Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

hugotsii

Xover do player ou do kit?

Recommended Posts

Postado em (editado)

Dae rapazeda,

To kerendo da um up no meu kit duas vias e surgiu a seguinte dúvida:

Vale mais a pena comprar um kit completo ou escolher umk bom mid e um bom tweeter e usar o o xover da HU dxz 785?

Comprando mid e tw separados , o dinheiro q eu pagaria no xover caso comprasse um kit completo seria suficiente para comprar mids e tw de melhor qualidade?

nao sei se fui bem claro, mas acho q deu pra absorver a ideia heheheh.

Vi um tw focal tn52 usado anunciado a ki no forum por 250 mangos.

Alguem poderia me dar umas dicas de mid e tw ou kits? ... gostaria de equipamentos com qualidade equivalente ao player (clarion DXZ 785)

Valeu Aguardo reposta ai

Editado por hugotsii
Postado em

Não sei se vou desaponta-lo com a resposta, mas acho que não tem como fugir da compra de um crossover. Você só saberá qual o melhor resultado comparando (ouvindo) os falantes cortados pelo cross do kit ou do player. Cada conjunto é muito peculiar, tem que ver o que fica melhor dentro do que você já tem.

Postado em

Pode ir no cross ativo sem dó.

Eu só uso passivo por conveniência (diga-se de passagem, gambiarra). O sistema já foi completamente ativo um dia e para mim não deu grande diferença em sonoridade quanto a qualidade do som. Como o 785 é bem flexível, provavelmente você acha algum ponto de corte que lhe satisfaça.

Postado em

Já passei por isso.

Antes eu ligava o seu set usando 3 way no player e o 4.6x tocando o kit (30W por canal). Dava para brincar legal com os cortes e ganhos. Um dia resolvi testar o cross passivo do kit e liguei o 4.6x em bridge, para cada canal do kit e som nasceu novamente. No meu caso, o principal problema não foram os cortes de frequência, mas sim a potência que o 4.6x entregava ao kit ligado em bi-amp (30w para o Focal é muito pouco). Quanto mandei os 120W por canal ficou muito, mas muito bom perto do que estava antes, e também o cross original é muito bem acertado nos cortes.

Aconselho a você testar, e se tiver um bom amplificador para o kit, veja o que fica melhor.

Postado em (editado)

Cross ativo, na minha opinião, quase sempre será bem superior aos cross passivos que vem já prontos nos kits 2/3 vias do mercado.

A maior dificuldade está em fazer o acerto correto. Não é qualquer um que consegue.

Parte do texto sobre cross passivo escrito por Scott Buwalda:

Advantages of Active Verses Passive Crossovers

A brief explanation of the benefits of using active crossovers verses passive crossovers is as follows:

Insertion Loss: Insertion loss is the passive crossover network “stealing” power from the amplifier; without passive crossovers between the amplifier and speakers, especially large inductors for the midbass speakers, you can effectively expect (up to) twice the “real” power of the amplifier being delivered to the speakers, and not being wasted as heat energy in the passive crossover.

Intermodulation Distortion Reduction: With the use of active crossovers, at least a small reduction in intermodulation distortion can be expected because the amplifier’s damping factor is greatly improved for the midbass loudspeakers in our two-way configuration.

Midbass Adjustability: The highpass crossover network built into many amplifiers provides an effective way of fine-tuning the desired response of the midbass driver in the two-way component set. Elimination of the low frequency passive crossover, its inherent losses, potentially poor linearity and crossover point inaccuracy will significantly improve the performance of the midbass driver in your Legatia two-way component set.

Tweeter Adjustability: The tweeter passive crossover frequency, as detailed below, can be selected based upon the end-user’s desires for frequency response, musical taste, physical location of the speakers, and desired output. This provides an almost unlimited array of customization possibilities.

Foi retirado desse manual: http://hybrid-audio.com/White%20Paper%20-%202%20Way%20Quasi-Active%20Crossover%20System.pdf , que explica como tocar um kit 2 vias, de modo semi-ativo com um amplificador 2 canais.

Editado por Ianaconi
Postado em

Alem disso aí tem outro ponto que é o uso de bi-amp.

Se for cortar ativo serão 4 ch de amplificacao.

Se o cross passivo permitir bi-amp, EU iria sem pensar no passivo.

Sempre que testei passivo x ativo preferi os cortes com xover.

Mas entre cross do kit sem bi amp ou cross ativo, ai acredito

que valha a pena ir no ativo.

Postado em

o rapaziada, sem palavras..

nao sei oq seria de mim sem vcs

ehehehehe

eu nao sabia q o xover do player se chamava ativo e o do kit passivo.

mas pela situaçao exposta, asho q vo de ativo.. ateh pq nao consegui encontrar o chicote rca do 785 pra vender ainda , e o meu surrupiaram ( se alguem souber onde posso encontrar, fico extremamente grato!).. isso ker dizer q to sem modulo.

mas vou fazer assim comprar mid e tw separados sem xover. se xover, compro mid, tw separado e um guarda xuva. ( bah, desculpa,, nao me guentei.. nao teve graça nenhuma eu sei hehehe)

Alguma ideia de mid e tw de qualidade equivalente ao DXZ 785 ? ( o dxz 785 nao eh o melhor player do mundo, nem o pior.. entao quero falantes que sejam proporcionais a esse HU, acho q deu pra captar neh?)

como disse antes , vi anunciado um tw usado focal tn5 dakeles... 280... ta valendo?

mid eu nao faço nem idéia.. soh ouvi falar de mid de kit prontos, separados nao sei quais sao os bons modelos e marcas...

se fosse pegar kit pronto iria de hertz ESK de 5". ouvi falar muito bem dele ai no site..

ooooo.. nao se irrustao..

continuem me ajudando

hehehehe

Abraço valeu pessoal

Postado em

Já passei por isso.

Antes eu ligava o seu set usando 3 way no player e o 4.6x tocando o kit (30W por canal). Dava para brincar legal com os cortes e ganhos. Um dia resolvi testar o cross passivo do kit e liguei o 4.6x em bridge, para cada canal do kit e som nasceu novamente. No meu caso, o principal problema não foram os cortes de frequência, mas sim a potência que o 4.6x entregava ao kit ligado em bi-amp (30w para o Focal é muito pouco). Quanto mandei os 120W por canal ficou muito, mas muito bom perto do que estava antes, e também o cross original é muito bem acertado nos cortes.

Aconselho a você testar, e se tiver um bom amplificador para o kit, veja o que fica melhor.

hm... ainda nem pensei no modulo na verdade.. to ligando direto no player por falta de modulo e do chicote rca da HU.

Ta mas deixa eu ve se eu entendi...

qnto eh a potencia desse modulo? ligado em 4 canais ele manda 30 por canal e em bridge manda 120 por canal? .. ta certo? nao deveria ser 60?

e aproveitando...

O xover passivo funciona soh pro tw? ou tem cortes pros medios tb?... eh q por enqnto to usando um kit 2 way selenium, e o xover fica soh para o tw, acredito q o medio emita toda banda de frequencia...

valeu leao, abraço mestre

Postado em

Não sei se vou desaponta-lo com a resposta, mas acho que não tem como fugir da compra de um crossover. Você só saberá qual o melhor resultado comparando (ouvindo) os falantes cortados pelo cross do kit ou do player. Cada conjunto é muito peculiar, tem que ver o que fica melhor dentro do que você já tem.

Dae DGObbo,

Opiniao nunca desaponta ngm heheheh

cara na verdade eh q nao tenho nada ainda.. soh a HU. To indo por partes. Por enqnto to usando um kit 2way da selenium.. e ja deu pra ver BEM q ele ta longe de ser SQ . por mais q ajuste e tudo nunca fica muito bom. Mas valeu a dica!

Ja q tocou no assunto..

vc asha q o proximo passo eh mesmo um kit bom, ou antes de investir no kit deveria pegar um bom modulo?

Valeu cara , abraço

Postado em

Hugo, ja tive o clarion 785 e estive usando o TN52 por algum tempo, é um belo tweeter sem dúvidas, acredito que não irá se arrepender. Na ocasião eu estava usando os seguintes cortes pelo player:

Tweeter: Hipass 2,5Khz - slope 18dB

Mid: Hipass 63Hz - slope 6dB / Lowpass 2,5Khz - slope 18dB

Sub: Hipass Thrgh / Lowpass 63Hz - slope 6dB

Pra mim e pra quem ouviu, estava muito bom, eu estava usando mids do focal access.

Esse tweeter por descer bem, permite o corte em 2,5khz o que faz com que o mid não precise subir tanto e evita que ele entre em uma zona de picos que a grande maioria dos mids tem apos os 2Khz.

Postado em

hm... ainda nem pensei no modulo na verdade.. to ligando direto no player por falta de modulo e do chicote rca da HU.

Ta mas deixa eu ve se eu entendi...

qnto eh a potencia desse modulo? ligado em 4 canais ele manda 30 por canal e em bridge manda 120 por canal? .. ta certo? nao deveria ser 60?

e aproveitando...

O xover passivo funciona soh pro tw? ou tem cortes pros medios tb?... eh q por enqnto to usando um kit 2 way selenium, e o xover fica soh para o tw, acredito q o medio emita toda banda de frequencia...

valeu leao, abraço mestre

O Fosgate 4.6x manda 30wrms em 4 ohms e 60wrms em 2 ohms, logo, sua bridge em 4 ohms manda 120wrms.

O crossover do meu kit é hi pass para o tweeter e low pass para o mid. O do kit da Selenium tem corte apenas para o tweeter.

Vai na fé e liga em 3 way com cross ativo. Você terá muitos mais opções de ajustes. Depois escolhe um bom amplificador para tocar o kit.

Abs.

Postado em

Hugo, ja tive o clarion 785 e estive usando o TN52 por algum tempo, é um belo tweeter sem dúvidas, acredito que não irá se arrepender. Na ocasião eu estava usando os seguintes cortes pelo player:

Tweeter: Hipass 2,5Khz - slope 18dB

Mid: Hipass 63Hz - slope 6dB / Lowpass 2,5Khz - slope 18dB

Sub: Hipass Thrgh / Lowpass 63Hz - slope 6dB

Pra mim e pra quem ouviu, estava muito bom, eu estava usando mids do focal access.

Esse tweeter por descer bem, permite o corte em 2,5khz o que faz com que o mid não precise subir tanto e evita que ele entre em uma zona de picos que a grande maioria dos mids tem apos os 2Khz.

Dae Saty,

Massa, valeu as dicas de cortes.

Sabe onde eu posso comprar mids focal separados dos kits? dai instalaria um som semelhante a esse seu antigo. hehehehe

e hj em dia como ta usando?

Vlaue abraço

Postado em

Acabei de receber meus mids helix competition e irei usar eles cortados em hipass 60Hz e lowpass 500Hz possivelmente em 18dB/oct, vou testar primeiro um par de fulls fountek fr50 e depois um par de peerless 830983. Ambos cortados de 500Hz pra cima tambem em 18dB. Vamos ver no que vai dar.

Postado em

Ae Satyricon, belo set!

Se aparecer em bsb manda msg pra eu ver como ficou...

Agora quanto a configuracao do som eu iria de cortes ativos, principalmente por vc estar montando um conjunto hibrido com tweeter de um modelo e medios de outro modelo...

Com o corte no player os ajustes ficam mais flexiveis..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...