Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
offtime

Recomendação

Recommended Posts

Hoje fiquei impressionado com algo que eu li.

Pra minha surpresa era o manual da Hybrid Audio para o Legatia L3.

Não é atoa que o título é "User's Manual and Car Audio Reference handbook".

Enquanto em 99,9% dos manuais de todos os fabricantes a única preocupação é com informar ao usuário qual o lado positivo, qual o negativo e como prender os falantes nas caixas nesse todas as informações a respeito do driver ficam nas 6 primeiras páginas. As outras 21 (VINTE E UMA) páginas são dedicas também ao driver, mas com uma excelente explanação de como e porque posicionar os seus novos L3 (válido para todos os drivers, não somente da Hybrid).

Enfim, com uma breve leitura é possível compreender a importância do posicionamento para uma correta resposta do driver, mas não se resume a isso, temos ainda informações sobre baffles, caixas, materiais acústicos e crossovers. Tudo isso em um MANUAL DE USUÁRIO!

A Hybrid está de parabéns, e não pelos campeonatos que ganha a anos, simplesmente por se preocupar em fazer com que qualquer comprador dos seus produtos (ou no meu caso, um simples curioso) entenda melhor do que se trata esse hobby.

Para quem tem interesse, o manual está disponível para download no próprio site da Hybrid.

Eu recomendo!

- Luís Visentin

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo. Isso é um ponto positivo para a HAT.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Luis. O manual do L3 é realmente muito completo. Ele não engloba apenas o produto em si mas várias explicações sobre som automotivo em geral.

O manual do kit Imagine, e do kit Clarus também segue essa mesma linha.

Logo mais posto aqui o link de download do manual caso tenha algum interessado.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, isso mostra o comprometimento da empresa com o "resultado final" de seus produtos, e nao apenas o status de ter um driver HAT, Morel, DLS, etc...

o meu amp(zed audio leviathan) tem um manual bem completo tambem... as primeiras 10 paginas é "technical talk".. achei bem legal!

ai vai o link:

http://www.zedaudiocorp.com/PDF/ZedManual-A.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é bem curioso mesmo...

Quando comprei o Clarus abri a caixa procurei o manual.

Ai encontrei uma folha em p&b dizendo algo do tipo:

para preservar a natureza optamos por não incluir um manual impresso, entre no nosso site e leia o manual.

Algo assim, nao me lembro ao certo.

Lembro q fiquei chateado, poxa não tem manual, mas blz...

Entrei no site e li o manual, realmente fantastico.

Vale a pena le-lo inteiro.

Acredito que isso seja em decorrencia do dono/criador da empresa ser um afixionado por som e ter uma larga experiencia no setor. Acho que acaba tendo o lado mais informativo do que o lado comercial em si...

Isso realmente é um fato bem legal da HAT

Boa tarde Luis. O manual do L3 é realmente muito completo. Ele não engloba apenas o produto em si mas várias explicações sobre som automotivo em geral.

O manual do kit Imagine, e do kit Clarus também segue essa mesma linha.

Logo mais posto aqui o link de download do manual caso tenha algum interessado.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom esse manual!!

Show de bola!

Uma coisa interessante que li é que a montagem do falante com mais profundidade/horizontalmente é muito mais importante

do que quando montada com relação a altura/verticalmente! Daí os motivos deles instalarem + em pezinhos do que nas colunas!

Além de várias outras outras coisas que influenciam, como obter uma maior distância do falante esquerdo para com ouvido esquerdo

com relação ao falante do lado direito para com ouvido direito e, portanto, obtendo uma posição de proporção menor que 30cm.

FD(OD) - FE (OE) = Z

Z = >30cm

Z = pathlength difference (diferença de caminho óptico)

F - Falante

E - Esquerdo

D - Direito

O - Ouvido

Parabéns pelo manual!

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tinha lido, realmente MUITO bom. Uma pena que raramente alguém lê o manual. O proprietário quase nunca lê, o instalador sequer o tira do plástico...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o Scott Buwalda é realmente uma pessoa muito apaixonada pelo que faz. Se tudo der certo, ele deve estar no Brasil no final de Novembro durante a final brasileira do Quality Sound. Estou organizando para que isso aconteça.

Um pouquinho de propaganda agora.. kkk

Não é a toa que o cara recebe uma carta dessas da IASCA:

scottbuwaldaiascaletter.jpg

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

Agora?

kkkkkkkkkkkkk...

E leiam sempre o manual!

Compartilhar este post

Link para o post

Não fui eu quem fiz esse tópico, e sim o Luis que nem utiliza os produtos da Hybrid Audio por sinal.

E, com certeza, quem quiser aprender um pouco sobre acústica e vários aspectos de uma instalaçÃo de som automotivo o manual do L3 é muito útil.

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim não é propaganda nesse caso.

Isso mostra a competência do Scott, isso sim. Se voce tiver os melhores equips do mundo, sem competência para fazer um projeto, não será o melhor. Acho que no caso não tem nada a ver com a HAT, especificadamente.

Diogo, você podia postar algum build log do carro dele, se existir. Ia ser de grande utilidade e inspiração aqui, pela qualidade comprovada do projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, posso postar sim. Tenho todas as fotos de construção do carro dele, atual recordista mundial da IASCA.

O carro dele é capa da Car Stereo de maio.

Se quiser ver o artigo, da uma olhada: http://www.ianaconi.com.br/midia/carstereomaio2010.pdf

Depois, irei postar um tópico na Galeria, com fotos de construção do carro dele.

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

hehe... eu baixei e lí este manual, no tempo em que o Ianaconi postou algo sobre a HAT, tem um bom tempo já... fiquei curioso com o falantezinho, e baixei o manual esperando encontrar parâmetros T/S, medidas e só. Tomei um susto daqueles, é um verdadeiro tratado de acústica automotiva... vale a pena a leitura, nem que você sequer sonhe em ter um falante destes. A teoria, as informações, dicas, explicações, detalhes de montagem... show de bola mesmo. Talvez instaladores comuns, com prazos apertados e pouca teoria, ou aqueles que querem apenas 'ver tocando logo', pulem esta etapa, o que é mesmo uma pena. Para quem é do DIY, ou estuda os produtos que compra ANTES de instalar na loja, e gosta de orientar a instalação da melhor forma possível, vale a leitura. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, muito bom o manual. Acabei de testar o que menciona sobre time alignment acima de 2KHz e fiquei abismado, nunca imaginei e não tinha lido isso em nenhum outro local. Ajuda muito quem que montar um sistema e não pode gastar um caminhão de dinheiro.

Valeu pelo link Diogo! (Do manual e do artigo).

O Pad é chato mas as vezes é legal hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Pad, eu vivo falando sobre a importância de equalizar o SPL entre os lados, especialmente em sistemas sem TA... mas muita gente prefere afirmar que isto é gambiarra...

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eu concordo Kleber, eu sei que você recomenda usar o balance, eu tenho ganho independente por canal, é só indo abaixar que voce vê como o centro muda. E normalmente o centro fica no centro no direita hi e med -2. Mas se o pessoal não acredita, paciência.

Compartilhar este post

Link para o post

uma coisa eh equalizar o SPL (level). Outra coisa eh ajustar o spl usando o Balance L/R - o que pra mim eh gambiarra, e so seria considerado como uma solucao em um sistema original do carro, com triaxiais.

Compartilhar este post

Link para o post

Arisa, balance faz exatamente isto... aliás, é a função dele garantir o correto balanço L/R...

Compartilhar este post

Link para o post

O brabo é o analfabeto aqui não entender quase nada de inglês. Bem que podiam publicar um livro em português voltado para a instalação e acústica automotiva mas aprofundada. Eu seria um dos primeiros a comprar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como um não defensor do TA, pois não acho valido usar atraso para uma coisa que anda a 346 metros/segundo e está a pouco mais de 1 metro de você, eu uso e defendo o uso do balance, sendo tão ou mais eficiente que o T.A. (opinião própria com base apenas em minhas experiências errantes).

Mas defendo ainda mais um bom posicionamento.

Minha teoria é:

A 25 graus centígrados, o som leva 1 segundo para percorrer 346 metros.

Em um carro, em que nosso ouvido esquerdo está a 1 metro do alto-falante esquerdo e o ouvido direito está a 1,40 metros do alto-falante direito temos:

O som saindo do alto-falante esquerdo leva 0,0028901734 segundos para chegar a seu ouvido esquerdo.

O som saindo do alto-falante direito leva 0,0040462428 segundo para chegar a seu ouvido direito.

Para mim uma diferença muito, mas MUITO sutil para sujeitar-se a um processamento eletrônico do tipo alinhamento de tempo.

Eu defendo que com apenas um bom posicionamento é possível ter um palco definido e equilibrado.

Reflexões é que talvez sejam um problema maior, mas estas ocorrem com ou sem T.A.

Mas também pondera, estamos em um veículo, que sempre terá suas particularidades sonoras!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Arisa, balance faz exatamente isto... aliás, é a função dele garantir o correto balanço L/R...

O problema do balance é que, às vezes +1 é muito. Ganho independente é melhor por ser analógico.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando comprei o Clarus abri a caixa procurei o manual.

Ai encontrei uma folha em p&b dizendo algo do tipo:

para preservar a natureza optamos por não incluir um manual impresso, entre no nosso site e leia o manual.

Também...com um manual desse tamanho, coitadas das árvores...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...