Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
BySchneider

Projeto Stilo

Recommended Posts

Agora o 12w3 a caixa recomendada para ele é de 32 litros aproximadamente...

Com esta de 44 litros o grave vai ficar mais macio e o sub vai descer mais, em compensaçao vc vai perder SPL.

Pode ser uma opçao de vc fazer um rebaixado na caixa e colocar o amp do lado ...

Fica super discreto!

Bah, mexer na caixa nem era... já foi uma trabalheira fazer ela hehehehe

E se eu pegar essa caixa de 44 litros e só colocar um duto nela?

Esse sub rende melhor em selada ou dutada?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bah, mexer na caixa nem era... já foi uma trabalheira fazer ela hehehehe

E se eu pegar essa caixa de 44 litros e só colocar um duto nela?

Esse sub rende melhor em selada ou dutada?

Tem que olhar os parametros para ver qual caixa ele se adequa melhor..

Mas deve tocar bem em dutada sim, o projeto para dutada fica em 49.6 litros..

Particularmente eu iria de selada e faria os testes com a caixa assim, se não ficar bom vai mexendo...

Para perder uma litragem é mais facil só colocar uns preenchimentos nela ..

Compartilhar este post

Link para o post

Seria mais ou menos isto..

Porem vc tem que levar em consideraçao que a ideia de se fazer o corte é deixar a resposta mais plana possivel..

Entao varia a frequencia de corte de acordo com a ordem do filtro ..

Se for um 6dB oitava (1ª ordem) vc nao pode colocar ambos os crossovers na mesma frequencia, senao vc vai ter um pico em cima da frequencia de corte!

Entao seria o ideal cortar um por volta de 3200 e o outro em 3500, pois a atenuaçao é suave na primeira oitava vc teria uma atenuaçao de 3dB no HP e 3dB no LP que somando os dois daria 0dB e assim sucessivamente..

Agora ser for um filtro de 24dB oitava (3ª ordem) é um filtro que tem um corte brusco...

Ai sim vc coloca os dois na mesma frequencia, pois na proxima oitava ele praticamente nao vai reproduzir aquela faixa de frequencia..

IMG]http://i49.tinypic.com/oa9nb6.jpg[/img]

Mas este amp que possui nao é muito interessante para fazer bi-amp em kits fortes, pois ele nao tem muita potencia.

No seu caso acredito que seja melhor usar o bridge!

Se o seu kit nao tiver crossover que suporte bi-amp veja a frequencia de corte dele e use crossovers ativos no CD.

Caso nao tenha, nao recomendo fazer o bi-amp, pois vc teria um trabalho enorme para fazer um passa alta para o tweeter que é mais simples que fazer um passa faixa para o mid!

Caso para o sub utilize corte em 60hz e os falantes em 70hz, utilizar um corte de 18dB/8ª esta correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente chegou o JL 12w3v3 que comprei do Cyro: :rolleyes:

Fui colocar na mesma caixa q estava o 308, mas ele não coube por um detalhezinho... pouquinha coisa mais larga a parte interna do JL.

Vou ver como vai ficar nessa selada de uns 44 litros.

Só vou dar mais uma abridinha no buraco da caixa hj a noite.

Muito bonito o sub!

Fotinhas dele:

dsc01046p.th.jpg dsc01047i.th.jpg dsc01048lu.th.jpg dsc01050m.th.jpg dsc01051j.th.jpg dsc01054k.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Schneider, vi que muita gente falou dos cortes, se referindo a "pico", quando na realidade é "vale". Cortando em 1a ou 2a ordem (6 e 12 dB/octave), se você setar o mesmo corte (ex: LP 63Hz, HP 63Hz), vai ficar um VALE (um buraco) em um determinado range de freqüência. Talvez isso tenha te deixado meio confuso.

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Schneider, vi que muita gente falou dos cortes, se referindo a "pico", quando na realidade é "vale". Cortando em 1a ou 2a ordem (6 e 12 dB/octave), se você setar o mesmo corte (ex: LP 63Hz, HP 63Hz), vai ficar um VALE (um buraco) em um determinado range de freqüência. Talvez isso tenha te deixado meio confuso.

Abração

pois é... to meio confuso nisso.

Ainda não coloquei o JL (carro na manutenção do ar-cond <_< ) mas estava usando o corte do player (tb nao vi qual o tipo de corte q faz) nos LP 63Hz, HP 63Hz.

O q vc recomenda então?

Compartilhar este post

Link para o post

Abração

Lucas, era exatamente isso mesmo, era a um vale que eu me referia...

no caso, o que poderia ser feito? para as linhas se "encontrarem" no ponto em que uma ou outra pára?

Compartilhar este post

Link para o post

Abração

Lucas, desculpe a contradição, mas quando me refiro a pico eu estou realmente falando de pico...

O lance que no desenho parece um vale mas na verdade quando se soma os dois sinais vc tem um ganho e este ganho faz o sinal ficar "linear"...

Entao tudo que seu medio tiver de atenuaçao o seu sub terá de ganho para suprir aquela perda, até todo som sair apenas do sub e o médio deixar de atuar..

Mas quando vc coloca ambos os crossovers com o mesmo valor em um crossover de baixa ordem o resultado final será um pico na frequencia de corte, pois vc terá duas fontes gerando aquela frequencia dando um ganho extra naquele ponto de corte...

Por exemplo quando uso 1 sub e hipoteticamente ele reproduz 100dB na teoria se vc adicionar outro sub do mesmo modelo com mesma potencia vc teria 103dB que significa dobrar a pressão sonora.

Acontece a mesma coisa com o kit e seu sub, se ambos tocarem na mesma frequencia vc terá um ganho de 3dB na frequencia de sintonia, no caso 80Hz..

Com isto se usa os cortes, enquanto um falante vai atenuando ou outro vai tendo um ganho e um compensa o outro ate toda a frequencia estar tocando em apenas um falante e a transiçao ser completamente realizada..

Para não haver ganhos por somas de sinais se calcula a ordem do filtro e quantas 8ª devem ser distanciadas para a transição seja feita sem picos e o som se apresente "linear"...

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Bah, complicado essa dos cortes... tão me embaralhando as idéias hehehe

Seguinte:

liguei o JL agora meio-dia.

olha, sinceramente ta difícil de notar diferenças no som com relação ao 308 que eu tinha.

Ou sou muito ruim de ouvido...

Mas vou fazer mais uns testes ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

Bah, complicado essa dos cortes... tão me embaralhando as idéias hehehe

Seguinte:

liguei o JL agora meio-dia.

olha, sinceramente ta difícil de notar diferenças no som com relação ao 308 que eu tinha.

Ou sou muito ruim de ouvido...

Mas vou fazer mais uns testes ainda!

KKKKKKKK

Que tipo de musica vc esta testando?

Vc tem que usar faixas que trabalhem bem a parte dos graves e que tenha variaçoes de intensidade e sejam velozes...

Nesta hora vc vai perceber as diferenças!

Qual o amp que vc esta usando?

O modulo tambem influencia no desempenho do sub!

Compartilhar este post

Link para o post

to usando o mesmo amp de antes, o pioneer digital D7400M de 400w.

testei com músicas normais q escutava no outro sub: dance, techno, hip-hop.

vou testar diminuindo a litragem pra recomendada pela JL.

Compartilhar este post

Link para o post

to usando o mesmo amp de antes, o pioneer digital D7400M de 400w.

testei com músicas normais q escutava no outro sub: dance, techno, hip-hop.

vou testar diminuindo a litragem pra recomendada pela JL.

Ja que tem 44l, porque não parte pra dutada?

Compro aonde, pago quanto? :unsure:

Editado por FernandoCechinel

Compartilhar este post

Link para o post

Ja que tem 44l, porque não parte pra dutada?

Compro aonde, pago quanto? :unsure:

comprei aqui no forum mesmo, do cyro.

600 dinheiros... novo!

pois é, tb já pensei em meter um duto na caixa... mas ai não ficaria pequeno os 44 litros?

Compartilhar este post

Link para o post

http://mobile.jlaudio.com/products_subs_enclusure.php?series_id=25

Selada:

12W3v3-2 35.4 liters

Dutada:

12W3v3-2 49.6 liters

Acho que com 44l daria pra arriscar uma Dutada, ainda mais que pela contrução da tua caixa, é fácil colocar esse duto "retangular" indicado por eles ;)

.....

Por R$600 ate eu quero um pra mim...

Sera que fica legal com um duto redondo? :unsure:

Editado por FernandoCechinel

Compartilhar este post

Link para o post

http://mobile.jlaudio.com/products_subs_enclusure.php?series_id=25

Selada:

12W3v3-2 35.4 liters

Dutada:

12W3v3-2 49.6 liters

Acho que com 44l daria pra arriscar uma Dutada, ainda mais que pela contrução da tua caixa, é fácil colocar esse duto "retangular" indicado por eles ;)

.....

Por R$600 ate eu quero um pra mim...

Sera que fica legal com um duto redondo? :unsure:

pois é, por isso q tive q arrumar 600 pra comprar hauehauehau

vou dar uma pensada no q vou fazer com a caixa, duto retangular acho q daria muito trabalho, e não sei se ficaria bom na minha caixa.

Mas derrepente um duto "normal" redondo seja uma boa!

Compartilhar este post

Link para o post

Ae pessoal!

Alguém poderia dar uma ajuda fazendo um cálculo para um duto normal (redondo) para esse sub 12w3v3 usando a minha caixa de 44 litros?

Pra colocar o duto retangular recomendado pela JL vai dar muito trabalho, ai quero colocar um redondo mesmo.

Alguém se anima? :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

mt bom o projeto cara! boa sacada do cabo de força por baixo, era pra eu ter visto este post antes de montar o meu som, to mt puto com a porta, nao tirei essa chapa que tem na porta, com medo de quebrar algo, ai só coloquei manta na chapa mesmo, ta com uns grilos dentro da porta, tirou o tesão todo pelo som, todo mundo me falando que ficaria mt bom pq a porta é vedada, faria uma caixa pro fone, e fez, mas cheia de grilos dentro :(

durante o processo

IMG-20150314-WA0011_zpspa6kw0ew.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...