Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rpsj

Ruido Eletrico [RESOLVIDO]

Recommended Posts

[RESOLVIDO]

Olá a todos, a algum tempo venho acompanhando o tópico, sempre como "ouvinte". Venho agora pedir ajuda, conta com a sapiência de todos.

Primeiramente, o carro:

Palio Fase II, HLX 1.4 05/06.

Os equipamentos do som:

- Player Pioneer 4080UB e 4680MP

- Modulo Roadstar 5.1

- 720WRMS em falantes.

- Bateria Moura 60Ah relativamente nova.

A instalação:

- Positivo 16mm pelo lado do motorista, fuzivel 100A a 30cm da bateria.

- Terra no parafuso do sinto de segurança (14,2V no multimetro, igual a bateria, carro ligado).

- Remote junto com alimentação.

- RCAs xing-ling pelo lado do passageiro, juntamente com fiação (vinda do modulo) dos falantes frontais.

- Player no Chicote original.

Vamos ao problema:

Carro desligado;

VOL 0 ou Pause;

Pisca alerta ligado:

O sub vibra ao compasso do alerta.

Chave na possição ACC ON;

VOL 0 ou Pause;

Ouve-se nos falantes "agudos" a "inicialização" da I.E.

Carro ligado;

VOL 0 ou Pause;

O motor/alternador está "sintonizado", o som segue o compasso do acelerador.

Vamos ao testes:

1ª Suspeita: RCA x Alimentação.

Foram testados cabos blindados (não tenho a marca), passando pelas mais diversas rotas.

FALHOU

2ª Suspeita: Aterramento Player x Modulo

O player foi ligado juntamente com o modulo, mesmo Positivo, mesmo terra.

FALHOU

O player foi ligado direto na bateira.

FALHOU

Efetui reforço dos massas, chaparia e bloco.

FALHOU - ao menos os farois praticamente não ocilam com os graves.

3ª Suspeita: Modulo com defeteito/posicionamento.

O modulo teve sua parte metalica isolada.

FALHOU

O modulo foi substituido.

FALHOU

A fonte de audio foi substituida por um nootbook.

FUNCIONOU - não se ouve ruidos.

4² Suspeita: O player.

O player foi substituido(por varios).

FALHOU.

5ª Suspeita: O CARRO.

O player foi ligado(alimentação) em outro carro, inclusive com ambos ligados.

FUNCIONOU - não se ouve ruidos.

Diante dos exames acima, não me restam suspeitas se não com relação a parte eletrica do meu auto. O carro é de casa desde zero, não há registro de problemas eletricos.

Àqueles que até aqui chegaram, desdeja agradeço leitura. Espero solucionar este "causo" que já me torra a paciência há semanas.

Valeu!

Editado por rpsj

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

um amigo meu estava com o memso problema, ele buzinou e nao se ouviu mais ruidos.

Vc ja tentou zerar o ganho do amplificador para ver se para o ruido ?

Vc usa crossolver externo ? (ex: stx84)

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo meu estava com o memso problema, ele buzinou e nao se ouviu mais ruidos.

Vc ja tentou zerar o ganho do amplificador para ver se para o ruido ?

Vc usa crossolver externo ? (ex: stx84)

Não há crossover externo no sistema.

Zerar o ganho "esconde" o ruido. Mas o sistema fica totalmente subdimensionado.

Esse lance da buzina é sério?

Compartilhar este post

Link para o post

SIM. eh serio. ele buzinou e o ruido sumiu. Agora nem vem perguntando o porque hahahahaha

Seu player tem 2,2v teoricos na saida RCA. ESSE eh o problema de ter um player com a saida tao baixa... Se a voltagem do RCA fosse maior, ao menos 4v, vc poderia deixar o ganho mais baixo e ter menos ruidos.

Em qual volume do player o seu som ja esta "no maximo" ?

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo meu estava com o mesmo problema eum um pug 206,,,,,,fez quase tudo isso q vc disse,,,,a soluçao veio quando ele trocou os cabos rca e colocou um supressor de ruido( desses da stetsom) na alimentaçao do amp

Compartilhar este post

Link para o post

O Pioneer 4080UB, que é o principal, tem 4Volts de saida. O ganho está bem baixo, pouco menos que 1/4 de giro. Som alto mesmo só de 47 em diante.

Compartilhar este post

Link para o post

um amigo meu estava com o mesmo problema eum um pug 206,,,,,,fez quase tudo isso q vc disse,,,,a soluçao veio quando ele trocou os cabos rca e colocou um supressor de ruido( desses da stetsom) na alimentaçao do amp

Já procurei muito e não acho o supressor de ruido aqui em salvador. Não quero comprar antes de saber se irá resolver.

Compartilhar este post

Link para o post

osama,

Quando vc perguntou se ele usava crossover stx84,qual seria a solucao pra acabar com aquele ruido no meu :blink: caso q uso esse crossover e apos instala-lo no meu carro com o aterramento OK.

Compartilhar este post

Link para o post

o stx84 tem eh muitissimo sensivel a IEM (interferencia eletro magnetica), e amplificadores digitais emitem uma quanidade legal disso... fazendo o STX84 gerar ruido devido a interferencia do amp digital...

Compartilhar este post

Link para o post

O Pioneer 4080UB, que é o principal, tem 4Volts de saida. O ganho está bem baixo, pouco menos que 1/4 de giro. Som alto mesmo só de 47 em diante.

Compartilhar este post

Link para o post

olá amigo todos os cd play da pionner dão este defeito, vc vai fazer o seguinte se não quizer levar até uma assistência técnica competente.(o ptc do pionner está rompido) o que vem a ser o ptc é um fusivel com uma pequena resistência cerca de 2ohms,é a proteção da saìda pré amplificada rca para vc saber se estar aberta vc deve medir com um multimetro na escala de continuidade o negativo do rca ao negativo da carcaça se não der nada faça um terra entre o negativo do rca e a carcaça do cd play.que vai resolver este seu problema tá ok se resolver mande um aló.

Compartilhar este post

Link para o post

olá amigo agora que notei que vc já colocou vários aparelhos de cd e nada pois este defeito pode está no seu modulo de potência entrada rca com terra rompido,resistor aberto,ou diodo aberto, vc deve colocar um outro modulo para fazer o teste, vc colocou o not e parou é poque o terra do not é isolado.

Compartilhar este post

Link para o post

olá amigo agora que notei que vc já colocou vários aparelhos de cd e nada pois este defeito pode está no seu modulo de potência entrada rca com terra rompido,resistor aberto,ou diodo aberto, vc deve colocar um outro modulo para fazer o teste, vc colocou o not e parou é poque o terra do not é isolado.

Olá jsound. Não trata-se de queima do fusivel de proteção dos player, quado é este o caso o ruido é continuo, não varia com a aceleração. Aliás, um dos players até está com o terra queimado, neste eu aterrei os RCA na carcaça.

Ah, lembrar que em um dos testes, liguei os players(somente a alimentação) em outro carro, e assim feito o ruido some.

Valeu a atençao, aguardo novas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que não vi escrito foi o teste do cabo RCA

uma vez que trocando o cd-player por um notebook não foi gerado ruído.

Troque o cabo RCA

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que não vi escrito foi o teste do cabo RCA

uma vez que trocando o cd-player por um notebook não foi gerado ruído.

Troque o cabo RCA

Os cabos RCA foram os primeiros a serem testados. Saliento que a única diferença que notei foi ao utilizar cabos "domesticos" o ruido cresce muito. Mas entre os meus e os emprestados não vi diferença.

Na situação que consegui suprimi o ruido (ligando o player em outro carro) o RCA utilizado foi o meu mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvido, o problema de fato era o modulo, tratava-se dum simples diodo em curto.

Todas as dicas que foram postadas foram muito uteis e realmente pertinentes no trato de muitos casos de ruido.

Compartilhar este post

Link para o post

estranho que parou o ruido, pq la em cima disse que o amp foi subtituido e falhou no teste o ruido continuou tem certezza que era o amp??

Compartilhar este post

Link para o post

Cara acho q to com o mesmo problema este ruido é so no sterio fica tipo um contagiros conforme vc acelera? e notei que quando esta na função radio da mais ruido que na função cd ou usb. E vo te fala uma coisa o meu começo depois que meu alternador deu pau ,tava pensando agora, fazer um teste, vo desliga o cabo positivo que vem do alternador ate a bateria com o motor funcionando pra ver se muda algo ....outra o ruido sempre esta com o mesmo volume vc aumenta o volume do player o ruido é encoberto,com isso da pra se ter ideia de que é uma interferecia na alimentação e n no sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara acho q to com o mesmo problema este ruido é so no sterio fica tipo um contagiros conforme vc acelera? e notei que quando esta na função radio da mais ruido que na função cd ou usb. E vo te fala uma coisa o meu começo depois que meu alternador deu pau ,tava pensando agora, fazer um teste, vo desliga o cabo positivo que vem do alternador ate a bateria com o motor funcionando pra ver se muda algo ....outra o ruido sempre esta com o mesmo volume vc aumenta o volume do player o ruido é encoberto,com isso da pra se ter ideia de que é uma interferecia na alimentação e n no sinal.

tente colocar condensadores (capacitores eletroliticos) de 470uF em paralelo com o alternador ,, positivo dos capacitores na saida positiva do alternador e neg. dos cap. aterrados junto com o alternador, comece adicionando 4 cap de 470uF (micro farads ) em paralelo nessa forma q falei.. e em businas costumam resolver o problema tb se tiver vai a dica aí. capacitores são elementos filtrantes tb,, e ajudam em muito a eliminar ruidos gerados pela frequencia da geração de energia do alternador.. mais já adianto q um cap só de 4700uF pode não funcionar bem como 10 cap de 470uF... pois a velocidade e eficiencia em eleiminar ruidos de um pequeno banco de capacitores é melhor q apenas um de muita capacitancia.. pois a medida q a frequencia aumenta no alternador a eficiencia de um grande cap. cai.

Compartilhar este post

Link para o post

estranho que parou o ruido, pq la em cima disse que o amp foi subtituido e falhou no teste o ruido continuou tem certezza que era o amp??

Realmente, foi utilizado outro amplificador que só podia estar com o mesmo problema. Não tenho como confirmar já que não tenho ele comigo.

Mas te confirmo que o problema era um diodo em curto. Eu mesmo o substitui.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom se seu som não apresentava esse problema e após problema no alternador passou a apresentar. Podemos descartar a qualidade da instalação e concentrar-nos em algum problema do Unidade Principal ou amplificador. Sugiro inicialmente testar um outro UP. Caso persista, sugiro testar com um mp3player portátil ou notebook e então você nos passa o resultado.

Esclarecendo mais um pouco o meu caso. Não entendo muito de amplificadores, mas percebi que no circuito em geral, há diodos que funcionam entre o 12+ e partes do pre-amp. Eles aparentemente tem a função de devolver ao sistema potência que se aterrada seria "desperdiçada". Nessa situação, caso haja curto num desses componentes, haverá sinal 12+, sinal que inevitavelmente carrega ruido, sendo amplificado. Há alguns outros detalhes que notei, mas à medida que o assunto evolui irei expor.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que o problema já foi resolvido mais vou deixar aqui uma experiência que tive parecida.

Todos os testes citados acima são extremamente válidos, más eu ja havia feito todos aqui na loja e sem êxito, fui conseguir resolver o problema do cliente quando o aconselhei a trocar cabos de velas e velas.

Passei horas estudando o assunto e cheguei a esta hipótese, por sorte era isso mesmo, foi solucionado o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...