Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Alisson321

AJUDA - Cortes para woofer

Recommended Posts

e ai galera blza? alguem pode me da uma maozinha, sou leigo em trio, woofer, e vou intalar 2 selenium tornado de 15 de 450W rms, ele tem resposta de frequência de 50Hz a 3,5KHz, a duvida é sobre como faço os cortes pra ele, digamos que seja um banda 9.8, como faço para regular? tenho que usar o HP e cortar acima de 50Hz, e as frequencias que vai manda acima de 3,5KHz nao vao prejudica o woofer?

edit: esquece o banda. como regular com qualquer modulo com HP e LP variaveis?

Editado por Alisson321

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, vou tentar te ajudar mesmo vc sendo gremista....eheh

A regulagem vai de acordo com seu gosto musical. O hp vai te cortar as baixas e o lp as altas frequências.

Como teu falante vai de 50 a 3.5K, é interessante vc cortar o hp +- uns 65 a 70h, pois o que pode prejudicar o woolfer, seria as baixas frequências que ele não suporta, que no caso é 50herz para baixo.

Não haveria problema, do teu falante receber frequências acima de 3.5K. Então o lp servirá no teu caso, se querer o falante

a receber voz ou somente grave.

Ex1: se quer ter so grave (hp=+-65 e lp=+-120)

Ex2: pancadão (hp=+-120 e lp: 3500hertz para cima )

E dalhe inter....... hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, vou tentar te ajudar mesmo vc sendo gremista....eheh

A regulagem vai de acordo com seu gosto musical. O hp vai te cortar as baixas e o lp as altas frequências.

Como teu falante vai de 50 a 3.5K, é interessante vc cortar o hp +- uns 65 a 70h, pois o que pode prejudicar o woolfer, seria as baixas frequências que ele não suporta, que no caso é 50herz para baixo.

Não haveria problema, do teu falante receber frequências acima de 3.5K. Então o lp servirá no teu caso, se querer o falante

a receber voz ou somente grave.

Ex1: se quer ter so grave (hp=+-65 e lp=+-120)

Ex2: pancadão (hp=+-120 e lp: 3500hertz para cima )

E dalhe inter....... hand26

valeu amigo, mas no caso seleciionei HP e cortei em 70Hz, se eu cortar no LP, digamos 300Hz (COM O HP SELECIONADO)ele vai trabalhar na faixa de 70~300Hz? ai seria praticamente como um subsonic, acredito que nao funcione assim não é?

no caso pra matar a charada: HP e corte em +- 70Hz?

edit: que reaçao do meu time ontem hein? hehe

Editado por Alisson321

Compartilhar este post

Link para o post

valeu amigo, mas no caso seleciionei HP e cortei em 70Hz, se eu cortar no LP, digamos 300Hz (COM O HP SELECIONADO)

ele vai trabalhar na faixa de 70~300Hz?

SIM..

ai seria praticamente como um subsonic, acredito que nao funcione assim não é?

:blink: Subsonic, podemos dizer que é um HP.

Que estilo de som vc quer ?...fala ai.. !!

Compartilhar este post

Link para o post

seria mais eletronica, é que o som é pra da pra fora, na verdade é pra um amigo meu

é que o subsonic é uma especie de passa faixa, e nesse caso entao eu usaria os dois filtros HP e LP juntos para selecionar uma faixa de frequencia que seria reproduzida pelo woofer?

Compartilhar este post

Link para o post

Como é som para fora, e eletrônico, então faria (lp:+-80 e hp: +-1000 ou mais). Isto te dará um pouco de grave, só que vai ficar mais voltado para um pancadão. Caso queira mais pancada, aumenta um pouquinho cada um. Mas não deixa o lp perto do 50h.

Sobre o subSonic, ele corta frequências baixas, nocivas a falantes do tipo woofer. Não passa de um HP, a grosso modo.

Ats.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como é som para fora, e eletrônico, então faria (lp:+-80 e hp: +-1000 ou mais). Isto te dará um pouco de grave, só que vai ficar mais voltado para um pancadão. Caso queira mais pancada, aumenta um pouquinho cada um. Mas não deixa o lp perto do 50h.

Sobre o subSonic, ele corta frequências baixas, nocivas a falantes do tipo woofer. Não passa de um HP, a grosso modo.

Ats.

valeu :legal:

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos aproveitei esse tópico pra pedir a ajuda de vcs tenho um eros 500 rms liga em bridge em uma buster gl1600 que ta soltando apenas 200 rms pra eles no bridge

Queria saber o corte ideal que eu seleciono nela nela HP ou LP Ou FULL

Não intendo muito disso eu escuto muito rap funk e pouco sertanejo

Se alguém poder me ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

lp em 80 e hp em 1000 ? :banghead

:legal: ta serto

e o filtro deixo em HPF LPF ou FULL?

Compartilhar este post

Link para o post

e o filtro deixo em HPF LPF ou FULL?

Se você refere ao filtro subsônico, por definição ele deve fazer corte HP (deixa atuar faixas acima do valor do corte).

Quanto ao valor depende muito. Se o projeto não está crítico e não se está aplicando muita potência nos falantes, o valor do corte fica ligeiramente acima da Frequência de Sintonia da Caixa. O ideal, é vetificar no Software que se simulou o projeto e verificar o gráfico em relação ao Xmax do falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você refere ao filtro subsônico, por definição ele deve fazer corte HP (deixa atuar faixas acima do valor do corte).

Quanto ao valor depende muito. Se o projeto não está crítico e não se está aplicando muita potência nos falantes, o valor do corte fica ligeiramente acima da Frequência de Sintonia da Caixa. O ideal, é vetificar no Software que se simulou o projeto e verificar o gráfico em relação ao Xmax do falante.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um par desse tornado, uso 1 caixa câmara única de 152lt brutos e 1 duto euqivalente a 4 dt 4" x 14cm, corto o subsonico em 45hz e o lp em 160 no px1, usava antigamente 1 ta2700 pro par e hj 1hd1600, mas ja sinto falta do 2700!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...