Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
soneka

Projeto 3 Vias Pronto

Recommended Posts

E ai galera..

Bom depois que retirei o som do meu carro resolvi transportar o som todo pro meu quarto e deixar o som pra fazer umas festinhas e uns churras de vez em quando. Comprei uma fonte, FT-120, pra poder alimentar o som.

Só que o som que eu tinha no carro não rendia legal em ambientes externos

(http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=131637&st=0&p=1873932&fromsearch=1entry1873932 ) então resolvi mudar.

Fui pesquisar um som que se adequasse ao meu gosto musical. Eu ouço de tudo, mas principalmente música eletrônica, hip hop e pagode. Daí que achei um projeto pronto que me agradou muito, um da snake de 3 vias ( http://www.snakepro.com.br/v2/webadmin/uploads/projeto_18_02.pdf ).

Resolvi ir nesse mesmo, pois gostei muito dos parâmetros dos falantes e por ser uma marca muito conceituada. Então comprei os falantes, ESX185 e ESX125, que já chegaram e o driver e a corneta que ainda faltam chegar.

Sobre os falantes tenho que dizer que gostei bastante do acabamento dos mesmos e em testes que fiz free-air também pude perceber que eles tem um timbre muito gostoso. Minhas únicas críticas ficaram para a caixa que é de papelão e não oferece nenhuma proteção para os falantes, inclusive um deles (ESX185) chegou com um arranhão e a outra crítica fica para o manual que é uma tirinha de folha recortada de uns 10 cm x 20 cm que fornecem apenas os parâmetros que já constam no site.

Bom de qualquer forma comecei a realizar o projeto e vou postando as fotos e os meus comentários.

Espero que vocês gostem.

Críticas são muito bem vindas, exceto as que não acrescentem nada de útil.

Editado por soneka

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera aqui é a foto da minha centralzinha, a colméia. Os amplificadores são um T2000 para o ESX185 e o ESX125 e o GTA460 para o SD375. Usei fios de 35mm para o T2000 e de 21mm para o GTA460, ligados a um distribuidor que é ligado à bateria com um fio de 54mm, pro positivo e negativo. Pros falantes vão ser de 2x4mm e de 2x2,5mm pro driver. Os RCAs são de RGC59 + conectores Sto Angelo. O voltímetro é o da Taramps e o player um DEH-3050UB.

colmia1.jpg

colmia2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pra tocar o ESX185 e o ESX125 no mesmo amp vou usar um divisor passivo pra cada um, um LP em 150Hz 4ohms pro ESX185 e um BP150-2000Hz 8ohms pro ESX125 e vou ligá-los em paralelo. Pro driver vou usar um LP2000Hz 8ohms. Os divisores eu comprei com o Protheus, gente boa, me explicou tudo direitinho e enviou os divisores no prazo.

hpbplp.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pra caixa utilizei MDF 25mm, que foi o especificado no projeto. Os cortes tudo na base do tico-tico mesmo.

chapa.jpg

chapa2m.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Depois das madeiras serradas fui fazendo as aberturas pros falantes e alças.

chapa3.jpg

ala1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

bem legal o projetinho, parabéns

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei a alça pra ver se tava encaixando direitinho e aproveitei pra fazer a abertura por onde os fios vão passar.

ala2f.jpg

conector1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Parafusei as chapas pra ver como estava ficando e ver se tudo estava encaixando.

prvia1.jpg

conector2.jpg

Emcima da caixa estão as chapinhas para o reforço interno.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz o teste pra ver se o reforço também estava encaixando certinho. Como fechou certinho já fui pra etapa de fechar a caixa de vez. Passei cola na parte onde as chapas estariam em contato umas com as outras e fui parafusando.

reforo.jpg

parafuso.jpg

Essa parte foi realmente muito chata. Como eu queria ter uma parafusadeira nessa hora...

Gastei em torno de 330 parafusos pra fechar a caixa toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Feito isso fui pra parte da vedação. Utilizei cola branca com serragem mesmo, sai mais em conta e é eficiente. A caixa para o médio grave eu já havia feito antes.

vedando.jpg

caixamdio.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Fechando a caixa toda fui retocando a caixa toda com a massa plástica pra esconder os buracos dos parafusos e o defeito que ficou no lugar ao redor das alças e do local onde os fios vão ser passados.

O conector que eu vou utilizar é o XLR, se não me engano é esse o nome.

massaplstica.jpg

xlrc.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A parte do revestimento eu resolvi fazer em duas etapas, uma de revestir a caixa toda com EVA e depois revestir com corvin.

Acabei parando na metade do revestimento com o EVA e se sobrar tempo essa semana continuo o trampo.

evae.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

quando li não acreditei kkkkkkk parafusou tudo na chave de mão kkkkk se é loucooo kkk , parabens ta ficando top :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

quando li não acreditei kkkkkkk parafusou tudo na chave de mão kkkkk se é loucooo kkk , parabens ta ficando top :rever1:

Hahahaha.. Nem me fala.. Eu parafusava uns 40 seguidos o braço ficava latejando haha..

Compartilhar este post

Link para o post

trampo top, vai ser um belo som no quarto hehe.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que o projeto está bem encaminhado e com falantes bem definidos, cada um com suas funções e os cortes.

Compartilhar este post

Link para o post

Que bom que o projeto está bem encaminhado e com falantes bem definidos, cada um com suas funções e os cortes.

Sim.. Sua ajuda foi de grande importância pra definir td certinho.. :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.. Sua ajuda foi de grande importância pra definir td certinho.. :rever1:

Agradeço pelo reconhecimento, mas aqui estamos todos para aprender!

O difícil será resistir e ficar por muito tempo somente com essas caixas, principalmente depois que partir para o uso de amplificadores profissionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço pelo reconhecimento, mas aqui estamos todos para aprender!

O difícil será resistir e ficar por muito tempo somente com essas caixas, principalmente depois que partir para o uso de amplificadores profissionais.

Pois é, assim que tiver tudo concluído vou começar a analisar a opção de partir pros amps profissionais e o uso daquela tal mesa de som hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, assim que tiver tudo concluído vou começar a analisar a opção de partir pros amps profissionais e o uso daquela tal mesa de som hehe.

Ahh já ia esquecendo e esqueci de comentar quando estávamos discutindo o projeto.

Foi perfeita a preocupação em montar 02 caixas de conectores em cada caixa. Pode flexibilizar as formas de ligação.

Espero que tenha feito para o conector Speakon.

Esses conectores são um poucos principalmente os Neutrik, mas da Santo Ângelo já dão para o gasto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh já ia esquecendo e esqueci de comentar quando estávamos discutindo o projeto.

Foi perfeita a preocupação em montar 02 caixas de conectores em cada caixa. Pode flexibilizar as formas de ligação.

Esses conectores são um poucos principalmente os Neutrik, mas da Santo Ângelo já dão para o gasto.

É como eu pretendo locomover as caixas de vez em quando pra umas festinhas ou churras que eu vá fazer pensei em separar com esses conectores..

Então o da "colméia" eu usei uns de pressão igual ao desses mini system que se usa, depois posto uma foto pra demonstrar.

Já o da outra caixa, o sarcófago, eu vou usar um de encaixa, não sei se é esse Speakon, mas acho que não é não, se não me engano é aquele XLR ou canon, mais além eu confirmo direitinho..

Compartilhar este post

Link para o post

Então fui olhar e o conector fêmea e macho da caixa com os alto-falantes são os tais XLR mesmo. São da marca CSR. São estes aqui: http://www.csr.com.br/q33bk.htm e http://www.csr.com.br/produtos/sk048.htm .

O conector de pressão da central segue abaixo:

conectorpressao.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...