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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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gustavomp3

Upgrade de Bateria ou Adiçao de Megacapacitor!

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É o mesmo cálculo sim... tempo de descarga e % de queda...

 

Lembro que deu trabalho calcular isto... Faz tempo que calculei, mas pra uma queda de 10% em 1 segundo 9ou mais de um segundo, agora não lembro), deu algo por volta de 1F/200W. É nesta faixa.

 

KKKKKKKKKKK

Vou procurar nos meus livros, pois estudei isto este semestre na facul!

Creio que não seja nada muito complexo nao!

Depois q fizer aqui eu até passo para vc os dados brutos!

Vou tentar fazer uma planilha excel que ai pode ser muito útil!

 

Edit: Inserir mais informações

Editado por gustavomp3

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Manda pro fórum isso, que é útil. Pensei outro dia sobre isso mais não tem nada a ver com a minha área. E não fazia ideia de como eu começaria com o calculo.

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Estou querendo comprar um capacitor pro meu carro mas tenho dúvidas quanto a um modelo bom, estou pensando no capacitor da Connection Audison, acredito que seja bom.

 

Seria melhor colocar dois capacitores de 1.0 Farad ou apenas um de 2.0 Farad? Não leve em consideração o preço e sim a eficiência. O ideal seria um para cada amplificador (um de 400WRMS e outro de 600WRMS), ligar os dois no amplificador mono, ou ligar os dois pro sistema completo?

 

Alguém saberia me responder?

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Estou querendo comprar um capacitor pro meu carro mas tenho dúvidas quanto a um modelo bom, estou pensando no capacitor da Connection Audison, acredito que seja bom.

 

Seria melhor colocar dois capacitores de 1.0 Farad ou apenas um de 2.0 Farad? Não leve em consideração o preço e sim a eficiência. O ideal seria um para cada amplificador (um de 400WRMS e outro de 600WRMS), ligar os dois no amplificador mono, ou ligar os dois pro sistema completo?

 

Alguém saberia me responder?

 

2X

 

??

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Estou querendo comprar um capacitor pro meu carro mas tenho dúvidas quanto a um modelo bom, estou pensando no capacitor da Connection Audison, acredito que seja bom.

 

Seria melhor colocar dois capacitores de 1.0 Farad ou apenas um de 2.0 Farad? Não leve em consideração o preço e sim a eficiência. O ideal seria um para cada amplificador (um de 400WRMS e outro de 600WRMS), ligar os dois no amplificador mono, ou ligar os dois pro sistema completo?

 

Alguém saberia me responder?

 

Tanto faz 1 ou 2, se o de 2F realmente tiver o dobro da capacitância do de 1F.

 

Quanto à lliigação do capacitor, não importa onde você o ligue, se no borne do amplificador, distribuidor, bateria dianteira... ele vai estar servindo ao carro todo, da mesmíssima forma.

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bom, ja vi que as opinioes aqui sao bem distintas, eu nao gosto e acho errado utilizar capacitor pra compensar a falta de bateria, o capacitor nao tem uma boa capacidade de armazenamento de energia, apenas tem descarga rapida, de que adianta voce ter aquela descarga rapida em 0,5s se depois disso o sistema vai passar fome do mesmo jeito? o ideal SEMPRE é usar baterias o suficiente conforme a capacidade do som, e o capacitor apenas para ajudar nos picos onde a bateria nao consegue fornecer toda a corrente necessaria em fraçoes de segundos. inclusive algumas baterias AGM tem a capacidade de ter uma dscarga muito mais rapida do que as baterias tradicionais, muitas vezes podendo eliminar o uso de capacitor.

 

pra 1000w rms eu usaria alguma coisa como 80A de bateria, fiação 35mm e um capacitor de 2 farad.. e o big 3 é bem vindo.

 

 

se voce tem uma bateria de 40A e tem que optar por colocar o capacitor ou trocar a bateria, vai na bateria antes ;)

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bom, ja vi que as opinioes aqui sao bem distintas, eu nao gosto e acho errado utilizar capacitor pra compensar a falta de bateria, o capacitor nao tem uma boa capacidade de armazenamento de energia, apenas tem descarga rapida, de que adianta voce ter aquela descarga rapida em 0,5s se depois disso o sistema vai passar fome do mesmo jeito? o ideal SEMPRE é usar baterias o suficiente conforme a capacidade do som, e o capacitor apenas para ajudar nos picos onde a bateria nao consegue fornecer toda a corrente necessaria em fraçoes de segundos. inclusive algumas baterias AGM tem a capacidade de ter uma dscarga muito mais rapida do que as baterias tradicionais, muitas vezes podendo eliminar o uso de capacitor.

 

pra 1000w rms eu usaria alguma coisa como 80A de bateria, fiação 35mm e um capacitor de 2 farad.. e o big 3 é bem vindo.

 

 

se voce tem uma bateria de 40A e tem que optar por colocar o capacitor ou trocar a bateria, vai na bateria antes ;)

 

Murilo, o problema não é velocidade de descarga... o problema é que baterias tem resistência interna, capacitores, não.

 

O fato de uma bateria ter um resistor em série indica que, por mais bateria que se tenha, sempre haverá uma queda de tensão com o consumo. Esta queda é percentual.

 

Além disto, o dimensionamento do capacitor é que dita o tempo que ele pode fornecer energia. Como ele se carrega e descarrega de forma imediata, ele só precisa suprir o tempo dos picos de consumo mesmo, a não ser que o sistema elétrico esteja tão subdimensionado que não consiga nem suprir o consumo médio do sistema. Neste caso, nem as baterias vão ajudar, pois vão se descarregar...

 

Isto pq nem falamos que bateria só alimenta o som em dois casos:

 

1 - com o carro desligado

 

2 - com o carro ligado, quando o alternador já não dá conta.

 

Quando o carro está ligado, o sistema elétrico vai a 14V, e é só o alternador quem alimenta tudo. Quando ele não dá conta e a tensão cai pra 12V (ou seja, aprox 20% de queda) é que a bateria faz alguma coisa, pois até então, ela só serviu pra dar partida e fazer peso.

 

Já o capacitor supre os picos com 14, 12, 10... Ele ajuda, sob qualquer circuntância, na alimentação, coisa que a bateria não faz.

 

Independente de quanta bateria você tenha, em uso normal (ou seja, carro ligado), você estará sujeito às mesmas quedas de 20%... não adianta, elas sempre ocorrerão, a não ser que você use mega capacitores...

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Kleber, não sei se é verdade pois não tenho conhecimento suficiente para isso mas o motivo pelo qual fiz a pergunta sobre qual seria melhor, se seria 2 capacitores de 1 Farad ou apenas 1 de 2 Farad é porque li ou ouvi alguém falando que quanto maior o número de Farads, mais tempo o capacitor gastaria para carregar e descarregar, fugindo do seu propósito que seria suprir os picos de graves, rápidos ou longos.

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Kleber, não sei se é verdade pois não tenho conhecimento suficiente para isso mas o motivo pelo qual fiz a pergunta sobre qual seria melhor, se seria 2 capacitores de 1 Farad ou apenas 1 de 2 Farad é porque li ou ouvi alguém falando que quanto maior o número de Farads, mais tempo o capacitor gastaria para carregar e descarregar, fugindo do seu propósito que seria suprir os picos de graves, rápidos ou longos.

 

 

Faz sentido... tanto que realmente um MC de maior numero de Farads leva alguns segundos a mais pra carregar comparando a outro de valor menor.

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Sim, quanto maior a capacitancia é maior o tempo de carga...

Mas lembre-se que se tiver uma capacitancia extremamente alta o cap num esvazia por completo!

Pense no capacitor como um copo d'agua, quanto maior mais tempo leva para encher.

Agora no meu ver nao há diferença entre usar 2 caps ou 1 cap o resultado final tem que ser o mesmo ele tem que fornecer a mesma quantidade de energia ao sistema ..

Acredito que deve melhorar é a rapidez com que a energia entra no sistema, pois vc terá duas vazoes de mesma velocidade ao inves de 1 só!

Portanto eu arriscaria em 2 caps de 1F, apenas pela velocidade não me importando com o custo!

Agora o que o Kleber citou acima faz total sentido, se o seu alternador não esta suprindo adequadamente a bateria fornece este pico extra, então a adiçao de um MC as vezes pode resolver o problema, por repor esta energia mais rapido!

Editado por gustavomp3

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Kleber, não sei se é verdade pois não tenho conhecimento suficiente para isso mas o motivo pelo qual fiz a pergunta sobre qual seria melhor, se seria 2 capacitores de 1 Farad ou apenas 1 de 2 Farad é porque li ou ouvi alguém falando que quanto maior o número de Farads, mais tempo o capacitor gastaria para carregar e descarregar, fugindo do seu propósito que seria suprir os picos de graves, rápidos ou longos.

 

Apenas se você usar um resistor pra carregar. Em uso corriqueiro, essa diferença de tempo de carga inexiste.

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Pessoal, vou "cair de pára-quedas" aqui no tópico apenas para suprir uma dúvida:

 

Vocês acham que há necessidade de se trocar a bateria (original da Fiat de 45A) ou de se adquirir um Mega-capacitor (estava pensando em 2 Farad) para um Set composto por um Kit Focal Access 165A1 (ligado em bi-amp) e um Subwoofer Pioneer TS-W307D, ambos tocados por uma PDX-5?

 

Forte abraço para todos.

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Não tem necessidade. Uma por que voce não usa bateria quando ta andando e sim o alternador. Outra que p PDX deve ter um consumo bem baixo.

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Não tem necessidade. Uma por que voce não usa bateria quando ta andando e sim o alternador. Outra que p PDX deve ter um consumo bem baixo.

 

Hmmm, pode crer!!!

Um instalador falou assim para mim uma vez: "a partir do momento que se tem um Subwoofer, é imprescindível a presença de um Mega-capacitor..."!

Eis o porquê da dúvida. Agora estou mais tranquilo, é uma grana que o bolso agradece hahahaha =)

 

Abração ScuLt. Obrigado pela atenção cara.

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Cuidado! BatCap (ou híbridos) é muita enganação. vale a pena apenas se você quiser uma bateria...

Todos os híbridos são enganação, Kleber?

 

Até marcas renomadas como Fosgate? Pq eles têm um MC híbrido de 10F que muito me interessa...

 

Abracos!

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...alguem?

 

Olha entrei no site da Rockford e não vi nada que dissesse que este CAP é híbrido.

Diz que a tecnologia dele é de capacitores dupla face que aumenta a concentraçao de energia armazenada em um espaço menor, reduzindo o tamanho e peso!

Apenas isto..

Particularmente não acho os produtos da rockford ruins, e acho dificil este CAP não funcionar bem..

Se eu precisasse, compraria este 10F.

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Olha entrei no site da Rockford e não vi nada que dissesse que este CAP é híbrido.

Diz que a tecnologia dele é de capacitores dupla face que aumenta a concentraçao de energia armazenada em um espaço menor, reduzindo o tamanho e peso!

Apenas isto..

Particularmente não acho os produtos da rockford ruins, e acho dificil este CAP não funcionar bem..

Se eu precisasse, compraria este 10F.

Realmente, pelo site deles não diz nada sobre ser híbrido ou não... É que alguns sites de vendas colocam isso no anúncio. As vezes é somente uma tentativa de vender mais... Vai entender!

 

Mas vlw pela resposta, gustavo!

 

Abracos!

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