Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Miranda

Stetsom 19k2 24volts

Recommended Posts

o amp digital não freia pois nem se usa transistor na saida, usa-se fets na saida tb,

Fets são transístores... Transistores de Efeito de Campo, ou, Field Effect Transistor...

em um fet, só existe 2 niveis lógicos 0 e 1, ou ele conduz ou não conduz,

Não, um FET é um transístor controlado pela tensão na porta (gate). Um transístor bipolar é controlado pela corrente na base.

Qualquer um dos dois pode ser usado em corte/saturação, que é o que permite o correto funcionamento dos circuitos chaveados.

E um FET tem uma resistência interna que "freia" a corrente.

Vamos considerar algo comum... 0,08 ohms em bons modelos.

Isto explica porquê ele aquece. E quanto maior a tensão que passa por ele, maior o aquecimento.

como ele se comportaria segurando o dobro da corrente, ? ele iria logo queimar.

Sim, e pra isto se utiliza mais dispositivos em paralelo. Se é o dobro da corrente, usa-se o dobro de dispositivos.

Lembrando que, quando se tem o dobro de dispositivos, a resistência interna entre fonte e dreno do FET cai pela metade... logo, o aquecimento é menor.

Por isto que eu te digo, o milagre da multiplicação da eficiência não existe. Não estou dizendo que o 12V seja melhor, mas que o 24V não é assim tão melhor não.

Além disto, por pelo menos mais vários anos, usar amp de 24V no carro, só com modificações um tanto radicais na parte elétrica. Ou seja, um sistema elétrico separado, alimentado por alternador 24V separado... e que, por hora, só se encontra como peça de reposição de caminhões.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o amp digital não freia pois nem se usa transistor na saida, usa-se fets na saida tb, em um fet, só existe 2 niveis lógicos 0 e 1, ou ele conduz ou não conduz, é a frequencia com q ele faz isso, q se forma o sinal digitalizado do audio, q depois passa por indutores de saida, se tornando novamente sinal musical, em amps , AB com transistores ex. um 2sc5200 e 2sa 1943 um dos mais usados em amp profissional, ele é alimentado mais ou menos com 60V, quando eu disse q as veses o trafo chega a elevar a tensão de entrada, não esquecemos q esses amp, a metade dos transistores é pnp, trabalham sendo alimentados entre neutro 0V e -60, enquanto a outra metade dos transistores é NPN q é alimentado entre 0 (neutro ponto comum como queira)e +60, enquanto os pnp amplificam a metade do semiciclo do sinal a outra metade os npn amplificam a parte positiva dele. eles dividem o mesmo neutro 0 V, junta um semiciclo positivo depois outro negativo, é formado o sinal sonoro, e a medida q variam sua frequencia de comutação é q é formada o sinal musical, q nd mais é do que oscilações de frequencia, cada frequencia se tem um som diferente, tanto 60hz produz um som mais grave estridente quanto em 10000 hz se produz outro som, mais agudo por exemplo. , não quiz dizer q o transistor ira ser alimentado com 150V por exemplo, e sim metade disso, porem 150 é proveniente da saida da fonte por ex. se medindo apartir da saida negativa e da positiva, porem entre eles tem o neuto , q é o ponto comum do circuito amplificador. e tb o transistor não freia, ele obedesse a corrente de base q é o q comanda ele, mesmo q freia-se, como ele se comportaria segurando o dobro da corrente, ? ele iria logo queimar.

que isso? eu nao entendi nada disso !!! o cleber explicou ai , mais o geito que vc falou ai nao da pra entender nada !vc ta querendo comparar AB com D ? niveis logicos 0 E 1 ?? que isso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Fets são transístores... Transistores de Efeito de Campo, ou, Field Effect Transistor...

Não, um FET é um transístor controlado pela tensão na porta (gate). Um transístor bipolar é controlado pela corrente na base.

Qualquer um dos dois pode ser usado em corte/saturação, que é o que permite o correto funcionamento dos circuitos chaveados.

E um FET tem uma resistência interna que "freia" a corrente.

Vamos considerar algo comum... 0,08 ohms em bons modelos.

Isto explica porquê ele aquece. E quanto maior a tensão que passa por ele, maior o aquecimento.

Sim, e pra isto se utiliza mais dispositivos em paralelo. Se é o dobro da corrente, usa-se o dobro de dispositivos.

Lembrando que, quando se tem o dobro de dispositivos, a resistência interna entre fonte e dreno do FET cai pela metade... logo, o aquecimento é menor.

Por isto que eu te digo, o milagre da multiplicação da eficiência não existe. Não estou dizendo que o 12V seja melhor, mas que o 24V não é assim tão melhor não.

Além disto, por pelo menos mais vários anos, usar amp de 24V no carro, só com modificações um tanto radicais na parte elétrica. Ou seja, um sistema elétrico separado, alimentado por alternador 24V separado... e que, por hora, só se encontra como peça de reposição de caminhões.

eu sei q mos fert são transistores, porem t. de efeito de campo, controlados por tensão no gate. citei transistores convencionais do tipo pnp npn, esses são controlados por corrente de base, tb sei q tão sedo irão usar 24V no carro, pois 99% de tudo q é ligado em um carro é em 12V, esses amps, em 24V é uma solução mais cabivel em termos de economia e tamanho final do produto, estes tb mais destinados a quem monta muito mais muito som mesmo em carros com pouco som ñunca vai ser viavel , mesmo assim já tem jente usando o SD25K 24V em carros com pouco som hehehe, e nem se importam em fazer ligações serie ou paralelo com baterias. sobre o carregamento das baterias ela são em 12V, obvio o carregamento é individual não há nessessidade de alternador em 24V, novamente eu digo q de 12V pra 24V é pouca coisa porem se consegue um enorme beneficio se trabalhando com menores correntes, igual já falei é mais facil para os trafos elevarem a tensão de 24 pra 50 simetricos, doque de 12 para os mesmos 50 simetricos q muitos amps usam. ou seja a tensão de alimentação da parte do amp não mudou só mudou o primario do trafo q alem de ter q elevar menos a tensão tb vai sofrer menos com o nucleo de ferrite sendo menos sobrecarregados, logico tudo é projetado pelos engenheiro para q o circuito suporte tal potencia, porem essa foi a maneira mas viavel pra se usar um amp só com tamanha consideravelmente pequenom leve e com muita potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

que isso? eu nao entendi nada disso !!! o cleber explicou ai , mais o geito que vc falou ai nao da pra entender nada !vc ta querendo comparar AB com D ? niveis logicos 0 E 1 ?? que isso ?

a comparação de AB com amp D, é em termos de eficiencia da fonte interna e do circuito amplificador, logico q não tem nd haver, só disse q um amp digital usa transistores de efeito de campo os fets, e que na parte da fonte principalmente só trabalham com 2 niveis logicos 0 e 1 oque é isso, ? 0 é quando ele não conduz e 1 é quando conduz apenas isso, as fontes trabalham com frequencia em torno de 20000 a até 70000 HZ ex, tenho uma fonte q trabalha com 50Khz, essa frequencia de chaveamento é fixa, quando o amp exige mais potencia o circuito pwm da fonte autera a largura dos pulsos aumentando o tempo de condução porem com exatamente a mesma frequencia saca, e essa frequencia e que faz com que o trafo de ferrite funcione, por q essa frequencia tão auta se os trafos ferro magneticos comuns de aparelhos eletronicos são 60HZ ?, o fato de se trabalhar em frequencia auta reduz brutalmente o numero de espiras nos trafos tb tamanho e peso. e sobre amp AB o rendimento é baixo se comparado ao D, pois se usa transistores convencionais a tensão de alimentação e potencia da fonte pode ser a mesma usada no D porem o AB rende menos se tiver 1000W na fonte o D renderá quase 900W na saida enquanto q o AB não renderá 700W sacas. essa comparação tb entre 12 ou 24V eu digo é na entrada do amp mesmo, não q o circuito amplificador irá elevar mais ainda a tensaõ de funcionamento, como já disse é mais facil para o circuito elevar de 24V para 80 por ex, doque de 12 para os mesmos 80V, e em 24 se tem menos sobre carga do sistema por mais q seja bem dimencionado 24K de potencia em 24V é melhor sim.

Compartilhar este post

Link para o post

no circuito da fonte chaveada dos amp, tem um ci (circuito integrado) responsavel por ligar e comandar seu funcionamento, é o ci PWM, (modulação por largura de pulso), esse ci costuma ter 16 pinos entre eles 2 saidas para gatilhar os mosfets, ele q comanda quando o mosfet ira conduzir ou não, por isso o 0 e 1 q sitei hehehe e atraves desse chaveamento é gerada frequencia q por sua vez faz o trafo funcionar, e uma frequencia tão auta q o trafo tem poucas espiras no primario, e um pouco a mais no secundario o suficiente para q ele chegue a tensaõ desejada de saida, e depois essa tensão "auternada" (pulsos) é retificada por diodos especiais e filtradas pelos capacitores q tb exige não ter muita capacitancia pelo fato da frequencia ser muito auta, por isso tem vario de pouca capacitancia em paralelo ao inves de poucos cap, com muita capacitancia, ( cap da saida da fonte eu estou falando) pois quase não trabalhariam direito, outra coisa depois de sair pelo secundario dos trafos vc consegue um ponto neutro, em 0V e suas estremidades depois de retificada consegue um +B e um -B por ex, +50, 0, -50V, eu estou montando peça por peça de um projeto meu de uma fonte chaveada para alimentar outro projeto de um amp classe AB de 1500W rms, tudo feito for mim desde a corrosão da placa de circuito impresso, se quiserem eu posto fotos sem problemas, essa fonte minha para meu amp terá q ter no minimo 2200W de potencia para q possa segurar meu AB de 1500 hehehe se o amp fosse tb digital bastava uma fonte de 1700W pra ele, entende agora tb por q falo q existe eficiencia, então em 24V demanda muito menos esforço do conjunto, vc consegue trabalhar usando menos tranformadores menos fets, com isso o tamanho final fico muito reduzido, e a parte por onde circulará essa corrente fica menor tb.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

agora sim deu pra entender !!!! porem ja existe sistemas e circuitos mais recentes onde vc tem um aumento da eficiencia da fonte apenas controlando a indutacia gerada pelos trafos e tambem a corrente de nagaoka!!! o PWM pode ser variado qd se tem um circuito pra corrigir isso em tempo real!!! principio usado no stetsom 35k2 , visto que isso e uma coisa mais recente em fontes de grane porte !!!!esse circuito nao e tao simples quanto parece , o sistema que vc citou e o mais usado , ate mesmo porque nao precisa encher linguiça onde nao se tem linguica ! ja os modelos mais recentes tem muito mais coisa envolvida!!!

eu ja venho fazendo fonte chaveada a mais de 15 anos e ate hj nao vi uma que nao tenha la seus ruidos e suas perdas , ja que vc tem varias grandezas envolvidas no desenvolvimento de uma fonte !o caso que vc citou do pwm modificar conforme vc exige sao apenas nos produtos mais recentes ( no caso da stetsom ) a banda ja usou isso com quando usava um micro da motorola JK3 e a taramps tambem usa nos seus amp maiores , ate pq se ter 245v em cima de um capacitor nao e briquendo!

fontes para pequeno porte sao 1 coisa , pra grandes sao totalmente diferentes !!! e lembre ja que vc esta mechendo com fonte cuidado com o tempo morto e o calculo do mesmo pois isso e responsavel por 60% da explosao de fets......

qualquer coisa e so chamar vlw ai ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

agora sim deu pra entender !!!! porem ja existe sistemas e circuitos mais recentes onde vc tem um aumento da eficiencia da fonte apenas controlando a indutacia gerada pelos trafos e tambem a corrente de nagaoka!!! o PWM pode ser variado qd se tem um circuito pra corrigir isso em tempo real!!! principio usado no stetsom 35k2 , visto que isso e uma coisa mais recente em fontes de grane porte !!!!esse circuito nao e tao simples quanto parece , o sistema que vc citou e o mais usado , ate mesmo porque nao precisa encher linguiça onde nao se tem linguica ! ja os modelos mais recentes tem muito mais coisa envolvida!!!

eu ja venho fazendo fonte chaveada a mais de 15 anos e ate hj nao vi uma que nao tenha la seus ruidos e suas perdas , ja que vc tem varias grandezas envolvidas no desenvolvimento de uma fonte !o caso que vc citou do pwm modificar conforme vc exige sao apenas nos produtos mais recentes ( no caso da stetsom ) a banda ja usou isso com quando usava um micro da motorola JK3 e a taramps tambem usa nos seus amp maiores , ate pq se ter 245v em cima de um capacitor nao e briquendo!

fontes para pequeno porte sao 1 coisa , pra grandes sao totalmente diferentes !!! e lembre ja que vc esta mechendo com fonte cuidado com o tempo morto e o calculo do mesmo pois isso e responsavel por 60% da explosao de fets......

qualquer coisa e so chamar vlw ai ! :legal:

como na epoca não tinha achado nada de concreto sobre fonte chaveada eu comprei um livro (fontes chaveadas e conversores dc/dc, do luiz bertini), realmente, tudo mas tudo mesmo até a maneira de ser feita o enrolamento nos trafos de ferrite implica na eficiencia final dela, tem varios fatores reatancia indutiva e indutancia, saturação, aquecimento, freq de oscilação, ate os capacitores do secundario não são dos comuns, etc é tanta coisa a se considerar q tem hora q agente se confunde, fora os enumeros calculos hehehehe, más se formos aprofundar mais sobre o funcionamento delas esse topico vai longe kkkk, mas a gente sabe q existe eficiencia com uma fonte mais compacta bem projetada e precisando elevar menos a tensão para poder oferecer a mesma potencia na sua saida.. então o fator de eficiencia dos nucleos de ferrite ficam muito proximos do q foram projetados para ser na media de 90%, 95%, q é a relação entre potencia de entrada e saida... más esse bla bla bla meu, eu só quero dizer q como um amp, nessa magnetude de potencia seria inviavel o trabalho a partir dos 12V, logico nunca impossivel sim inviavel, nos 24V se torna muito mais economico tb não só para o fabricante como principalmente ao consumidor final. e convenhamos não é dificil preparar uma instalação pra operar em 24V, aqui mesmo no forum tem gente usando amp em 24V pra trio montado em carro.

Compartilhar este post

Link para o post

como na epoca não tinha achado nada de concreto sobre fonte chaveada eu comprei um livro (fontes chaveadas e conversores dc/dc, do luiz bertini), realmente, tudo mas tudo mesmo até a maneira de ser feita o enrolamento nos trafos de ferrite implica na eficiencia final dela, tem varios fatores reatancia indutiva e indutancia, saturação, aquecimento, freq de oscilação, ate os capacitores do secundario não são dos comuns, etc é tanta coisa a se considerar q tem hora q agente se confunde, fora os enumeros calculos hehehehe, más se formos aprofundar mais sobre o funcionamento delas esse topico vai longe kkkk, mas a gente sabe q existe eficiencia com uma fonte mais compacta bem projetada e precisando elevar menos a tensão para poder oferecer a mesma potencia na sua saida.. então o fator de eficiencia dos nucleos de ferrite ficam muito proximos do q foram projetados para ser na media de 90%, 95%, q é a relação entre potencia de entrada e saida... más esse bla bla bla meu, eu só quero dizer q como um amp, nessa magnetude de potencia seria inviavel o trabalho a partir dos 12V, logico nunca impossivel sim inviavel, nos 24V se torna muito mais economico tb não só para o fabricante como principalmente ao consumidor final. e convenhamos não é dificil preparar uma instalação pra operar em 24V, aqui mesmo no forum tem gente usando amp em 24V pra trio montado em carro.

e isso ai ! vlw ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu só quero dizer q como um amp, nessa magnetude de potencia seria inviavel o trabalho a partir dos 12V, logico nunca impossivel sim inviavel, nos 24V se torna muito mais economico tb não só para o fabricante como principalmente ao consumidor final. e convenhamos não é dificil preparar uma instalação pra operar em 24V, aqui mesmo no forum tem gente usando amp em 24V pra trio montado em carro.

A questão é que em 12V os componentes aumentam... mas não é inviável. É caro, claro. Em 24V é mais barato.

Aquecimento no trafo é fruto do baixo dimensionamento de condutores e núcleo. Se bem dimensionado, pode esquentar menos do que um feito para amp de 24V... o pulo do gato não está na tensão exatamente...

Até porquê se formos pensar da mesma forma, é inviável produzir um amp de 24 em comparação com um para 110/220v... e não é por aí...

Hoje amplificadores de 24V são uma realidade restrita a competidores e a grandes trios, mas não é um amplificador que seja operável no dia a dia, em um carro de SPL, por exemplo. São casos em que é obrigatório o uso de um sistema elétrico separado do veículo, porquê é uma irresponsabilidade enorme ligar o sistema elétrico em uma derivação das baterias. Se o nível de carga das duias (seja por descarregamento,s eja por desgaste) não for o mesmo, a tensão no ramo de 12V (derivação entre baterias) vai variar absurdamente, entre valores baixos ou altos. Imagine dar partida algumas vezes, descarregando apenas uma das baterias?

Um dia, quem sabe, os carros realmente terão 24V no sistema elétrico, mas ainda não é a realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que em 12V os componentes aumentam... mas não é inviável. É caro, claro. Em 24V é mais barato.

Aquecimento no trafo é fruto do baixo dimensionamento de condutores e núcleo. Se bem dimensionado, pode esquentar menos do que um feito para amp de 24V... o pulo do gato não está na tensão exatamente...

Até porquê se formos pensar da mesma forma, é inviável produzir um amp de 24 em comparação com um para 110/220v... e não é por aí...

Hoje amplificadores de 24V são uma realidade restrita a competidores e a grandes trios, mas não é um amplificador que seja operável no dia a dia, em um carro de SPL, por exemplo. São casos em que é obrigatório o uso de um sistema elétrico separado do veículo, porquê é uma irresponsabilidade enorme ligar o sistema elétrico em uma derivação das baterias. Se o nível de carga das duias (seja por descarregamento,s eja por desgaste) não for o mesmo, a tensão no ramo de 12V (derivação entre baterias) vai variar absurdamente, entre valores baixos ou altos. Imagine dar partida algumas vezes, descarregando apenas uma das baterias?

Um dia, quem sabe, os carros realmente terão 24V no sistema elétrico, mas ainda não é a realidade.

sim eu entendo, más isso é pra competidores mesmo, eu não usaria amp em 24 V, más tb não é tão dificil projetar um sistema para q se possa operar com o amp em 24V, separado dos demais, até por que eu tb acho q tão cedo não usará 24v em carros, pois 99% do restante de tudo q se liga a eles são em 12V, a questão do 24V tb reduz bastante o tamanho da fonte do amp. pois o fabricante hoje em dia pensa muita em otimizar espaço e peças gastas para se fabricar uma coisa visando sempre evoluir tb, se não não o fariam, sendo agora as 2 principais fabricantes de modulos do brasil estão fazendo, é como se fosse tipo(LIMITED EDITION) hehehehe para q outros não o fizessem 1° e depois provassem sua eficiencia já estão dando esse fasso a frente, e lógico q tudo muito pensado, pois eles pensam não só na satisfação do cliente final e sim em vender muito e não terem dor de cabeça não é verdade hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

só testinho fino aki em muito bom

Compartilhar este post

Link para o post

só testinho fino aki em muito bom

coveiro on!!!!!!!! o topico é realmente bom, por isso é antigo hehhehehehehheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...