. E ainda digo mais: o CDA-9887 vem com HP desligado ("FLAT" escrito onde tem "SLOPE" = sem cortes): isso significa que teus tweeters tocaram FULL RANGE...

...muito perigoso usar 3-way sem conhecimento acerca de cortes, crossovers, atenuação, fase, e principalmente deixando instalador de equipadora livre no campo de batalha! Só vi teu tópico agora, infelizmente... mas minha recomendação seria pra você usar o player em NORMAL (front, rear, sub) e usar os crossovers do kit duas vias. Os franceses certamente fizeram um crossover ajustado para os componentes. E ainda erradicava qualquer perigo de danificar teu kit com frequencias indevidas.

Uma dica pra quem vai usar 3-way pela primeira vez é olhar no manual do kit qual é o corte do crossover passivo original, e setar este exato corte no player. A partir dele, você vai alterando e vê como fica a resposta. De qualquer forma... 3way é legal pra kit faça-você-mesmo: compra mid separado, tweeter separado, e corta separado. Kit pronto, principalmente kit bom, sempre tem crossover acertadinho. E focal é kit bom.

Uma compra boa pra você é o IMPRINT, pra calibrar o sistema completo. É um acessório que se usa no CDA-9887 em cojunto com um notebook e calibra teu sistema todo. Usei no meu e a diferença na imagem é ABISSAL.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma compra boa pra você é o IMPRINT, pra calibrar o sistema completo. É um acessório que se usa no CDA-9887 em cojunto com um notebook e calibra teu sistema todo. Usei no meu e a diferença na imagem é ABISSAL.

Lucas, o seu 9887 está ligado em 3 Way ou normal? Pergunto pois li bastante sobre usar o IMPRINT e sempre foi muito bem falado quando usado com o 9887 em modo normal e que não funciona tão bem em modo 3 way? Foi um dos motivos pelo qual acabei não comprando um.

Compartilhar este post

Link para o post

Virlei, estou usando em 3-way (por pouco tempo... quando chegar o cabeamento KnuKonceptz vou instalar o resto do sistema usando F/R/SW mesmo) e aqui funcionou numa boa. Aliás, numa ótima! Nunca botei fé nessas auto-regulagens, nunca prestaram comigo: MCACC de receiver Pioneer VSX, calibragem de receiver Denon, até do Alpine PXA-H600... nenhuma dessas me mostrou real melhora na imagem. Partindo desse pressuposto, fui lá usar o Imprint só por usar, já sabendo que ia ficar um lixo. Quando terminou e botei pra tocar, eu não conseguia acreditar no que ouvia! De cair o queixo!

Mas eu fiz "A" calibragem: madrugada silenciosa, posicionamento fiel do microfone seguindo o software, re-calibrando sempre que algum barulho externo acontecia. Negócio de 40 minutos eu fiz em 3 horas, coisa de retardado mesmo. Mas, pra mim, valeu cada minuto!

Compartilhar este post

Link para o post

So vi seu topico agora, mas já ia perguntar justamente isto, se seus cabos estavam invertidos...

Ainda bem que no final deu tudo certo!

Nestes casos para teste recomendo fortemente ligar os tweeters com crossover primeiro ou capacitor bipolar caso nao tenha um xover disponivel para certificar que a ligaçao esta ok.

Somente apos testar todos os canais com fader e balance e ativar os respectivos crossovers retirar os cross/cap !

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tudo em paz?

Perdoem a demora em responder/postar aqui, as coisas andam muito corridas ultimamente e quase não estou tempo de ficar "a toa" na internet hehehe!!!

-> João Guilherme:

Valeu parceiro, valeu mesmo!!! Eu só não consegui entender como você tem coragem de dizer que "não ajudou"... PQP velho, você me deu uma força master enorme, 75% do projeto saiu pelas suas dicas e recomendações cara ;)

-> BLauPunKT:

Pois é cara, confesso que eu fiquei chateado com o instalador por ter falhado neste detalhe. Eu sou extremamente perfeccionista cara e a posição dos RCA'S era uma coisa que me preocupava, tanto que fiz até um esqueminha para eles seguirem. Porém, como disse no começo do tópico, as empresas aqui do interior (Marília-SP) são mais voltadas para montagem e instalação de Trio Elétrico e creio que neste tipo de projeto a ordem dos RCA's não alteram em nada. Além disso, eles acharam que iam fazer a instalação do modo convencional, ou seja, utilizando apenas 2 Canais da PDX e os Crossovers da Focal, o que também não influenciaria a alteração dos Canais REAR E FRONT através dos RCA'S.

Eu dei uma boa estudada no manual do 9887, nos Canais da PDX, no Crossover da Focal antes de mandar instalar tudo. Fiz um esqueminha certinho, chequei tudo antes de mandar o carro à loja para que nada saísse errado com a ligação, mas é "sóda", para que isso não ocorresse eu teria de ficar os 3 dias "em cima" dos caras, o que era impossível para mim =/

Bom, graças a Deus que deu tudo certo e nada estragou! Eu percebi que tinha algo de errado no som e não quis aumentar o volume e nem ficar muito tempo com ele ligado até que se resolvesse a situação. Mas agora está tudo OK, tudo maravilhoso =)

Em relação ao IMPRINT, já tinha dado uma olhada no KTX, mas descartei a hipótese de comprá-lo. É muito caro, só irei utilizá-lo uma vez para fazer as calibragens e eu nem quis regular o TA da HU ainda. Estou curtinho o som natural, sem nenhuma equalização (apenas a Banda 1, que salvo engano são 80Hz, está em +1), sem TA e, mesmo assim, estou gostando muito do resultado - para falar a verdade estou maravilhado, igual a uma criança que ganha o primeiro caminhãozinho de bombeiro que acende luzes hahahahahaha!!!

Mas valeu pela dica brother. Quem sabe em um futuro eu não o inclua em minha lista de upgrades, após um bom Subwoofer hehehe!!!

-> Rafael Ramalho:

Valeu cara, eu gostei bastante do resultado!!! Ficou legal: simples, prático e mais ou menos sofisticado hahahaha.

O único detalhe é o espaço que ficou entre a PDX e a lateral direita. Lá eles iam colocar os Crossovers da Focal, mas pedi para não colocarem. O bom é que já tem o espaço certinho para se encaixar um Mega-capacitor!!!

-> gustavomp3:

Eu estava intrigado com isso cara, tinha quase certeza que era a posição dos RCA's, mas presumi que a empresa seguiu fielmente o esqueminha e deu atenção a ordem dos cabos. Achei chato "desconfiar" do trabalho dos caras e perguntar se eles tinham ligado corretamente, tando que quem verificou a falha foi eu, quando ninguém estava por perto e o painel estava desmontado para que eu fuçasse nas chaves do X-OVER e 3-Way!!!

Sim, foi o que o João me recomendou fazer também, mas achei desnecessário, pois acreditava que os caras iam fazer exatamente como estava no esquema... Sorte que nada deu errado, porque tinha tudo para dar "mer**" hahahahahaha.

Vou aproveitar a oportunidade e perguntar sobre o Subwoofer:

O que vocês me recomendariam: Focal 25A1, JL 10W1V2 ou JL10W3V3?

Forte abraço pessoal. Muito obrigado por tudo até agora!

Editado por Marco Bottino Junior

Compartilhar este post

Link para o post

legal o set, em relacao ao sub, o JL w1 é melhor do que o focal access

abracos

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o que dizem que o W1 é um dos mais musicais da JL, o W3 tem um som um pouco duro e seco.

Já o Focal eu nao conheço..

Mas vi que tem uma sensibilidade bem alta, deve tocar muito esse sub, quanto a impressoes/caracteristicas eu nao tenho!

Compartilhar este post

Link para o post

Salvo engano, o arthurff fala com propriedade de quem já teve o subwoofer Focal em questão. Pelas especificações, eu achei o garoto muito bom. Certamente os 91dB de sensibilidade são ponto positivíssimo, e precisam de pouco volume (20 ~ 40L).

Eu ficaria entre o 25A1 e W3V3...

Editado por BLauPunKT

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera, tudo em paz com todos?

Bom, instalado o novo subwoofer (Alpine Type-S em substituição do Pioneer TS-W307D4) e terminado o novo rack para a PDX-5, chegou a hora de ressuscitar o tópico e decidir qual será o novo Kit que substituirá meu "veterano" Focal Access!!!

Estive pesquisando muito nestes ultimos meses um possível upgrade no meu 2-Way e me deparei com três opções que julgo bastante interessantes. Estou a procura de um Kit intermediário/alto nível, que seja bem equilibrado, com um bom timbre, médios e agudos bem denifidos, com tweeters harmônicos e não fadigantes. Não faço questão de um Midbass parrudo, que desça a frequências inferiores a 80Hz, mesmo porque acho que esta tarefa cabe ao subwoofer. Além disso, as portas do Palio, por mais que tratadas, não são tão boas para subgrave quanto um pesinho, e não tenho a pretensão de fazer este tipo de instalação.

Procuro um Kit que toque bem qualquer tipo musical, seja hardcore, rock progressivo, rock antigo, blues, metal, reggae, hip-hop, MPB, pop-rock nacional, etc., com qualidade e altura, pois gosto de ouvir o som razoavelmente alto (para os que têm Alpine, geralmente no volume 23). No entando, não quero som distorcendo, vozes tremendo, tweeter estridente... Quero uma boa definição na bateria e seus pratos, na guitarra, no violão, na voz, etc!

As três opções que tenho não trazem "indicações unânimes", havendo algumas discórdias entre aqueles que as recomendam, pois uns dizem que X é melhor que Y, e outros que nem X e nem Y chegam aos pés de Z, mas gostaria muito da opinião dos que ouviram e/ou tenham algum deles para me ajudar a decidir em qual invesitr. Então vamos lá:

- Focal Polyglass 165V30

- Focal K2 Power 165KR

- Morel Elate 6

Como disse, todos são interessantes, mas o Elate tem o diferencial de o Crossover aceitar biamplificação, que se encaixa perfeitamente no tipo de instalação que tenho atualmente.

Apenas para relembrar, vou continuar usando a PDX-5 em biamplificação, sendo os cortes e regulagens ajustados por meio da 9887 em 3-Way!!!

Acho que é isso pessoal. Espero que me ajudem novamente ;)

Forte abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera, tudo em paz com todos?

Bom, instalado o novo subwoofer (Alpine Type-S em substituição do Pioneer TS-W307D4) e terminado o novo rack para a PDX-5, chegou a hora de ressuscitar o tópico e decidir qual será o novo Kit que substituirá meu "veterano" Focal Access!!!

Estive pesquisando muito nestes ultimos meses um possível upgrade no meu 2-Way e me deparei com três opções que julgo bastante interessantes. Estou a procura de um Kit intermediário/alto nível, que seja bem equilibrado, com um bom timbre, médios e agudos bem denifidos, com tweeters harmônicos e não fadigantes. Não faço questão de um Midbass parrudo, que desça a frequências inferiores a 80Hz, mesmo porque acho que esta tarefa cabe ao subwoofer. Além disso, as portas do Palio, por mais que tratadas, não são tão boas para subgrave quanto um pesinho, e não tenho a pretensão de fazer este tipo de instalação.

Procuro um Kit que toque bem qualquer tipo musical, seja hardcore, rock progressivo, rock antigo, blues, metal, reggae, hip-hop, MPB, pop-rock nacional, etc., com qualidade e altura, pois gosto de ouvir o som razoavelmente alto (para os que têm Alpine, geralmente no volume 23). No entando, não quero som distorcendo, vozes tremendo, tweeter estridente... Quero uma boa definição na bateria e seus pratos, na guitarra, no violão, na voz, etc!

As três opções que tenho não trazem "indicações unânimes", havendo algumas discórdias entre aqueles que as recomendam, pois uns dizem que X é melhor que Y, e outros que nem X e nem Y chegam aos pés de Z, mas gostaria muito da opinião dos que ouviram e/ou tenham algum deles para me ajudar a decidir em qual invesitr. Então vamos lá:

- Focal Polyglass 165V30

- Focal K2 Power 165KR

- Morel Elate 6

Como disse, todos são interessantes, mas o Elate tem o diferencial de o Crossover aceitar biamplificação, que se encaixa perfeitamente no tipo de instalação que tenho atualmente.

Apenas para relembrar, vou continuar usando a PDX-5 em biamplificação, sendo os cortes e regulagens ajustados por meio da 9887 em 3-Way!!!

Acho que é isso pessoal. Espero que me ajudem novamente ;)

Forte abraço a todos.

Marco, acho que eu tenderia pro K2 Power, mesmo sem ter ouvido o Elate. Foi o kit mais impressionante que já ouvi até hoje.

Bi-amplificado com um bom amp então, deve ficar um show a parte... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu recomendaria com toda certeza o Focal V30...

Mas, sabendo que seu amplificador é um Alpine PDX, eu não sei se vale o investimento.

Eu já usei bastante coisa com o Alpine PDX, incluindo o Focal 165KR, Morel Elate 3way, Morel Tempo, Novo NAR Kevlar, entre outros...

Infelizmente, sendo bem sincero, o PDX não é um bom amplificador. Ela distorce muito o timbre dos falantes, principalmente nas altas frequencias.

O melhor resultado que obtive com a PDX até hoje foi com o Morel Tempo. Foi o kit que "mascarou" melhor os defeitos da PDX.

Eu não investiria em um kit acima dele para este amplificador.

Se quiser trocar o amplificador, ai sim, o Focal 165 V30 é um excelente kit 2 vias!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

- Focal Polyglass 165V30

- Focal K2 Power 165KR

- Morel Elate 6

Não existe uma única resposta certa ou melhor, e vai ver isto pelas resposta distintas, mas o que acho que todos vão concordar de que primeiro a insraelense Morel e francesa Focal estão entre as melhores frabricantes deste segmento de falantes de qualidade. Ainda mais nestas linhas Tops de ambas.

Assim como todos vão dizer de que independente da escolha, as 3 opções dde escolha são excelentes, e vão deixa-los satisfeito. Compre o que for mais fácil e barato e seja feliz!

Ah, veja se não tem nenhum deles à venda usado em bom estado no Forum de Classificados desta comunidade, de algum usuário que esta fazendo upgrade, e vai pagar ainda mais barato e fazendo negócio ainda melhor. Acho que vi o KR e o Elate à venda recentemente por lá com bons preços...

Por fim, minha escolha pessoal foi pelo Morel Elate 6, que é o que tenho no meu carro, e estou totalmente satisfeito. Recomendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Como ja falaram, esses kits sao excelentes mesmo! Ja ouvi todo os 3 e recomendo kalker um deles. Pra mim, a ordem seria: Elate, V30 e KR. O Elate corta o tw em 1800hz, baixissimo! Os outros, cortam no cross a 3800hz. Bi-amp, os focais devem trabalhar no limite em 2500hz, mais baixo q isso, vai no Elate q é mais seguro mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

-> Abreu:

É, realmente o PDX não é o melhor amplificador que existe, mas gosto da praticidade dele e, à época, era o que se encaixava em meu orçamento (rs). A idéia é trocá-lo no futuro por uma Audison 5.1K, mas acho que no momento o PDX está satisfazendo minhas pretensões... Certa vez ouvi que "nós só sabemos o que é bom quando conhecemos algo melhor do que temos" e, como o PDX foi o amplificador mais top que eu já ouvi até hoje (acreditem se quiser hahaha!), vou permanecer com ele por mais um tempinho.

Resolvi fazer um upgrade no Kit, pois, ao meu ver, é o equipamento mais básico e inferior do meu Set, que merece ser trocado em primeiro lugar. O PDX será trocado também, mas acho que dá para aguardar um pouco mais.

Em relação ao novo Kit, estou pensando mesmo no Elate, pois de todos, ele tem alguns pontos positivos que os outros não tem: (i) o tweeter é de seda e é muito bem falado (penso que se o do Morel Tempo já é bom, o MT-23 que acompanha o Elate deve ser melhor ainda); (ii) o crossover permite bi-amplificação, sendo que eu posso usar as regulagens originais ou alterar algo pela 9887; (iii) o midbass é menor e menos parrudo que o Focal, não correndo o risco de raspar a traseira no vidro ou de eu ter de recortar a bolsa original da porta...

Vou pensar com calma em qual investir, mas o Elate está saindo a frente dos outros por estes detalhes. Além disso, tem o ponto que você falou: pode ser que ele mascare melhor os defeitos da PDX-5. No entando, se tiver mais Kit's a recomendar ou considerações a fazer sobre os mencionados, sinta-se a vontade ;)

Forte abraço cara.

-> LHL:

Realmente, tanto a Focal quanto a Morel são maravilhosas empresas, não há o que se discutir!!!

Concordo que as três opções me satisfarão, mas acho que pelas minhas pretensões, pelo o que eu desejo em um Kit, o Elate é o que mais se enquadra nelas.

Quanto ao valor do Kit, estou de olho apenas em produtos semi novos anunciados aqui no Forum. O único que cotei novo foi o 165V30, mas o Elate e o KR são de membros e estão nos classificados.

Valeu pelas dicas e pela força, cara.

Abração.

-> RaoniPaiva:

Então, esqueci deste detalhe do Elate, o seu corte é o mais baixo de todos!!!

Como já disse, o Morel está como minha primeira opção, visto que, aparentemente, é o mais completo. Pensei em pegar o V30, mas o fato de seu crossover não permitir bi-amplificação me deixa com medo de ter o mesmo resultado que tive com o Access... Estou muito cauteloso na escolha do novo Kit, pois não quero investir uma grana considerável e correr o risco de pegar um alto falante não tão diferente do que eu tenho atualmente, entende?

Fiquei com um pé atrás no Focal, principalmente por seus tweeters "marcarem presença". Claro que não posso me esquecer que uso um amplificador classe D, o que influencia batante na qualidade, mas como é o que eu tenho para o momento, preciso escolher um Kit que se adapta bem a ele. Alançando este objetivo, se caso eu decidir pegar um amplificador melhor, como um Audison 5.1K, tenho certeza que se ficar bom no PDX, também ficará na Audison (hahaha)!!!

Forte abraço parceiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pessoal, tudo beleza?

Depois de muito matutar, ler, pesquisar, ver reviews, consultar colegas daqui do fórum e através das dicas postadas aqui acima, acabei optando pelo Morel Elate 6, pois, como disse, acho que é o que mais se enquadra no que eu espero de um Kit!!!

Acho que esta semana a criança já estará aqui e em breve fotos virão ;)

Forte abraço moçada. Valeu novamente por todas as dicas e atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...