Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Abreu

Materia fono-absorvente para frequências médias

Recommended Posts

All, estou com um pouco de ressonância em minhas colunas, acredito eu proximo a FS do meu mid-range, que é de 197Hz. As colunas estão com 400ml.

Tentei lã acrilica, mas não surtiu quase nenhum resultado nessa faixa de frequencia.

Qual seria o materia adequado para esta faixa de frequencia?

Devo tentar algo com mais ou menos desidade que a lã acrilica?

Abraços.

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tente com la de vidro, ou akela que uzam para fazer edredon.

Compartilhar este post

Link para o post

A lã acrílica que vc comprou é manta ou pluma (plumante)?

Pq o plumante é o ideal, por poder variar a desidade, coisa que a manta não permite.

Use bem denso na parede (eu, inclusive, colo pra ficar bem firme) e vá reduzindo, até deixar bem solta próxima ao falante.

Compartilhar este post

Link para o post

A lã acrílica que vc comprou é manta ou pluma (plumante)?

Pq o plumante é o ideal, por poder variar a desidade, coisa que a manta não permite.

Use bem denso na parede (eu, inclusive, colo pra ficar bem firme) e vá reduzindo, até deixar bem solta próxima ao falante.

Estou usando em manta Kleber...

Esse plumante é o que usam para almofadas?

Me recomendaram usar algodão comum, apenas desfazendo aquelas bolinhas e colando no fundo da caixa.

Vou tentar alguns revestimentos e posto o resultado.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tentou variar um pouco os cortes para ver se suavizava?

Com certeza... Usando um corte mais alto, o problema acaba, mas essa não é a solução, pois quer utilizar um corte mais baixo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, pluamante é a fibra solta, usada para travesseiros e almofadas.

Experimente variar a quantidade que você está usando da manta também... já tive surpresas BEm desagradáveis ao colocar muito plumante numa caixa... soou bem duro. E deixe um espaço livre entre o falante e o absorvente (deixe pelo menos metade vazio).

No seu caso, baixas frequências exigem densidades menores que altas frequências. Então você vai depender de pluma sintética mesmo. Lã de vidro e espuma tem altas densidades e só servem para médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Sera que nao poderia ser um caso drástico de ter que reposicionar os falantes no carro?

Tire os tweeters do local e coloque em outro lugar para ver se suaviza um pouco...

Quem sabe deixando eles separados nao ajude!

Em um caso mais drástico retire os mid-range do lugar e faça uns testes...

Compartilhar este post

Link para o post

O certo seria usar o corte no minimo uma oitava acima do FS. não teria problemas. 400Hz é muito alto pra vç? Acho dificil resolver esse tipo de problema, visto que o principio básico no som são os cortes! poderá talvez amenizar, mas acabar é impossível! Não sei te dizer qual material poderia amenizar, talvez um plumante bem denso, ou talvez ir tentando um ou outro.]

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Sera que nao poderia ser um caso drástico de ter que reposicionar os falantes no carro?

Tire os tweeters do local e coloque em outro lugar para ver se suaviza um pouco...

Quem sabe deixando eles separados nao ajude!

Em um caso mais drástico retire os mid-range do lugar e faça uns testes...

Não entendi qual a relacão entre o tweeer e o problema de ressonancia do mid-range, mas tudo bem..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada carro tem uma acustica diferente dependendo de como estiverem os cortes um falante pode atuar em conjunto com outro gerando uma ressonancia.

As vezes o posicionamento dos falantes muito proximos um do outro reforce este efeito.

Por isto estou dando a ideia de mudar ambos os falantes de lugar a criterio de teste!

O ponto aonde seus falantes estao instalados pode favorecer a proagacao destes harmonicos...

Compartilhar este post

Link para o post

Assim, pode parecer meio maluco o que estou dizendo, mas estou estudando eletromagnetismo este semestre e vi que os falantes sao componentes que geram campo eletrico e magnetico.

E que isto pode de alguma forma interferir com o outro.

Outro teste que de ser feito e que se o seu som tiver equalizador tente cortar esta frequencia...

Compartilhar este post

Link para o post

O certo seria usar o corte no minimo uma oitava acima do FS. não teria problemas. 400Hz é muito alto pra vç? Acho dificil resolver esse tipo de problema, visto que o principio básico no som são os cortes! poderá talvez amenizar, mas acabar é impossível! Não sei te dizer qual material poderia amenizar, talvez um plumante bem denso, ou talvez ir tentando um ou outro.]

Markto

Markto, essa regra de cortar uma oitava acima da FS serve para tweeters, e não para mid-ranges.

Pensando dessa forma teríamos que cortar um sub-woofer com FS em 30Hz em 60hz e não é bem assim que as coisas funcionam...

Meu problema não está no corte, mas sim no formato da caixa dentro da coluna, que está causando algumas reverberações e um pico em uma determinada frequencia.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

no teu caso nao resolveria o problema adicionando massa(peso) dentro da coluna?

e se vc colasse manta autoadesiva dentro da coluna??

Compartilhar este post

Link para o post

Markto, essa regra de cortar uma oitava acima da FS serve para tweeters, e não para mid-ranges.

Pensando dessa forma teríamos que cortar um sub-woofer com FS em 30Hz em 60hz e não é bem assim que as coisas funcionam...

Meu problema não está no corte, mas sim no formato da caixa dentro da coluna, que está causando algumas reverberações e um pico em uma determinada frequencia.

Abraços.

éé´, acho que o melhor mesmo seria cortar não uma, mas 2 oitavas acima da FS. Isso para, no caso do sub, dar tempo pra formar a onda da frequencia. Ou seja, sub com FS em 30 por ex., cortado em 60Hz, daria muito pouco tempo pra formar ela. Se fizermos um corte abrupto, tipo em 24db, ai aparecerá o tal sub mono-nota.

Mas, pelo jeito, não é esse o problema, vç detectou aí!

Tive uma vez um problema de reverbação num pezinho. apliquei manta asfautica de maçarico dentro dele, aquelas de maçarico mesmo. É uma maravilha, um pixe grudado e enrrijecido, mudou muito a qualidade sonora do falante.

Talvez sirva pra vç aí!

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Abreu ,tinha o mesmo problema que o seu...

Frequencias medias ressonando ! Tinha preenchido c/ todo tipo de material dentro do peitinho ,mas de nada adiantava ou o resultado nao era satisfatorio...

O Larazo da Heavy me indicou abrir um buraco literalmente atras do peitinho s/ doh ,isso mesmo ! Deixe tocando Free air...Melhorou muito no meu caso ,os medios que ressonavam alto em sua FS ficaram naturais e muito agradaveis.

Vale a pena testar.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...