Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ewil

[Duvida] Impedancia x Estragos

Recommended Posts

Pessoas, boa noite!

Estou comprando um Bravox EDX, ia buscar hj, mas não deu, irei buscar amanhã e estou com uma dúvida técnica de MUITO TEMPO, que não encontrei respostas tecnicas abrangendo os 2 lados no fórum nem no artigo...

2 Lados que me refiro é o seguinte, vamos direto ao exemplo e ao caso!

O atual dono usa esse edx 2+2 em paralelo, o que resulta em 1ohm... O problema é que o cara tá usando com um modulo se não me engano de 1800rms de 2ohms...

Daí minha dúvida é... no artigo do site fala que "pode queimar o mesmo"... (como tenho medo do mesmo!) mesmo quem? auto falante? modulo? ambos!?

Até o presente momento entendo o "mesmo" por módulo... pois tecnicamente a impedancia é como uma resistencia, logo se vc colocar uma resistencia MENOR, a tendencia é que o digamos o "fluxo" de potencia seja maior... logo, sobrecarregando o módulo e teoricamente minha duvida principal entra agora... se vc abaixou a "resistencia" e deixa passar mais potencia, se o modulo já tiver CASADO com o sub, vc vai empurrar além desse casamento de Watts, e forçar também o sub??? ou não tem nada haver??

O sub sofre com essa falta de casamento de impedancia? nesse caso dele empurrar 1800 a 2 e o sub a 1ohm, pode ter danificado algo no sub ou realmente só o módulo dele?

Obrigado pessoal!!

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, quando fala o mesmo é o módulo. O alto-falante, a princípio, não correr riscos. O problema é se chegou a distorcer, daí pode ter danificado o alto falante e tal, mas só pela impedância estar errada não, o perigo é pro módulo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, quando fala o mesmo é o módulo. O alto-falante, a princípio, não correr riscos. O problema é se chegou a distorcer, daí pode ter danificado o alto falante e tal, mas só pela impedância estar errada não, o perigo é pro módulo mesmo.

Obrigado _Xan!!

E tecnicamente o que acontece quando vc liga um auto falante de impedancia menor no caso 1 ohm em uma potencia que aceita minima de 2ohms?

A potencia em watts aumenta? Pois alguns modulos se vc ligar em 4ohms ele dá menos potencia do que se ele aceitar também 2ohms... geralmente rendendo o dobro... isso acontece se vc ligar abaixo do limite também??

Tipo um modulo que dê em 4ohms 200 rms, em 2 ohms 400... e o limite minimo for 2ohms, se vc insistir em forçar e ligar em 1 ohm, ele daria teoricos 800 ou permaneceria nos 400?!

Valeu novamente!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado _Xan!!

E tecnicamente o que acontece quando vc liga um auto falante de impedancia menor no caso 1 ohm em uma potencia que aceita minima de 2ohms?

A potencia em watts aumenta? Pois alguns modulos se vc ligar em 4ohms ele dá menos potencia do que se ele aceitar também 2ohms... geralmente rendendo o dobro... isso acontece se vc ligar abaixo do limite também??

Tipo um modulo que dê em 4ohms 200 rms, em 2 ohms 400... e o limite minimo for 2ohms, se vc insistir em forçar e ligar em 1 ohm, ele daria teoricos 800 ou permaneceria nos 400?!

Valeu novamente!

ta c/ malicia na mente...ñ faça isto...

ele aumentaria a potencia, mas ñ é como vc esta falando, em dobro...

porém, com certeza seu modulo vai para o vinagre, fora que, se o modulo é projetado para tocar em 2ohms e como esta tocando em 1ohm estará enviando distorção para o falante, vc corre sério risco de queimar tb o falante...

Compartilhar este post

Link para o post

ta c/ malicia na mente...ñ faça isto...

ele aumentaria a potencia, mas ñ é como vc esta falando, em dobro...

porém, com certeza seu modulo vai para o vinagre, fora que, se o modulo é projetado para tocar em 2ohms e como esta tocando em 1ohm estará enviando distorção para o falante, vc corre sério risco de queimar tb o falante...

pois é to com uma duvida parecida.

tenho um punch 800.2 bridge 4homs 800rms e 1050 rms em 14.4v, a fosgate nao informa se ele funciona em 2homs.

ai to na duvida se eu compro o sub fosgate t2d2 bobina bupla de 2homs ou t2d4 de bobinas de 4homs.

qual seria melhor em sunfção do modulo?

abração

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, o fabricante recomenda ligar em mínimo de 2 ohms por algum motivo, POR EXEMPLO, o circuito não aguenta menos que isso, correndo risco de queimar.... Mas pode ser ligado em 1 ohm, desde que com ganho baixo.

Alguns amplificadores funcionam bem em impedância mais baixa, pois tem um circuito superdimensionado. Exemplo alguns amplificadores tops.

Ligando em impedância menor aumenta a potência sim, o quanto depende do ampli.... Veja a diferença de 4 ohms para 2 ohms, que dá para ter alguma noção de 2 ohms para 1 ohm.

Se você souber o que está fazendo, dificilmente terá problemas. O problema é que, se você está perguntando, não sabe o que está fazendo. Portanto não faça!

Compartilhar este post

Link para o post

pois é to com uma duvida parecida.

tenho um punch 800.2 bridge 4homs 800rms e 1050 rms em 14.4v, a fosgate nao informa se ele funciona em 2homs.

ai to na duvida se eu compro o sub fosgate t2d2 bobina bupla de 2homs ou t2d4 de bobinas de 4homs.

qual seria melhor em sunfção do modulo?

abração

esta punch faz 480rms por canal a 2ohms, portanto, vc deve comprar o sub bobina dupla de 2ohms, ligando uma em cada canal...

vai tocar legal e gostoso...

Editado por DanielFreitas

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá, o fabricante recomenda ligar em mínimo de 2 ohms por algum motivo, POR EXEMPLO, o circuito não aguenta menos que isso, correndo risco de queimar.... Mas pode ser ligado em 1 ohm, desde que com ganho baixo.

Alguns amplificadores funcionam bem em impedância mais baixa, pois tem um circuito superdimensionado. Exemplo alguns amplificadores tops.

Ligando em impedância menor aumenta a potência sim, o quanto depende do ampli.... Veja a diferença de 4 ohms para 2 ohms, que dá para ter alguma noção de 2 ohms para 1 ohm.

Se você souber o que está fazendo, dificilmente terá problemas. O problema é que, se você está perguntando, não sabe o que está fazendo. Portanto não faça!

A idéia é comprar um modulo as alturas e casar certinho as impedancias, canso de ver amigos ligando tudo errado, abafam durante 1 semana com o negocio tocando forte e queima... enquanto eu to aqui com meu 307 há mais de 2 anos tocando no talo e intacto!!

Meu receio é a compra desse EDX, o cara falou que ligou errado mesmo sabendo, daí me veio essa velha duvida sobre impedancia abaixo do suportado ao modulo poder zoar também o sub ou não!!

Obrigado a todos pelo esclarecimento!! :)

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

seguinte:

entao se tenho um sub com bobina dupla de 4homs, em paralelo dando 2 ohms, posso ligar no punch 800.2 em bridge apesar de nao ser recomendado, mas se eu diminuir o ganho posso usar sem problemas?

questao de muita importancia p/ mim, agradeço a ajuda de todos

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

seguinte:

entao se tenho um sub com bobina dupla de 4homs, em paralelo dando 2 ohms, posso ligar no punch 800.2 em bridge apesar de nao ser recomendado, mas se eu diminuir o ganho posso usar sem problemas?

questao de muita importancia p/ mim, agradeço a ajuda de todos

abraço

Pode, mas tem que diminuir bastante o ganho, deixando quase zerado, mandando menos potência do que mandaria em 4 ohms para não ter problema nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, Boa Noite!!!!

Se ligar 6 Pioneer 309 D4 vai dar 1,33 ohms, e o modulo SD de 2 Ohms, a proprabilidade de queimar o modulo seria 30%???

Ou seria melhor comprar outro modulo em 1 ohms

fo** que o SD so tem o 5k de 1ohms o SD 2k5 tem de 2 e 4 Ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Stetsom tem o 2k5E 1ohm.. e esse desce .

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, Boa Noite!!!!

Se ligar 6 Pioneer 309 D4 vai dar 1,33 ohms, e o modulo SD de 2 Ohms, a proprabilidade de queimar o modulo seria 30%???

Ou seria melhor comprar outro modulo em 1 ohms

Ou vc liga em 5,33ohms (3 pares de subs em 16ohms e depois tudo em parealelo) ou vc troca a sd por uma Stetsom 2k5 que como o amigo falou, desce bem mais... E vc pode testar tambem, nao é todo alto falante que tem a impedancia exata, eu tinha um magnum lixo e um upgrade que tinha respectivamente 4,5 e 4,2ohms... Pega os paine e faz a ligaçao que vc citou e mede pra ver...

Editado por esguimaraes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...