Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alexandre Ferreira

AAC vs mp3

Recommended Posts

Estou pensando em converter tudo para ACC 256 kbts.

Hoje atualmente meu pen drive de 8 gb é todo MP3 - 320 kbts.

Nao encontrei um Codec que converta para 320 kbts, mas em contra-partida existe um que ele chama de qualidade e tem um "range" de 0 a 500% de qualidade.

Sera que assim evitarei passar menos ruidos aos meus amplifcadores, falantes e etc?

Veja algumas diferencas:

1.  
  2. Conheça mais sobre este formato de áudio que apresenta maior qualidade em arquivos de menor tamanho quando comparado com o famosíssimo MP3.
  3. Advanced Audio Coding (AAC) é um esquema de codificação para compressão com perda de dados de som digital. Projetado para ser o sucessor do formato MP3, o AAC geralmente consegue melhor qualidade de som do que o MP3 em bitrates similares.
  4. Além desse existe uma variedade imensa de formatos, inclusive um cujos arquivos conseguem ser menores e ter qualidade superior ao MP3. Este formato é o AAC
  5. Isso mesmo, AAC, acrônimo para Advanced Audio Coding ou, em português, Codificação de Áudio Avançado. Este formato foi desenvolvido pelo grupo MPEG (composto por diversas empresas) para superar os problemas presentes no MP3, alcançando assim maior qualidade que seu “concorrente”. Inclusive ele é apontado não só como superior mas também como o sucessor do MP3.

Fontes:

1.  
  2. http://www.baixaki.com.br/info/2434-o-que-e-aac-.htm
  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Advanced_Audio_Coding

Canais e frequência

O formato MP3 é possuidor de uma frequência de amostragem que varia entre 16 kHz (quilohertz) a 48 kHz enquanto que o mesmo quesito no AAC pode variar entre 8 kHz e 96 kHz, ou seja, bastante superior. Quanto ao número de canais, o AAC também é mais abrangente que seu rival: ele possui 48 contra os 5.1 do MP3.

Dei uma lida também sobre o Atrac 3 plus, mas até o momento o que eu vi foi que ele é melhor que o WMA e MP3 apenas em baixos rates ( taxa de bits - kbts).

E vi tambem que o WMA é superior ao MP3.

Se seu radio suporta ACC, prefira-o, caso aceite o WMA, prefira-o, só vai para MP3 caso os dois anteriores não forem suportados.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pensando em converter tudo para ACC 256 kbts.

Hoje atualmente meu pen drive de 8 gb é todo MP3 - 320 kbts.

Nao encontrei um Codec que converta para 320 kbts, mas em contra-partida existe um que ele chama de qualidade e tem um "range" de 0 a 500% de qualidade.

Sera que assim evitarei passar menos ruidos aos meus amplifcadores, falantes e etc?

Veja algumas diferencas:

1.  
  2. Conheça mais sobre este formato de áudio que apresenta maior qualidade em arquivos de menor tamanho quando comparado com o famosíssimo MP3.
  3. Advanced Audio Coding (AAC) é um esquema de codificação para compressão com perda de dados de som digital. Projetado para ser o sucessor do formato MP3, o AAC geralmente consegue melhor qualidade de som do que o MP3 em bitrates similares.
  4. Além desse existe uma variedade imensa de formatos, inclusive um cujos arquivos conseguem ser menores e ter qualidade superior ao MP3. Este formato é o AAC
  5. Isso mesmo, AAC, acrônimo para Advanced Audio Coding ou, em português, Codificação de Áudio Avançado. Este formato foi desenvolvido pelo grupo MPEG (composto por diversas empresas) para superar os problemas presentes no MP3, alcançando assim maior qualidade que seu “concorrente”. Inclusive ele é apontado não só como superior mas também como o sucessor do MP3.

Fontes:

1.  
  2. http://www.baixaki.com.br/info/2434-o-que-e-aac-.htm
  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Advanced_Audio_Coding

Dei uma lida também sobre o Atrac 3 plus, mas até o momento o que eu vi foi que ele é melhor que o WMA e MP3 apenas em baixos rates ( taxa de bits - kbts).

E vi tambem que o WMA é superior ao MP3.

Se seu radio suporta ACC, prefira-o, caso aceite o WMA, prefira-o, só vai para MP3 caso os dois anteriores não forem suportados.

Vc ouve mais de 30000khz? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Vc ouve mais de 30000khz? :huh:

Emerson, mas nao é apenas no range que o ACC se mostrou melhor.

Em varios paises com TVs HD usam o ACC nas transmissões de dados. O problema é a mudança. Mudar "acorda" o medo, a insegurança, a preguiça, dentre outros sentimentos pejorativos... Isso acontece com todos nós.

Por isso os tecnicos mudam primeiro, pois eles são racionais. Exemplo: Somos nos com os nossos sistemas de som. Sempre mudamos. Pq entendemos! Pega um leigo e ele nunca vai entender pq sair da D250x para uma D405 Trio. Nunca...

Agora, se a gente nao entender o pq do ACC ser melhor nunca vamos mudar por nossa conta.

Isso muda quando a Apple, a Sony, o Google e outros nos forçam mudar...Exemplo denovo: docx, xlsx, ppsx, etc... Isso td foi forcado pela Microsoft, pq a mesma entende, alem de qrer vender mais, que a evolucao no Office 2010 é muito necessário.

Mas talvez vc ainda esteja feliz com seu Office 97 ainda...

Compartilhar este post

Link para o post

Alexandre, o grande problema é sair da "zona de conforto".

Confesso que nunca experimentei o AAC. Hoje a noite, vou fazer umas brincadeiras e testarei.

Quanto a "ouvir" acima de 30khz, é simples, assistam o DVD da B&W, onde eles explicam o porque de falantes que tocam acima do nosso leg auditivo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Emerson, mas nao é apenas no range que o ACC se mostrou melhor.

Em varios paises com TVs HD usam o ACC nas transmissões de dados. O problema é a mudança. Mudar "acorda" o medo, a insegurança, a preguiça, dentre outros sentimentos pejorativos... Isso acontece com todos nós.

Por isso os tecnicos mudam primeiro, pois eles são racionais. Exemplo: Somos nos com os nossos sistemas de som. Sempre mudamos. Pq entendemos! Pega um leigo e ele nunca vai entender pq sair da D250x para uma D405 Trio. Nunca...

Agora, se a gente nao entender o pq do ACC ser melhor nunca vamos mudar por nossa conta.

Isso muda quando a Apple, a Sony, o Google e outros nos forçam mudar...Exemplo denovo: docx, xlsx, ppsx, etc... Isso td foi forcado pela Microsoft, pq a mesma entende, alem de qrer vender mais, que a evolucao no Office 2010 é muito necessário.

Mas talvez vc ainda esteja feliz com seu Office 97 ainda...

Eu não estou reclamando, só perguntei, eu to feliz com o office 2007 :)

o problema é q nenhum player q eu tenho lê aac

e no carro só cd normal

Alexandre, o grande problema é sair da "zona de conforto".

Confesso que nunca experimentei o AAC. Hoje a noite, vou fazer umas brincadeiras e testarei.

Quanto a "ouvir" acima de 30khz, é simples, assistam o DVD da B&W, onde eles explicam o porque de falantes que tocam acima do nosso leg auditivo. :legal:

onde tem esse DVD da B&W?

Edit:adicionando quote

Editado por EmersonB

Compartilhar este post

Link para o post

Edit duplicou

Editado por EmersonB

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou reclamando, só perguntei, eu to feliz com o office 2007 :)

o problema é q nenhum player q eu tenho lê aac

e no carro só cd normal

onde tem esse DVD da B&W?

Edit:adicionando quote

Eu tinha esse DVD!

Lembro que coloquei meus dados no site e recebi em casa direto deles com uma carta assinada e tudo.

Um material de extrema qualidade.. fiquei espantado pois nunca imaginei que iam me mandar mesmo.

Uns 2 anos depois quando acabei deixando de lado o som automotivo, em uma limpeza que fiz no meu quarto acabei jogando fora o DVD. :(

Hoje queria ele de volta.

Compartilhar este post

Link para o post

umm interessante isso.

e uma perguntinha ai. eu tenho um pioneer 6080, e uso mais o usb doq cd a fm, so que as vezes no usb ele nao reconhece as musicas, ai pego o pendrive e ponho no note pra ver o erro, so que nao tem nem um erro e sim o tamanho da musica, o meu pioneer nao le musicas acima de 9mb, somente no usb, ai fiz um teste com o cd e roda de boa, alguem sabe o pq disto??

Compartilhar este post

Link para o post

umm interessante isso.

e uma perguntinha ai. eu tenho um pioneer 6080, e uso mais o usb doq cd a fm, so que as vezes no usb ele nao reconhece as musicas, ai pego o pendrive e ponho no note pra ver o erro, so que nao tem nem um erro e sim o tamanho da musica, o meu pioneer nao le musicas acima de 9mb, somente no usb, ai fiz um teste com o cd e roda de boa, alguem sabe o pq disto??

No meu 7080bt acontece o mesmo !

Compartilhar este post

Link para o post

umm interessante isso.

No meu ocorre o mesmo fato, tb possuo o 6080UB....

O que pode ser?

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa bacana é o CBR e VBR dos MP3.

Numa pesquisa no Google todos adoram o VBR, mas se vocês repararem a data são de 3 a 4 anos atrás ou ninguem imaginava 30 gb de MP3.

Hoje, por raciocinio logico, eu acho o CBR @ 320 Bits não tem como perdem em qualidade a um VBR. Já que o VBR vai variar e, em alguns pontos vai descer o bits abaixo de 320 e não vai ultrapassar esse bit, por ser o bit maximo.

Logo, penso que CBR @ 320 bits é a melhor solução em MP3. E mesmo assim acredito que o ACC @ 250b ou Qualidade 500% são melhores que os MP3s.

Concordam ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto de VBR. Hhuashusahusauhsahuas

Sempre que possível tento baixar as músicas em 320 bits, mas nem tudo a gente encontra né =/

Já quanto ao AAC, eu já usei bastante, mas pela dificuldade de ler as músicas em alguns computadores, tenho usado mais MP3, pela facilidade de achar e compartilhar.

Compartilhar este post

Link para o post

AAC é bom! muito bom! melhor q mp3 COM CERTEZA! formato da maioria dos DVDs 5.1

mas ainda não é lossless! mas pra audição sem compromisso, é ótimo!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta.

Quando eu faço download de um MP3 de 192 bits e o converto para 320 bits. Eu só aumentei o tamanho fisico e o tamanho de bit do MP3 ou alterei sua qualidade para superior ? Infelizmente, ao inverso eu sei a resposta... <_<

1) Alguem sabe se a taxa máxima do AAC é realmente 250 bits?

1.1) Se essa for a máxima taxa de bits, ela ainda sim é superior a CBR @ 320 bits de um MP3 ?

2) WMA em sua maior taxa de bit é superior ao MP3 CBR @ 320 bits?

Quero trocar tudo por AAC, aproveitando que meu MediaMonkey ( PC ) "ler" e o meu Player Sony "ler" também.

Mas meus CDs Originais vou baixar tudo para FLAC ou WAVE , aproveitando que meu Player também ler.

Atualmente podemos usar IPOD/Pen Drive de 60 GB, 32 GB e etc...

Eu tenho 12 GB de MP3 @ 320 bits apenas no Pen Drive que fica no carro.

Tenho 15 gb desse mesmo Pen Drive livres para serem usados =)

Hoje em dia esta barato os megabytes de espaço, vale muito a pena ter mais qualidade ao invés de espaço!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta.

Quando eu faço download de um MP3 de 192 bits e o converto para 320 bits. Eu só aumentei o tamanho fisico e o tamanho de bit do MP3 ou alterei sua qualidade para superior ? Infelizmente, ao inverso eu sei a resposta... <_<

Não, a qualidade nunca é superior a da fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...