Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Diego_na_nett

Fonte do Módulo queimou?

Recommended Posts

Tenho um Booster BA-1804.4 que já foi muito surrado...

E de uns dias pra cá ele toca quando quer...quando não toca a luz fica amarela (sem protecao) só que bem fraca, e vou medir a voltagem no terminal +12V ela fica marcando 2V as vezes 3V,sendo que se eu tirar o fio do terminal ela volta a marcar 12V.

Eu desmontei para ver se encontrava algo e vi dois capacitores meio suspeitos, são dois de 4700uF 35vw que faz parte da Fonte.

Ao desmontar eu desliguei o crossover,e liguei sem o mesmo e a luz ficou acesa normal,liguei novamente o crossover e ela voltou a funcionar!

Tocou um certo tempo e parou,desliguei o crossover,liguei o modulo dinovo e a luz ficou normal,liguei o crossover dinovo e ela voltou a funcionar,estou tocando com ela toda aberta,mas mesmo assim insiste em desligar.

O que será que pode ser?Será mesmo esses capacitor da Fonte que estão abrindo o bico,pois agora nada que eu faça ela volta a funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

veja se tem algum capacitor com a perte superior estufado, seja na entrada da fonte ou já na saida ? verificou se há mos fets em curto ? ( aplique um pulso no gate, com o jultimetro em escala de medição de continuidade, um pulso ele conduz entre dreno e sourse outro pulso ele não conduz, se conduzir mesmo assim está em curto) basta um e tá feito a cagada, se não haver transistores driver entre ci pwm e mosfets da fonte o ci tb deve ser trocado, caso troque os fet, (todos), capacitores em fonte chaveada são 80% de causa de defeitos tb, mais sim os da saida da fonte.. por fadiga devido a frequencia ser alta. os de entrada nem tanto... só ajudam segurar os picos de corrente consumida pelo amp..

Compartilhar este post

Link para o post

Andei medindo os Transistores e tão tudo OK...acho mais provavel seja esses capacitores que citei msmo...tão meio estufados sim,bem pouco,mas não os conhecia antes quando bons...mas vou medir a capacitancia deles pra ver no que dá.

Compartilhar este post

Link para o post

nem sempre os capacitores estufados ou com pequena fuga, auteram sua capacitancia, eu mesmo tenho um capacimetro só pra tirar duvidas de pequenos capacitores, pois baste eu ver um eletrolitico estufado ou suspeitar dele, q já troko e é batata !!! , mosfets , tire os da placa para testar ( um por um) transistores tb) fora da placa, messa alguns resistores dos pontos principais do circuito, se possivel veja se o cí pwm, está funcionando com ajuda de um frequencimetro, ou osciloscopio, nos pinos de saida pros fet... se achar algum fet em curto ou aberto, troque todos, troque tb todos os eletroliticos da entrada e saida da fonte, e drivers dos mosfet se tiver, se o ci pwm, não tiver "funfando" troqueo , ;;.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

nem sempre os capacitores estufados ou com pequena fuga, auteram sua capacitancia, eu mesmo tenho um capacimetro só pra tirar duvidas de pequenos capacitores, pois baste eu ver um eletrolitico estufado ou suspeitar dele, q já troko e é batata !!! , mosfets , tire os da placa para testar ( um por um) transistores tb) fora da placa, messa alguns resistores dos pontos principais do circuito, se possivel veja se o cí pwm, está funcionando com ajuda de um frequencimetro, ou osciloscopio, nos pinos de saida pros fet... se achar algum fet em curto ou aberto, troque todos, troque tb todos os eletroliticos da entrada e saida da fonte, e drivers dos mosfet se tiver, se o ci pwm, não tiver "funfando" troqueo , ;;.. :legal:

Vo começa trocando esses Capacitores "suspeitos" São dois de 4700uF 35vw...problema é achar deles pra vender,nunca vi capacitores iguais eles. 35vw - o que significa? Qual capacitor coloco no lugar? será que um 4700uf de 25V guenta?

Compartilhar este post

Link para o post

Vo começa trocando esses Capacitores "suspeitos" São dois de 4700uF 35vw...problema é achar deles pra vender,nunca vi capacitores iguais eles. 35vw - o que significa? Qual capacitor coloco no lugar? será que um 4700uf de 25V guenta?

Acho q houve erro de impressão no capacitor... deve ser 4700uF 35V, encontra fácil nas eletrônicas (aqui em Aju custa em torno de R$3,00)... não usa os de 25V não pq podem estourar devido a serem de tensão menor... troca e posta o resultado, blz?

Compartilhar este post

Link para o post

e se não achar com isolação, de 35 V, coloque o de 50V, nunca abaixo do especificado no corpo do capacitor... ainda acho q tem mos fet em curto heim !!! se fosse vc examinaria melhor eles e fora da placa...

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

e se não achar com isolação, de 35 V, coloque o de 50V, nunca abaixo do especificado no corpo do capacitor... ainda acho q tem mos fet em curto heim !!! se fosse vc examinaria melhor eles e fora da placa...

Realmente...eles "parecem" estar estufados,levei para um amigo que tem equipamentos certos e medir eles,estão tudo OK!

Medimos os transistores e estão OK,aliás,encontrei um NPN com o pino do meio quebrado,mas acho que isso é de agora,pois para retirar a placa da chapa de aluminio é meio forçado.

Mas vamos remover todos os transistores e medir um por um FORA da placa.

Pelo menos FONTE na parte de entrada e saída estão OK.

Vou trocar de som...larguei da muié kkkk e meu bolso ta mais livre agora hehehe...vo vende o Monza GL e comprar um Corsa hatch 4p ou uma Saveiro G3 SuperSurf.

Vou colocar uma RS1200D para dois Upgrade dos novos, e um módulo "fulero" pras corneta que serão 4 e 2 ST.

Compartilhar este post

Link para o post

Pensa em um Módulo Surrado! Dizem que esse Booster BA-1804.4 não é muito bom,mas eu provo o contrário.

Ele está preso no tampão do meu Monza (tubarão)... pega sol que deixa-o bem quente, e mesmo assim eu toro o som na boa heheh...

Lembrando suas configurações:

4x125w 4ohms

4x250w 2ohms

2x500w 4ohms Bridge

E nele eu tenho ligado numa Bridge...Um Bomber Upgrade BD,com duas bobinas 4ohms em serie, e um Street Bass em paralelo.

E na outra bridge eu tenho 6 corneta e 3ST tudo em paralelo...

E tá tocando já faz tempooo...Incrivel que eu uso fio de 6mm no + msmo assim o fio tá esquentando!

Certa vez,o fio +12V desfiou bem no terminal,ficando poucos filamentos e assim esquentando muito...esquentou tanto que derreteu todo a borne dos terminais,esquentou tanto que derreteu o estanho da solda do terminal na propria placa,que "acentou" o terminal na carcaça do módulo,assim entrando em curto!

E tá ae,firme e forte tocando...bom,não está mais,por enquanto,depois que eu arruma-lo vai mais surra nele kkk

Compartilhar este post

Link para o post

vc vai ter q manda-lo pra um tecnico de confiança examinar direitinho, aposto q é coisa atoa, esse amp, classe ab, sõ faceis de encontra problemas, mas tem tecnico q não quer nem saber, e abusa no presso do reparo... seu amp, por esse aquecimento q vc disse, e por ligar isso tudo nele, ele aguentou firme kkk, vai precisar ser internado sem duvidas.. abração, depois posta o q tinha de errado nele.. se é q o tecnico vai falar a verdade kkkk eu mesmo, já inventei muita historia, porem sempre fui justo nos pressos ! boa sorte. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

vc vai ter q manda-lo pra um tecnico de confiança examinar direitinho, aposto q é coisa atoa, esse amp, classe ab, sõ faceis de encontra problemas, mas tem tecnico q não quer nem saber, e abusa no presso do reparo... seu amp, por esse aquecimento q vc disse, e por ligar isso tudo nele, ele aguentou firme kkk, vai precisar ser internado sem duvidas.. abração, depois posta o q tinha de errado nele.. se é q o tecnico vai falar a verdade kkkk eu mesmo, já inventei muita historia, porem sempre fui justo nos pressos ! boa sorte. :legal:

O cara me cobro 30 reais pra trocar um transistor que dá dando fuga e um diodo...APOSTO QUE É SÓ O DIODO kkkk

E vo mete pau nesse módulo dinovo kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

apenas um tranzistor ? q "baianage é essa" :pirou: kkkkk se for na fonte, o certo é trocar todos os fet, se na saida todos transistores de saida de audio... pois já estão saturados, a qualquer momento outro pode abrir o bico tb... ja reparei amps profissionais, classe ab, com 1 o2 só na saida queimados, eu troko todos, pode ter 50 kkk nem quero saber... depois c pifa outro sobra c sabe onde kkk.. :banghead e aí sim pode chega o chinelo no amp, q aguenta firme.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

É aquilo que eu disse: "Duvido que seja transistor mesmo"

Me cobro 30 real pra troca apenas o DIODO de 50 centavos...kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

na entrada tem um diodo mesmo com polarização reversa a da alimentação mais se ele tivesse em curto o fusivel de entrada tinha q queimar saca ? mas na certa é coisa atoa mesmo, cobrou 30 conto vai saber :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...