Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LHL

[Hyundai Vera Cruz] Upgrade para SQ Multinidia com 5.1

Recommended Posts

Show de bola.

O trabalho ta bem bacana.

Termina quando?

Sim, estou gostando do trabalho e do resultado final, tanto do equipamento como da instalação, que era o que buscava e o tempo de pesquisa valeu a pena para ter o resultado equilibrado de qualidade. Achava que tinha um bom som antes, até ouvir este pela primeira vez.

O som propriamentedito, já esta funcionando sim, mas ainda que em fase, digamos de testes e de setup, que vi que não é tão simples.

Pelo contrário, os ajustes sao complexos, até pela quantidade de variáveis que o conjunto W505 + H701 e LR 5.1K permite fazer, seja nos cortes, na potência de cada um, na equalização, fases, etc. E ainda dá para guardar pelo menos 5 diferentes parametrizações na memória...

Vi que gosto e tipo de música influenciam bastante estes ajustes finos.

Mas voltando a sua pergunta, acho que nunca acabamos na prática, ou seja, estamos sempre pensando em como melhorar e no próximo upgrade...

A instalação propriamente dita esta quase finalizada, porém ainda tem um ponto pendente que são os cabos RCA e um detalhe do GPS, assim como a instalação do novo canal central (Focal 100 VRS de 4") e teste de um novo Kit dianteiro (Focal 165 KRX2 de 6").

Pela forma com que foi feita a instalação, que por sua vez foi feita baseada na limitação de espaço, o H701 fica bem perto do LR 5.1k. Ou seja, são apenas alguns pouco centimetros, o que significa que os cabos comerciais, mesmo os menores de 30 cm, tem um tamanho maior do que preciso, e vão ficar sobrando muito, no pouco espaço que existe neste compartimento.

Por enquanto estou usando (bons) cabos (Monster) emprestados da loja, até acharmos a solução final.

Mais uma vez, busco o equilibrio do conjunto, e a qualidade sonora com clareza, ou seja, não dá para colocar qualquer coisa, mas não quero pagar uma fortuna. Tenho um orçamento e quero segui-lo.

O caminho então é fazer cabos RCA sob medida, ai caimos no problema de qual cabo e ponteira RCA usar? Alguém tem sugestões? Sabem quem montaria um destes?

No mais o "canal central" e Kit dianteiro da Focal chegam em até duas semanas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos a mais um ponto polêmico, que os puristas deste forum vão subir pelas paredes, que é o canal central do som 5.1 no carro que estou montado.

Sim, sei de que em um som estéreo de gravação normal o canal central pode e vai mesmo influenciar o palco, e as chances de ficar ruim são grande, e eu mesmo jpa vi isto nos testes que fiz, mas não podem esquecer de alguns detalhes que resolvem este caso, que é começando que o W505 + H701 permite entre outras coisas nos ajustes de prineiro só tocar o canal central quando for uma gravação original 5.1 (DD ou DTS), e isto acontece muito nos DVDs, e aí sim o canal central faz a maior diferença e mostra seu valor. E qualquer um que tem um HT em casa sabe bem disto...

Por isto não precisam me crucificar, pois vou ouvir música de Ipod e CD sem o canal central...

Dito isto, e tranquilizado os puristas, vamos aos detalhes do projeto, e o caminho tomado no upgrade.

Para começar o carro já vinha com um sistema 5.1 original de fábrica, com isto já tinha um falante instalado no painel central, da marca JBL e de 4" e um lugar para ele, o que facilitou bastante para que fique legal e não uma adaptação. Incluve vai permitir o upgrade deste falante por outro de mais potência e qualidade, para acompanhar o estilo do restante do projeto.

Vejam foto do falante central original (que tem o cuidado inclusive de ter uma tela fina cobrindo para protege-lo mais).

Canal_Central_2.JPG

Porém existiam algumas limitações. Era até possível colocar um falante mais largo (talvez de 5"), porém a limitação maior estava na profundidade, que não é muita. Assim tem que ser um falante "slim".

A decisão ficou pelo Kit Focal K2 100VRS de 4" que é bem baixo (Slim), tem qualidade e potência suficiente. Mas como ainda não chegou vamos com o falante original da JBL que dá contado recado por enquanto. No mais se alguém tiver interesse no outro falante para fazer algo igual, pois só vou usar um do Kit...

Vejam na foto.

Canal_Central_1.JPG

Podem reparar de que foi instalado junto neste espaço o falante auxiliar do GPS Garmin 53, que permite ouvir os alertas sonoros independente do som. Para isto foi fixado neste espaço central do painel perto do falante central.

Veja foto da tela do painel central com detalhe do furo para o falante do GPS, que será discreto e não dá para perceber quando olha montado.

Canal_Central_3.JPG

Agora visto pode de trás aonde se ve melhor o furo. Falando nisto haverá mais um furo, pois como será um Kit 2 vias, vamos precisar de um novo do lado do mid.

Canal_Central_4.JPG

E aí o que acharam?

Aguardo seus novos comentários.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ainda estava na dúvida, pois tinha ouvido um kit Focal KRX2 na Edusom (boa loja e boa pessoa) e gostado muito, tanto que acabei encomendando para um amigo do trabalho trazer de Londres (ainda não chegaram), aonde encontrei uma loja (oficial antes que o pessoal fale) com preços excelentes. Vou testar os dois e ver qual vou ficar e depois vender um deles aqui em breve.

LHL, se não for pedir muito, poderia me dizer qual a loja em Londres?

Minha mãe está indo pra lá em Junho, e estava procurando lojas pra trazer um ou outro equipamento pro setup :)

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

LHL, se não for pedir muito, poderia me dizer qual a loja em Londres?

Minha mãe está indo pra lá em Junho, e estava procurando lojas pra trazer um ou outro equipamento pro setup :)

Anote aí esta dica boa: Sextons

Segue o site: http://www.sextonsdirect.co.uk

Entre no site e confira, e depois me diga se gostou...

Em termos de som em geral, e automotivo também, a Inglaterra tem o que há de melhor. Pelo menos para som os ingleses tem bom gosto refinado, o que não podemos dizer da comida...

E para as marcas europeias em geral tem um bom preço, ainda mais agora que o Pound/Libra despencou no último ano, hoje na faixa de 2.6 para o real.

Mas tem um detalhe, como Londres o metroquadrado é caro, não ficam normalmente no centro, e o Taxi também não é barato, ainda mais para longe. Por isto o negócio é encomendar e mandar entregar no hotel, o que nem sempre é possível pelas políticas das lojas.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje chegaram os novos Kits e com isto inicia a segunda parte do upgrade.

Começo então comentando sobre o canal central do 5.1, que escolhi colocar um Kit 2 vias da Focal 100 KRS de 4" slim, que é o que o espaço no paincentral permite e o tamanho do original da Infitity/JBL., mas agora com 50W (aguenta até 100W), que trabalha em 4 ohms entre as frequências de 120Hz e 20 Khz.

Canal_Central_Focal_100KRS_1.JPG

Para um Kit de 4" até que a caixa e o peso são grandes. Achei muito bem acabados.

Canal_Central_Focal_100KRS_2.JPG

Vejam só agora em detalhes, tanto da parte frontal, como traseira dos kits e do crosssover e da tela.

Canal_Central_Focal_100KRS_3.JPG

Canal_Central_Focal_100KRS_4.JPG

Sim, vou usar apenas um deles. Outro fica para venda (se pintar um interessado em um canal central) ou guardado no armário.

Semana que vem com tempo levo para instalar e mostro como vai ficar, ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Na parte do amplificador principal, como havia comentado acabei optando pelo Audison LR 5.1K, seja pela qualidade, seja pela potência, seja pelo seu tamanho, e praticidade de tudo em sum.

Coloquei os canais A para o traseiro para tocar o Kit 2 Vias como coaxiais da Kicker RS 6, com volume atenuado, o Canal B para o dianteiro com atualmente o Morel Elate 6 (em breve tentado o Focal 165 KRX2), e finalmente o canal D para o sub JL 1W6-2.

Vejam as fotos de cada extremidade, primeiro na dos cabos de falantes e no de energia. Que por sinal como comentei consome muita energia.

Amplificador_Audison_LR51K_1.JPG

Agora vejm os detalhes do outro lado aonde entram os cabos RCAs e aonde ficam todos os botões para parametrizar os cortes, potência, e etc.

Amplificador_Audison_LR51K_2.JPG

Agora que esta funcionando gostei ainda mais. Sensacional a qualidade e a potência, que tenho usado talvez metade dela, para não ficar surdo.

Depois mando as fotos de como ele ficou dentro do compartimento da mala, já ligado.

Compartilhar este post

Link para o post

Anote aí esta dica boa: Sextons

Segue o site: http://www.sextonsdirect.co.uk

Entre no site e confira, e depois me diga se gostou...

Em termos de som em geral, e automotivo também, a Inglaterra tem o que há de melhor. Pelo menos para som os ingleses tem bom gosto refinado, o que não podemos dizer da comida...

E para as marcas europeias em geral tem um bom preço, ainda mais agora que o Pound/Libra despencou no último ano, hoje na faixa de 2.6 para o real.

Mas tem um detalhe, como Londres o metroquadrado é caro, não ficam normalmente no centro, e o Taxi também não é barato, ainda mais para longe. Por isto o negócio é encomendar e mandar entregar no hotel, o que nem sempre é possível pelas políticas das lojas.

LHL,

Uma curiosidade, esta loja entrega aqui no Brasil?

Obrigado, um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma curiosidade, esta loja entrega aqui no Brasil?

Infelizmente não...

Caso contrário ia quebrar o mercado...

Viu os preços? Gostou?

Como esta tem outras legais por lá na Inglaterra. Para equipamentos de ponta, pode até ser mais baratos do que nos EUA.

Para ter uma idéia hoje o pound (libra) para real esta na faixa de 2.7 reais por libra. Ou seja, pegue o valor do site e multiplique por isto para achar em reais...

No meu caso, um generoso colega de trabalho inglês, comprou online na inglaterra com o cartão dele, entregou na casa dele, e me trouxe na bagagem, e eu reembolsei aqui quando chegou. Uma oportunidade única.

Compartilhar este post

Link para o post

Pagando os impostos e frete (caso mande via correios) vai sair mais caro que comprar no Brasil, sem contar a garantia/etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Pagando os impostos e frete (caso mande via correios) vai sair mais caro que comprar no Brasil, sem contar a garantia/etc.

Normalmente sim. Tem razão.

Como disse antes o que fiz foi um caso bem especial e particular, que não esta ao alcance da maioria, aonde tinha um amigo lá que me ajudou. Foi uma compra pontual, da mesma forma que muitos Ipod e Iphones chegam ao Brasil, nem por isto as lojas da Apple no Brasil não param de crescer.

Isto com certeza foi um diferencial que barateou, viabilizou fazer isto de trazer um equipamento melhor, e não dava para concorrer com preços locais.

Não quero desta forma incentivar ou desmerecer o trabalho dos intermediários e representantes, pelo contrário.

O que certamente mais contribiu para o preço local mais elevado, é o chamado custo-brasil, ou seja, sem dúvida são os impostos (e o governo gastador), ou ainda um pouco menos a taxa de câmbio, e nem tanto o frete em si. Tem ainda a margem do intermediário (como seu caso) que também some um pouco a esta conta.

Hoje na média aqui vai custar mais ou menos do dobro, ou dependendo do caso, até mais. E o que estou falando vale também para qualquer outro produto importado, incluindo desde carros, passando por vinhos e outros superfulos.

Veja que não estou querendo desmerecer o trabalho dos representantes no Brasil de boas marcas, pelo contrário são importante e fundamentais para o crescimento deste mercado e de uma melhoria do padrão local. Entendo ainda bem que dentro desta margem, tem todo o alto custo o capital de giro (mais uma vez aí o custo Brasil que coloca nossa taxa de juros bem alta), e ainda logicamente o risco deste intermediário local de não vender, que precisa ser remunerado por este trabalho, custos e riscos. Tudo isto somado esta lá no preço.

Como empresário é mesmo injusto concorrer com o mercado informal que não paga impostos. Como consumidor é mesmo injusto ver que paga-se o dobro aqui no Brasil pelo mesmo produto. O errado aqui não é o empresário ou o consumidor, mas sim quem não faz nada e fica com grande parte deste valor...

Compartilhar este post

Link para o post

Se nao fosse o custo-brasil eu já teria montado meu som. Normal. O problema é que o Brasileiro acaba acostumando a pagar caro em tudo.

Carro que lá é 20 mil aqui é 80 ou até 90 mil. Coisa que lá é 400 dollares aqui vem a 1.400. Eu so nao intendo essa conta. Mais...

Ainda bem que aonde to vendo o som, não tá muita diferença daqui pra fora nao. Mais essa diferença é difícil as vezes... ainda mais na minha idade : /

Compartilhar este post

Link para o post

Deixando o "custo Brasil" de lado, assim como os valores, e voltando ao projeto em si, queria ouvir a opinião sincera de vocês quanto ao Kit Dianteiro 2 vias.

Sim, por que acabei comprando dois excelentes Kits e preciso me decidir por qual deles fica?

Quero a ajuda de vocês nisto...

Atualmente esta instalado e funcionando muito bem o Morel Elate 6. Mas pela oportunidade e facilidade da compra acabei comprando também o Focal 165 KRX2, que havia ouvido em um carro na Edusom e gostado bastante.

Mas vou precisar escolher entre um dos dois. O que vocês acham? Qual dos dois você ficaria?

Aguardo seus comentários.

PS - Depois mando as fotos do Focal aqui no forum.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem como testar os dois?

Porque gosto é complicado, vc vai ter aqui opniões nos dois kits...

Eu particularmente iria no morel, pelo mid soar mais natural e ter um tweeter mais macio..

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem como testar os dois?

Porque gosto é complicado, vc vai ter aqui opniões nos dois kits...

Eu particularmente iria no morel, pelo mid soar mais natural e ter um tweeter mais macio..

Sim, a idéia é testar mesmo os dois na prática, mas apenas na semana que vem quando tiver mais tempo para tal. E escolher apenas um e vender o outro por aqui (por isto aos interessados não vale me incentivar a ficar com o outro que não quer, heim)

Aliás como acha que devo fazer esta comparação para fazer a escolha certa?

Será que dá para instalar um Kit de cada lado e colocar para tocar os dois juntos (um na esquerda e outro na direita) por digamos uma semana ouvindo de tudo um pouco?

Quanto ao Morel já esta instalado no carro e funcionando muito bem. Estou gostando bastante. E como qualquer bom falante, quando melhor a gravação, mais diferença ele faz para os demais.

Mas até semana que vem gostaria mesmo de ler a opinião pessoal dos demais usuários, como por exemplo esta sua acima. Isto que procuro com este post. E este projeto em muito foi baseado no que li por aqui.

De qualquer forma concordo que gosto é algo bem individual, e felizmente nesta vida, ele varia bastante, e o que é bom para um, não é para outros. Ia ser chato todo mundo comprar apenas uma marca e modelo. Provavelmente nem este forum existiria...

Compartilhar este post

Link para o post

Falavamos de trocar a moldura do painel, para receber um DVD 2DIN (Alpine W505).

Pois segue em anexo uma foto de como ficou com a moldura que mande trazer (pelo correio, mas abaixo da cota para pagar impostos de US$ 50) e que tive que fazer alguns ajustes e customizações para melhorar o acabamento e não deixar frestas aparentes. Aproveitei para também pintar na cor preta, ainda que o original do carro seja cinza. O objetivo é dar mais destaque para o DVD.

Vejam na foto abaixo como ficou:

Detalhe_do_Painel_com_W505_na_Cor_Preta.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

Havia prometido mandar também a fotos de como ficou a caixa do sub JL Audio 10W6-2 finalizada na lateral esquerda da mala do carro, de forma bem discreta, com uma moldura respeitando as linhas do carro e curvim cinza claro para bater com a cor da lateral. Sendo que o Sub recebeu ainda a tel original do W6 na cor preta.

Caixa_do_Sub_JL_audio_10W6_na_Lateral_da_Mala.JPG

Importante que não houve perda significativa do espaço da mala, que era uma das maiores restrições deste projeto, e mesmo assim conseguir a litragem adequada de 20l.

E aí gostaram?

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns pelo projeto, me mande uma mp por favor sobre o valor do 2 vias da focal.

Ainda não estão à venda... :-)

Depois do teste, e escolher um deles, então estará na área de classificados deste forum, mas ainda não pensei no valor.

O importante agora é escolher certo...

Compartilhar este post

Link para o post

Aguardando os teste ein LHL! Seu teste vai influenciar muito minha decisão com relação ao Focal! Mas to bastante impelido a pega-lo, conversei com o Wendell (vai instalar meu som) e ele acha que vai conseguir um cara pra fazer os doorpods pro kit! Infelizmente a porta do Palio nem se compara com a do Vera Cruz em profundidade sahuhuashuashuasuhasuhas

Agora quanto às fotos, ficou show de bola cara! O painel parece original, ninguém fala de foi trocado.

E a caixa do sub, como já tinha dito, foi genial. Ótima idéia, perdeu 0 porta-malas e tá com um puta sub tocando!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o acabamento do teu projeto, tá ficando excepcional, a caixa do sub parece original...

Quanto a testar os kits, acho mais fácil tirar um e colocar o outro. O que lhe agradar mais vc fica...

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

LHL,

Venho acompanhando seu tópico desdo início e venho vendo que projetos fantásticos não são montados só fora do Brasil,vc é um exemplo deles como diversos outros aqui.Segue originalidade do carro,gosto do cliente e isso é incrível.

Mesmo sem acabar o carro,tenho certeza que ficará top demais.

Bom,quanto ao kit dianteiro,você hoje ta usando morel,só escutei o tempo de 6'' e o tweeter mt-23 da marca e gostei bastante sim.Porém temos dois lados ai:

o seu canal central será Focal e por gosto seu e prezar por uma coisa mais mono marca poderia colocar o krx2 e combinar com o canal central ou então manter o Morel por tocar melhor,mais só saberá isso realmente testando eles...Bom,conheço alguma coisa de som,leio bastante e venho sempre escutando bons carros pra ir aprendendo aos poucos,e o que eu indicaria por ser mais facil seria colocar um kit em cada lado da porta(direita-Focal/Esquerda-Morel) com +/- o mesmo direcinamento e escutasse eles para ver o que lhe agrada mais,inclusive acho que é válido testa-los com cross passivo e ativo...

O Focal vem com esse tweeter Tn-53k que além de muito bonito,deve tocar muito bem...Já que está comprado teste NELES !rs...

Como você mesmo disse,queria opniões das pessoas aqui e estou deixando a minha por aqui ! rs....

Grange abraço e boa sorte com o projeto !

Lucas.

Compartilhar este post

Link para o post

Venho acompanhando seu tópico desdo início e venho vendo que projetos fantásticos não são montados só fora do Brasil,vc é um exemplo deles como diversos outros aqui.Segue originalidade do carro,gosto do cliente e isso é incrível.

Mesmo sem acabar o carro,tenho certeza que ficará top demais.

Que bom que esta gostando e acompanhando. :-)

A idéia do post era compartilhar com vocês um pouco do projeto e trocar idéias e opiniões, até por que ele foi baseado em muito do que li aqui e vi de outros, por isto uma forma de retribuir toda a ajuda, passando um pouco mais de informação e mostrando um caso concreto passo a passo.

O objetivo era também mostrar que era possível fazer algo legal com equipamentos de primeira, porém usados e com um bom custo, quase todos comprados aqui no Classificados do Forum (que por sinal é muito bom e confiável).

O que não quero aqui é ser dono da verdade e dizer que é melhor e este tipo de coisa. Pelo contrário.

Da mesma forma que sei de que nem todos tem condições de gastar tudo isto em um projeto, eu mesmo quando comprei meu primeiro carro e coloquei meu primeiro som, não tinha. Mas felizmente hoje tenho esta condição de aproveitar.

Que foi o que fiz, ou seja, curtir aos poucos o projeto, desde a decisão e escolha, até a montagem e agora os testes e setups dos equipamentos.

Espero que esteja sendo útil para alguém...

Bom,quanto ao kit dianteiro,você hoje ta usando morel,só escutei o tempo de 6'' e o tweeter mt-23 da marca e gostei bastante sim.Porém temos dois lados ai:

o seu canal central será Focal e por gosto seu e prezar por uma coisa mais mono marca poderia colocar o krx2 e combinar com o canal central ou então manter o Morel por tocar melhor,mais só saberá isso realmente testando eles...Bom,conheço alguma coisa de som,leio bastante e venho sempre escutando bons carros pra ir aprendendo aos poucos,e o que eu indicaria por ser mais facil seria colocar um kit em cada lado da porta(direita-Focal/Esquerda-Morel) com +/- o mesmo direcinamento e escutasse eles para ver o que lhe agrada mais,inclusive acho que é válido testa-los com cross passivo e ativo...

O Focal vem com esse tweeter Tn-53k que além de muito bonito,deve tocar muito bem...Já que está comprado teste NELES !rs...

Sim, tinha pensado já nisto de combinar, ainda que o uso do canal central será pontual, apenas quando ouvir um DVD com 5.1.

Por isto o mais importante e o que vai pesar mesmo, será o uso dos Kits sozinhos sem o central.

Acho que como qualquer coisa na vida, tudo é uma questão de ir experimentando e aprendendo, só assim seu gosto vai melhorando e dando mais valor. Para som é a mesma coisa.

Mas ainda tenho dúvidas sobre o que faço, ou seja, se troco todo o Kit ou se coloco um de cada lado? E se for assim qual coloco em cada lado?

Como você mesmo disse,queria opniões das pessoas aqui e estou deixando a minha por aqui ! rs....

Sim, era isto mesmo que queria ao criar este post e ter este trabalho das fotos e escrever os detalhes. Isto que diferencia esta comunidade virtual, e que soma tanto.

Editado por LHL

Compartilhar este post

Link para o post

LHL, tenho lido desde que você postou o seu projeto. Virei fã de projetos que mantenham a originalidade do veículo e que sejam bem discretos. Essa sua caixa com o JL ficou show de bola mesmo. Muito bem integrada com o acabamento original do carro. O sub está descendo bem instalado nessa caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Sensacional a solução para o sub JL. Acho que superou a expectativa de todos que esperavam por esta foto! Muito bom mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou bem legal.

Para deixar ainda mais discreto da para fazer uma tela com tecido ortofonico cinza claro.

Ficaria muito bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...