Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Marco Bottino Junior

Bi-amp e 3-Way - Upgrade no Kit 2 Vias

Recommended Posts

Eu sei mais ou menos. Qual é a duvida ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, vou deixar ele no 3-Way, mas estava olhando o manual e me perdi todo!!!

Tipo, para ter todas as regulagens independentes, eu tenho que deixar na posição "L/R", certo?

Mas as dúvidas mesmo surgem em relação a:

1. Para regulagens, tenho que deixar o Multi-Eq ligado?

2. O que são e como configuro o Equalizador de 5 e 7 Bandas para um Kit Duas Vias + Subwoofer?

3. Qual a diferença entre equalizador paramétrico e gráfico?

4. Esta tal regulagem de "Slope" pode vir a prejudicar algum componente do meu Kit?

5. Quando se fala em HPF de 1kHz a 20kHz, no display como ele aparece? De 1000 em 1000, de 500 em 500...? Digo isso, pois quero fazer o corte dos tweeters as 5kHz!!!

6. Em bandpass, para os mids, para que não fique um "buraco" no som, é possível se fazer o ajuste ente 500Hz e 5000Hz, por exemplo?

Obrigado pela atenção amigo. Estou sofrendo para tentar aprender um pouco do SQ hahahaha ;)

Forte abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Então amigo, como já disse, sou leigasso no assunto (rs) e fiz o tópico com base no que me aconselharam. Segundo informações, o 3-Way é a possibilidade de se controlar indepentedemente cada componente de um kit, seja 2 vias ou 3 vias. No meu caso, como usarei um 2 vias, será possível fazer as regulagens, de forma indepentende, de cada tweeter, cada midbass e do subwoofer.

Já o bi-amp, refere-se ao tipo de ligação feita entre o amplificador e o kit, que no caso, não utiliza o cross original deste último, mas sim o ativo da HU.

Acho que é isso. Se eu estiver errado, por favor, corrijam-me, pois estou entrando nesta de SQ agora hahahaha!!!

Abração pessoal.

eu ja olhei alguns topicos e ate agora oque eu entendi por bi-amp e o seguinte seria tipo pegar um modulo de 4ch e ligar o ch 1 p o mid esq ch 2 p mid dir ch 3 para o cross do kit e do cross ligar ao tw esq ch4 ligar ao cross do kit e dai para o tw dir. me desculpem se falei besteira mas na minha cabeça ate agora to pensando que seja isto se for vo comprar um modulo mono pra mim e deixar p o sub e deixar um modulo de 4ch so para o kit

Compartilhar este post

Link para o post

eu ja olhei alguns topicos e ate agora oque eu entendi por bi-amp e o seguinte seria tipo pegar um modulo de 4ch e ligar o ch 1 p o mid esq ch 2 p mid dir ch 3 para o cross do kit e do cross ligar ao tw esq ch4 ligar ao cross do kit e dai para o tw dir. me desculpem se falei besteira mas na minha cabeça ate agora to pensando que seja isto se for vo comprar um modulo mono pra mim e deixar p o sub e deixar um modulo de 4ch so para o kit

É isso mesmo amigo!!! Porém, você pode usar ou não o cross passivo do Kit Duas vias - apenas como garantia, evitando a queima do Tweeter por frequências por eles não suportadas ;)

Então, caso não queira comprar 2 Amplificadores, compre um de 5 canais (4 Stereo e 1 Mono)!!!

Em relação às configurações do 9887, alguém com pasciência para me ajudar? Hahahaha...

Forte abraço pessoal.

Editado por Marco Bottino Junior

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo amigo!!! Porém, você pode usar ou não o cross passivo do Kit Duas vias - apenas como garantia, evitando a queima do Tweeter por frequências por eles não suportadas ;)

Então, caso não queira comprar 2 Amplificadores, compre um de 5 canais (4 Stereo e 1 Mono)!!!

Em relaçã as configurações do 9887, alguém com pasciência para me ajudar? Hahahaha...

Forte abraço pessoal.

ainda bem que minha intuição esta boa, qunato se comprar um modulo de 5ch nao vejo muita vantagem nao pois os modulos de 5ch de marcas renomadas tem sempre configurações como 4x70rms 4ohms + 1x 200rms 4ohms

quando se quer fazer um up no kit pegando um mais parrudo de 120rms com um sub de 300 a 400rms o set passa uma fome terrivel acho bem mais facil conseguir a potencia desejada atraves de 2 modulos uma boa alternativa que vem aparecendo sao os kit com impedancia de 2ohms como o caso do focal 165k2p ai sim esses modulos de 5ch dao em media 100 a 120 rms em 2ohms. quanto a regulagem da hu ja vi que vo passar o mesmo perrengue que vc dia 7 chaga o meu dzx788usb que tem quase as mesmas regulagens do seu. boa sorte.

Editado por nobrejrtn

Compartilhar este post

Link para o post

ainda bem que minha intuição esta boa, qunato se comprar um modulo de 5ch nao vejo muita vantagem nao pois os modulos de 5ch de marcas renomadas tem sempre configurações como 4x70rms 4ohms + 1x 200rms 4ohms

quando se quer fazer um up no kit pegando um mais parrudo de 120rms com um sub de 300 a 400rms o set passa uma fome terrivel acho bem mais facil conseguir a potencia desejada atraves de 2 modulos uma boa alternativa que vem aparecendo sao os kit com impedancia de 2ohms como o caso do focal 165k2p ai sim esses modulos de 5ch dao em media 100 a 120 rms em 2ohms. quanto a regulagem da hu ja vi que vo passar o mesmo perrengue que vc dia 7 chaga o meu dzx788usb que tem quase as mesmas regulagens do seu. boa sorte.

Então cara, eu optei por um 5 Canais pela facilidade e pelo preço. O meu são 4x 75Wrms + 1x 300Wrms, independentemente se em 2 ou 4Ohms!!! Achei um puta negócio, pois potência não significa qualidade e creio que tanto o Kit Duas Vias quanto o Subwoofer estarão bem alimentados ;)

Como minha idéia é montar todo este Set, num futuro bem próximo, em uma Saveiro G5 e pegar um Subwoofer Focal 25A1, não estou tão preocupado com potência... acho que casará tudo certinho hehehe =)

Forte abraço amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Então cara, vou deixar ele no 3-Way, mas estava olhando o manual e me perdi todo!!!

Tipo, para ter todas as regulagens independentes, eu tenho que deixar na posição "L/R", certo?

Mas as dúvidas mesmo surgem em relação a:

2. O que são e como configuro o Equalizador de 5 e 7 Bandas para um Kit Duas Vias + Subwoofer?

Com o seu som bem montado, não vai precisar mecher em equalização. Se a princípio não tratar as portas, um tapinha em 80 Hz é interessante (colocar +1 ou +2dB)

3. Qual a diferença entre equalizador paramétrico e gráfico?

Paramétrico é mais difícil de mecher mas é bem melhor. Gráfico é mais simples, mas limitado. A diferença é essa, mas sabendo mecher ambos fazem a mesma coisa... A diferença está apenas nas opções, que o paramétrico é totalmente ajustável e o gráfico é fixo (a faixa de frequencia)

4. Esta tal regulagem de "Slope" pode vir a prejudicar algum componente do meu Kit?

Não nos cortes e potências que você está usando. Mas se você resolver cortar o tweeter o mais baixo possível é interessante usar slope de 24dB/oitava. Mas, exceto neste caso, o slope vai apenas mecher na integração dos componentes. 12dB/oitava acredito ser o mais interessante

5. Quando se fala em HPF de 1kHz a 20kHz, no display como ele aparece? De 1000 em 1000, de 500 em 500...? Digo isso, pois quero fazer o corte dos tweeters as 5kHz!!!

6. Em bandpass, para os mids, para que não fique um "buraco" no som, é possível se fazer o ajuste ente 500Hz e 5000Hz, por exemplo?

BandPass significa exatamente isso... Associar um HighPass + um LowPass, para que passe apenas uma faixa de frequência.

Obrigado pela atenção amigo. Estou sofrendo para tentar aprender um pouco do SQ hahahaha ;)

Forte abraço.

Respondido no quote o que eu sei. O resto só para quem tem um aparelho igual ou semelhante ao seu =)

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma vez, muito obrigado pela força João. Ajudou bastante no que pode cara, esclareceu algumas coisas que estava confuso hahaha ;)

Então, resolvi perguntar a respeito do Bandpass, pois como não tenho muita experiência com regulagens e nem com tais componentes, não sabia se 4kHz, por exemplo, seria muita coisa para um Midbass!!!

Em relação as outras perguntas pessoal, alguém que tenha ou já teve um 9887 poderia me ajudar?

Forte abraço para todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ai Marco, depende muito do mid entende?

O ideial é pegar o manual do focal access e ver qual é o ponto de corte do cross, e se tem alguma particularidade. Lembro ed um tempo atras tinha um kit que, se usado com o cross fazia um corte em determinada faixa, mas se fizesse o corte via HU, era outra faixa de corte...

leia direitinho isso ai, pra não estragar nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ai Marco, depende muito do mid entende?

O ideial é pegar o manual do focal access e ver qual é o ponto de corte do cross, e se tem alguma particularidade. Lembro ed um tempo atras tinha um kit que, se usado com o cross fazia um corte em determinada faixa, mas se fizesse o corte via HU, era outra faixa de corte...

leia direitinho isso ai, pra não estragar nada...

Entendi cara!!! Estou sofrendo um pouco exatamente por isso, não há uma regra, cada componente, cada marca tem sua particularidade...

Amanhã vou dar uma olhada no "manuel" da Focal para descobrir sobre os Mids, mas a caixa informa que o crossover corta em 4,8kHz.

Forte abraço ScuLt.

Compartilhar este post

Link para o post

Respondendo o que falta:

Não precisa ficar ligado. Se usa ligado se for fazer as regulagens com o kit imprint.

O crossover vai subindo em 1/3 oitava. Na zona de corte do tweeter que você quer ele tem 4, 5 e 6,3khz.

Tem que ir mexendo que aprende fácil.

Editado por virleialberto

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, muito obrigado novamente Virlei!!!

Acho que grande parte das dúvidas que tinha já foram sanadas agora =)

Lá pelo dia 20 o resto dos equipamentos já estarão comigo. Só faltará a instalação e depois brincar de regular tudo hahahaha!!!

Forte abraço brother.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, fiz um esqueminha de como vai ficar a ligação em Bi-amp e com o 3-Way do Player ligado. Gostaria que comentasse se está certinho e aguardo sugestões ;)

esquemadeligao3way.png

Forte abraço para todos.

Editado por Marco Bottino Junior

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando o tópico..mesmas duvidas suas...só que mais humilde meu set..9887>Clarion APX 4361>Morel tempo....muita coisa boa !! Boa sorte no set Marcão, abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive o 9887 e o utilizei em modo 3 WAY. Vou dar minha opinião, apesar de poder não agradar a todos, ok?

Ficou muito complicado encontrar o ponto de corte do kit e deixá-lo como se fosse original. Além do mais, quando utilizei cortes de 12, 18 ou 24 db/oct, percebi claramente o quanto prejudicava na musicalidade do áudio. Ativando o TA, terminava por destruir totalmente o áudio, alterando timbre, atenuando inúmeros harmônicos com isso.

Mas se você realmente faz questão de utilizar o TA e não se importa com esta alteração, é válido utilizá-lo em 3 WAY.

Outro ponto: para que você vai colocar alto falantes atrás? Isto somente vai prejudicar mais ainda o áudio, possivelmente vindo a cancelar algumas frequências da parte frontal por não estarem na mesma fase, além de trazer o palco para trás.

O delay entre um tweeter e o seu midbass, não é tão crítico a ponto de querer utiizar um TA. Entretanto o DELAY entre um MIDBASS esquerdo e direito são realmente críticos. Algo que poderia fazer para compensar esta carência que existe em todos os carros seria atenuar o lado esquerdo com o balanço.

O melhor é que faça os testes primeiro com os crossovers passivos, sem TA, ouça várias músicas de seu gosto. Depois ligue tudo em 3 WAY, e ouça novamente. E depois de tudo, ative o TA, utilize o EQUALIZADOR e perceba se não prejudicou tanto o áudio. Se o seu ouvido não perceber diferença, parabéns, sorte sua.

Bos sorte, cara! Espero que encontre a melhor solução para o seu gosto.

Mas cuidado ao ouvir somente a opinião de terceiros. Cada caso é um caso. :legal:

Estas informações foram de muita importância para mim, pois estou no mesmo dilema usar ou não usar o cross do kit (morel tempo), acredito que vou usar o cross do kit pelo menos até pegar a "manha do player e poder fazer algumas experiencias com segurança"...

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, fiz um esqueminha de como vai ficar a ligação em Bi-amp e com o 3-Way do Player ligado. Gostaria que comentasse se está certinho e aguardo sugestões ;)

esquemadeligao3way.png

Forte abraço para todos.

No grafico esta certinho assim como manda o manual...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Fechou a regulagem cara? Vamo que vamo! []-[]

Ainda não parceiro!!! Ficou um pouquinho "salgado" o valor que a instaladora me cobrou para montar tudo, então estou esperando - SEM NADA DE SOM NO CARRO - vender meu outro amplificador para instalar tudo =/

Infelizmente vou ter de suportar uns dias só com os zilhões de "téc-téc" que o meu maravilhoso Fiat faz hahahaha!!!

Assim que eu tiver novidades, postarei por aqu ;)

Forte abraço brother.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, tudo bem?

Peguei o carro na instaladora hoje. Ficou lindo, muito bem feito o trabalho e acabamento (posto fotos depois) mas estou com um sério problema:

Fiz a ligação em Bi-amp (Rear -> Canal 1 e 2 -> Tweeters / Front -> Canal 3 e 4 -> Midbass / SW -> Canal 5 -> Subwoofer). Deixei a chave do 9887 no 3-Way, mas para minha surpresa, os Midbass não tocaram. Pelo que entendi, no 3-Way só tocam 2.2 Canais, correto?

Bom, resolvi mudar a chave do 9887 para X-OVER. Todos os alto-falantes ligaram, mas os Tweeters ficaram horríveis, bem estridentes e passando muita frequência média. A imressão que dá é que eu estou em um estádio de futebol, com aquele "ÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ" de fundo. Fui dar uma olhada no Crossover Ativo do Player e fui surpriendido: os cortes em High não passam de 200Hz quando a chave está no X-OVER!!!

Pessoal, preciso muito de uma ajuda, conselho, informação, dica, sei lá, pois, de verdade, fiquei um pouco "instatisfeito" com o resultado que tive. O que vocês acham? Trata-se de alguma regulagem no Player que quando Ligar o 3-Way eu consiga fazer os Mids funcionarem ou eu mando instalar os Crossovers originais da Focal e fico com 2 Canais do meu Amplificador e Cabos RCA sobrando?~

Forte abraço pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, tudo bem?

Peguei o carro na instaladora hoje. Ficou lindo, muito bem feito o trabalho e acabamento (posto fotos depois) mas estou com um sério problema:

Fiz a ligação em Bi-amp (Rear -> Canal 1 e 2 -> Tweeters / Front -> Canal 3 e 4 -> Midbass / SW -> Canal 5 -> Subwoofer). Deixei a chave do 9887 no 3-Way, mas para minha surpresa, os Midbass não tocaram. Pelo que entendi, no 3-Way só tocam 2.2 Canais, correto?

Bom, resolvi mudar a chave do 9887 para X-OVER. Todos os alto-falantes ligaram, mas os Tweeters ficaram horríveis, bem estridentes e passando muita frequência média. A imressão que dá é que eu estou em um estádio de futebol, com aquele "ÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ" de fundo. Fui dar uma olhada no Crossover Ativo do Player e fui surpriendido: os cortes em High não passam de 200Hz quando a chave está no X-OVER!!!

Pessoal, preciso muito de uma ajuda, conselho, informação, dica, sei lá, pois, de verdade, fiquei um pouco "instatisfeito" com o resultado que tive. O que vocês acham? Trata-se de alguma regulagem no Player que quando Ligar o 3-Way eu consiga fazer os Mids funcionarem ou eu mando instalar os Crossovers originais da Focal e fico com 2 Canais do meu Amplificador e Cabos RCA sobrando?~

Forte abraço pessoal.

Bom, pelo seu esquema do tópico 38 tá tudo certo sim, só tem de ver se as ligações estão exatamente daquela maneira.

Se estiver tudo como naquela figura o problema é de regulagem mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Marco... leia o manuel certinho do 9887, etm uma opção de tweeter user's, algo do tipo. Voce tem que desabilitar uma função do player de cortar só até os 200hz mesmo. ai com essa tw user's da pra cortar do jeito que voec quer

No manual etm certinho...

Editado por ScuLt

Compartilhar este post

Link para o post

Marco, quando você mudou a posição da chave para XOVER 3WAY resetou o 9887? Se não me engano tem que fazer isso para ele funcionar.

Tenho dúvida no seu esquema, mas acho que a saída Front é que corresponde ao High e a saída Rear ao Mid. Dá uma conferida. Eu uso o meu em 3way mas não lembro como ficaram os cabos RCA e é muito trabalho desmontar painel para ver. Com certeza tem ajuste errado pois o normal é a saída mid ter ajuste de 20hz a 20kz e a saída high 1khz a 20kz ou 20hz a 20kz se o ajuste do TW setup estiver configurado para "User's".

Compartilhar este post

Link para o post

leorbolato:

Então cara, conferi toda a ligação e está certinho. Cheguei item por item, Canal por Canal através dos RCA, que já vem as posições marcadas, e da Fiação, que tem tamanho diferente para os Tweeters e Midbass.

ScuLT:

Vou dar uma checada neste "tweeter user's", mas o corte até 200Hz é só quando se deixa o 9887 em X-OVER. Se mudar a chave para 3-Way libera os ajustes de 20Hz a 20KHz, o problema é que o Midbass para de funcionar.

virleialberto:

Não resetei o Player quando mudei as chaves cara.

Em relação aos Canais, segundo o Manual do 9887, REAR é para os Tweeters e FRONT para os Midbass.

Estou um pouco "assustado", pois não sei onde está o problema cara. Não sei se é defeito no Player, se é alguma regulagem que eu devo habilitar ou desabilitar, se foi erro meu não ter resetado, se eu deveria ter utilizado os Crossovers da Focal e ter ligado o 3-Way... Simplesmente não sei =/

Forte abraço pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

leorbolato:

Então cara, conferi toda a ligação e está certinho. Cheguei item por item, Canal por Canal através dos RCA, que já vem as posições marcadas, e da Fiação, que tem tamanho diferente para os Tweeters e Midbass.

ScuLT:

Vou dar uma checada neste "tweeter user's", mas o corte até 200Hz é só quando se deixa o 9887 em X-OVER. Se mudar a chave para 3-Way libera os ajustes de 20Hz a 20KHz, o problema é que o Midbass para de funcionar.

virleialberto:

Não resetei o Player quando mudei as chaves cara.

Em relação aos Canais, segundo o Manual do 9887, REAR é para os Tweeters e FRONT para os Midbass.

Estou um pouco "assustado", pois não sei onde está o problema cara. Não sei se é defeito no Player, se é alguma regulagem que eu devo habilitar ou desabilitar, se foi erro meu não ter resetado, se eu deveria ter utilizado os Crossovers da Focal e ter ligado o 3-Way... Simplesmente não sei =/

Forte abraço pessoal.

Bom, quando se muda a chave pelo que eu sei se tem de desligar o chicote e ligar novamente, para que ele possa mudar a configuração.

Mas ta estranho isso ai hein.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...